quarta-feira, outubro 18, 2017

A PERCEÇÃO DA (IN)COMPETÊNCIA

Há ministros competentes de quem dizemos serem incompetentes, do mesmo modo que ministros incompetentes conseguem passar uma imagem de competência. A competência dos governantes é como a temperatura ambiente, há a temperatura medida num termómetro e outra coisa é a sensação de frio ou de calor, que depende de vários fatores, há quem tenha frio na praia e num dia quente, da mesma forma que podemos estar numa estância de neve apanhando sol em tronco nu sem sentir frio.

Na verdade os cidadãos não conhecem uma boa parte dos ministros e muito menos os secretários de Estado, em relação à maioria das pastas o cidadão comum nem sequer sabe ou está interessado em saber o que se faz. Não é porque o titular da pasta da pesca ser incompetente que os barcos deixam de pescar ou porque o ministro da agricultura é competente que as vacas dão mais leite. Para o cidadão comum alguns ministros são mais competentes do que outros, não admira que nas sondagens os ministros com melhor imagem sejam aqueles que ninguém conhece, sobre esses a opinião não pode ser má. Para os velhos anarquistas nem o Estado nem os governos faziam falta, fico-me pelo meio anarquista, com dirigentes competentes da Administração pública muitos governantes incompetentes não fazem falta, são nomeados apenas para empatar.

Mas em relação a alguns ministros os cidadãos estão atentos, é o caso dos responsáveis pelas finanças, pela economia e pela saúde. As pessoas sabem que podem ficar mais pobres se o ministro das Finanças for incompetente, que podem não ter cuidados de saúde com qualidade se o ministro da saúde não estiver à altura ou sentem-se inseguras se o responsável pela pasta da segurança for incompetente. Estes ministros mexem com a tranquilidade do cidadão comum, com o descanso com que dormem.

No caso destes ministros não basta serem competentes, é preciso que a perceção por parte dos cidadãos seja a de que são mesmo competentes, o cidadão quer sentir-se seguro, se considera o ministro das Finanças incompetente receia pelas suas poupanças, se não confiar no ministro da saúde também não confia nos serviços médicos e se a imagem do titular da pasta da segurança for de incompetência o medo alastra.

No caso de um titular da pasta da segurança a perceção da competência é importante também porque desse ministro dependem muitas hierarquias do tipo militar, para as quais a confiança no líder é de importância crucial para o desempenho de toda a organização. Um ministro da Administração Interna é alguém em quem temos de confiar, quer o cidadão comum, quer as polícias, os bombeiros e muitos outros profissionais que contribuem para que se possa dormir tranquilo.

Se um ministro da Administração interna não transmite uma imagem de competência é muito provável que o país não acredite na sua confiança e perca a confiança em instituições fundamentais como as forças de segurança e da proteção civil. Independentemente da avaliação que o primeiro-ministro faz da ministra da Administração Interna a verdade e que é cada vez mais óbvio que a ministra não tem condições para ser mantida no governo e cada dia que passa a insegurança dos cidadãos aumenta.

É costume perguntar se emprestava o  carro a determinada pessoa, neste caso deve perguntar-se ao cidadão comum se a atual ministra da Administração interna é a desejada para o cargo pelo cidadão comum no caso de ocorrer mais uma catástrofe natural ou uma qualquer situação de emergência. A resposta mais provável é não, pelo menos é a minha, se o país enfrentar mais uma situação de segurança de grande complexidade espero que esteja no cargo alguém capaz de transmitir confiança ao país e esse não é o caso da ainda ministra.