domingo, março 04, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Torre Vasco da Gama

IMAGEM DO DIA

[AP]

«PENÉLOPE SE COME EL OSCAR. La actriz española Penelope Cruz muerde la cabeza de una pequeña estatua de chocolate del Oscar, que le dio el presentador Pippo Baudo durante la cuarta noche del 57 Festival Italiano de la Canción de Sanremo.» [Ideal Digital Link]

JUMENTO DO DIA


Voltou-lhe o apetite

O autarca de Arcos de Valdevez decidiu adoptar uma forma de luta radical para impedir o encerramento da urgência, fez uma greve de fome, um sacrifício inédito para amealhar votos para as próximas eleições autárquicas. Mas mal sentiu apetite interrompeu a luta para iniciar negociações com o governo.

DEIXEM-NOS FAZER O MUSEU DE SALAZAR

Se os cidadãos de Santa Comba Dão querem aproveitar o facto de lá ter nascido Salazar para colocar a sua terra no mapa, que o façam. Se não percebem que serão um símbolo do pior da história da Europa no século XX é lá com eles, não é por causa de meia dúzia de idiotas que ainda sonham com o fascismo que este vai renascer a partir de Santa Comba.

Desde há alguns anos que as nossas pequenas vilas e cidades recorrem a tudo para se colocarem no mapa, à falta de melhor Santa Comba Dão recorreu ao ditador para conseguir uns turistas duvidosos.

GOSTEI DE OUVIR MARQUES MENDES

Gostei de ouvir Marques Mendes falar no almoço que o PSD organizou em Coruche, onde afirmou que nos últimos dois anos ocorreu o maior aumento da carga fiscal. É que ainda há dois dias o PSD defendia na AR a recondução do dr. Macedo e nessa ocasião não se lembraram de dizer que o aumento da receita conseguida pelo homem do Millennium se deveria mais a um aumento da carga fiscal do que à sua gestão. Agora fico sem saber se o PSD vai defender uma redução dos impostos ou a demissão do dr. Macedo.

CORRUPÇÃO E DEMOCRACIA

«O problema não diz respeito apenas ao Estado. Não é só na ocupação de cargos públicos, a nível político e administrativo, que a corrupção encontra terreno favorável. Qualquer posição de poder - político, económico, social, intelectual, desportivo, etc. - é susceptível de aproveitamento em benefício próprio e não da instituição. Mesmo sem falar no futebol, pense-se nas comissões e outras benesses que um gestor corrupto pode obter nas compras de uma empresa privada, por exemplo.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Um bom artigo de Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM PAÍS E UM GOVERNO ILIBERAIS

«O antigo ministro das Finanças de José Sócrates, Luís Campos e Cunha, parecia adivinhar (ou no fundo sabia, porque conheceu o Governo por dentro) o desfecho da assembleia geral da PT de ontem: "Ser-se liberal em Portugal é uma impossibilidade." Assim começava o seu artigo de ontem no PÚBLICO e ao fim do dia a tese que desenvolveu saiu plenamente comprovada: em Portugal nem a direita nem a esquerda são liberais. Como não são liberais a maioria dos empresários e a quase totalidade, senão a totalidade, dos sindicatos.

Num país assim não surpreende que o ministro da Ota - Mário Lino - tenha tido a desfaçatez de aparecer ontem à noite, nos telejornais, a declarar que "o mercado funcionou". E, num supremo exercício de hipocrisia, que o Governo não interferiu. É natural que o passado leninista de Mário Lino lhe permita dizer que o branco é preto sem corar, pois, na escola política em que medrou, como tão bem nos explicou Orwell, o que hoje é verdade amanhã é mentira, basta que quem manda queira. E, em Portugal, sabe-se que há um homem que se orgulha de ser visto como aquele que manda.Ora quais foram as instruções dadas? Primeiro, fingir que o Governo não interferia, tendo os representantes do Tesouro saído da sala antes da votação - o que corresponde a absterem-se, sendo que para desbloquear os estatutos da empresa uma abstenção corresponde, na prática, a um voto contra. Com isso julga que salva a face, mas o gato escondido deixou o rabo de fora: o banco do Estado, o banco que este Governo governamentalizou como nenhum antes havia feito, votou contra. E quem é que representou o banco na assembleia geral? O administrador Armando Vara, um dos socialistas que há mais anos fazem parte do núcleo dos íntimos do primeiro-ministro. Votou por ele? Votou em nome da administração? Que critérios foram por esta definidos numa reunião realizada esta semana cuja conclusão não foi divulgada? Podíamos multiplicar as perguntas, mas para todas só é possível imaginar uma resposta: a Caixa Geral de Depósitos votou de acordo com as instruções que recebeu de São Bento. Ponto final.» [Público Link]

Parecer:

No editorial do Público o director do jornal, José Manuel Fernandes, fez suas as dores do dono, em contraste com o desportivismo aparente com que Belmiro de Azevedo aceitou a derrota esperada da sua opa sobre a PT. José Manuel Fernandes esquece que o Estado não usou a golden share e que tem o direito e o dever de defender os seus interesses, que mais não são do que os interesses dos cidadãos.

José Manuel Fernandes não reparou que os apoios firmes de Belmiro de Azevedo foram aqueles que o líder da Sonae conseguiu arregimentar com acordos envolvendo os interesses da própria PT, como foi o caso da Telefonica que para além da oferta de 10,5 euros por acção ainda beneficiaria do abandono da Vivo brasileira pela PT.

José Manuel Fernandes acha que o governo deveria ter dado o assentimento ao golpe do baú pretendido por Belmiro de Azevedo, vendendo as suas acções por um preço inferior àquele de que a Telefónica beneficiaria se tivesse concretizado o negócio da Vivo. Compreende-se a atitude de José Manuel Fernandes, até é merecedora do nosso elogio, de um bom empregado de Belmiro não se esperaria outra coisa.

José Manuel Fernandes perdeu uma excelente oportunidade de demonstrar a independência do seu jornal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A VOZ DO RATTON

«Asemana foi muito animada no que toca ao Tribunal Constitucional... Dentro do género humor light, tipo "travessura", temos a registar as prodigiosas declarações de um advogado de Coimbra que informou a agência Lusa, e esta o mundo, que tinha sido recomendado por alguns sectores do PSD para integrar o Tribunal Constitucional (TC). Segundo o advogado, tinha recebido apoio de sectores importantes do PSD, nomeadamente do seu amigo pessoal Alberto João Jardim. Conhecido por ter sido o primeiro co-autor da acção popular contra a co-incineração em Coimbra, o advogado em causa declarou ainda: "Tenho travado uma luta de alma e coração contra a co-incineração e é difícil não continuar nela. É um grande dilema não poder continuar a advogar nestas causas se for indicado para o TC". Dentro do subgénero "agarrem-me, senão vou-me a ele", era difícil produzir melhor...» [Público Link]

Parecer:

Francisco Teixeira da Mota escreve sobre as causas do desprestígio do Tribunal de Contas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afie-se.»

ESTADO DECIDIU A ASSEMBLEIA-GERAL DA PT?

«Dos direitos de voto que participaram na assembleia, 43,9% votou a favor da desblindagem, o que significava a favor da OPA, 46,58% votou contra e 9,52% absteve-se. Feitas as contas finais, Belmiro perdeu por pouco. Conseguiu 48,5% dos votos expressos contra 51,5%. Os pontos decisivos da reunião eram o 3 e o 4, um que decidia a desblindagem dos direitos de voto na PT limitados a 10% e o outro destinava-se a alterar a norma que impede um operador concorrente da PT de ter mais de 10% da empresa.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Parece que o jornalista do CM desconhece que a desblindagm exigia dois terços dos votos, e só por isso conclui que Belmiro perdeu por pouco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o jornalista»

SOLITÁRIA PERPÉTUA?

«Um recluso do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira encontra-se detido em cela disciplinar há 482 dias, sem que a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) justifique o isolamento ou responda aos requerimentos entretanto enviados pelo seu advogado.

Segundo explicou ao DN fonte prisional, "a Lei 265/79 impõe medidas especiais de segurança, incluindo o isolamento, cujo prazo não pode ser superior a um mês". Contactada pela DN, fonte da Associação Contra a Exclusão e pelo Desenvolvimento (ACED) defende também que a situação em que o recluso se encontra "é ilegal".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O director do estabelecimento prisional deve explicar muito bem esta situação pois configura uma violação de normas que ultrapassam em muito o detido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o director do estabelecimento prisional caso este não dê uma justificação convincente.»

O REGRESSO DE PAULO PORTAS VISTO DO PSD

«Miguel Relvas, ex-secretário de Estado da Administração Local do Governo de Durão Barroso, sublinha que "o problema do PSD é ser capaz de se afirmar como alternativa ao PS, ser atractivo para os sectores dinâmicos da sociedade, ser ousado e reformista, e não responder ou reagir a Paulo Portas". Um político que, recorda, "abandonou a liderança do CDS/PP depois de ter rejeitado uma coligação com o PSD, de se ter convencido de que conseguia cativar 10% do País e ter acabado por ficar atrás do BE e do PCP...".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Miguel Relvas parece ser o único que coloca as coisas no devido lugar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Paulo Portas que deixou o seu partido no último lugar da lista.»

O APETITE FOI MAIS FORTE

«O presidente da concelhia do CDS-PP de Arcos de Valdevez, Rui Mendes, anunciou que suspende hoje, às 13:00, a greve de fome que iniciou terça-feira em luta pela manutenção de um serviço de urgência no concelho. » [Portugal Diário Link]

Parecer:

Digamos que interrompeu a greve da fome mesmo a tempo do almocinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deseje-se bom proveito ao autarca.»

DEVIA ESTAR A MEDITAR NOS VOOS DA CIA

«O carro em que viajava o eurodeputado Carlos Coelho foi uma das viaturas autuadas por excesso de velocidade, na madrugada de sexta-feira, na A1, numa mega-operação da BT, próximo de Leiria. Confrontado com a situação, o presidente da Comissão Temporária do Parlamento Europeu para averiguar os voos ilegais da CIA no espaço da União Europeia, disse ao Correio da Manhã que «vinha a dormir» e, por isso, não se lembra de «nada».

Segundo o CM, o Volkswagen Passat azul escuro seguia no sentido Norte/Sul e foi controlado perto das duas horas da madrugada a 192 quilómetros por hora, pelo radar da Brigada de Trânsito da GNR. O veículo, conduzido por um motorista do PSD, foi mandado parar na área de serviço de Leiria, onde o condutor se sujeitou ao teste de alcoolemia, que não acusou consumo de álcool, e pagou a coima, seguindo viagem.» [Portugal Diário Link]

Parecer:

É um dorminhoco este Carlos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao deputado que ande acordado ou que sugira ao motorista que respeite os limites de velocidade.»

VIVAS A SALAZAR EM SANTA COMBA

«Centenas de populares de Santa Comba Dão receberam hoje com vivas a Oliveira Salazar os membros da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, que querem impedir a criação do museu Salazar, ou do Estado Novo, na cidade.» [Público Link]

Parecer:

Ainda bem que o Hitler não nasceu em Santa Comba, senão teríamos ali um mini III Reich.

ERA RICO, MAS QUERIA SER MUITO RICO

«“Era rico. Queria ser muito rico”. Durante dois dias de interrogatório o médico João Aurélio Duarte confessou tudo: falsificou assinaturas de médicos e pacientes, recebeu dinheiro por consultas e tratamentos que nunca foram feitos, prescreveu exames ginecológicos a homens e consultas de pediatria a reformados da função pública.

A burla, pelas contas da ADSE, rendeu, entre Janeiro de 98 e Julho de 2003, quase quatro milhões de euros - €3.921.198, segundo a acusação do Ministério Público. O cirurgião pediátrico admite que burlou a ADSE em 1,5 milhões - “nunca mais”- e está disposto a ceder imóveis para pagar a dívida. As negociações decorrem. O processo já foi distribuído à 9ª vara do Tribunal da Boa-Hora e deve começar em Maio. João Aurélio Duarte está acusado de nove crimes de burla qualificada e arrisca, no mínimo, uma pena entre dois e oito anos de cadeia.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

Convenhamos que enganar o estado com exames ginecológicos a homens e consultas de pediatria a reformados não deveria ser considerado burla, trata-se de incompetência dos serviços que processaram os pagamentos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário aos responsáveis da ADSE.»

O ANTICRISTO AMBIENTAL

«O arcebispo emérito de Bolonha, o cardeal ultra-conservador Giacomo Biffi, alertou o papa Bento 16 e a Cúria Romana para a existência de um "anticristo ecológico, pacifista e ecumênico".

A afirmação foi feita durante uma das meditações espirituais da Quaresma realizadas nesta semana e causou consternação entre ambientalistas, pacifistas e defensores da união entre as várias igrejas cristãs.» [BBC Brasil Link]

Parecer:

Estes cardeais não têm concerto.

TÓQUIO: ALUGAM-SE CÃES

«Shiro es todo un profesional pero, como perro viejo, sabe que nunca llegará a ser tan popular como Mugi-chan, uno de los cinco chihuahuas que se alquilan con él en una tienda de Tokio donde, previo pago, cualquiera puede pasear un can. Por 1.900 yenes (12 euros) la hora se puede alquilar un perro en el selecto establecimiento Puppy the World de la isla tokiota de Odaiba, que cada fin de semana acoge una auténtica procesión de mascotas seguidas de sus orgullosos dueños.

En Japón, donde se dan los índices de sentimiento de soledad más elevados del mundo, la expresión "animal de compañía" parece adquirir el significado de un servicio de acompañante. Desde que Puppy the World abrió sus puertas en noviembre de 2003 en Odaiba, en pleno furor nipón por lo perruno tras una exitosa campaña de publicidad, sus responsables apostaron por alquilar perros por horas.» [El Pais Link]

PARA BOM ENTENDEDOR...

«“O melhor tributo que lhe [a Paulo Macedo] podemos fazer é reconhecer que mudou a Administração Fiscal, independentemente daquele que venha a ser o seu futuro”, disse o governante durante o debate parlamentar sobre o relatório de evolução do combate à fraude e evasão fiscais.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Algo se passou para que o ministro das Finanças tenha mudado radicalmente o seu discurso em relação ao dr. Macedo, há algum tempo estava empenhado em encontrar uma solução para o manter e agora refere-se ao director-geral com uma frieza própria dos inimigos. Ao prestar tributo ao dr. Macedo o ministro das Finanças estaria a anunciar o evidente?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. Macedo se já está a juntar os trapinhos.»

O EXPRESSO JÁ NÃO SABE O QUE DIZER DO DR. MACEDO

«A sucessão de Paulo Macedo à frente da Direcção-Geral dos Impostos é assunto tabu dentro do Governo. Teixeira dos Santos não quer ouvir falar sobre o tema e esta semana voltou a irritar-se em público: “A Comissão de serviço do director-geral só termina em Maio. Quando tiver alguma coisa para dizer, digo”, declarou arreliado em Bruxelas. Na base do «blackout» total está a dificuldade política de lidar com a saída de Paulo Macedo, uma peça fundamental no sucesso da política fiscal do executivo. Quem substituir o actual dirigente vai ter uma vida difícil porque além da pesada herança, enfrenta um ano complicado em termos de execução fiscal. Nos últimos três anos anos, o director geral consegui fazer crescer a receita fiscal 14,4% e moveu uma luta sem tréguas à evasão fiscal. Segundo o que foi possível apurar, o ministro das Finanças tentou encontrar uma solução para o salário de Paulo Macedo e terá apresentado algumas propostas possíveis que não foram aceites.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

O Expresso que protagonizou a campanha do dr. Macedo parece que gostaria que a sua substituição fosse feita na praça pública. Está-se a quebrar o verniz nas hostes do Millennium.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o director do Expresso de que deve estar enganado, quem fez o trabalho ao dr. Macedo também o fará ao próximo director-geral.»

IMAGENS DE SATÉLITE ACTUALIZADAS QUASE A TEMPO REAL [Link]

«This page contains a number of image subsets that are automatically generated in near-real-time for various applications users. Most subsets are available as true-color images. Some additional band combinations may be be available for specific applications. Geographic areas can be selected from the maps or from the list below. For each geographic area the archive imagery is available online.»

IMAGEM DE UM RELÂMPAGO A ATINGIR A CASA DO VIZINHO [Link]

OS ALPES SUÍÇOS VISTOS DE UM CAÇA

PRECIOUS IMAGES

«Precious Images by Chuck Workman. Oscar Winning Short. This is the greatest short film of all time. 7 minutes long - it's a movie montage of the greatest movies by Chuck Workman. It features 500 movie clips. At one point, it was the most seen short film in history (more) »

EDLO KAWA [Link]

CATHERINE SERVEL [Link]

MIKE RUIZ [Link]

MAXIM KALMYKOV [Link]

GO2WEB2.0 [Link]

Um directório da Web2.

TONY BLAIR HÁ UNS ANINHOS ATRÁS

«While studying at St John's College, Mr Blair was a member of the Archery Club dining society who posed for this group picture in 1975.

Although the photo has been published before, Mr Blair's hand gesture - which requires no explanation - was digitally removed from it by the press agency which supplied it, out of respect for the Prime Minister.» [Daily Mail Link]

"TAGS" DE HTML [Link]

SNICKERS

AMNISTIA INTENACIONAL

PROTECTO

[2]