sábado, outubro 21, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Paulo Azevedo, Belmiro Jr

No caso da PT o Blemiro Jr achava que era uma vigarice a NOS não ficar com a PT. Agora vem a público defender outra causa, é contra a compra da TVI pela Altice. Enfim....

«nstado pela Lusa a comentar a decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre a falta de consenso no parecer sobre a operação de compra da dona da TVI pela proprietária da PT/Meo, Paulo Azevedo teceu duras críticas ao presidente do regulador dos media, Carlos Magno.

"Acredito que esta não decisão carece de sustentação legal, mas sinto o dever de dizer bem alto que estamos a assistir a uma tentativa de deixar passar uma operação que provocará um grave e perigoso enfraquecimento da resiliência e qualidade da nossa sociedade", salientou Paulo Azevedo, numa declaração escrita enviada à Lusa.

A concretização do negócio "criará as condições para que daqui a 10 anos possamos estar todos indignados com a descoberta de uma operação 'Marquês' 10 vezes maior", prosseguiu o presidente do Conselho de Administração da Sonae, cujo grupo detém o jornal Público.

"A tentativa do senhor Carlos Magno de se aproveitar do momento de fraqueza institucional da ERC para, sozinho, contra o parecer dos serviços que tutela e dos demais colegas de administração, impedir o veto de uma operação com riscos '(...) não controláveis e gravemente lesivos do pluralismo e do direito dos cidadãos à informação ' (vide parecer da ERC), é escandalosa e extremamente grave", aponta o gestor..» [Expresso]

 Dúvidas que me atormentam

Será que na universidade de Castelo de Vide já dão aulas de guerrilha florestal? Mais de 500 incêndios num dia, dos quais mais de uma centena provocados ainda de noite são incêndios a mais para explicar com o clima ou para culpas dos piromaníacos do costume. Estamos perante um acidente ou um vale tudo para conquistar o poder? Porque motivo Marcelo questiona tudo e todos e não questiona esta brutal ação concertada para fazer o país arder?

O que se passou entre sábado e domingo passados foi demasiado grave para que Marcelo se preocupe tanto com as consequências, que faça comunicações a provocar crises políticas, ao mesmo tempo que ignore que o país foi alvo de um verdadeiro ataque terrorista perpetrado por portugueses. Quem promoveu tantos incêndios? A desculpa dos madeireiros ou dos piromaníacos não justifica mais de 500 incêndios. Quem os ateou ou mandou atear sabia que com tanto fogo a queimar meio país não haveria recursos que impedissem o diabo.

Quem queria que o diabo chegasse antes do outono?

Se tivessem rebentado 500 bombas num dia Marcelo pedia a cabeça da ministra da Administração Interna ou exigia se que se investigassem os atentados para identificar os responsáveis? Porque motivo Marcelo, um homem de quem se diz ser tão inteligente, não diz uma única palavra sobre o óbvio, que tanta mão criminosa é demasiado para se falar de coincidência ou apenas do clima. Quem protege Marcelo com o seu silêncio?

 As coincidências de Marcelo

Marcelo sabia onde Teresa Leal Coelho estava fazendo uma arruada, alguém telefonou à candidata a que horas o Presidente se ia cruzar com ela e devido a uma coincidência levada da breca Marcelo parou no sinal vermelho do outro lado da rua.

Por várias vezes o INE ou o IEFP iam dar boas notícias em relação ao emprego e ao crescimento económico e, coincidência das coincidências, Marcelo acertou sempre nos seus palpites feitos uns dias antes da divulgação dos dados oficiais.

Marcelo sabia o que se ia dizer do seu almoço com Santana mas mesmo assim decidiu almoçar, deu-se a coincidência de ter de falar das questões financeiras da SCM de Lisboa, tema que como se sabe é da competência da Presidência da República.

Marcelo tinha de saber da intenção de substituir a ministra um ou dois dias depois, mas deu-se a coincidência de ser Marcelo a exigir a sua demissão.

Marcelo julga-se tão inteligente que acaba por pensar que pode fazer dos outros parvos.

      
 Afinal há mesmo pouca sardinha
   
«Por isso, e com vista a uma "gestão sustentável do recurso da sardinha", o Governo indica que vai realizar "reuniões de trabalho com Espanha e seguidamente com a Comissão Europeia", estando já agendado um primeiro encontro, para concertar "novas medidas de gestão a adotar" relativamente às implicações socioeconómicas da pesca de sardinha.

Outra das apostas passa por implementar um "plano de cogestão da pesca de sardinha que, com o ajustamento das possibilidades de pesca à situação do recurso, permita garantir a atividade e o rendimento dos pescadores e prosseguir a recuperação do recurso".

Além disso, a tutela pretende apoiar o crescimento do 'stock', o que passa pelo reforço da investigação com um novo projeto centrado nas variáveis ambientais, pelo repovoamento (desenvolvido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera), pela delimitação de áreas onde não é possível pescar, pelo aumento do período de defeso da sardinha e ainda pela fixação de limites de capturas diários e mensais, adianta o comunicado.» [Público]
   
Parecer:

A ministra mudou o discurso.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Engenheiro ou licenciado em engenharia
   
«A Ordem dos Engenheiros enviou um esclarecimento nesta sexta-feira a todos os seus associados em que revela que o ex-primeiro-ministro José Sócrates não é engenheiro. A ordem informa que vai alertar a Assembleia da República para “a desconformidade existente na referência biográfica patente no seu Portal” na Internet.

Esta informação surge “face ao inusitado número de interpelações e pedidos de informação que ultimamente têm sido dirigidos” à associação profissional “por parte dos seus membros e cidadãos”, a Ordem dos Engenheiros entendeu prestar um esclarecimento, nos exactos termos em que o tem feito, sempre que foi questionada sobre o mesmo assunto, que foi publicado no Portal e que aponta basicamente o que segue:

“Nos termos da alínea b), do nº 2, do Art. 4º, do Estatuto da Ordem dos Engenheiros (lei 123/2015, de 2 de Setembro), cabe a esta associação profissional atribuir, em exclusivo, o título profissional de Engenheiro. O ex primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros”, diz o comunicado» [Público]
   
Parecer:

Esta de só poder ser considerado engenheiro quem estiver inscrito na ordem cheira a época medieval que até tresanda. Estamos no domínio do ridículo, o eng. atrás do nome designa o grau académico ou que alguém está inscrito numa ordem? Se um licenciado em medicina optar por não exercer a profissão pode ou não usar o dr?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»