quinta-feira, outubro 04, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

IMAGEM DO DIA

[Fayaz Kabli / Reuters]

«Muerte en Cachemira. La mano del cuerpo sin vida de un presunto militante cachemir tras un tiroteo contra el ejército indio en Ringawari. En el enfrentamiento murieron dos soldados y nueve miembros de las milicias separatistas.» [20 Minutos]

ERRO DE CASTING PUBLICITÁRIO

Nos primeiros tempos deste governo falava-se muito da "ética republicana". Confesso que sei o que é a ética, sei o que é ser republicano, mas nunca percebi muito bem o que Sócrates queria dizer com "ética republicana". Não percebi se o afirmava por oposição à "falta de ética republicana" ou à "ética monárquica", quanto à falta de ética dispensa o adjectivo republicana e tanto quanto sei há na Europa várias monarquias onde Sócrates teria a aprender mais de ética do que o inglês técnico que aprendeu na Universidade Independente.

Mas há muito que se deixou falar de ética republicana, aliás, o ministro da Justiça elaborou uma definição brilhante. é ético o que está na lei. Portanto passámos de um conceito subjectivo de ética para uma definição objectiva, quem não violar a lei pode ser considerado um modelo de ética.

Mas agora que se abandonou a ética e Portugal sobre uns pontos nos índice de corrupção de uma conhecida organização não governamental internacional, podemos aplicar o republicanismos a outros valores de alguns conhecidos socialistas. Por exemplo, Pina Moura poderia servir para ilustrar o conceito de "boa vida republicana".

JUMENTO DO DIA

Cobardes es-equo

A maior promessa eleitoral de Sócrates foi a criação de 150.000 postos de trabalho, até teve honras de cartaz e tempo de antena nos debates públicos. É hoje evidente que Sócrates estava a mentir, talvez por ignorância ou mau conselho, mas em rigor o que fez foi recorrer a uma mentira para obter o voto dos portugueses. Agora que o desemprego aumentou contra a tendência da Europa o mínimo que se esperava do Governo era uma explicação.

Qualquer estudante de economia poderia fazê-lo e até poderia evitar grandes culpas para o governo, mas mesmo assim nenhum ministro teve a conhecida saliência anatómica própria dos que não têm medo. O ministro das Finanças poderia assumir a responsabilidade por uma receita típica doa anos duros do FMI, o ministro do Trabalho poderia questionar os critérios e explicar que os dados do desemprego valem o que valem e o ministro das Economia poderia justificar o desemprego como um resultado da reestruturação e modernização da economia. Mas nenhum deles teve coragem de dar a cara, optaram pela cobardia.

O CDS TAMBÉM VAI PUBLICITAR AS SUAS DÍVIDAS

Talvez a SOMAGUE tenha um momento de generosidade e lhes pague a facturas...

CARLOS CÉSAR FEZ AS PAZES COM ALBERTO

E para o provar imitou o madeirense nas atoardas. Como pode Carlos César afirmar que o governo entregou o avião ao cuidado do macaco se ainda hoje dei com o ministro dos Negócios Estrangeiros a assistir ao jogo no estádio da Luz?

JOSÉ SÓCRATES QUE SE CUIDE

«Um alvoroço sem metáforas acolheu a vitória de Luís Filipe Menezes. Se a disputa para as funções não melhorou a moral contemporânea, as explicações apressadas, dadas pelos comentadores do óbvio e pelas pitonisas de redoma, constituíram objecto de gargalhadas convulsivas. Marcelo Rebelo de Sousa explicou que os seus vaticínios haviam caído pela base, e Marques Mendes perdera as eleições porque Manuela Ferreira Leite tirara, a este, o tapete triunfal. Marcelo negou em género, número e grau a poderosa simplicidade do voto, elegendo a senhora como causadora inclemente da derrota do seu preferido. Não lembraria ao diabo, o que lembrou a Marcelo, agora assassino de carácter.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Baptista Bastos analisa as directas do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

GOVERNO SÓ DIVULGA DÍVIDAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

«A divulgação das dívidas do Estado a cidadãos e empresas deverá ficar limitada à administração central - deixando de fora empresas públicas e autarquias. Alterações que constam das propostas avançadas pelo PS a um projecto do CDS que visava a publicação das dívidas do Estado e outras entidades públicas, e que levou ontem os centristas a ameaçar rejeitar a "paternidade" do texto. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma pena, ficam de fora as dívidas das autarquias que poderiam ser as mais interessantes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças se foi opção ou resulta da incapacidade de conhecer essas dívidas.»

SANTANA SÓ AVANÇA PARA LÍDER PARLAMENTAR SE HOUVEREM CONDIÇÕES EXCEPCIONAIS

«Santana Lopes reafirmou ontem ao DN que em matéria de liderança do grupo parlamentar "em princípio não avança, a não ser que se verifiquem condições excepcionais". O ex-primeiro-ministro reconheceu que depois da vitória de Luís Filipe Menezes nas directas "tem hoje mais apoios dentro do grupo parlamentar", mas assegura que na reunião de hoje com o novo líder irá acima de tudo ouvir. Qualquer decisão em matéria de liderança de bancada passa sempre "por uma conversa com o actual líder do PSD", garante.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais excepcionais do que as actuais só se Santana Lopes vencer no congresso do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana a que condições excepcionais se refere.»

PORTUGAL TEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MAIS JOVEM

«A administração pública portuguesa é uma das menos envelhecidas entre os países desenvolvidos. A conclusão consta de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado recentemente, sobre o impacto da evolução demográfica nos serviços prestados pelo Estado (quer pela necessidade de assistência social acrescida, quer pelo envelhecimentos dos seus próprios funcionários). Assim, sem desmentir o indesmentível - o envelhecimento dos recursos humanos do Estado -, a OCDE traz, contudo, um dado importante para a discussão deste tema: a situação portuguesa é menos grave do que a registada na generalidade dos países desenvolvidos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Pelo menos até este governo fazer todas as asneiras que pretende fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

DESEMPREGO AUMENTOU EM PORTUGAL

«Dos países da Zona Euro, Portugal tinha a terceira maior taxa de desemprego, em Agosto. Aos 8,3% reportados pelo Eurostat, a França respondeu com 8,6%, enquanto que a Grécia registou 8,4%, mas relativos a Junho. Estes dois países (tal como a média da União Europeia) têm, contudo, uma particularidade lá, o número de pessoas sem trabalho está a diminuir, enquanto que em Portugal continua a aumentar. A taxa nacional está quase um ponto percentual acima do valor de Agosto de 2006 e, pela primeira vez em décadas, ultrapassou Espanha, indicam os dados do organismo estatístico europeu ontem divulgados e "limpos" da sazonalidade de Verão, quando o turismo costuma baixar o desemprego em Portugal.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O mais lamentável nesta história foi a cobardia do governo que não fez um único comentário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro do Trabalho se meteu férias.»

BOA DESCULPA!

«O deputado do PSD Henrique de Freitas deixou cair uma das principais «bandeiras» do ex-líder social-democrata Marques Mendes, assegurando que o partido não defenderá «de imediato» a redução dos impostos, informa a agência Lusa.

«Os dados já conhecidos da execução orçamental deste ano mostram bem o descontrolo da despesa pública e o falhanço de políticas orçamentais deste Governo. Nestes termos, e só devido à má governação socialista, o PSD não defenderá, de imediato, a diminuição dos impostos, nomeadamente o IRC e do IVA, antes que seja visível uma consolidação orçamental sustentada», disse, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.» [Portugal Diário]

Parecer:

A justificação para a mudança de posição do PSD revela ignorância, o deputado parece não saber que a execução orçamental é publicada mensalmente pelo que não houve nada de novo nos últimos dias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao deputado que tenha respeito por quem ainda o ouve.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Outra Margem" gostou da imagem do cartaz de Sócrates equipado com o countsown dos 150.000 empegos.
  2. O "Macroscópio" está a gostar dos erros de casting publicitários.
  3. O "Fliscorno" ficou a conhecer melhor o secretário de Estado da Educação.
  4. O "Alcáçovas" gostou da confusão provocada pelo ketchup.
  5. O "Range-o-Dente" apreciou a análise das directas fraudulentas que deixaram de ser porque o Menezes ganhou. Quem também gostou foram o "Macroscópio" e o "Mala Aviada".
  6. O "Farpas da Madeira" também acha que Marques Mendes deveria ter felicitado o vencedor das directas, isto é, Sócrates.

VALERY_39

YULIA VETER

MICHAEL PAPENDIECK

IGOR UMANSKY

JIRI SUBRT

DURÃO BARROSO NOS BONS VELHOS TEMPOS

NEWTON

[2][3]

Advertising Agency: TDA Advertising & Design, Boulder, Colorado, USA
Art Director: Thomas Dooley
Copywriter: Jonathan Schoenberg
Photography: Chip Simons, Albuquerque, N.M., USA
Media: U.S. and international running and triathlon magazines

EVERGREEN TRAVEL

[2][3]

Advertising Agency: Leo Burnett, Hong Kong, China
Creative Directors:Brian Ma, Alfred Wong, Connie Lo
Art Directors: Brian Ma, Leo Yeung, Martin Tong
Copywriter: Alfred Wong
Photographer: FranklinTypographer: Leo Yeung