quarta-feira, março 21, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

O JUMENTO PASSOU A "BARREIRA" DO 1.000.000 DE VISITAS

Não acertou no Euromilhões, não é um astronauta turístico, não viajou num aparelho da NASA, nem é de Beja, foi o 1.000.000º visitante d'O Jumento e é da Parede e veio de Netcabo.

FOTO JUMENTO

Janela de Mourão

IMAGEM DO DIA

[Chen Yawei / Reuters]

«Voluntad de vivir. La niña Qian Hongyan, que vive en el municipio chino de Luliang, perdió sus dos piernas en un accidente de tráfico en el 2000. Esta foto fue hecha cerca de su casa, antes de que comenzara su rehabilitación en Pekín y aprendiera a usar piernas artificiales.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Bateu ou não bateu?

A Zezinha diz que o Helder bateu-lhe e este diz que não, até ameaça levar a Zezinha a tribunal. Se o Helder bateu ou não na Zezinha não sei mas gostava de saber, aliás, até pagava para ter visto, uma sessão de pancada numa reunião do CDS é mais divertia do que uma rixa de prostitutas no Intendente. Mas se não bateu o deputado Hélder Amaral não deixa de ser idiota ao recorrer ao argumento da vítima do racismo para reagir, foi o que fez quando afirmou "é demagogia da mais barata: tal como seria eu vir aqui dizer que ela me está a atacar por eu não ser branco como ela". Seria demagogia fazê-lo, as o certo é que o fez. Em vez de queixar no tribunal o deputado deveria ir apresentar numa comissão para a igualdade.

UM NOVO PARTIDO DE DIREITA?

Depois de Santana Lopes ter avançado com tal hipótese também se fala nela no CDS pela boca de Maria José Nogueira Pinto, começa ser evidente que Portas e Santana voltam a estar junto como estavam no governo. E nesta coisa de concubinas políticas resta saber qual é o político activo e qual o passivo, se Porta "come" Santana ou se Santana "come" Portas. Eu aposto que Paulo Portas está cheio de apetite e é activo.

DONDE VEM O CAPITAL DOS ACCIONISTAS DA PT?

A acusação subtil lançada por Belmiro de Azevedo a alguns accionistas da PT é demasiado grave para que o Procurador-Geral da República não chame de imediato o ainda líder da SONAE a prestar declarações.

"ALLGARVE"

A crítica dirigia por Macário Correia à designação da campanha de promoção turística é, no mínimo, pacóvia! Vindo de um autarca saloio para quem tudo serve para se armar em vice-rei do Algarve não me admira nada.

DA CIMEIRA À ROCHA TARPEIA

«Há quatro anos, quatro figuras contavam sobretudo com a força militar norte-americana para uma resolução rápida da invasão do Iraque: Bush e Blair, Aznar e Durão Barroso. Bush e Blair por acreditarem nas suas próprias forças, os dois políticos ibéricos por desconhecerem a resistência ao poder dos outros. Quatro aventureiros que colocaram os EUA num beco sem saída e se vão esgueirando como podem da patética fotografia. Até aqui, o que saiu melhor de cena ainda foi o português. A fidelidade ao erro levou-o a presidente da Comissão Europeia pela mão de Blair, agora de malas aviadas não se sabe bem para onde.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

José Medeiros Ferreira recorda a fotografia das Lages.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS RISCOS E A CONFIANÇA

«A viragem do actual governo no sentido de atacar os problemas estruturais, tanto no sector público, como na economia em geral, começou por dar origem ao cepticismo: uma vez aprovado o OE para 2006, o clamor era o de que o objectivo de crescimento não seria atingido e de que seria impossível cumprir o défice sem medidas extraordinárias e/ou novos aumentos de impostos. Com o OE para 2007, a história repetiu-se. Entretanto, conhecidos os dados para 2006, verifica-se que, no domínio da economia, as exportações começaram a sair do marasmo e, acompanhando a expansão do comércio mundial, garantiram o crescimento previsto; no domínio orçamental, o défice foi cumprido sem margem para discussões e sobretudo graças à redução do peso das despesas. Esperar-se-ia que daqui resultasse o reconhecimento do êxito de uma política e o incentivo ao seu prosseguimento, porque todos sabemos que há ainda um longo e difícil caminho a percorrer em matéria estrutural. No entanto, o melhor que o maior partido da oposição conseguiu fazer foi reivindicar uma irresponsável descida de impostos, apenas em nome do calculismo político: se o governo a fizesse, poderia o PSD reivindicar a iniciativa; não a fazendo, poderá ser acusado de não contribuir para o crescimento da economia. Que diferença para o funcionamento de uma democracia responsável!» [Jornal de Negócios Link]

Parecer:

Teodora Cardoso critica o oportunismo de Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TEMOS UM DEPUTADO QUE BATE EM MULHERES?

«O senhor deputado Hélder do Amaral lançou-se pelas minhas costas e, efectivamente, magoou-me nas costas e no ombro. Vi nele duas coisas: um conselheiro e um deputado a agredir a presidente e uma mulher que merece consideração e respeito.” A acusação, em directo para as televisões, foi proferida ontem por Maria José Nogueira Pinto, presidente da mesa do Conselho Nacional, no rescaldo de uma das mais conturbadas reuniões de sempre do partido, realizado domingo em Óbidos. Mais, Nogueira Pinto não tem problemas em atribuir responsabilidades a Paulo Portas pelos incidentes no final do encontro. E acusa-o de querer “assaltar o poder” no CDS-PP e de instigar os incidentes, num clima de “coacção psicológica e física”.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Com gente destas o futuro partido de Portas ou, o que é mais provável o PP-PSL (o partido do Paulo Portas e do Pedro Santana Lopes) tem mesmo muito futuro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Chame-se o deputado ao Palheiro para levar um par de estalos porque numa mulher não se bate, mesmo que a mulher seja a nossa Zezinha.»

UM RIBEIRO E CATRO RESPONSÁVEL?

«O líder do CDS afirmou que os resultados são “positivos”, considerando que “estes êxitos na política financeira devem reverter o mais rapidamente possível em benefício da economia, para que o país possa crescer”. O facto de Portugal “ter atingido um objectivo que vai além daquilo com que se tinha comprometido credibiliza o país no contexto da União Europeia”, acrescenta.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Desta vez Ribeiro e Castro foi inteligente, aproveitou o facto de Marques Mendes ter sido oportunista propondo uma redução de impostos para comportar-se como se deve comportar um líder da oposição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes.»

ESCOLAS VÃO SER ESPAÇOS DE FESTA

«A estratégia foi apresentada ontem de manhã no Porto e à tarde em Lisboa, pela ministra da Educação, pelo primeiro-ministro e pelo presidente da Parque Escolar, EPE (ver caixa). Que explicou que "a concessão de utilização de instalações escolares no período pós-escolar, bem como a concessão de instalações não utilizadas a instituições públicas e/ou privadas, vocacionadas para a educação e formação profissional" é uma prioridade no que diz respeito à valorização patrimonial.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Uma excelente ideia, já estou a ver os alunos a comerem o que sobrou do bolo da noiva na segunda-feira seguinte às festas de casamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à ministra da Educação que não dê asas à sua imaginação.»

KARL [Link]

DARREN BIRKEN [Link]

VIOLATOR3 [Link]

PETER BOWERS [Link]

HOMENAGEM A JOSÉ SÓCRATES EM MOÇAMBIQUE

Será em sinal de agradecimento pela devolução de Cabora Bassa ou pela fama de o primeiro-ministro já nos ter levado a barba e o cabelo?

I HATE YOU

AMI

ECLIPSE

[2][3]

FIT FOR FUN

[2][3]