terça-feira, março 13, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

AS NOTAS DO "PROFESSOR" JUMENTO

No momento em que o Governo de José Sócrates faz dois anos que nota lhe dás:

FOTO JUMENTO

Há dois anos era assim, como seria agora?

IMAGEM DO DIA

[Jaipal Singh / EFE]

«Aguas violentas. Dos niños indios contemplan la crecida del río Tawi como consecuencia del temporal que azota la ciudad de Jammu, capital de invierno del estado indio de Cachemira.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Compromisso pessoal?

O ministro Mário Lino disse que a construção da OTA até 2017 é um compromisso pessoal, afirmação que só lhe fica bem. Alguém devereia informar o ministro de que este governo, como nenhum outro em democracia, é vitalício e como a legislatura termina daqui a dois anos.

DOIS ANOS DE GOVERNO DE SÓCRATES

Depois de o governo de Santana Lopes quase ter morrido na praia, José Sócrates chegou aos dois anos sem grandes dificuldades, as ondas provocadas por Marques Mendes têm sido tão fraquinhas que se diria que se não fosse o cachão provocado por Jerónimo de Sousa ao primeiro-ministro teria bastado chapinhar.

CORRUPÇÃO: A ESTRATÉGIA MANHOSA DO PSD

Há dias o PSD ergueu a bandeira da luta contra a corrupção e fez um seminário que pretendia parecer um baile de debutantes, agora lança insinuações sobre a construção da OTA. Já percebi tanto empenho de Marques Mendes no combate à corrupção trata-se apenas de um estratégia manhosa e oportunista.

O que levará o PSD a estar tão nervoso com a Ota? Serão as comissões que os adversários poderão receber ou será a perda de receitas vindas da construção civil? Pela primeira vez na história da democracia o PSD perdeu o controlo dos negócios do betão.

O MUNDO DE CARICATURAS

«A blogosfera, o SMS e o correio electrónico trouxeram uma nova dimensão a esta ilusão mediática. Hoje qualquer rapazola ou taxista se sente director de um jornal cada vez que se senta ao computador. Pior que isso, parece que o anonimato electrónico faz surgir em nós o mais abjecto. Pessoas que nunca pensariam insultar por carta ou telefone, tornam-se ferozes incendiários ao teclado. O blog médio tem uma violência só comparável aos piores panfletos de Marat ou Mao. É a isso que chamamos "opinião" nos dias que correm.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Até estava a gostar do artigo do João César das Neves, mas quando li o parágrafo acima disse cá para mim "bolas, já borrou a opa". Gostaria de dizer ao professor que alguns dos seus artigos não tinham lugar neste modesto blogue onde os valores éticos não ficam atrás de uma boa parte da comunicação social portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O GENOCÍDIO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

«Oque o Governo acaba de propor para o funcionalismo público é a continuação de um genocídio em que os professores foram os primeiros imolados. Muitos dos que aplaudiram a cruzada, sendo funcionários públicos, perceberão, quando lhes tocarem à porta, que os dividendos do egoísmo são efémeros. O que se fez aos professores vai agora ser aplicado aos restantes funcionários públicos. Concluído este segundo assalto, o sector privado ficará à mercê da lógica dos patrões: se a precariedade já é máxima no público, por que havemos de manter o que sobra de estabilidade no privado? Pela mão de Sócrates, o Único, a esquerda moderna terá então feito, numa legislatura, mais do que a direita desejou, mas não fez, durante toda a Terceira República.

Os comportamentos mudam-se com incentivos, com formação, com comunicação organizacional, com chefias competentes, com gestão adequada. O grande problema dos serviços públicos não radica nos que obedecem. Está nos que mandam. Os que mandam querem convencer os indígenas de que a chave do sucesso é a avaliação do desempenho. Mas não sabem do que falam. O que produzem é tecnicamente grosseiro e com objectivos únicos: diminuir as remunerações, aumentar as horas de trabalho, despedir, vergar. Não será por aí que aumentarão a qualidade e a produtividade.» [Público Link]

Parecer:

Um artigo de Santana Castilho cuja leitura não recomendo ao secretário de Estado das Administração Pública e ao seu ministro, ficariam com muitas dúvidas quanto ao estão fazendo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O INTENDENTE-GERAL

«Diogo Inácio de Pina Manique era um leal pombalista, e com Pombal subiu desde o tempo em que foi nomeado Juiz do Crime do Bairro do Castelo, e se distinguiu combatendo os desacatos na primeira colina da capital do reino. Para o fim, o marquês confiava tanto nele que o encarregou de reprimir um punhado de desertores que se tinha refugiado na Trafaria. Pina Manique não encontrou melhor método senão o de simplesmente pegar fogo à povoação de pescadores. Essa arbitrariedade estava ainda na memória de toda a gente quando Dom José I morreu poucas semanas depois e Dona Maria I lhe sucedeu, exonerando Pombal de imediato.

Ao contrário do que seria de esperar, Pina Manique não foi corrido pela "viradeira" anti-pombalista. Bem pelo contrário, mesmo. Teve a habilidade suficiente para adaptar o seu voluntarismo pombalista às novas realidades do regime e continuou subindo até concentrar em si todos os poderes das polícias do reino. Após a Revolução Francesa, soube gerir a paranóia da rainha e dos súbditos para se tornar no homem mais poderoso e temido do reino, verdadeira prova do que pode fazer a alavanca do poder policial em épocas de instabilidade. Hoje em dia, ninguém se lembra dos nomes dos ministros de Dona Maria I. Mas todos sabem que houve um implacável Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral da Polícia da Corte e do Reino.

Duzentos e dois anos depois da morte de Pina Manique, e muitos seus sucessores de muitos regimes depois, teremos nós necessidade de um novo intendente-geral da Polícia, perdão, secretário-geral para a Segurança Interna? Não é só em Portugal que a ideia de concentrar todos os poderes policiais nas mãos de um só homem tem uma triste tradição, e por isso as democracias têm encontrado outras maneiras de coordenar as polícias. Nada no restante projecto do governo - fusão de serviços, dispersão territorial, partilha de recursos - depende forçosamente desta estranha unicefalia.

Mais bizarro ainda, alguém achou que pôr o novo secretário-geral para a Segurança Interna sob a dependência directa do Primeiro-Ministro nos daria boas garantias. Mas substituir a imagem daqueles ministros do Interior de má memória pela de um primeiro-ministro que reúne regularmente com o chefe das polícias não descansa ninguém. Não há vantagens em ter um primeiro-ministro que é uma espécie de comandante-chefe das forças de segurança, que não pode falhar e não pode ser colocado em causa.

Poderá objectar-se que o sistema não tem obrigatoriamente de sofrer distorções autoritárias, que José Sócrates não é Pina Manique, que 2007 não é 1797. A melhor garantia é não tentar: como em 1797, como sempre, também hoje vivemos com o medo, gostaríamos que houvesse uma maneira expedita de acabar com ele. Por isso estamos dispostos a esquecer que o problema não é Diogo Inácio; o problema é ele ter sido intendente-geral.

Dir-me-ão que as intenções são diferentes, que são mesmo as melhores. Não me custa a acreditar: as intenções são sempre as melhores. Mas nós não vamos viver com as intenções. Vamos viver com os resultados dessas intenções.» [Público Link]

Parecer:

Rui Tavares recorda Pina Manique para criticar a criação da figura do secretário-geral da segurança.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Publique-se na totalidade.»

A PRIMEIRA NEGATIVA DE SÓCRATES

«De acordo com uma sondagem CM/Aximage, 42,2 por cento dos portugueses considera que o Executivo está a governar pior do que esperava. E no próprio eleitorado do PS, 35,5 por cento confessa-se desiludido com o Governo que elegeu. Na avaliação de expectativas sobre o Executivo, 38 por cento dos inquiridos que votaram no PS nas legislativas de 2005 não se considera defraudado. Uma diferença ténue de 2,5 pontos percentuais entre os dois diagnósticos que indicam alguma insatisfação dentro do eleitorado socialista. Neste balanço, só 23,4 por cento dos votantes no PS afirma que o Governo está a trabalhar melhor do que esperava.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Talvez seja tempo de Sócrates começar a perceber que a insensibilidade tem o seu preço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Sócrates.»

HÁ COISAS QUE EU NÃO ENTENDO

«A mulher suspeita de ter raptado a bebé de Penafiel terá agido para «segurar a relação» que tinha com o companheiro, apurou o Portugal Diário junto de fonte policial. A mulher com 37 anos terá fingido a gravidez e, para não ser desmascarada, foi ao Hospital de Penafiel, no dia 17 de Fevereiro, para roubar um bebé.

«Disse que queria um menino. Mas ao chegar ao hospital encontrou uma bebé que estava sozinha e a chorar. Acabou por a trazer», adiantou a mesma fonte. A origem da bebé terá levantado suspeitas junto de quem estava mais próximo da suspeita. O companheiro e a irmã deste desconfiavam que a criança não era filha do casal. Ao longo do último ano a «falsa» mãe recusou-se sempre a registar e a baptizar a bebé. » [Portugal Diário Link]

Parecer:

Aqui fica uma palavra de compreensão para com um marido que ainda não sabe que uma mulher grávida tem uma barriguita maior do que o costume.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o marido para uma aula de anatomia»

A TELEVISÃO ESTÁ NA MODA

«O presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, desafiou hoje o candidato à liderança do partido Paulo Portas para um debate, com o objectivo de "clarificar" o que cada um defende.» [Público Link]

Parecer:

Depois do major ter pedido para ser julgado num programa de televisão é Ribeiro e Castro que quer um frente a frente com Paulo Portas. Terá o país interessado em julgar o major ou em ouvir as opiniões de dois galos da Índia da política portuguesa?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Crie-se mais um canal de televisão, o CP - Canal da Peixeirada.»

SANTANA NO SEU MELHOR

«O centro-direita vai sofrer uma reformulação em Portugal "dentro de pouco tempo", que pode passar pela criação de uma "nova força eleitoral". A ideia foi deixada ontem por Pedro Santana Lopes durante um encontro sobre os Estados-Gerais da Direita, mas o ex-primeiro-ministro não esclareceu quem poderá liderar essa força. » [Público Link]

Parecer:

Será que Santana já combinou tudo com Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Santana que o novo partido se designe PSL-PP, Pedro Santana Lopes - Paulo Portas.»

MAIS UMA DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

«O Governo pretende alterar a forma como estão definidas as obrigações de zelo e lealdade dos funcionários públicos. Esta será uma das formas utilizadas pelas Finanças para tornar mais viável a possibilidade de, na sequência de um processo disciplinar, um funcionário ser alvo de despedimento por falhas graves ao nível do desempenho. Nos princípios orientadores da reforma dos vínculos, carreiras e remunerações na administração pública actualmente em discussão com os sindicatos, o executivo já revelou que duas notas de "insuficiente" em anos consecutivos na avaliação do desempenho de um funcionário resultam na abertura de um procedimento disciplinar. No entanto, depois deste mecanismo automático, provar a existência de culpa do trabalhador (quer seja por intenção ou por negligência grave) nesses maus resultados poderá, como acontece actualmente, ser muito difícil.» [Público Link]

Parecer:

Esta reforma da Administração Públicas poderia muito bem designar-se a reforma do conta-gotas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro durante quanto mais tempo tenciona estimular a sua imaginação reformista.»

CONTOS INFANTIS GAYS

«Numa iniciativa do governo britânico, as escolas do país estão introduzindo contos de fada com temática gay para crianças entre 4 e 11 anos de idade.A idéia é familiarizar as crianças com as relações entre pessoas do mesmo sexo, que são reconhecidas pelas leis britânicas.» [BBC Brasil Link]

Parecer:

É de pequenino que se torce o pepino.

EUA: AUMENTA O ASSÉDIO SEXUAL A HOMENS

«La Comisión de Igualdad de Oportunidades en el Trabajo de EEUU (EEOC) asegura que en el último año fiscal el número de denuncias interpuestas por varones por acoso sexual se ha disparado, representando el 15,4 % de las 12.025 denuncias totales recibidas, frente al 14,3 % en 2005 y el 11,6 % hace diez años.

Aunque las estadísticas no revelan si los acosadores también son varones, suele ser el caso, como asegura Yahoo citando al portavoz de la EEOC, puesto que es raro en ese país que un hombre presente cargos contra una compañera o una superiora.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Isto está a ficar complicado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se o mesmo problema em Portugal.»

EUA: SÃO CADA VEZ MAIS OS CASAIS QUE DORMEM SEPARADOS

«Cada vez más estadounidenses dicen adiós a su pareja de toda la vida y se van a dormir a pierna suelta a la habitación de al lado, según un estudio de la Asociación Nacional de Constructores de Casas.

Esta entidad asegura que para el año 2015 un 60% de los hogares de nueva construcción tendrán dos habitaciones principales.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Ainda está mais complicado do que pensava inicialmente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se promova o comportamento em Portugal, as casas não têm quartos disponíveis.»

BÉLGICA: ROUBO PERFEITO DE DIAMANTES

«La Justicia sospecha de un cliente inglés de unos 55 años, quien supuestamente habría preparado el robo durante más de un año y llevado a cabo de manera "muy precisa", aunque se ignora si tuvo colaboración desde dentro del banco.

Una persona que desea permanecer en el anonimato ha ofrecido una recompensa de dos millones de euros por una pista que lleve a la detención de los responsables.» [20 Minutos Link]

FUNCIONÁRIO PÚBLICOS ESPANHÓIS PODERÃO TRABALHAR EM CASA

«El Gobierno tiene previsto que unos 20.000 empleados públicos puedan trabajar desde casa a partir de finales de 2008, lo que representa cerca del 10% de los trabajadores de la Administracición General del Estado.

El Ministerio de Administraciones Públicas ha enviado hoy al Consejo Económico y Social (CES) un real decreto que establece que "la prestación de servicios mediante teletrabajo no podrá exceder del 40% de la jornada semanal".» [El Pais Link]

Parecer:

Enquanto por cá a intenção do governo é mandá-los para casa para não trabalharem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a João Figueiredo, secretário de Estado da Administração Pública.»

CORREIOS DA CHINA VÃO VENDER TÍTULOS DO TESOURO NORTE-AMERICANO

«In a move that speaks to China's growing significance in the global economy, its government said Friday it will look for more aggressive ways to invest sizable portions of its massive $1 trillion currency reserves.The new Chinese pool of money, expected to total $200 billion to $300 billion, would instantly create one of the world's most powerful investment funds, analysts said.With much of China's $1 trillion in reserves currently invested in ultrasafe U.S. Treasury debt, a significant shift out of the American bond market could have an impact on American consumers. Interest rates would rise, making it more expensive to borrow money for a home mortgage or car loan or to pay credit card debt.» [Chicago Tribune Link]

Parecer:

As voltas que o mundo dá, por este andar ainda vamos ver os mesmo títulos à venda na Festa do Avante.

AINDA HÁ BOAS NOTÍCIAS

«Un nuevo estudio acaba de desvelar que los orgasmos pueden alargar la vida de los hombres. Según un trabajo, publicado en el British Medical Journal, el riesgo de mortalidad puede reducirse en un 50% en varones que disfrutan de una vida sexual activa.» [Linus Party Group Link]

SOLUÇÃO ORIGINAL PARA IGUALAR OS SALÁRIOS DAS MULHERES AOS DOS HOMENS

«En los 25 países que formaban la UE antes de enero, las mujeres cobraban de media por hora un 25% menos que los hombres. Como solución, en Reino Unido proponen igualar a la baja. A partir del 1 de abril, los funcionarios varones de los ayuntamientos británicos verán recortados sus sueldos hasta en un 40% para equiparar sus ingresos a los de sus colegas funcionarias y acabar así con esta grave discriminación. Según informa hoy el periódico The Times, se trata de un acuerdo firmado con los sindicatos en el año 2004 por el que se revisaba el sistema salarial del sector. Los afectados, que piden al Gobierno que sean sus arcas las que asuman el coste de esta novedosa medida, han presentado demandas judiciales y anuncian una ola de huelgas y protestas.» [El Pais Link]

Parecer:

Por cá o João Figueiredo quer fazer uma coisa parecdida, reduzir as férias dos funcionários com vínculo para que sejam iguais às dos contratados.

QUARTA-FEIRA VAI SER O DIA DO "PI"

«And once a year many of them gather to talk about pi, rhapsodize about it, eat pi-themed foods (actual pie, sure, but so much more), have pi recitation contests and, just maybe, feel a little less sheepish about their unusual passion.

That day falls on Wednesday this year: March 14. Or 3.14. Obviously.» [Yahoo News Link]

UMA ILHA NO MEIO DO BETÃO?

«As far as planning disputes go, it is a far cry from letters of complaint to the council over an unsightly conservatory.

After a row with developers, this family's home has been left perched 12m (40ft) up on its own concrete island.

It all started when they refused to accept compensation to move and, while the row rumbled on, the bulldozers excavated the site around them. » [Metro.co Link]

O GOVERNO ADERE À BLOGOSFERA: A NOSSA (do António Costa) OPINIÃO [Link]

Ainda há poucos dias o PGR dizia que o que se passa na blogosfera era uma vergonha...

É mesmo a opinião do António Costa, o seu blogue não tem direito a caixa de comentários nem endereço de mail.

ACENDE UMA VELA CONTRA A PORNOGRAFIA INFANTIL [Link]

Uma petição online original.

AMIGOS INSEPARÁVEIS

Desde as cheias de Moçambique.

PETRI TUOMINEN [Link]

NOVOSARTOV [Link]

ALENA ADAMENKO [Link]

JELINE ANATOLY [Link]

SCARLETT JOHANSSON - SPEED PAINTING

AMERICANOS....

MELHOR É IMPOSSÍVEL

HÁ DIAS DE SORTE

AUTO-PATINAGEM

[2]

MTV: SCRUBS

[2][3][4]

BOATHOUSE

[2]

CAFÉS SUPLICY

[2][3][4]