terça-feira, abril 24, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Artesanato da Guatemala (imagem enviada por AM - Quebeque)

IMAGEM DO DIA

[Mariana Bazo / Reuters]

«Lengua clavada. Un peruano le clava la lengua a un compañero de baile durante un festival en Villa María, al sur de Lima. Es parte de la celebración de la Danza de las Tijeras, un baile tradicional que proviene de la tradición inca y en el que los danzantes deben, además de bailar, comer vidrio, caminar sobre fuego y clavarse metales en el cuerpo.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


O caga milhões

Se Marques Mendes fosse um cidadão comum poderia ser perdoado pelas asneiras que diz, mas sendo candidato a primeiro-ministro a sua promessa de em quatro anos atingir 80% do rendimento médio da Europa é grave, e é grave porque ou estamos perante um ignorante ou face a um caga-milhões que oferece o que pode para conseguir vender o seu produto. O líder do PSD sabe que nas condições actuais é mais provável o o afastamento do que a aproximação, para o conseguir teria quer captar investimentos volumosos e não disse com que argumentos o conseguiria.

Marques Mendes está disposto a tudo para inverter o desastre para que está a conduzir o seu partido e ainda não percebeu que os eleitores não lhe atribuem o mínimo de credibilidade, pelo que as suas promessas não terão qualquer impacto eleitoral, não passarão de mais uns discursos que cairão em saco roto.

Vale a pena recordar que Durão Barroso fez a mesma promessa e foi o que se viu.

BORIS YELTSIN (1931-2007)

A DIREITA E O EL PAÍS

Quando o PSD governava e o El País fazia qualquer referência a Portugal era desde logo citado pela nossa comunicação social, a mais breve referência do El Pais a Durão Barroso era motivo de orgulho nacional, não havia gabinete ministerial que não comprasse o El País incluindo-o nas suas análises de imprensa e foi ao El País que Cavaco deu a sua primeira entrevista depois de eleito PR. Nessas ocasiões ninguém se lembrou de associar o El Pais ao PSOE nem Marques Mendes ficou incomodado por o seus candidato presidencial ter feito tal opção.

Agora que a Prisa comprou a Media Capital andam todos nervosos porque o El País é o Izvestia do PSOE.

REMODELAÇÃO NO GABINETE DO MINISTRO DAS FINANÇAS

Num mesmo dia o ministro das Finanças "despromoveu" um adjunto, nomeou outra adjunta para a vaga criada e nomeou mais outro colaborador [DR Série II Link]. Até aqui tudo normal, acho uma pequenez típica do nosso país a preocupação com o número de assessores governamentais, nem sequer vou protestar porque a nova adjunta é funcionária do Millennium BCP, a promiscuidade no poder é tanta que se eu tenho algumas dúvidas quanto a quem nomeia alguns ministros dos nossos governos nem me vou preocupar com os assessores.

O curioso e estranho está no facto de a mesma pessoa ser exonerada do cargo de adjunto para ser nomeada como "colaborador". Trata-se de uma despromoção teórica pois há o cuidado de lhe pagar o mesmo que era pago anteriormente. Sucede que no mesmo dia é nomeada uma adjunta vinda do Millennium BCP a ganhar o vencimento de origem o que ajuda a perceber melhor a solução encontrada, foi a forma de matar dois coelhos com uma cajadada, contorna-se o limite que a lei estabelelece para o número de adjuntos e garante-se à técnica do Opus Millennium o vencimento de origem, só resta saber de quanto é este vencimento de origem pois nos termos da lei há limites.

Digamos que estes despachos governamentais são tudo menos transparentes, basta ler os nos 3 e 4 do Decreto-Lei n.º 262/88 para ficarmos com dúvidas:

«3 - Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, podem ser chamados a prestar colaboração aos gabinetes dos membros do Governo, para realização de estudos, trabalhos ou missões de carácter eventual ou extraordinário, especialistas, para o efeito nomeados para despachos destes.

4 - A duração e termos e remunerações dos estudos, trabalhos ou missões referidos no número anterior serão estabelecidos no despacho nele referido.»

Que grande coincidência! No mesmo dia em que o ministro exonera o adjunto abrindo a vaga para outra nomeação repara que o técnico faz falta para estudos extraordinários e nomeia-o por um período de um ano, sendo esta nomeação de renovação automática, isto é, lá se vai o "carácter eventual ou extraordinário" para as urtigas!

Sucede que no mesmo DR é nomeado mais um "colaborador" e neste caso é que a "porca torce o rabo" pois esse colaborador é funcionário da DGCI. É que para lhe pagar como adjunto o ministro invoca o Decreto-Lei n.º 282/88, mais precisamente os seus nos. 3 e 4 do artigo 2.º conjugados com o n.º 2 do artigo 7.º. Vejamos o que reza o n.º 2 do artigo 7.º:

«2 - O tempo de serviço prestado pelos membros dos gabinetes considera-se para todos os efeitos, como prestado no lugar de origem, mantendo aqueles todo os direitos, subsídios, regalias sociais, remuneratórias e quaisquer outras correspondentes ao seu lugar de origem, não podendo ser igualmente ser prejudicados nas promoções a que, entretanto, tenham adquirido direito, nem nos concursos públicos a que se submetam, pelo não exercício de actividade no lugar de origem.»

Não é necessário ser jurisconsulto para se perceber que se da conjugação daqueles articulados resultasse a atribuição do estatuto remuneratório de adjunto então do cruzamento do ouriço caixeiro com a minhoca nasceria arame farpado. Um funcionário da DGCI vai para um gabinete como destacado ou requisitado e ambos os estatutos têm regras claras quanto à remuneração.

Seria bom que os nossos governantes dessem o exemplo (no princípio do seu Governo, Sócrates chamava a essa regra elementar de ética republicana) cumprindo escrupulosamente as leis que eles próprios fazem aprovar, não transformando os seus gabinetes em áreas de extra territorialidade nacional, como se fossem zonas francas de legalidade. Não é aceitável que num Estado de direito haja cidadãos de primeira e cidadãos de segunda e que ainda por cima os cidadãos de segunda sejam os que são obrigados a pagar todos os impostos e a cumprir todas as leis. O Decreto-lei em causa apenas se aplica e é aplicado pelos ministros, se estes fazem vista grossa das suas regras que autoridade têm para exigir do cidadão comum o cumprimento da lei?

Dura lex sed lex, senhor ministro.

HÁ COISAS QUE GOSTARIA DE PERCEBER

Por exemplo, não percebo a que título a Fundação Mário Soares recebeu um subsídio atribuído pelo Fundo de Relações Internacionais (FRI) no segundo semestre de 2006, no montante de 16.000. Independentemente da simpatia que tenho por Mário Soares e do mérito que reconheço à sua fundação não deixo de ter dúvidas.

Também não percebo porque motivo a Associação Mutualista Diplomática Portuguesa (MUDIP) recebeu um total de 463.588 euros durante o mesmo período. É óbvio que nada tenho contra os diplomatas receberem um complemento a somar às comparticipações da ADSE ou uma ajudinha para os seus filhos irem à escola. Mas como o Governo andou por aí a fazer guerras contra alguns grupos profissionais pensei que já éramos todos iguais.

E como não há duas sem três também gostava de perceber porquê um fundo que é alimentado por emolumentos consulares, boa parte deles pagos pelos nossos emigrantes, atribui um subsídio de 78.000 euros ao Consulado Honorário de Portugal em St. Helier, ao mesmo tempo que se fala em poupar em consulados, motivando a revolta de muitos dos nossos emigrantes.

Para os que não sabem onde fica St. Helier, informo que fica nas Ilhas Jersey e que tem menos habitantes que a minha terra, bem dividido o subsídio dava 9,75 euritos a cada um dos seus 25.000 habitantes. [Wikipedia Link]

Há dias assim, andamos cheios de dúvidas e vá lá o diabo perceber porque será que quando me surgem dúvidas há sempre dinheiro envolvido. [DR pdf Link]

MARQUES MENDES QUER A OTA A SUL DO TEJO

Só não percebi se também queria uma manga que fosse directamente a Tróia.

O que pretende Marques Mendes? Que o aeroporto seja a sul ou que a sua construção seja adiada para a próxima legislatura?

PINTO DA COSTA DIZ QUE QUER SER CREMADO

Bem, já está um pouco queimado.

MAU CLIMA NA "AGRICULTURA" EM FARO

É o que concluo pelo comentário que recebi:

«verdadeira CALDEIRADA ALGARVIA cozinhada pela DRAPALG/Ministério da Agricultura
Juntam-se um punhado de leis orgânicas frescas, um conjunto de despachos internos, incompetência abundante e presunção. As leis orgânicas são importadas de Lisboa, e os despachos podem ser quaisquer. No Algarve usa-se mais os despachos +++***, que têm a particularidade de se adaptar bem a todos os pratos, nomeadamente aos pratos confeccionados com laranja, ciclicamente frequentes na região, e a estas caldeiradas, que estão agora mais em voga.

Coloca-se os ingredientes em camadas: primeiro uma camada de leis orgânicas, depois uma camada de despachos internos, em cima a incompetência e, finalmente, presunção quanto baste. Depois de uma fervura rápida (atenção que esta mistura fermenta muito rapidamente e começa a libertar odores desagradáveis), retira-se do tacho o resultado obtido, mas tendo em atenção a ordem: primeiro os excedentes, que estavam previamente estabelecidos e que se põem de parte o mais depressa possível para não dar mau sabor ao prato; retira-se depois os critérios, feitos em função dos excedentes, depois sai a lista de postos de trabalho feitos em função do resto que fica.

Este prato deve ser comido rapidamente. Tem pouca consistência e muito brevemente terá de ser feito outro.

Num tacho à parte, cozinha-se umas lascas de porco preto manso, que se podem servir ou não junto com a caldeirada. Há quem não perceba bem a ligação, mas a verdade é que dá um toque refinado de amiguismo e clientelismo regional que vai lindamente no prato.

Esta receita teve a menção honrosa do concurso do cozinheiro belga Chefe Silvá Depressa, juntamente com outros pratos regionais, como Tripas à Moda do Porto,Açorda Alentejana, Mixórdia do Ribatejo, Pipis Enrolados, Cocó au Vin com Peixes da (R.) Horta, e outras borregadas, ensopados, cabidelas e trapalhadas que se fazem por esse país fora. »

CASO FREEPORT VAI A JULGAMENTO

«O caso Freeport, ocorrido em plena campanha eleitoral para as legislativas de 2005 por causa de alegadas suspeitas de corrupção sobre José Sócrates, vai amanhã a julgamento no 6.º Juízo do Tribunal Criminal de Lisboa. Neste julgamento está em causa o comportamento de um inspector da PJ, acusado de violar o segredo a que os funcionários estão obrigados. Mas o CM apurou que o Ministério Público pode vir a extrair certidões para um novo inquérito. Esta investigação visaria os elementos que terão estado na origem do que parece ser “uma tentativa de manobra com o fim claro de prejudicar José Sócrates na campanha eleitoral”, nas palavras de fonte conhecedora do processo.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

É um caso, no mínimo, estranho, ninguém acredita que um chefe de gabinete do então primeiro-ministro vá a correr encontrar-se com um inspector da PJ porque este lhe queria dar informações. Ninguém entende como um responsável político se dispõe ao papel sem que mais ninguém saiba. Na ocasião o golpe foi tão evidente que ninguém o levou a sério.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Levem-se as investigações até às últimas consequências.»

PROMESSA IMPOSSÍVEL

«“Há que encontrar uma nova forma de governar para Portugal, temos de ser ambiciosos e colocar como meta do nosso futuro Governo pôr o País a crescer pelo menos a três por cento ao ano”, reafirmou Marques Mendes. E mais: “Comprometemo-nos a que em 2013, no final da nossa legislatura, o nosso país tenha um rendimento de 80 por cento da média europeia”, disse.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Parece que Marques Mendes optou por prometer o impossível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Marques Mendes se estudou o assunto, se é um mero palpite ou se estamos perante uma promessa de caga-milhões.»

COM O KINDER PORTAS NADA VAI FICAR NA MESMA

«"Se fosse para fazer mais do mesmo não estaria aqui. Vou tentar fazer melhor, vou certamente fazer diferente." Paulo Portas fez ontem a primeira intervenção como líder eleito do CDS, evocando uma nova era no partido - é o "início de uma grande caminhada", referiu Portas, para quem as directas de sábado "foram, em certo sentido, uma Primavera para o CDS". Sem especificar metas, o novo presidente centrista - que venceu as eleições com 74,6% dos votos - não escondeu a ambição: "Se conseguirmos, nada ficará na mesma na política portuguesa."» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Pelo descaramento com que tenta enganar os portugueses dir-se-ia que este aposta claramente no futuro, só os futuros eleitores que hoje têm menos de quinze anos não o conhecem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se o homem, quando menos se mexe no dito menos cheira mal.»

AS HORAS EXTRAORDINÁRIAS DOS MÉDICOS ESTÃO À FRENTE

«Convencer os profissionais a juntar-se em unidades de saúde familiar (USF) e reorganizar a prestação de cuidados de saúde primários no Serviço Nacional de Saúde está a ser mais difícil do que se julgava. Porque, apesar de estar lançada há um ano, a experiência continua a carecer de uma legislação, ainda presa em negociações. Depois, porque a crónica falta de médicos trava a mobilidade necessária. E, por fim, devido à perversão do próprio sistema que preside actualmente ao SNS a escassez de médicos faz com que sejam solicitados para outros serviços, inclusive urgências hospitalares, com a consequente retribuição. E chega a haver quem consiga 7600 euros mensais em horas extraordinárias.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Se assim é não faz sentido dialogar com os médicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Decida-se.»

EUA PLANEARAM ATAQUE A ISRAEL EM 1967

«Estados Unidos elaboró en los años sesenta en un plan de emergencia para atacar a Israel e impedir su expansión hacia el sur y el este, es decir Cisjordania y el Sinaí, informó este lunes el diario Haaretz en base a documentos históricos desclasificados recientemente.

Según el diario, el 20 de mayo de 1967, es decir a menos de un mes del comienzo de la Guerra de los Seis Días, fue rescatado del baúl de los recuerdos para su posible aplicación.» [20 Minutos Link]

GIOCONDA ERA VIZINHA DE LEONARDO

«Lisa Gherardini, la modelo de Leonardo da Vinci conocida como La Gioconda, habitó en una casa frente a la de la familia de Leonardo, en la florentina calle Ghibellina. Así lo ha asegurado hoy a la prensa el profesor italiano Giuseppe Pallanti, autor de una investigación sobre la modelo en la que se basó Da Vinci (1452-1519) para pintar a la mujer de la sonrisa enigmática.» [El Pais Link]

GOOGLE É A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO

«Google se convirtió en 2006 en la marca más cara del mundo al haber sido valorada en 66.343 millones de dólares (48.960 millones de euros), por delante de General Electric (GE), Microsoft y Coca-Cola, según el ránking Brandz, publicado hoy por la consultora Millward Brown.

El buscador más usado del mundo mejoró un 77% el valor de su marca con respecto a 2005, lo que le permitió superar a GE (con un valor estimado de 61.880 millones de dólares), Microsoft (54.951 millones de dólares), Coca-Cola (44.134 millones de dólares), China Mobile, Marlboro y a la mayor cadena de supermercados del mundo, Wal-Mart.» [20 Minutos Link]

ESPANHA: INTERNAUTAS SALVARAM MAIS 11.000 PALAVRAS EM EXTINÇÃO

«La iniciativa Apadrina una palabra, de la Escola d'Escriptura de l'Ateneu Barcelonès y la Escuela de Escritores de Madrid, ha contado con una participación de casi 22.000 internautas, que han 'rescatado' unas 11.000 palabras en vías de extinción.

Durante la presentación de los resultados hoy en Barcelona, también se estrenó el portal online donde se puede encontrar la información de la versión catalana y de la versión castellana. » [20 Minutos Link]

O SUCESSO DO FISCO JÁ ESTÁ A DAR FRUTOS

Tinham razão os que diziam que todos os subdirectores-gerais da DGCI vão ser reconduzidos, ito é, a teia de poder instalada na DGCI pelo anterior secretário de Estado está a ser consolidada pelo anterior, graças ao suposto sucesso do fisco. [DR pdf Link]

Só um doido ou um simpatizante do PSD aceitará o cargo de director-geral dos Impostos.

MAIS UM ERRO NAS DECLARAÇÕES ELECTRÓNICAS DO IRS

«Com efeito, todos os campos da declaração de IRS estão correctos e podem ser preenchidos pelo contribuinte. O problema está quando o contribuinte pretende imprimir a declaração que acabou de preencher. Dada a ordem de impressão, a declaração sai... em branco.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Aposto que este erro não foi comunicado aos jornais pela máquina de propaganda do dr. Macedo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

OFERECEU-SE PARA OUVIR E RECEBEU 3.000 CHAMADAS

«Ryan Fitzgerald, un joven estadounidense desempleado que vive con su padre ha recibido más de 5.000 llamadas de teléfono después de ofrecerse a través de un vídeo colgado en YouTube como "paño de lágrimas" a todo aquél que lo desease.

Fitzgerald publicó su número telefónico y animó a todo aquel que quiera a llamarle para contarle sus problemas. » [20 Minutos Link]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. Retribuído o link da "Gueixa" [Link]
  2. Retribuído o link da "Profissão: Preparadora de Obra" [Link]

  1. O "Arcádia" [Link] cita o post 'Avaliação do desempenho: tratar o cão com o pêlo do próprio cão'

MAPA DAS BASES MILITARES AMERICANAS NO ESTRANGEIRO

UMAIR GHANI [Link]

THOMAS DOERING [Link]

FARID SALEMI [Link]

ADAM SALWANOWICZ [Link]

NASA: IMAGENS DO SOL EM 3D

«NASA's Solar TErrestrial RElations Observatory (STEREO) satellites have provided the first three-dimensional images of the sun. For the first time, scientists will be able to see structures in the sun's atmosphere in three dimensions. The new view will greatly aid scientists' ability to understand solar physics and there by improve space weather forecasting. This web page contains 3-D anaglyph video and images. This 3-D video can be seen with red and cyan + 3-D paper glasses[Nasa Link]

CAMINHANDO SOBRE A ÁGUAS COMO JESUS

UMA ESTRADA A EVITAR

CENTERFORCE [Link]

[2][3]