terça-feira, outubro 03, 2017

Quem se chega à frente?

Há duas possibilidades para Passos Coelho ser arredado da liderança do PSD, ou o próprio se demite ou outros se candidatam ao cargo. Se Passos Coelho se demitir da liderança do PSD alguém terá de se candidatar, nem que seja o Zeca Mendonça das caneladas. Uma coisa é certa, sem perspetivas de virem a ganhar as legislativas ninguém no seu pleno juízo apresentará uma candidatura à liderança do PSD.

Alguém está a ver o Morais Sarmento deixar as dezenas de milhares de euros que ganha como advogado para ser líder do PSD onde ganha uns trocos, trabalha 15 horas por dia, sem direito a fins de semana e a férias? Alguém consegue ver o Santana Lopes deixar as mordomias da Santa Casa para se espetar outra vez na liderança do PSD?

É este o drama do PSD, ninguém credível aceita fazer um sacrifício quando tudo aponta para uma vitória do PS nas próximas legislativas. O último que teve a coragem de o fazer e aceitou liderar um PSD falido foi Marcelo rebelo de Sousa e todos sabemos o que aconteceu. Durão Barroso poupou-se e quando viu que podia ganhar as eleições rasteirou Marcelo.

Todos exigem que Passos se demita, mas a verdade é que mitos dos que fazem essa exigência estão desejando que tal não venha a suceder. A última coisa que Rui Rio quer neste momento é ser líder do PSD, é por isso que anda no jogo do toca e foge desde há muito tempo. Prefere ser a alternativa sem ter de dar a cara.

Se Passos não se demitir vai ganhar o próximo congresso com uma maioria digna da Coreia do Norte e os ex-líderes e putativos candidatos irão lá fazer o discurso da praxe, nenhum deles quererá ficar com a nódoa de não ter estado ao lado do partido, como se viu nestas eleições.

A não ser personalidades de pouco peso, ninguém tem pressa de assumir a liderança do PSD, fazem pressão com jantares em Azeitão (a versão da Mealhada do PSD) mas a verdade é que Rui Rio não dá a cara, há quase dois anos que anda por aí a brincar ao gato e ao rato, revelando falta de coragem para enfrentar Passos Coelho.

Todos dizem que querem que Passos saia, mas na verdade consideram cedo para exigir a sua saída. Preferem que seja o atual líder a aguentar o partido até que surjam sondagens oportunistas que digam  que com Rui Rio o PSD ganha e que com Passos o PSD perde. Nessa altura todos fugirão de Passos Coelho como se tivesse peçonha e até o pessoal do Observador descobre as qualidades de Rui Rio. O próximo líder começa da pior forma, aclamado por um bando de ratazanas em fuga.