segunda-feira, outubro 02, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Passos Coelho, diabrete

Uma má campanha, discursos horríveis, um percurso oportunista aproveitador do palco do trabalho dos seus autarcas para ter antena, más escolhas, aproveitamento da morte alheia, enfim, a campanha mais negra da história das eleições autárquicas. Teve o resultado que merece.

 Quatro referendos

Recentemente realizaram-se quatro referendos, no Reino Unido para referendar o BREXIT, na Venezuela para referendar o regime, no Curdistão iraquiano e na Catalunha para referendar.

Vale a pena ver como as mesmas personalidades reagiram a cada um destes referendos, quanto à transparência, à democraticidade dos atos eleitorais, à legitimidade dos seus resultados e ao respeito pelos mesmos.

Compare-se a forma como os jornalistas e os comentadores avaliaram as repostas dos governo perante referendos feitos à margem das respetivas constituições.

Compare-se a forma como as entidades europeias reagiram ao desejo do Reino Unido de sair da UE e o desejo dos catalães de saírem de Espanha.

Compare-se a forma como a UE considera que as constituições devem ser respeitadas, designadamente, em Espanha e na Venezuela.

Compare-se a forma como as mesmas  entidades acarinham desejos independentistas em função da região.

Basta comparar e pensar um pouco sobre a falta de honestidade que por aí vai.

 Entrevista original



      
 Populista da direita do Porto faz queixinhas
   
«A candidatura autárquica de Rui Moreira, no Porto, enviou hoje à Comissão Nacional de Eleições (CNE) uma queixa contra o PS por ações de alegada propaganda política nas redes sociais em dia de eleições.

A candidatura independente acusa um deputado com responsabilidades na concelhia e candidato à Assembleia Municipal do Porto, "diretamente envolvido no ato eleitoral" de colocar na sua página de Facebook, de forma livre e acessível para todos, "conteúdo político relevante".

"Ontem partilhou, deixando que os comentários resvalassem para a pura propaganda política, fotografias do candidato Manuel Pizarro, consigo, que assim se deixou fotografar. O comentário é ele próprio alusivo à eleição", lê-se na queixa.

Na descrição, refere-se também que uma publicação partilhada no sábado, dia de reflexão, mostrava um mural pintado pelo próprio candidato, com um dos seus 'slogans' de campanha.

"Ainda esta manhã, já em dia de eleições, aproveitou uma fotografia da cidade para adensar as críticas da sua campanha ao atual presidente da câmara e recandidato", indica-se no texto que seguiu para a CNE.» [Expresso]
   
Parecer:

O nervosismo leva a que Rui Moreira ande a policiar as redes sociais.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Tenente-coronel malandreco
   
«O presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, Albano Coutinho, apresentou nesta sexta-feira a sua demissão do cargo, que foi aceite pelo ministro, disse à Lusa fonte do Ministério do Planeamento e Infra-estruturas.

"A demissão foi apresentada hoje e o ministro já aceitou", disse à agência Lusa fonte do Ministério do Planeamento e Infra-estruturas, não adiantando os motivos que estiveram na origem do pedido de demissão. Mas a demissão estará relacionada com uma investigação do programa "Sexta às 9" da RTP que concluiu que aquele responsável desempenhou funções na NAV durante mais de um ano sem ter a licenciatura que era exigida.

Segundo a RTP, nos últimos seis meses do ano passado, este gestor público ganhou o dobro de António Costa - 12.055 euros por mês - sem que ninguém tivesse reparado no erro.

À RTP, Margarida Proença, um dos membros da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que deu parecer positivo a esta nomeação, disse sentir-se enganada por Albano Coutinho.

O tenente-coronel Albano Manuel Carvalho Coutinho assumiu a presidência da NAV em 1 de Julho de 2016. Antes tinha sido, desde 2010, inspetor de navegação aérea na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), e substituiu na NAV Luís Coimbra, cujo mandato como presidente da gestora do espaço aéreo português terminou em 2015.

A NAV Portugal é a empresa responsável pelos serviços de tráfego aéreo em Portugal.» [Expresso]
   
Parecer:

O homem nunca ouviu dizer que se apanha mais depressa um mentiroso do que um coxo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»