domingo, maio 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque Mayer, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«La fauna costera en la isla de Breton, en las costas de Luisiana, está bajo gran peligro. Las autoridades han desplegado bombas de contención frente a este refugio nacional de vida salvaje como parte de las medidas preventivas contra la marea negra.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Parece que Manuel Alegre está a dar os primeiros passos no combate a Cavaco Silva, atitude compreensível de um candidato que quer ultrapassar outro candidato que anda a fazer de conta que não é candidato. Só que logo no primeiro passo Manuel Alegre tropeçou, criticou Cavaco de interferir no governo.

A crítica até faz sentido, só que durante cinco anos Manuel Alegre não fez uma coisa, num sector sensível como o da saúde alinhou em todas as manifestações populistas, só se calou quando conseguiu promover a substituição de Correia de Campos, reconhecidamente um ministro competente, uma senhora alegristas que é muito simpática mas pouco mais do que isso. Desde em tão Fez-se silêncio, nunca mais um encerramento de um serviço de saúde mereceu a solidariedade de Manuel Alegre.

«Manuel Alegre considerou, em declarações à TSF, incorrecto que Cavaco Silva faça afirmações que possam ser entendidas como uma interferência nas opções do Executivo.» [TSF]

O PRIMEIRO TRIUNFO DE UM ESTILO

«Bastou meia dúzia de dias para que o novo líder do PSD, na sua primeira sondagem como líder da oposição, arrasasse os números que normalmente fazia Manuela Ferreira Leite (MFL). Sobre estes factos podem desenvolver-se vários argumentos e outras tantas explicações, mas da minha parte resumo assim: a imagem política de MFL, sublinhada pelo seu mais extremado assessor (Pacheco Pereira), remetia para um Portugal dos Pequeninos em versão século XXI, para o conflito permanente e o pessimismo militante; e o seu discurso político, que queria sagradamente tocado pela virtude contra a podridão de todos os demais, carecia de autenticidade e fluidez. A anterior líder pretendia aparecer como um modelo de virtudes mas era sobretudo a imagem de um Portugal salazarento e triste. Ao invés, Pedro Passos Coelho (PPC) está a posicionar-se na política com inteligência, responsabilidade e moderação, como uma alternativa de facto ao actual estado do País - que é péssimo. Sobretudo, traz a vantagem de não querer incomodar-nos com complexos de superioridade ética e moral. Para nos lembrar o que deveria ser o homem e a virtude, vem aí o Papa. E mesmo ele transporta, como se sabe, a cruz das imensas contradições entre o caminho que prega e a realidade dos atalhos em que alguns membros da sua Igreja por vezes caminham…» [DN]

Parecer:

Por João Marcelino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MUDAR DE VIDA

«Os especuladores e uma agência de ‘rating’ norte-americana colocaram Portugal numa situação crítica, agravando as condições do nosso endividamento no exterior e provocando uma debandada dos investidores na Bolsa Portuguesa.

Mas há que ver as coisas de um lado positivo. O susto coloca os mais distraídos perante a evidência da nossa difícil situação económica e financeira: a nossa economia não gera recursos suficientes para manter o Estado Social de que nos orgulhamos nem para pagar as dívidas que o Estado e as famílias contraíram. Não é só Portugal que se encontra nessa situação; a generalidade dos países latinos europeus não está melhor e a Europa do euro dá sinais de fraqueza na competição com as economias com que tem de concorrer no mercado da globalização.» [DE]

Parecer:

Por Daniel Proença de Carvalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ISTO SIM, É UMA POLÍTICA DE DIREITA ÀS DIREITAS!

«Un trabajador cubano dormita sobre una carretilla... Otro, sentado en un pedrusco, se limpia las uñas con un alambre. Sólo un tercero da unos golpes de cincel en un murete, tampoco demasiados. La escena es de ayer mismo, y esta brigada estatal que trabaja a las afueras de La Habana es representativa de lo que sucede en todo el país; en la Cuba socialista uno puede comer en una cafetería de 10 mesas atendida por 20 empleados, hay empresas con tantos inspectores y vigilantes como obreros y la plantilla nacional de dirigentes supera las 380.000 personas, casi un 9% de los trabajadores estatales.

Raúl Castro lo admitió hace tiempo: los salarios no alcanzan. Obviamente, ganar el equivalente a 15 euros al mes no estimula la productividad, pero el problema de las plantillas infladas no es menos grave. El 4 de abril, el presidente cubano reconoció que en el sector estatal sobran un millón de puestos de trabajo. Una barbaridad; esto representa uno de cada cuatro cubanos que trabaja para el Estado.

Si durante medio siglo el pleno empleo ficticio fue un emblema de la revolución, como la educación y la salud, hoy lastra la economía y entrampa la salida de la crisis. Con 11,2 millones de habitantes y una fuerza laboral de 4,9 millones de personas -de las que más de cuatro millones trabajan en el sector estatal-, Cuba se encuentra en una encrucijada. Un millón de trabajadores sobrantes es un grave problema político, pero hacer esta reconversión es de necesidad imperiosa, advierten los economistas.

El Gobierno ha adelantado que las soluciones del pasado no son una opción. Antes, a los trabajadores cesantes se les enviaba a casa con una prolongada garantía salarial o se les ofrecía la posibilidad de estudiar, cobrando el sueldo completo. Eso se acabó.

Salvador Mesa, el secretario general de la Central de Trabajadores de Cuba, el sindicato único, afirmó que la "reubicación" se hará "con orden" y que "nadie quedará abandonado". El país, dijo, "no dispondrá de fórmulas mágicas, los puestos de trabajo tenemos que crearlos en los municipios, como en la agricultura y la construcción". Precisamente, este es uno de los problemas. "Mucha gente no quiere reconvertirse de oficinista en campesino o albañil. ¿Qué van a hacer?", expone un sociólogo. (...)» [El Pais]

Parecer:

Por cá os sindicatos de Carvalho da Silva promovem greves e manifestações a título preventivo ou sempre que é da conveniência de Jerónimo de Sousa, em Cuba o papel do sindicato único (uma maravilha que em tempos o PCP tentou adoptar cá, tem como papel apoiar o despedimento e tranquilizar os trabalhadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Carvalho da Silva, Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa.»

ADEPTOS FASCISTAS DO FCP ESTÃO DESORIENTADOS

«O autocarro que transportava os jogadores do Benfica para a cidade do Porto foi apedrejado em Gaia, à saída para Gaia-Coimbrões, já depois das portagens e o vidro da frente da viatura ficou estilhaçado. Além disso, o autocarro apresentava marcas de mancha de tinta azul, por sacos lançados de um viaduto. Um dos agentes da Polícia que fazia escolta ao autocarro apresentava cortes na mão.

Os polícias tiveram de se desviar das pedras num ataque em massa. O ambiente foi de terror. Os jogadores do Benfica, apesar dos sobressaltos, já estão na cidade do Porto, onde amanhã defrontam o FC Porto, no jogo que pode valer o título às águias. Em caso de a formação de Jorge Jesus conquistar um ponto no Dragão, sagra-se automaticamente campeã nacional. » [CM]

Parecer:

Estão a merecer uma humilhação no Estádio das Antas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Torça-se por uma vitória de quem se sabe comportar com civismo.»

TRABALHO SEXUAL É TRABALHO

«Três activistas e dois trolleys carregados de preservativos e gel lubrificante percorrem a noite no Conde Redondo, Lisboa. Saíram à rua para fazer prevenção junto de trabalhadoras sexuais e apelar à adesão à manifestação contra o estigma no Dia do Trabalhador.

Muitas já sabem do que lhes falam. Na semana passada, outros rostos informaram-lhes sobre o MayDay e a inclusão das/os trabalhadoras/es sexuais na marcha do 1.º de Maio.

"Prostituição é trabalho sexual. Trabalho sexual é trabalho!" são as palavras de ordem da convocatória, que desta vez partiu de quem faz do aluguer do corpo uma ocupação. » [CM]

Parecer:

Por este andar o PCP vai abrir uma secção no Conde Redondo e Jerónimo de Sousa vai fazer trabalho político no Elefante Branco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Carvalho da Silva se já se lembrou dos trabalhadores sexuais.»

HENRIQUE GRANADEIRO DIZ QUE FOI A PÍLULA DO DIA SEGUINTE

«Se Zeinal Bava foi o ‘pai’ do negócio entre a PT e a TVI, Granadeiro foi, disse, "a pílula do dia seguinte". Isto porque se opôs a um negócio que ia fazer "da PT o bombo da festa da campanha eleitoral".

O chairman da PT revelou que a 24 de Junho reuniu com Bava e decidiram 'não levar por diante a proposta' de compra da TVI. Ainda assim, o negócio foi discutido no conselho de administração do dia seguinte. Nessa noite, Bava explica na RTP a lógica de um negócio condenado e Granadeiro encontra-se com Sócrates num jantar em casa de Manuel Pinho. 'Informei-o de que não tínhamos avançado com a aquisição'. A 26, é chamado por Mário Lino, que queria comunicar a oposição do Governo. 'Não compreendi o que estava a dizer, porque tínhamos decidido não avançar.'» [CM]

Parecer:

Mas falhou, por isso o PSD e o BE juntaram-se para fazer o aborto da comissão de inquérito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

45% DOS JOVENS QUE SE EMPREGAM CONSEGUEM-NO COM CUNHA

«Quem tem amigos não morre na prisão, diz o povo, e a realidade comprova-o. As 'cunhas' continuam a ser a grande fonte de entrada no mercado de trabalho. De acordo com o inquérito "Entrada dos Jovens no Mercado de Trabalho - 2009", ontem publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), quase metade dos jovens portugueses encontram o primeiro emprego graças à família e amigos. A taxa exacta é de 45,1% dos indivíduos entre os 15 e os 34 anos, após a saída da escola.

Mas há também um número significativo de jovens, cerca de 31,2%, que encontram trabalho por sua iniciativa própria, "através de candidatura espontânea à entidade empregadora", e 8,6% através de resposta a anúncio na imprensa e/ou internet, refere ainda o inquérito do INE.» [DN]

Parecer:

É o país das cunhas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Digamos que a cunha é mais eficaz do que os serviços de emprego.»

SÉRGIO SOUSA PINTO TRAVA APOIO DO PS A ALEGRE

«A inevitabilidade de a direcção do PS apoiar oficialmente Manuel Alegre já em Maio é tudo menos pacífica entre a cúpula socialista. Falando ao DN, Sérgio Sousa Pinto, vice-presidente da bancada socialista, disse que "não há razão nenhuma para precipitar a discussão". O deputado acrescentou que no seu entender é perfeitamente possível o PS discutir a questão presidencial depois do Verão, em Setembro.

Sérgio Sousa Pinto falou ao DN a título pessoal. Ou seja, garantindo não estar a ser porta-voz de nenhuma outra opinião que não exclusivamente a sua (como aconteceu, por exemplo, em Dezembro passado, quando, em nome da direcção do partido e da sua bancada, atacou fortemente o Presidente da República por este ter desvalorizado a prioridade da aprova- ção do casamento entre pessoas do mesmo sexo).

O seu comentário defendendo que não há urgência enquadra-se no facto de Sérgio Sousa Pinto ser tudo menos um entusiasta da candidatura de Alegre. Já defendeu em tempos uma solução alternativa, a de Jaime Gama.» [DN]

Parecer:

Cá se fazem, cá se pagam...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a posição de Sérgio Sousa Pinto.»

ATÉ TEMOS DE IMPORTAR ESPERMA

«Portugal tem de importar esperma e óvulos para conseguir responder à procura dos casais inférteis, devido à inexistência de um banco público de gâmetas, admitiu ontem o presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), Eurico Reis.

"Existe falta de esperma em Portugal", disse o juiz desembargador, no final da III Reunião Anual do CNPMA com os 26 centros de Procriação Medicamente Assistida e a Sociedade de Medicina da Reprodução, na Assembleia da República, em Lisboa.» [DN]

Parecer:

Estamos mesmo em baixo de forma, um dia destes vão nascer uns portugueses loirinhos e com os olhos em bico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

VISITA DO PAPA TRANSFORMA BAIXA NUM INFERNO

«As avenidas 24 de Julho e Infante D. Henrique, os Restauradores e o Martim Moniz vão ser cortados ao trânsito a 11 de maio, devido à missa papal no Terreiro do Paço, informa a autarquia lisboeta.

Em comunicado, o Departamento de Protecção Civil Municipal adianta que a Rua Cais de Santarém e o Largo Camões estarão cortados à circulação automóvel na mesma data, "a partir" das 07h00.» [Expresso]

Parecer:

Digamos que o papa traz o inferno aos que vivem ou trabalham na Baixa de Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa se é necessário tanto tempo.»

PENSAMENTOS DA TRETA

«O erro de Portugal, ao aderir à moeda única, "não está em ter sido ambicioso, está em ter sido calaceiro", afirmou, esta noite, em Coimbra, Pedro Passos Coelho.

"Nós fomos ambiciosos ao entrar no euro", mas, "simplesmente", depois, "pusemo-nos a dormir durante estes anos todos", criticou o líder do PSD, que falou em mais uma sessão dos Serões das Províncias, iniciativa do semanário Campeão das Províncias.

"A entrada no euro, a adesão à união económica e monetária, foi um projeto extremamente ambicioso", mas "prejudicou a nossa competitividade" e "transmitiu a todo o país alguma ilusão de dinheiro fácil", referiu.» [Expresso]

Parecer:

Com declarações destas Pedro Passos Coelho até parece um jovem Cavaco Silva da JSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Pedro Passos Coelho que se deixe de pensamentos da treta.»

O QUE TERÁ O PSD A VER COM O NEGÓCIO DAS TRANSMISSÕES DO FUTEBOL?

«O secretário-geral do PSD acusou hoje, sábado, a RTP de má gestão no processo de compra dos direitos de transmissão de jogos da primeira liga de futebol profissional e pediu a intervenção da Autoridade da Concorrência.

Miguel Relvas disse, em declarações à agência Lusa, que os valores propostos pela RTP para a aquisição dos direitos de transmissão de 60 jogos da primeira liga de futebol "já levaram a SIC a sair da luta" e são também considerados incomportáveis pela TVI.» [JN]

Parecer:

Até parece que o PSD está a dar graxa a alguma estação privada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Balsemão se quandoreuniu com Passos Coelho foi mesmo falar do PSD.»

GERD PISCHL

SÓ NUTRIÇÃO