domingo, maio 30, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[GETTY / Dan Kitwood ]

«Un pato echa el vuelo en el Centro Wetland de Londres, una reserva de aves de 42 hectáreas. Wetland cumple 10 años, y es una de los núcleos de protección de especies más importante situado en un entorno urbano.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa, líder do PCP

Independentemente da possibilidade de haverem ou não alternativas às medidas para combater a crise é aceitável que os trabalhadores protestem, principalmente os que mais são atingidos como é o caso dos desempregados, ainda que duvide que nestas manifestações a presença de desempregados seja significativa, na sua maioria os manifestantes são sindicalistas, simpatizantes do PCP, muitos deles empregados, sindicalistas pagos pelo Estado ou pelas empresas ou reformados.

Mas o PCP não pode perder a oportunidade de canalizar em seu favor o descontentamento legítimo gerado pelas medidas e cada vez mais é difícil distinguir as iniciativas supostamente sindicais da CGTP das do PCP, é evidente que as acções da CGTP são decididas na Soeiro Pereira Gomes e no caso desta manifestação toda a máquina do PCP esteve na rua a promover a mobilização para a manifestação.

O lucro do PCP é aparente, não ganha votos, não impede a adopção das políticas e, pior do que tudo isso, elimina o movimento sindical português.

ONDE VOTAR NAS PRESIDENCIAIS

Nunca votarei Cavaco Silva ou Manuel Alegre, o primeiro porque considero incompetente e, depois do que sucedeu com as falsas escutas a Belém, alguém que participou ou permitiu uma conspiração de baixo nível a partir de Belém, o segundo porque não lhe reconheço qualidades para presidente da minha junta de freguesia.

Por outro lado Fernando Nobre não evidenciou qualidades para o cargo, ao tentar apoios em todos os quadrantes acabou por se enredar num discurso sem ideias nem qualidade.

Resta-me que ou a direita ou a esquerda apresente um candidato consensual e que estimule a vontade do país caso contrário votarei branco em sinal de protesto contra o cinismo e preguiça dos partidos portugueses.

PSD VOLTA A APOIAR CAVACO

«O PSD voltou este sábado a manifestar o seu apoio a Cavaco Silva, caso se recandidate à presidência da República, considerando que é "o Presidente de todos os portugueses" e que será avaliado "por aquilo que foi o seu mandato".

"O PSD e o líder do PSD já o afirmaram que, e se, quando o professor Cavaco Silva decidir apresentar a sua recandidatura terá o apoio claro e inequívoco do PSD", afirmou o porta voz do partido, Miguel Relvas, citado pela agência Lusa. » [CM]

Parecer:

O mais curioso nesta declaração de apoio está no facto de condicionar esse apoio à vontade de Cavaco se recandidatar, até parece que desejam que não o faça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se vai mesmo votar Cavaco.»

O PSD DE MANUELA FERREIRA LEITE NÃO DESISTE DE PRESSIONAR O PGR

«Primeiro, os despachos tinham escutas que envolviam José Sócrates e, por isso, não podiam ser divulgados, depois, apesar de não ter sido aberto nenhum inquérito, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, continuou a negar o acesso aos documentos, dizendo que a eles se aplicavam as regras do Código do Processo Penal. Por fim, os despachos de arquivamento do crime de atentado contra o Estado de direito fazem parte de "um processo de acompanhamento" na Procuradoria. São estes "ziguezagues" do PGR que têm levado os deputados do PSD Fernando Negrão e José Pedro Aguiar-Branco a pedir esclarecimentos. O último, a que o DN teve acesso, revela que já existe uma tensão entre as partes.» [DN]

Parecer:

Querem vingar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se os cavaquistas que Manuela Ferreira Leite perdeu as legislativas e Rangel perdeu as directas do PSD.»

É FÁCIL TRAMAR UM PROFESSOR

«Um professor, com cerca de 70 anos, da Escola EB 2,3 de Fitares, Rio de Mouro, foi suspenso e impedido de entrar nas instalações. Em causa está uma acusação de assédio feita por uma aluna, segundo apurou o DN. O Ministério da Educação confirmou que o docente "foi suspenso preventivamente" pela Direcção Regional de Lisboa. E que está a decorrer um processo disciplinar, não revelando o teor da investigação.

Os colegas do professor não acreditam, no entanto, que a acusação seja verdadeira. "É uma retaliação por ele ter tido um problema com um aluno que o tentou agredir", refere um docente que preferiu o anonimato. Os colegas temem ainda o que pode acontecer a este professor devido ao estado de fragilidade emocional em que ele se encontra.

Esta não é a primeira vez que este docente tem problemas com os estudantes. Já há algum tempo, tinha sido agredido e insultado durante uma aula. "Há tempos, um aluno atirou-lhe com um telemóvel e insultou-o. Mas a escola não abriu nenhum processo", conta o professor da mesma escola. O processo seria aberto mais tarde depois de uma denúncia feita à Inspecção-Geral da Educação, acrescenta » [DN]

Parecer:

Basta fazer uma queixa e inventar uns falsos testemunhos para fazer a "cama" a um professor, os inspectores do ministério da Educação percebem tanto de investigação e de direito como eu de lagares de azeite, ainda por cima têm a tendência de "perseguir" os professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela conclusão do processo disciplinar.»

INTERESSE NACIONAL, RESPONDE CAVACO

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reagiu ontem às declarações do cardeal D. José Policarpo - que o criticou por aprovar o casamento homossexual - dizendo que todas as suas decisões são tomadas de acordo com "superiores interesses nacionais".

Cavaco Silva lembrou também "a situação dramática em que Portugal se encontra", acrescentando que enquanto Presidente "pondera os superiores interesses de Portugal em particular aqueles actos que não têm efeitos práticos."» [DN]

Parecer:

POis, é o interesse nacional dele ganhar as eleições presidenciais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

A SEGUIR É A GREVE GERAL

«A CGTP admite a hipótese de realizar uma greve geral para contestar as medidas anti-crise do Governo, mas só decidirá após a manifestação nacional de hoje, em Lisboa, e que, segundo a intersindical, será "a maior de sempre". Do lado da UGT, parece haver uma divisão: o secretário-geral da central sindical continua a afastar o cenário de greve, mas há sindicatos da estrutura que apoiam uma paralisação geral e outros que já estão a preparar acções de protesto.» [DE]

Parecer:

Pelas cenas de violência é evidente que o PCP/CGTP está a tentar aproveitar a crise para atingir objectivos políticos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se. pela greve geral.»

PAULO RANGEL VEM EM DEFESA DE CAVACO

«O eurodeputado do PSD Paulo Rangel considerou hoje, sábado, "lamentável que personalidades que estiveram caladas ou foram complacentes" com o Governo relativamente ao casamento entre homossexuais ataquem o Presidente da República, considerando que o partido está "totalmente" com Cavaco Silva.

"As vozes que se levantam agora criticam o Presidente da República e não criticaram nunca os que foram promotores desta iniciativa, o engenheiro [José] Sócrates e o Governo. Mesmo a Igreja foi altamente complacente e agora vem criticar o presidente. Até parece que Cavaco Silva é que é o autor destas iniciativas", disse à Lusa Paulo Rangel quando questionado sobre as notícias avançadas hoje, sábado, que dão conta de vozes que pedem um novo candidato pelo PSD às eleições presidenciais.» [JN]

Parecer:

Era de esperar que este recém cavaquista viesse em sua defesa com ataques aos que ousem pensar de forma diferente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao pequeno Rangel que faça uma intervenção no Parlamento Europeu.»

HOMEM MORRE COM CÂNCRO DO ÚTERO

«Nos Estados Unidos, um homem morreu devido a um transplante de um rim proveniente de uma mulher com cancro do útero. Trata-se, segundo, os especialistas, do primeiro caso de cancro do útero transmitido através de um transplante. O caso está em tribunal.

Vincent Liew decidiu manter o rim após uma conversa com o cirúrgião responsável pelo transplante, que lhe garantiu haver apenas uma probabilidade ínfima de vir a sofrer de um cancro de estirpe feminina. De acordo com o Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque, os médicos respeitaram a escolha de Liew e acompanharam de perto a sua situação para o caso de aparecerem indícios do cancro.» [JN]

GOVERNO ANTECIPA REDUÇÃO DA DÍVIDA

«O ministro das Finanças afirmou esta sexta-feira que as medidas adicionais para reduzir o défice irão permitir ao Estado começar a reduzir a trajectória da dívida pública já em 2012, um ano mais cedo que o previsto, escreve a agência Lusa. » [JN]

Parecer:

Faz bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ROMAN KIRICHENKO