quinta-feira, setembro 14, 2006

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha

REPÓRTER JUMENTO


[+]

JUMENTO DO DIA


A luta contra a corrupção é uma prioridade, mas só no desporto?

É positivo ouvir o ministro da Justiça afirmar que a luta contra a corrupção no desporto é uma prioridade do Governo, tudo o que se faça contra a corrupção torna a nossa sociedade e, em particular, a economia, mais saudável. Mas se esta vontade repentina de lutar contra a corrupção no desporto resulta dos escândalos sucessivos que nos leva a duvidar de qualquer resultado desportivo é grave, significa que para o Governo a corrupção só passa a prioridade quando é notícia, isto é, para que sejam adoptadas medidas é necessário que as situações chegam a dimensões vergonhosas. E nos outros domínios da sociedade não existe corrupção, porventura com consequências bem mais graves para o país?

RISCO GRAVE DE PREVERSÃO

A possibilidade de os polícias serem promovidos em função das condenações em tribunal mete-me os cabelos em pé. Se um polícia está convicto da culpa de um suspeito inocente respeitará todos os princípios para chegar ao fim da investigação e concluir pela inocência? Se um investigador tiver o azar de só lhe saírem inocentes corre o risco de não ser promovido? Vão-me dizer que se um inocente vai a tribunal e este vai decidir-se pela sua absolvição, algo em que não acredito, para além de que mesmo que isso suceda de ninguém o indemnizar pelos prejuízos de uma invstigação feita a pensar numa promoção.

Para além da caça à multa vamos passar a ter a caça à promoção, só que se uma multa se imita a umas dezenas ou centenas de euros uma condenação injusta pode destruir a vida de um cidadão.

PROPOSTA DE REFLEXÃO

Consideras que o julgamento da queda da ponte de Entre-os-Rios não foi influenciado pela comunicação social e por uma das partes interessadas?

UM GOVERNO COM MEIA HORA DE ATRASO

Sempre que nos cruzamos com um governante ele vem em excesso de velocidade, o que nos leva a concluir que o Governo está permanentemente com meia hora de atraso, daí a necessidade de acelerarem. Pois bem, aqui fica a proposta para solução deste problema idiota: da próxima vez que um governo tomar posse sugiro que o primeiro-ministro antecipe a cerimónia em meia hora.

AS ESCOLAS PODERÃO ENCERRAR POR MAUS RESULADOS

Esta solução defendida pela ministra numa entrevista ao Diário de Notícias [Link] é aquilo a que o povo designa por dar cabo de duas famílias, a não ser que a causa do insucesso sejam as paredes da escola quando essa escola essas causas vão ser colocadas noutra escola. Ou estarei enganado?

NANOECONOMIA

Com os relatórios do BP a fazerem upgrades das previsões do crescimento económico já não bastam as cadeiras de macroeconomia e microeconomia, as universidades deveriam criar uma cadeira de nanoeconomia.

PACTOS DE REGIME E DEMOCRACIA

Um artigo de Vicente Jorge Silva que merece ser lido:

«Perante uma tal aridez da democracia representativa, faz todo o sentido questionar a legitimidade democrática dos pactos de regime - o da justiça ou quaisquer outros. Mas o cepticismo e o desprezo que Sócrates hoje ostenta perante a instituição parlamentar não são muito diferentes daqueles que, no fundo, Cavaco tem (e teve) acerca dela. O problema não são os pactos de regime, mas as formas democráticas de fazer política com base em ideias, convicções e liberdade de opinião. Essa seria, no fundo, a reforma fundamental.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulgue-se.»

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Domingos Amaral chama "ceguinhos" a Soares e ao JPP pelo debate dos Prós e Contras:

«Infelizmente, a cegueira de Pacheco Pereira não foi menor. Chega a afligir que um espírito habitualmente lúcido se tenha deixado contaminar pela argumentação neoconservadora e pela política da administração Bush. Mesmo perante os factos, o desastre tremendo que se verifica no Iraque, a desestabilização grave do Afeganistão, a ausência de uma política empenhada na Palestina, a excessiva ”carta branca” que se deu a Israel (que Reagan e o pai Bush por exemplo nunca deram), perante tudo isso, e ainda a incapacidade para perceber que tudo isso só tem gerado ódio nos muçulmanos ao ocidente e tem contribuído para o Irão ter cada vez mais capacidade para se tornar num país perigoso, mesmo assim, Pacheco Pereira não é capaz de reconhecer que a política norte-americana do ”Eixo do Mal” foi um desastre de proporções históricas, e que a administração Bush perdeu toda e qualquer credibilidade aos olhos do mundo.» [Diário Económico Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e mandem uns pares de óculos para Soares e JPP.»

MAU GOSTO

José Fidalgo faz uma comparação oportuna:

«Passei, há meses, pela cidade espanhola de Valladolid. Nas imediações da sua Plaza Mayor, um importante edifício histórico estava a sofrer obras exteriores de remodelação, motivo pelo qual tinha a fachada toda tapada por grandes panos. Mas não eram simples panos: como agora é costume fazer-se, eles estavam pintados, decorados com imagens diversas que captavam os olhos dos transeuntes. Publicidade a quê? Pois publicidade a nada... Os responsáveis pela obra, decerto lembrados que estavam em pleno centro da cidade, por onde circulam diariamente milhares de pessoas, naturais ou turistas, aproveitaram aqueles enormes panos para reproduzir cenas históricas alusivas ao edifício e à terra. E nós olhávamos as imagens, e líamos as curtas legendas que as acompanhavam, e aprendíamos da cidade, e achávamos graça, e quase nos esquecíamos que ali atrás estava um edifício em obras. Do que me lembro, não havia, ali, qualquer referência publicitária a marca ou empresa - salvo uma pequenina coisa no canto, quase em jeito de assinatura, como que dizendo a quem passava: "Fomos nós que lhe oferecemos isto." Seria essa discreta mensagem comercial a contrapartida pelo custo dos panos e respectivas pinturas - e estava bem. Gostei.No Porto, a igreja e a torre do Clérigos estão também em obras de remodelação. E, claro, lá se cobriu aquilo tudo com enormes panos, para esconder os inestéticos andaimes. Mas para que foram aproveitados os panos? Para representar cenas históricas?... Para reproduzir (como em muita parte hoje se faz) a própria fachada do edifício, dando aos turistas a ideia do que ali está momentaneamente escondido?... Nada disso. Os panos foram utilizados integral e exclusivamente para publicitar uma marca de cervejas, ao que parece como contrapartida pelo seu apoio às obras de remodelação. E é assim que uma das fachadas do ex-líbris maior da cidade do Porto está literalmente ocupada pela foto de um James Bond com muitos metros de altura, e é assim que outra fachada ostenta o logotipo gigantesco da tal cerveja, e é assim que uma outra escreve em letras garrafais, imagine-se, isto: "Mais uma prova de bom gosto." Se isto é bom gosto, eu vou ali e já venho... E, cá para mim, a mensagem publicitária, de tão invasiva, até acaba por ser ineficaz: eu, pelo menos, depois de ver o aproveitamento excessivo que uma marca de cerveja "fez" dos "meus" Clérigos, mesmo sendo a troco do seu mecenato, fico chateado e sem vontade de beber daquilo. Podiam ser mais discretos, mais úteis, mais bonitos, enfim.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO NO DESPORTO

É uma prioridade do Governo:

«O Governo declarou guerra à corrupção desportiva e elege este combate como uma “prioridade”, disse ontem o ministro da Justiça ao CM. Clubes, federações e outras associações desportivas vão passar a ser penalizadas pelo crime de falseamento de resultados através de corrupção, com punições que podem ir desde uma coima entre os seis mil e os seis milhões de euros, à dissolução da entidade.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Justiça se não tem conhecimento da existência noutros domínios da sociedade.»

VEM AÍ A CAÇA À PRISÃO

Os polícias vão ser promovidos em função das condenações:

«“Até há pouco, os resultados efectivos obtidos nos processos judiciais não eram tomados em consideração. Agora, na avaliação do desempenho, esses resultados passam também a ser considerados, tendo em conta a promoção de uma investigação mais orientada para o julgamento”, adiantou a fonte do MJ contatada pelo CM.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Justiça se os seus valores o levam a concluir que um bom polícia ou uma ba investigação é aquela que leva a uma condenação. Se a resposta for positiva solicite-se um visto para um país longe daqui, porque este está a ficar impróprio para viver.»

UMA TUTA E MEIA

Os resultados do combate à evasão na Segurança Social:

«O plano nacional de combate à fraude e evasão permitiu à Segurança Social poupar cerca de 25,8 milhões de euros durante o primeiro semestre de 2006, devido à fiscalização de irregularidades, anunciou ontem o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao ministro, a Segurança Social ganhou o Euromilhões de duas semanas.»

NÃO ERA O PSD QUE CRITICAVA O GOVERNO PELA VENDA DO PATRIMÓNIO

Agora é o eng. Carmona que o vai fazer:

«O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, disse ontem que a autarquia prevê arrecadar 120 milhões de euros até ao próximo ano com venda de património disperso, como casas e o loteamento de um terreno.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes se já mudou de opinião sobre a vende de património ou se ela apenas se aplica ao Governo. Aproveite-se para perguntar a Carmona Rodrigues se está a precisar de dinheiro para contratar mais assessores para lhe organizarem as sardinhadas e os Portos de Honra.»

ARROZ TRANSGÉNICO PROIBIDO NOS EUA

Foi encontrado em França:

«Les traces du riz OGM LL 601, interdit dans l'UE, ont été détectées sur sept des dix-neuf échantillons de riz américain testés en laboratoire, selon une source proche du dossier. Dès le lendemain de l'annonce par la Commission européenne, le 23 août, d'une suspicion de traces d'OGM dans des lots de riz américains, "une alerte a été déclenchée et les autorités compétentes ont fait dix-neuf prélèvements chez dix-huit importateurs français de riz américain", a indiqué, mercredi 13 septembre, cette source. "Sur les dix-neuf prélèvements, sept se sont révélés positifs et douze négatifs." Les traces détectées sont "légères", inférieures à 0,1 %.» [Le Monde Link]

ILUSÃO OU REALIDADE? [Link]


[+]

Realidade.

A CIDADE PERDIDA DE CHERNOBYL [Link]


[+]

ANTIGA DOCA DE SUBMARINOS RUSSOS [Link]


[+]

ZUAN [Link][via]


[+]

MICHAEL PODOBYCO [Link1]Michal Podobycko


[+]

IWAN W [Link]


[+]

RICK CHAPMAN [Link]


[+]

AURICULARES QUE TRANSMITEM SONS ATRAVÉS DOS OSSOS DO CRÂNEO

Vai ser lançado no Japão:

«Bautizado como Sound Leaf, este accesorio se conecta a través de la salida para auriculares del teléfono móvil. Para funcionar, el aparato debe estar pegado a la cabeza, donde recibe vibraciones que envía por los huesos del cráneo posteriormente hacia el oído interno, que los interpreta como sonidos.» [La Flecha Link]

LEMBRAM-SE?

O aparelho que está a ser colocado a bordo de um avião de carga com direito a pompa e circunstância era um computador IBM modelo 305 RAMAC que apresentava uma grande inovação: tinha um disco rígido de 5MB. Era o dia 1 de Setembro de 1956.

A MAIOR TELEOBJECTIVA [Link]


[+][2]

Foi produzida pela Zeiss, tem um comprimento focal de 1700mm e pesa 256kg. Depois de saber o peso não me interessei pelo preço.

ONTEM FOI O DIA DO PROGRAMADOR

«Programmer’s day is a ‘holiday’ on the 256th day of the year celebrated mostly by computer programmers. The date is significant to programmers because 256 = 2 to the power of 8 = the number of values representable in a byte of data.
Traditions include behaving in silly ways, editing
Wikipedia, playing Demo Ball, coding silly programs, mini computer games, playing with old computers, etc. That, of course, includes the condition that the developer who chooses to celebrate, needs to have done decent coding on all the other days and had tried their best not to be silly on the other days. For those programmers who are used to the ‘celebrations’ in their every day lives, this ‘holiday’ becomes unjustified. Programmer’s Day usually falls on September 13th; on leap years, it is September 12th [Wikipedia Link]

XDRIVE [Link]

5GB grátis para colocar imagens, sons e vídeos.

ANDORRA WI-FI

O governo de Andorra vai instalar wi-fi grátis em todo o território:

«La conexión Wi-Fi se puede obtener gratuitamente en cinco plazas públicas de Andorra desde ayer: la Plaza del Poble (Andorra la Vella), Plaza dels Coprínceps (Escaldes), Plaza de la Germandat (Sant Julià de Lòria), Plaza dels Arínsols (Encamp) y la Plaza de Carlemany (Canillo). Además, y según el Gobierno andorrano, el servicio (que es gratuito siempre que vayas con tu ordenador o móvil wi-fi), se va a seguir extendiendo hasta cubrir la totalidad del territorio andorrano, implantándose, de momento, en las plazas principales de la Massana, Ordino (zona habitual de los esquiadores de Vallnord) y del Pas de la Casa. » [Nevasport Link]

HOME RECYCLING ORGANISER [Link]

BLUGING EYES

SAFE


[+][2][3]

TORONTO CRIME STOPPERS [Link]


[+][2][3]

OSLO GAY AND LESBIAN FESTIVAL


[+][2][3][4]