terça-feira, maio 25, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Casa dos Bicos, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Ricardo Moraes-REUTERS]

«Horsemen play the role of Moors knights during the "Cavalhadas" festival in Pirenopolis, Brazil. The festival is held in commemoration of the victory by the Christian knights who fought in Charlemagne's army in the 8th century.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Bettencourt Picanço, presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado

Se as novas taxas de IRS não serão aplicadas aos rendimentos anteriores à sua entrada em vigor porque razão Bettencourt Picanço insiste na tese da inconstitucionalidade? A resposta só pode ser uma, ganhar tempo de antena.

A verdade é que com os esclarecimentos do ministro das Finanças a questão da retroactividade não se coloca, a não ser que Picanço considere que em Portugal a lei deixou de sair no DR e passou a ser publicada no 'i', jornal que divulgou uma opinião desastrada do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

HOJE NA 'LIVRARIA BULHOSA' (ENTRE-CAMPOS), EM LISBOA

QUEM FOI O EX-MINISTRO DAS FINANÇAS QUE SÓCRATES NÃO RECEBEU "NA HORA"?

Um dos ex-ministros das Finanças que foram a Belém alimentar as críticas de Cavaco Silva ao governo foi em tempos ao gabinete do primeiro-ministro e apresentou-se à secretária dizendo que queria falar com José Sócrates. A secretária informou o primeiro-ministro e veio dizer à importante personalidade que quando o primeiro-ministro tivesse oportunidade chamá-lo-ia. Espantado com a resposta o ex-ministro insistiu com a secretária perguntando-lhe se tinha dito bem o nome ao primeiro-ministro, ao que esta respondeu que sim mas perante a insistência voltou a dar o recado ao primeiro-ministro, regressando com a mesma resposta.

É uma pena que os portugueses desconheçam o outro lado de muitas personalidades que andam por aí a espumar, talvez percebessem melhor muita coisa que se tem passado em Portugal.

JOSÉ MÁRIO BRANCO - FMI

E DE REPENTE UM JARDIM OFERECIDO

«No meio da floresta de números (do défice e da dívida), a orquestração de um jardim. Nos Campos Elísios, avenida larga e com mais de um quilómetro da Concórdia ao Arco do Triunfo, plantaram-se três campos de futebol de milho e vinha, cana-de-açúcar, tomate e morangos. Milhares de árvores e de arbustos, hortas, vacas e ovelhas. O jardim efémero (dois dias) mostra o campo francês à capital. O humorista Alphonse Allais apresentou há século e meio uma solução para o urbanismo galopante: construir as cidades no campo. A proposta deste "happenning épico e jubilatório", do paisagista Gad Weil, segue o caminho inverso de Allais. Nem humorista, nem idealista, porque também não segue o Maio de 68 (que fez barricadas à procura de uma quimera: "Sob as pedras da calçada, a praia"), este projecto é um puzzle de oito mil parcelas que aceita os tempos de hoje, utilitários. Belo mas prático. A ideia (que foi executada no sábado à noite e amanhã de manhã será devolvida ao asfalto) é para ser vendida também a Nova Iorque. Entrada gratuita, mas aos visitantes (milhão e meio) propõe-se a venda de parcelas do que foi um jardim na mais famosa avenida do mundo. Pode levar-se o bocado de terra para casa, perfumando-a com o cheiro de feto e jasmim, ou cedê-la a uma escola ou uma associação pública e deduzir 66% dos custos nos impostos. Oxigena-nos dos tempos cinzentos.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FABRICANTE DO iPHONE CONTRA 2.000 PSICÓLOGOS PARA COMBATER SUICÍDIOS

«Dos 700 mil empregados da Foxconn, mais de metade são da cidade de Shenzen, local onde ocorreram dez tentativas de suicídio, das quais oito revelaram-se fatais.

O último ocorreu na sexta-feira, quando um empregado de 21 anos saltou do telhado da empresa em Shenzen, segundo informou o jornal diário chinês ‘Global Times’.

Esta medida tomada pela Foxconn é mais uma tentativa de ajudar os funcionários, depois de já ter contratado monges que levaram a cabo rituais religiosos para eliminar os males da firma. » [CM]

DURÃO BARROSO CRITICA ALEMÃES

«O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acusou em entrevista os principais líderes políticos alemães de defender pouco o euro, sobretudo quando o país foi um dos que mais ganhou com a moeda única.

"Nos últimos anos, não houve vozes importantes na política alemã para explicar à opinião pública o quão importante foi para a Alemanha o euro ", disse Durão Barroso, na entrevista que será publicada terça feira no jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.» [DN]

Parecer:

É evidente que um Euro sem regras e com cada país entregue a si próprio serviu para enriquecer a economia mais rica da Europa. Muitos europeus gastaram de mais em produtos alemães e agora a Alemanha exige-lhes que pratiquem a austeridade para poderem equilibrar as suas contas.

Só se lamenta que os nossos ex-ministros das Finanças ignorem os problema e insistam em considerar que há uma crise doméstica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a crítica.»

CARVALHO DA SILVA FOI RECEBER ORDENS DE JERÓNIMO DE SOUSA

«O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje a necessidade de os portugueses protestarem contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, nomeadamente na manifestação de sábado, alertando: "se puderem não ficarão por aqui".

No final de um encontro com o secretário geral da CGTP, Carvalho da Silva, Jerónimo de Sousa disse estar em curso uma "grave ofensiva, nunca vista em mais de 30 anos de regime democrático".» [DN]

Parecer:

Estes encontros são uma fachada, há muito que Carvalho da Silva recebeu as ordens do partido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

PCP PODE CHAMAR SÓCRATES À COMISSÃO DE INQUÉRITO

«A hipótese de José Sócrates ser chamado a depor presencialmente na Comissão Parlamentar de Inquérito ao negócio PT/TVI ainda está em cima da mesa. O PCP - que já havia defendido que esta é uma possibilidade - garantiu ao DN que a opção não foi afastada. O deputado João Oliveira revela que o PCP irá analisar se vai requerer a presença do primeiro- -ministro José Sócrates e lembra que esta "é uma hipótese legal e não está afastada".

Desde Abril que o PCP, apoiando-se no Código de Processo Civil (ver caixa), refere a hipótese de - em caso de existirem dúvidas nas respostas que o primeiro-ministro enviou à Comissão - chamar Sócrates a depor presencialmente. Ora, a primeira ronda de per- guntas foi alvo de críticas da oposição por as respostas não serem suficientemente esclarecedoras, abrindo espaço para que se recorra a esse mecanismo. Para já, segue-se uma segunda ronda de perguntas que Sócrates irá responder por escrito, mas os depoimentos podem não ficar por aqui.» [DN]

Parecer:

Esgotada a Comissão de Inquérito prece que o PCP substiuiu o PSD e o BE na liderança desta comissão e chamou a si o protagonismo mediáticos agora que está a tentar tudo para derrubar o PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

GESTO POSITIVO DE PEDRO PASSOS COELHO

«O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje esperar que não se coloque um cenário de greve geral, argumentando que a "instabilidade social" só contribuirá para "avolumar" os problemas do país. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Esta atitude de Pedro Passos Coelho representa uma importante mudança de actuação de um PSD que ainda há bem pouco tempo apostava numa lógica de quanto pior melhor a poiava todos os movimentos de contestação, incluindo aqueles que tinham a motivação ideológica do PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a postura de Pedro Passos Coelho.»

FMI FAZ DIAGNÓSTICO DA CRISE DO FMI

«Um mercado de trabalho “disfuncional”, “bolha no imobiliário”, “enorme défice orçamental”, “sector privado endividado”, “fraca competitividade” e um sector bancário com “bolsas de fragilidade”: estes são alguns exemplos da longa lista de problemas identificados em Espanha. Resolvê-los exigirá reformas de “grande envergadura”, e a prioridade deve ser dada ao mercado de trabalho.

O diagnóstico e o apelo foram hoje deixados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no âmbito da análise realizada à economia espanhola abrigo do artigo 4º dos estatutos da instituição.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Digamos que a situação da Espanha não é brilhante, ao contrário do que se pretendia nos últimos anos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-se o desejo de ver a Espanha superar a crise sob a pena de sobrar parte para Portugal.»

ADIADA APLICAÇÃO DAS NOVAS TABELAS DE RETENÇÃO NA FONTE DO IRS

«Depois da polémica do fim-de-semana, o Governo publicou hoje um despacho em Diário da República onde diz, taxativamente, que as novas tabelas de retenção na fonte de IRS para este ano apenas se aplicarão a partir de Junho.

Esta clarificação visa pôr um ponto final nas dúvidas que foram suscitadas pelo texto inicial, onde se dizia que as novas tabelas entrariam em vigor “imediatamente”, o que deixou no ar a ideia de que se aplicariam já aos salários de Maio, a pagar agora no final do mês. Assim, as novas tabelas de retenção na fonte aplicam-se às remunerações dos trabalhadores dependentes pagas de Junho em diante. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Isto não significa que o aumento das taxas de IRS entram em vigor um mês mais tarde mas sim que quando entregarmos a declaração e for feita a liquidação do imposto ou pagamos mais ou recebemos um reembolso mais pequeno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelas contas da liquidação do imposto.»

EURODEPUTADOS VÃO RECEBER UM iPAD

«Os 736 deputados do Parlamento Europeu vão receber sem custos um iPad, o novo gadget da Apple. No total, vão ser gastos mais de cinco milhões de euros num novo projecto de tecnologias móveis.

A compra de novos computadores para o Parlamento está a levantar alguma polémica, visto que os deputados receberam há pouco tempo portáteis da marca “HP”, revela o jornal britânico “Times”. » [JN]

Parecer:

Isto é a Europa no seu melhor, os deputados europeus, que ganham muito mal como se sabe, vão receber um iPad (o último gadjet americano) à borla para os ajudar a suportar as viagens de avião, enquanto isso muitos contribuintes europeus são forçados a pagar aumentos de impostos. Isto é gozar com os europeus, mas é certo e sabido que os deputados vão acusar os que protestem de populismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se uns contentores de pão-de-ló e mais umas pipas de água de malvas para melhorar o bem-estar dos nossos deputados europeus.»

DUAS CRIANÇAS, DE 10 E 11 ANOS ACUSADAS DE TENTATIVA DE VIOLAÇÃO

«Dois rapazes de 10 e 11 anos foram hoje, segunda-feira, considerados culpados de tentarem violar uma menina de oito em Londres. Os acusados, que tinham 10 anos na altura dos factos, negaram as acusações.

Segundo o diário inglês “The Daily Telegraph”, trata-se dos mais jovens condenados no Reino Unido por este delito. A sentença ainda não é conhecida.» [JN]

REINO UNIDO ACABA COM CHEQUES-BÉBES

«As novas contratações para a função pública serão suspensas e os cheques-bebé eliminados no âmbito do plano para reduzir o défice público do Reino Unido em sete mil milhões de euros.

Serão poupados mais de mil milhões de libras (1,15 mil milhões de euros) em consultoria e viagens e perto de dois mil milhões de libras (2,3 mil milhões de euros) em informática, material e imobiliário, anunciou o Ministério das Finanças britânico. » [JN]

Parecer:

Quem os quiser fazer que os faça à borla.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pedro Passos Coelho se aceitaria idêntica medida em Portugal.»

MARINA CANO

PORTFOLIO NIGHT 8