sábado, setembro 16, 2006

O Expresso também caíu como um patinho!


[+] [Notícia complta: Link]


O Expresso deu conta de uma página senegalesa que explica como emigrar para a Europa:

«Poderia trata-se de uma piada de mau gosto, feita por um amador apenas interessado em satirizar um assunto sério. Mas o conteúdo, lido ao pormenor, revela-se um verdadeiro manual de instruções para a imigração ilegal.
Um artigo posto em rede no «site» senegalaisement.com ensina a furar o sistema de fronteiras europeu, apresentando um elenco de seis pacotes que fornecem conselhos práticos sobre como transpor as muralhas da fortaleza sem ser apanhado e sobre como tirar proveito das leis em vigor. São eles o ‘Dia D’, ‘Casamento’, ‘Gravidez’, ‘Estudante’, ‘Homossexual’ e ‘Clássico’.»

A história anda a circular na web há mais de uma semana e até já foi notícia dos jornais espanhóis "20 Minutos" [Link] e "Libertad Digital" Link, e trata-se daquilo a que em inglês se designa por "hoax" e espanhol "coña", em português não existe um termo, poderia designar-se por trampa. Mas é um excelente petisco a que um jonalista descuidado não consegue resistir e o director de qualquer jornal acha logo que é merecedor de uma chama da na primeira página, tem todos os ingredientes para chamar a atenção e vender papel, a emigração senegalesa , a internet e até a Al Qaeda, isto é, os ingredientes de todos os medos do Ocidente. No Expresso teve direito a um artigo extenso, a entrada de primeira página e até a uma referência de Nicolau Santos com aquele ar de douta sabedoria com que fala no Expresso da Meia-Noite, da Sic Notícias.

O Jornalista nem tem dúvidas e até começa por dizer "que poderia tratar-se de uma piada de mau-gosto", mas o facto é que estamos mesmo perante uma piada, quanto a tratar-se ou não de mau-gosto isso já depende das papilas de cada um.

O site em causa já havia sido referido n'O JUMENTO [Link] sob o títulos "Coices de Riso", não tendo sido dado mais pormenores, mas se o Expresso investigar melhor vai perceber que a página em causa nem sequer é senegalesa, está registada em Espanha:

«El caso es que ambos medios han pasado por alto el pequeño problema de que este artículo ha sido escrito por un periodista francés que conoce bien Senegal y que todo su artículo está escrito en clave de ironía. Humor cínico, vamos. Ah, y la web no es senegalesa, sino española (el dominio está registrado en Barcelona).» [El Rey de la Baraja Link]

Se ainda subsistirem dúvidas ao Expresso sugerimos uma visita ao "France Echos" [Link] onde o articulista parece estar a dirigir-se ao director do Expresso:

«Comment ne pas comprendre qu'il s'agit là d'un humour au second degré ? On croirait du Mohamed Fellag !»

Vale a pena completar a caracterização do autor que o Expresso como um condenado:

«O artigo, assinado por Christian Costeaux - um francês condenado em 2004 a um ano de prisão por difamação - data de 9 de Junho de 2006, semanas depois do pico imigratório que se registou em Maio naquele arquipélago.»

É verdade que Christian Costeaux foi condenado mas a descrição do autor feita pelo France Echos é mais completa e rigorosa:

«Certes, Christian COSTEAUX n'est pas un Africain de souche, mais un Français connaissant parfaitement le Sénégal et sa culture, et sa prose ressemble étrangement à celle des humoristes noirs. (Je parle des humoristes, pas des bouffons à la mode Dieudonné.) Il dénonce à longueur de sites internet, et avec son style caustique, les magouilles de ce pays. Il y a même été condamné par contumace à un an de prison ferme et 915.000 euros d'amende en 2004 pour avoir dénoncé une affaire de corruption mettant en cause des élus sénégalais. Et il faut savoir aussi que Christian COSTEAUX n'est pas du tout, mais alors pas du tout apprécié par… les musulmans ! »

É caso para dizer que num dia que viu o "Sol" nascer o Expresso optou por meter água, e à boa maneira portuguesa caiu, e ainda por cima, e porque a maldade veio de Espanha fez como o comboio espanhol, a asneira foi publicada pontualmnte com uma semana de atraso! Nada como o nome de um jornalista estrangeiro para dar um ar de credibilidade à notícia...