domingo, outubro 14, 2007

Semanada


A primeira comunhão de Luís Filipe Menezes

O Congresso do PSD teve mais semelhanças com uma cerimónia da primeira comunhão de Luís Filipe Menezes do que com aquilo a que estamos habituados naquele partido. Luís Filipe Menezes apresentou-se como m menino comportado que pela primeira vez recebe a comunhão como símbolo da redenção dos seus pecados, acompanhado do padrinho Santana Lopes e dos familiares e amigos mais próximos.

Os seus discursos obedeceram mais a um modelo de leitura de escrituras ou de uma homilia do que ao discurso político tradicional. Menezes não foi ao congresso para discutir projectos, foi lá para dizer que o upgrade da sua própria pessoa produzido por uma empresa de comunicação é o próximo projecto político do PSD.



Assalto ao sindicato

Portugal voltou aos tempos mais tenebrosos da ditadura, dois polícias à civil, a técnica usada pela velha Pide, invadiu um sindicato pelo silêncio da noite, arrombou a porta, entrou e encontrou uma firme sindicalista que apesar de ter sido ameaçada, torturada, baleada e violada se recusou a entregar os arquivos secretos do sindicato. Os perigosos polícias só depois de vencerem a heróica sindicalista conseguiram trazer um comunicado onde se anunciava uma perigosa manifestação clandestina, que tinha por objectivo denunciar o ditador Sócrates que visitaria a Covilhã, bastião da resistência anti-fascista.

Graças à luta do PCP os povos de todo o mundo ficaram a saber que m Portugal se resiste contra o ditador e o fascismo, o povo com Jerónimo de Sousa na vanguarda de uma frente unida, que desde comunistas a alguma extrema-direita do CDS, que diz “fascismo nunca mais”.



O tabu de Menezes
A semana foi dominada por uma grande dúvida, saber se Santana Lopes vai ou não ser líder de uma bancada parlamentar que foi escolhida e eleita por ele. A confirmar-se esta solução Menezes é líder dos militantes que o escolheram e Santana será o líder dos deputados que ele próprio escolheu. O PSD já tinha um problema de dualismo com a divisão entre a herança lisboeta da Ala Liberal do regime marcelista e a herança da ANP da província, agora vai ter dois problemas de dualismo com um partido dividido entre os escolhidos pelos militantes e os eleitos pelos eleitores.



Catalina ressuscitou

Catalina mais Pedro Namora, o seu benjamim, regressaram para voltar a lançar o estigma da pedofilia sobre todos os políticos de que não gostam. Agora sabemos que todos poderemos ter o nome numa lista de pedófilos que só será revelada daqui a vinte e cinco anos.