sábado, setembro 16, 2006

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Casa em Alpiarça

IMAGEM DO DIA

«Alberto Linero Marchena y Alberto Sánchez Fernández, militares del Ejercito del Aire destinados en la Base Aérea de Morón de la Frontera (Sevilla), han llegado ya al ayuntamiento sevillano para contraer matrimonio, en una ceremonia oficiada por el alcalde de la ciudad, Alfredo Sánchez Monteseirín.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Tirem-me esta coordenadora daqui!

A coordenadora da Área Educativa de Viana do Castelo deve estar convencida de que está na Coreia do Norte e afirmou que se os pais não levassem os seus alunos para as novas escolas mandaria a GNR buscá-los a casa. O mínimo que se espera é a demissão imediata da senhora e se ela se recusar a abandonar as funções que se mande a GNR correr com ela do gabinete.

QUEM TORTO NASCE TARDE OU NUNCA SE ENDIREITA

Confesso que estava com saudades do tempo em que criticar o PCP ou insinuar que o paraíso da URSS ficava algures na estrada entre o purgatório e o inferno implicava a nossa promoção a agentes, lacaios ou muito simplesmente consumidores acríticos da propaganda da CIA, na melhor das hipóteses seríamos pequeno-burgueses radicais.

Mas o PCP decidiu quebrar-me a nostalgia e decidiu voltar aos velhos tempos a propósito da presença dos narco-traficantes das FARC na Festa do "Adelante":

«A alegada presença de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na Festa do Avante! deu azo a semana passada a uma série de intervenções assaz curiosas. De blogues mais ou menos obscuros a jornais mais ou menos de referência, passando pela Assembleia da República, representantes da direita mais reaccionária e pseudo democratas de trazer por casa puseram-se em bicos de pés e deitaram as unhas de fora para clamarem a sua indignação pela suposta vinda de «terroristas» a Portugal, zurzirem no PCP que teria tido o atrevimento de os convidar e, aproveitando a embalagem, exigirem a punição exemplar do prevaricador.

A coisa seria ridícula se não fosse trágica o que esta encenação denota de hipocrisia e espírito revanchista por parte de quantos, reivindicando na própria verborreia a designação de democratas, têm raízes fundas no passado fascista em que militaram de corpo e alma ou de que são descendentes disfarçados de modernidade serôdia e muito cotão na entretela.

Escudando-se numa decisão tomada pela União Europeia – uma instituição que muito prezam –, a qual seguindo subserviente os ditames de Washington adoptou uma lista de «terroristas», os arautos da nova ordem internacional debitam sentenças que envergonham o povo português, que em 50 anos de fascismo e colonialismo aprendeu a respeitar a luta dos «terroristas» de Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe pelo seu direito à autodeterminação e independência.» [Comunicado do PCP Link]

Em vez de provar que o que se diz da FARC é mentira, que o rapto de Ingrid Batancourt tem um mínimo de justificação ou que as FARC não recorrem ao narcotráfico, o PCP decide chamar fascistas a todos os que o criticam e tenta meter-nos os dedos pelos olhos colocando os narcotraficantes ao nível dos movimentos de libertação das ex-colónias.

Começo a ter saudades dos tempos em que o PCP ia buscar as suas referências à URSS, este PCP norte coreano é muito pior e, pior do que isso, revela muito pouca inteligência. Se não fosse por mais nada, o que se escreveu sobre a Colômbia valeu a pena para ficarmos a conhecer melhor o PCP de hoje.

O CHUMBO COLECTIVO NA MATEMÁTICA DO 12.º ANO

O chumbo num exame é um fracasso individual para o estudante, significa que o seu nível de conhecimentos não foi suficiente para conseguir menos de metade da pontuação prevista para o exame, mas se nesse exame oito em cada dez estudantes não se trata apenas de um fracasso individual, é também e sobretudo um fracasso colectivo. Partindo do princípio de que o teste era o adequado para aferir com rigor os conhecimentos dos alunos um chumbo colectivo significa que os professores não fizeram o que deviam ter feito e foram pagos para isso, ensinar, significa que os seus alunos não aprenderam o que deveriam ter aprendido.

Deixemo-nos de hipocrisias e de explicações metafísicas, todos sabemos que os emigrantes ucranianos estão a "devolver" os seus filhos ao país de origem por considerarem que o nosso ensino é maus, são muitos os países com muitos menos recursos do que aqueles que Portugal investe no ensino e onde os professores vivem muito pior do que os nossos que apresentam resultados positivos, muitos superiores àqueles que nos deveriam envergonhar.

É tempo de cada português assumir a sua quota-parte das responsabilidades pelo insucesso colectivo do país.

O ESTUDO E A CORRUPÇÃO

Parece que a PGR não conseguiu concluir um estudo porque lhe faltaram 7.000 euros para realizar um inquérito de opinião, e porque o Procurador-Geral não teve essa fortuna (o que nos faz pensar que por estas horas o dr. Souto Moura já trocou a sua viatura oficial pelo passe da CARRIS) levantaram-se muitas vozes preocupadas com o combate à corrupção. Convenhamos que se o problema da PGR é os 7.000 euros deveríamos fazer uma colecta nacional para que a corrupção não ande em roda livre.

Esperemos que um dia destes não nos venham dizer que o processo dos sobreiros ou da Operação Furacão foram encerrados porque faltaram umas centenas de euros. Sejamos sérios!

A ESQUERDA BENZIDA

Fernanda Câncio critica a atiude do Estado face à Igreja:

«Neste mandar da laicidade às urtigas, apanágio de todos os governos e presidentes da democracia (e candidatos a tal), o primeiro Executivo PS de maioria absoluta, que se intitula da"esquerda moderna", não destoa. Ante a polémica dos crucifixos nas salas de aula, afirmou que "a escola é laica" mas os símbolos só saíam "a pedido", não fosse alguém sentir-se com a sua abrupta (30 anos 30 após a Constituição ter estabelecido a não confessionalidade do ensino público) retirada. Perante o fim da obrigatoriedade concordatária de capelanias católicas nas Forças Armadas, nos hospitais e nas prisões, está há um ano a "estudar" o estabelecer da igualdade religiosa nesta matéria - enquanto tudo fica na mesma. E, em perfeito inverso da "escandalosa" postura de Zapatero, viu--se, esta semana, na inauguração de uma escola pública que teve direito a bênção de um padre (!), o primeiro-ministro português persignar-se . Quer releve de convicção quer de uma noção voluntarista de gentileza, o gesto ignora a distinção entre a esfera privada da vida de um chefe de Governo e a encenação pública da sua presença oficial, relegando a separação entre Igreja e Estado para as questões irrelevantes. É pena: cumprir assim a "tradição" é "limitar-se" a falhar a modernidade.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao primeiro-ministro e ao cardeal local.»

A COORDENADORA PASSOU-SE

E diz que a GNR vai buscar as crianças a casa:

«A coordenadora da Área Educativa de Viana do Castelo garantiu que, a partir de terça-feira próxima, a GNR irá à Gemieira, Ponte de Lima, buscar os alunos da freguesia para o Centro Escolar da Ribeira, escreve a agência Lusa.
«O fecho da escola da Gemieira é irreversível, pelo que, a partir de terça-feira, se os pais continuarem a impedir os filhos de frequentar as aulas no Centro Escolar da Ribeira, onde estão matriculados, faremos cumprir a lei e pediremos à GNR para os ir buscar a casa, porque é a escolaridade obrigatória que está em causa», referiu, à Lusa, aquela responsável.»
[Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ministra da Educação se já demitiu esta idiota.»

ESTUDANTES OPORTUNISTAS

Os estudantes de medicina são contra a abertura de mais cursos:

«A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) manifestou-se hoje contra a eventual abertura de novos cursos de medicina, alegando que as actuais escolas médicas já disponibilizam «um excesso de vagas» em relação às necessidades do país.» [Sol Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se uns garrafões de Água de Malvas para os dirigentes das associações em causa.»

SANTANA LOPES FALOU

E, como é costume, quando abre a boca ou entra mosca ou sai asneira:

«O deputado do PSD Pedro Santana Lopes defendeu esta sexta-feira um acordo para a reforma da Segurança Social, apesar de admitir que será «difícil» sociais-democratas e Governo se entenderem numa matéria como esta, onde há «diferenças ideológicas».» [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se dicrição a Santana Lopes, talvez os portugueses se esqueçam do espectáculo triste que deu enquanto primeiro-ministro não eleito.»

PAPA ATIROU MAIS UMA ACHA PARA A FOGUEIRA

E quase institucionalizou o conflito com o islamismo:

«O Parlamento paquistanês adoptou hoje uma resolução que prevê a apresentação de um pedido formal ao Papa Bento XVI para que retire as suas declarações proferidas terça-feira, na Alemanha, em que estabeleceu uma ligação entre o Islão e a violência. O ministério paquistanês dos Negócios Estrangeiros chegou mesmo a denunciar a "ignorância" do Sumo Pontífice no que toca à religão muçulmana.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao papa que reze uns terços para que o conflito não alastre.»

TIRAR AOS RICOS PARA DAR AOS POBRES

Afinal Sócrates também sabe ser generoso:

«Casa mobilada, abonos até 20 por cento dos ordenados, suplementos sem limites definidos e ajudas de custo, que podem exceder o limite legal. Vão ser estas as regalias permitidas aos responsáveis dos serviços de informações caso a proposta de lei hoje discutida no Parlamento venha a ser aprovada. Sendo que, a partir da entrada em vigor, todas estas despesas se transformam em segredo de Estado.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao primeiro-ministro quais os critérios para ser tão generoso para as secretas.»

HÁ PROFESSORES A MAIS

Quatro mil ficaram sem colocação:

«Com o ano lectivo oficialmente inaugurado, existem neste momento quase 4500 professores dos quadros de zona pedagógica (QZP) - vinculados a uma área e não a uma escola - por afectar. O mesmo é dizer que não têm turmas atribuídas e constituem os chamados "horários-zero". A situação afecta sobretudo os docentes do 1.º ciclo, havendo perto de três mil à espera de saber se vão dar aulas este ano e onde.
Educadores de infância nesta situação são mais de 700 e professores de Português e de Inglês ultrapassam o meio milhar. Nos restantes grupos de docência, os professores de QZP estão praticamente todos colocados, segundo um levantamento feito pela Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL).» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a colocação noutros serviços do Estado.»

ESTUDANTES OPORTUNISTAS

Os estudantes de medicina são contra a abertura de mais cursos:

«A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) manifestou-se hoje contra a eventual abertura de novos cursos de medicina, alegando que as actuais escolas médicas já disponibilizam «um excesso de vagas» em relação às necessidades do país.» [Sol Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se uns garrafões de Água de Malvas para os dirigentes das associações em causa.»

CHUMBO COLECTIVO

Na matemática do 12.º ano:

«Mais de oito em cada dez alunos do 12º ano tiveram negativa no exame nacional de Matemática relativo ao programa antigo, enquanto na prova referente ao programa novo a taxa de chumbos atingiu os 71,1 por cento.» [Sol Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Enviem-se parabéns aos sindicatos dos professores.»

E AGORA SENHOR PRESIDENTE DA CM DE MIRANDELA?

O Tribunal deu razão ao ministério da Saúde na questão do encerramento da maternidade:

«O Tribunal Administrativo de Mirandela aceitou o interesse público invocado pelo Ministério da Saúde e a maternidade local está "efectivamente encerrada", apesar das providências cautelares dos municípios, disse hoje o autarca José Silvano.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a esse Silvano de Mirandela.»

A BAGUNÇA ENERALIZOU-SE ÀS EMPRESAS MUNICIPAIS

Também estão a vender os créditos à banca:

«Para além das autarquias, também as empresas municipais poderão estar a proceder a operações de antecipação de receitas, vendendo à banca os créditos dos próximos anos. Porém, ao contrário do que sucede com os municípios, as empresas municipais não estão sujeitas a restrições orçamentais e legais tão apertadas, não carecendo os contratos de visto prévio do Tribunal de Contas.Por outro lado, apenas poderão recorrer a este expediente de antecipação de receitas as empresas municipais que disponham de rendas próprias, como as que gerem bairros municipais ou o estacionamento na via pública. Ao que o PÚBLICO apurou, haverá pelo menos uma empresa municipal de Lisboa a preparar uma operação de titularização de rendas.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Altere-se a lei com urgência.»

O OUTRO LADO DO APITO DOURADO

São as cunhas que mistura a prostituição da bola com as prostitutas do poder:

«Nas 80 certidões extraídas pelo Ministério Público, o PÚBLICO encontrou os protagonistas mais diversos. Desde Manuel Moreira, à data governador civil do Porto, até Marco António, o então homem forte da distrital nortenha do PSD, todos pediram algo ou tiveram uma palavra a dizer nas pressões que sobre eles eram exercidas. Há ainda dirigentes desportivos, árbitros ou simples anónimos que também faziam valer a sua influência. Situações que acabaram por não ter seguimento em termos de despacho final do Ministério Público, mas cuja maioria permanece em Gondomar sob investigação. Nesse caso, Carlos Teixeira extraiu certidão para a sua comarca, de forma a poder prosseguir com a investigação, sem a pressão dos prazos que ameaçava o Apito Dourado.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Marques Mendes.»

CARDOSO E CUNHA ESTÁ FALIDO

Está provado que este ex-político do cavaquismo nunca valeu grande coisa:

«Auditorias efectuadas a empresas geridas em Portugal e no exterior por António Cardoso e Cunha, entre 1998 e 2003, descobriram um buraco financeiro da ordem dos 14,5 milhões de euros. Para além destas irregularidades, foram detectados ainda desvios de verbas para sociedades terceiras, sem qualquer ligação aos projectos investigados, e com estruturas accionistas distintas e localizadas noutros países. No âmbito das duas empresas auditadas, a IPIC (Investimentos e Produções Internacionais de Cervejas) e a Cervejeira de Nampula (Cernamp), está a correr uma acção judicial contra Cardoso e Cunha movida por um banco que reclama créditos de cinco milhões de euros. Estes são apenas dois dos vários processos que, nos últimos anos, têm surgido associados ao nome de Cardoso e Cunha. No final de 2005, o ex-comissário europeu foi objecto de uma sentença judicial que decretou a sua falência pessoal [ver caixa em anexo], visto não ter sido detectada nenhuma conta bancária do gestor domiciliada em Portugal (onde recebe a sua reforma).» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se um gesto de solidadariedade ao velho amigo de Cardoso e Cunha.»

EUA MENTEM SOBRE O POTENCIAL NUCLEAR AMRICANO

Pelo menos foi a acusação feita pela OIEA:

«El Organismo Internacional de Energía Atómica (OIEA) ha protestado ante el Gobierno de EEUU por un informe sobre el programa nuclear de Irán presentado recientemente ante una comisión parlamentaria y cuyo contenido califica en parte como "deshonesto e indignante". » [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao embaixador dos EUA ou, no caso de indisponibilidade deste, ao JPP.»

O CALOTEIROS FISCAIS DA MADEIRA VÃO APARECER NA LISTA

Ao contrário do que havia dito o Governo Regional:

«Ao arrepio do que foi anunciado pelo Governo Regional e confirmado pelo director-regional de Finanças, João Machado, na imprensa local, os nomes dos contribuintes madeirenses com dívidas ao fisco integrarão a próxima lista de grandes devedores. Esta será divulgada, o mais tardar, em Janeiro do próximo ano. » [Sol Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ABUELONET [Link]

De um blogger com 80 anos.

SANDWICH ART [Link]

BOMBAIM NO DIA SEGUINTE A UMA CELEBRAÇÃO HINDU [Link]


BASE SECRETA [Link]

«Satellite imagery taken on January 17, 2006, of Area 51 reveals little. Base security personnel know when satellites are passing overhead, and test aircraft remain indoors at those times. Personnel work in windowless offices and are locked inside when anything other than their own project is outdoors.»

GAY LOVE


CHROMASIA [Link]


[+]

KEVIN TEMPLE [Link]


[+]

ANTON SOLOMOUKHA [Link1][Link2]


[+]

NANÃ SOUSA DIAS [Link]


[+]

CARAVANA + AUTOMÓVEL [Link]

JOGO DA NOTDOPPLER [Link]

Simples e viciante.

MICROSOFT ZUNE

VW BARBIE [Link]


[+]

CHAPÉU ABRE-GARRAFAS [Link]

VELHOS AMIGOS


[+]

SAFEGUARD


[+][2]

MEN'S HEALTH


[+][2][3]

XELIBRI


[+][2][3][4][5]