sexta-feira, abril 02, 2010

Querem ver que a p. sou eu?

Não me canso de contar a anedota do compadre que foi ao bordel e acabou apanhado no meio de uma rusga, tipifica na perfeição o comportamento da nossa classe política, designadamente, dos lideres. Quando a rusga entrou no quarto do nosso compadre uma das meninas disse ao polícia que era manicura e a outra justificou-se dizendo que era cabeleireira, desesperado o nosso compadre exclamou: “querem ver que a p.. sou eu?”.

Já tinha sucedido mais ou menos a mesma coisa quando se soube do financiamento da Somague ao PSD, nessa ocasião Durão Barroso e Luís Arnaut disseram que não sabiam de nada, Durão Barroso justificou-se dizendo que o financiamento era pelouro do secretário-geral e do secretário-geral Adjunto. Quando Durão Barroso assumiu a liderança do PSD Marcelo Rebelo de Sousa fez como os presidentes da bola, retirou o seu dinheiro, aumento o ordenado dos funcionários do secretariado e deixou os cofres sem um tostão. Mesmo assim Durão Barroso lançou uma gigantesca campanha de outdoores e mudou a imagem do partido, isso tudo sem se preocupar sobre como arranjar o dinheiro ou saber de onde ele viria?

Acredita quem quiser, mas o certo é que o assunto ficou esquecido e a bem da Nação nem o Ministério Público puxou pela ponta da meada. Alguém ouviu na ocasião uma daquelas intervenções dos sindicalistas do MP a exigir investigações? Alguém ouviu alguma entrevista inflamada do eng. Cravinho? Alguém ouviu algum comentário da famosa magistrada, a Joana d’Arc do combate à corrupção? Ou não ouvi.

Agora o filme repete-se. O Ministério Público de Muniquee suspeita de terem sido dados milhões em luvas por conta do negócio dos submarinos e o que diz Durão Barroso? Que não sabia de nada, que só viu o negócio quando foi aprovado em conselho de ministros! Martins da Cruz, seu compadre e ministro dos Negócios Estrangeiros à época do negócio diz que nada passou pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, foi tudo feito no ministério da Defesa.

Temos então um primeiro-ministro que nada soube do maior negócio feito pelo seu governo e um ministro dos Negócios Estrangeiros que se notabilizou por dizer estar empenhado na diplomacia económica mas que nada soube do que se passava apesar de os concorrentes serem alemães e franceses e de estarem em causa avultadas contrapartidas?

Vocês acreditam em Durão Barroso e Martins da Cruz? Eu não.