quinta-feira, setembro 28, 2006

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Monsaraz

IMAGEM DO DIA


[Hospital Central Universitario de Burdeos / EFE]

«Hospital sin gravedad. Un equipo del Hospital Central Universitario de Burdeos interviene en una operación en condiciones de gravedad cero, a bordo de un avión que volaba sobre la ciudad francesa de Burdeos. La operación, en la que se extirpó un tumor benigno del brazo de un paciente, se llevó a cabo durante un vuelo en el que se efectuaron 32 maniobras de 22 segundos cada una que crearon las circunstancias de casi total ausencia de gravedad.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Ministro masoquista?

O ministro da Saúde deve andar à procura de lenha para se queimar, só assim se entende que proponha uma taxa de utilização para os internamentos e cirurgias ao mesmo tempo que diz que as taxas serão simbólicas para os menos de 50% de portugueses que as vão pagar. Se o ministr não espera dinheiro só pode estar à procura de uma dor de cabeça.

PROVOCAÇÃO


"Melior est dies mortis, dies nativitatis"

Agora que vai começar o debate em torno da questão do aborto deixo aqui uma imagem de um fresco do tecto da Capela dos Ossos [Link], na Igreja de São Francisco em Évora. Uma capela que à entrada tem a inscrição: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".

Alguém me explica o sentido desta curiosa inscrição?

O MINISTRO DA ECONOMIA FUMA?

Não sei se o ministro da Economia fuma, mas aqui fica a história que corre nalguns corredores de Washington:

«O Presidente da Merck (vejam quão grande e o rendimento deste gigante e comparem com o de Portugal) foi a Portugal (queria levar a mulher a Fátima). Como andava à procura de sitio para implementar uma fábrica de medicamentos na Europa lá arranjaram uma reuniãozita com o Socas ... até aí tudo bem.

Vai daí convidam o ministro da economia a juntar-se à reunião, e não é que este último puxa de um maço de cigarros e começa às baforadas para cima do americano... Acredite-se ou não, não há coisa pior que isso lá nas Américas. Depois ficamos admirados porque estes energumenos olham para nós como nós costumamos olhar para a guiné bissau ou para o turquemenistão.

Enfim estórias ... que se contam à boca cheia por Washington.
O que é certo é que por causa de um mau briefing (alguém se devia ter informado sobre o américas) o negócio não se realizou.... »

Não sei se o ministro fuma, mas se isto é verdade alguém deveria enfiar o cigarro pela goela do ministro dentro.

O QUE É FEITO DO COMPROMISSO PORTUGAL?

No ano passado o Compromisso Portugal esteve na moda, ocupou a comunicação social durante meses, atrapalhou o governo de então, quase promoveu António Borges a candidato quase eleito a primeiro-ministro. Passado pouco mais de um ano o Compromisso Portugal esvaziou-se, passou as antigas propostas a limpo e não resistiu à tentação da gula no debate sobre a Segurança Social, Governo fez que não ouviu, o PSD demarcou-se e se não fosse o facto de Cavaco Silva ter recebido Carapatoso a reunião do Beato ter-se-ia assemelhado a uma missa do sétimo dia.

O Compromisso Portugal nem resistiu ao fim-de-semana.

JORNALISTA IDIOTA

A jornalista da SIC que depois de ter sabido (provavelmente primeiro que o primeiro-ministro) da prisão de militares no âmbito de um processo de corrupção foi perguntar a Sócrates como estava a acompanhar o processo. O José Eduardo Moniz deveria explicar à sua jornalista que o primeiro-ministro não tem gabinete no Ministério Público e ao seu director de informação que isto não é notícia, é lixo noticioso.

E já que estamos a falar de noticiários convinha dizer que o filho de Juan Carlos tem o título de Príncipe das Astúrias pela mesma razão que o Príncipe Carlos é o Princípe de Gales, isto é que o facto de se ser Príncipe das Astúrias não significa que se nasceu em Oviedo. Se os jornalistas da TVI consultassem a Wikipedia [Link] saberiam que Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y de Grecia nasceu na capital espanhola no dia 30 de Janeiro de 1968. Como é possível acreditar em jornalistas tão ignorantes?

MILAGRE ECONÓMICO

O PSD devia dizer aos portugueses onde tenciona aplicar os dinheiros da Segurança Social, a sua rentabilidade é tão segura e elevada que seriam muitos que lá iriam colocar as suas poupanças.

PARABÉNS AO GOOGLE PELO 8.º ANOVERSÁRIO

Bem podiam ter esperado mais um dia...

GESTORES EM CHEQUE

Mais um excelente editorial do DN escrito por Helena Garrido, que merece se lido do princípio ao fim e que nos poupa muito tempo em debates inúteis:

«O relatório sobre competitividade do Fórum Económico Mundial é uma vergonha para os gestores e empresários portugueses e um elogio às instituições públicas. Portugal desceu do 31.º lugar para o 34.º entre 125 países fundamentalmente por causa do mau funcionamento das instituições privadas. Afinal, a fraca imagem do País deve-se em grande parte ao sector privado.

O pior indicador de Portugal é o que está relacionado com o baixo crescimento e os défices público e externo. A seguir, a mais baixa qualificação está na sofisticação dos negócios. Ou seja, fracos processos produtivos, problemas nas estratégias de marketing e dificuldade em delegar competências. Aquilo de que tanto se queixam os gestores, ou seja, os custos de contexto, que correspondem ao enquadramento em que se movem os negócios, e a qualidade das instituições têm afinal uma classificação melhor que o funcionamento das empresas e das entidades privadas em geral. Em termos globais, as instituições públicas têm, no ranking do Fórum com sede em Davos, melhor classificação que as privadas.

O défice público, um dos problemas do País que podem ser directamente atribuídos aos governos, está em vias de resolução. Se a reestruturação do Estado for conseguida, o sector privado passa a ser o grande problema do País, aquele que contribui também para o fraco crescimento e o défice externo.

A imagem que o relatório transmite de Portugal para todo o mundo em nada coincide com o discurso de gestores e alguns empresários que ouvimos no espaço público. Um dos exemplos mais recentes foi o do Compromisso Portugal. Mas muitos de nós colocamos frequentemente a questão: porque são as empresas estrangeiras em Portugal competitivas e as nacionais não o conseguem ser? A resposta, que é fundamental levar a sério, está neste relatório do Fórum.

Os gestores e empresários de Portugal têm urgentemente de olhar menos para o Estado e de tratar melhor dos seus negócios. Não será fácil. As fragilidades das instituições privadas reflectem a falta de formação em áreas hoje tão importantes como a economia e as finanças e uma atitude geral que se focaliza demasiado nos problemas e pouco nas soluções.O grande contributo que o relatório de Davos pode dar é acabar com a conversa sobre o funcionamento das instituições públicas para começarmos a falar do verdadeiro problema do País, a falta de preparação de gestores e empresários. Só começando por enfrentar a realidade podemos iniciar as correcções. O Estado, afinal, é um falso problema.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos promotores do Compromisso Portugal.»

A "REFORMA" DO ESTADO

A crítica de Luciano Amaral às propostas de despedimento de funcionários públicas feitas pelo Compromisso Portugal:

«Na semana passada, uns dos mais importantes líderes do “Compromisso Portugal” saiu-se com uma ribombante proposta: “era preciso despedir 200 mil funcionários públicos”. Sem tal “rotura”, Portugal não tinha viabilidade nenhuma, e os esforços do Governo para “conter” a despesa iam dar em águas de bacalhau. Aparentemente, a originalidade do “Compromisso Portugal” está no número proposto. 200 mil...A gente pensa porquê 200 mil? Qual a diferença para 210 mil, ou 180 mil, ou 220 mil, ou 150 mil? Na verdade, trata-se de um ‘sound byte’, o que prova que o “Compromisso Portugal” também já aprendeu a viver na sociedade mediática. Só que não é um ‘sound byte’ muito original. Há uns meses atrás, Miguel Cadilhe dissera o mesmo, usando uma cifra idêntica. Mais modesto, ou realista, o líder do PSD, Marques Mendes, também revelara o desejo de retirar ao Estado uma fatia de pelo menos 70 mil funcionários públicos. Segundo parece, para uma certa direita que se apresenta como liberal, despedir funcionários públicos é uma espécie de receita mágica para salvar a Pátria das agruras do presente. A mim, estas coisas lembram-me o Eça e o Ramalho, “A Campanha Alegre”, quando um certo personagem político, confrontado com a pergunta de qual a solução para o país, respondia: “economia!”. Os liberais do presente são idênticos. Como se controla a despesa, pergunta-se e eles respondem: “Despedimentos de funcionários públicos!”. Como se põe o país a crescer? Resposta: “Despedimentos!” Como se faz o Estado ficar mais eficiente? Resposta: “200 mil para a rua!” Como podemos ser mais competitivos? Resposta: “Nova lei laboral que permita despedir!”.» [Diário Económico Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DA "REVELAÇÃO" E DOS SEUS PROFETAS

Rui A. Neves questiona a legitimidade do Compromisso Portugal:

«É neste contexto que deve ser apreciado o papel do "Compromisso Portugal" na paisagem política nacional. Enquanto cidadãos no pleno gozo dos seus direitos políticos são livres de exprimir as suas opiniões sobre problemas centrais da sociedade portuguesa. E nas sociedades democráticas modernas termina aqui o seu estatuto, ie, enquanto empresários e gestores não têm qualquer característica especial que os eleve acima dos outros cidadãos da república nem são "Profetas" de uma qualquer "Revelação" que transforme as opiniões defendidas em verdade incontestada (como tem sido sugerido nalguns meios, à revelia do próprio movimento).» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO É SÓ EM PORTUGAL

Que os professores são agredidos:

«Quince de cada cien profesores de secundaria aseguran haber sido agredidos físicamente alguna vez, y el 73% verbalmente, mientras que el 13% reconoce sentir miedo a entrar en clase, según un estudio del sindicato CSI-CSIF difundido hoy.

En primaria, las agresiones verbales a profesores se reducen al 47%, las físicas al 7%, y el miedo a entrar en clase al 9%, según datos de 12.376 encuestas de ámbito nacional entre docentes de la enseñanza pública recogidas por el sindicato CSI-CSIF en la segunda quincena de junio de 2006.» [20 Minutos Link]

BUSH É O CULPADO POR BIN LADEN AINDA ANDAR À SOLTA

É assim que pensa a maioria dos americanos:

«PRINCETON, NJ -- The recent firestorm over former President Bill Clinton's culpability for the Sept. 11 terrorist attacks was fueled on Tuesday when Secretary of State Condoleezza Rice contrasted President Bush's efforts to pursue al-Qaeda leader Osama bin Laden with Clinton's efforts. Clinton has strongly denied various suggestions that his administration missed key opportunities to kill bin Laden and left the Bush administration without a comprehensive anti-terrorism strategy. However, Bush -- whom Clinton says did nothing about al-Qaeda for the first eight months of his presidency -- has the bigger image problem with Americans on the issue.» [The Gallup Poll Link]

TRAFULHA NO VINHO

Apanhada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE):

«Os 26 milhões de litros de vinho corrente apreendidos e selados na passada segunda-feira em depósitos localizados em Lajeosa do Dão, Bombarral, Olhalvo, Cadaval e Gafanha da Nazaré, pertencem à maior empresa armazenista e exportadora portuguesa de vinho a granel, a Cruz & Companhia, pertencente a Alfredo Rodrigues da Cruz.A denominada Operação Ânfora, que levou à apreensão do vinho de mesa tinto e rosado, foi desencadeada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) há cerca de seis meses e incidiu exclusivamente sobre as movimentações de gigantescas quantidades de produto feitas pelo armazenista com sede em Lajeosa do Dão, segundo um comunicado da ASAE, sem "documentação relativa a aquisição e trânsitos". Da iniciativa fiscalizadora resultou a selagem de cerca de um quarto da capacidade de operação da Cruz & Companhia, que ronda os cem milhões de litros, o equivalente a vinte por cento de toda a produção vitivinícola portuguesa. A ASAE encaminhou já o processo para o Ministério Público, tendo o operador sido constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.As 30 brigadas da autoridade de segurança alimentar recolheram 2060 amostras de vinho (três de cada depósito), que serão agora analisadas, devendo ser conhecidos os resultados apenas dentro de um mês. Esta demora não decorre de nenhuma complexidade especial das análises, que serão feitas nos laboratórios da ASAE, mas antes da grande quantidade de amostras em causa.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se às autoridades que investiguem todas as actividades da empresa nos últimos anos, da parte que me toca já a conheço há vinte anos, e só estranho a demora em desmontar as suas operações.»

DECISÃO INGÉNUA

A do juiz que mandou destruir o disco do computador do envelope 9:

«O juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, que determinou a busca à redacção do 24 Horas, no âmbito do caso do «Envelope 9», ordenou agora a destruição do conteúdo do computador do jornalista do 24 horas, Joaquim Eduardo Oliveira.
O magistrado Alfredo Costa quer que o disco rígido do computador seja formatado para que desapareça toda a informação relativa ao caso antes de ser devolvido ao repórter.»
[Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao juiz se está convencido de que não existem cópias, incluindo as que estavam na posse do MP.»

NOTIFICADAS 7.000 EMPRESAS

Esqueceram-se do Pagamento Especial por Conta de IRC:

«A Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) notificou cerca de sete mil empresas que, ao contrário do que estavam obrigadas, não efectuaram a entrega do primeiro Pagamento Especial por Conta de IRC relativo ao exercício de 2006, anunciou ontem o Ministério das Finanças. Em causa estão mais de 27 milhões de euros que, por enquanto, fugiram aos cofres do Estado e que deveriam ter sido pagos até 31 de Julho passado. A DGCI, segundo o mesmo comunicado, garante que estes contribuintes foram notificados e têm agora dez dias para justificarem a não entrega do imposto. "Esses contribuintes já foram notificados da instauração dos correspondentes processos de contra-ordenação, tendo-lhes sido concedido um prazo de 10 dias para, caso o desejem, apresentarem defesa", lê-se na nota enviada às redacções, onde se adianta que, "adicionalmente, os referidos sujeitos passivos foram ainda informados de que se nesse mesmo período pagarem a coima pelo incumprimento, o respectivo valor será reduzido para o mínimo legal".» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se o consumo de fósforo aos empresários amnésicos.»

O MACROSCÓPIO [Link]

Evoca Raimond Aron:

«Porque razão, em nosso entender, é hoje importante (re)ler Aron? Num mundo que é tudo menos lógico, embora seja humano, e entre os homens é o humano que vinga, como diria F. Pessoa, há aqui um sinal a reter. Este quadro de possibilidade conceptual não foi, certamente, concebido para prever o chamado terrorismo global (desterritorializado) - mas como o niilismo destruidor do nosso tempo já deu múltiplas provas dessa maldada na política - a leitura de Aron impõe-se naturalmente pela capacidade que sempre demonstrou em acertar o passo da razão com o da acção e ambas com a loucura dos povos que, por regra, ajustam os seus diferendos por recurso à guerra.»

MAPS OF WAR [Link]

Cinco mil anos de história em 90 segundos.

ATLAS OF OUR CHANGING ENVIRONMENT [Link]

A HISTÓRIA DOS MOTORES DE BUSCA [Link]

GILAD BENARI [Link1][Link2]


KEV LEWIS [Link]


ROMANCE [Link]


GERALD R. WINSLOW [Link]


O TELEMÓVEL MAIS PEQUENO DO MUNDO [Link]

HALOGRAMAS

O novo projecto da Intel:

«In a hospital in Houston, two surgeons appear to be performing a difficult procedure on a cardiac patient. In fact, only one of the doctors in the room is real. The other is a replica-a lifelike physical model whose shape, appearance and movements precisely mimic those of a specialist in Tokyo who is performing the actual work.
This scenario may seem like science fiction, but research required to realize it has already begun, in a collaborative research project between
Carnegie Mellon University and Intel. The goal of the project, which Intel has labeled Dynamic Physical Rendering (DPR), is to create a new form of media the researchers call pario-Greek for "to bring forth" or "to make." » [Intel Link]

O FUTURO DOS MONITORES?

INTEL VAI LANÇAR NOVO PROCESSADOR

«Intel's prototype uses 80 floating-point cores, each running at 3.16GHz, Justin Rattner, Intel's chief technology officer, said in a speech following Otellini's address. In order to move data in between individual cores and into memory, the company plans to use an on-chip interconnect fabric and stacked SRAM (static RAM) chips attached directly to the bottom of the chip, he said.» [CNet News Link]


SUDOKU SLAM [Link]

Para os que não sabem o que fazr aos neurónios.

MONO-CRUSTALLINE SOLAR FAN CAP (BAMBOO HAT) [Link]

COLOURFUL COFFINS [Link]

STEVE JOBS DISPENSADO DE USAR MATRÍCULA NO AUTOMÓVEL [Link]

Steve Jobs, o fundador da Aplle, foi dispensado de usar matricula no seu Mercedes pela autarquia de São Francisco depois de a matrícula do automóvel ter sido roubada numerosas vezes pelos fãs da Aplle.

LUTA LIVRE

GATOS

MAIS UM DANONINHO...

CHUPA CHUPS


BUCHARET TRAFFIC POLICE


[2][3]

TELEFONICA


[2][3]

HEINZ


[2][3]