quarta-feira, julho 16, 2008

Descascar todas as contas


Se faz sentido Cavaco Silva pedir as contas das obras públicas (algo sobre o que Mário Soares nunca o questionou) também faz sentido saber com que recursos conta o país para as pagar, já que a afirmação de Manuela Ferreira Leite de que Portugal não tem dinheiro, se o critério fosse o das disponibilidades financeiras ainda iríamos até Évora pela estrada romana que ligava Olisipo a Ebora. Faz tanto sentido questionar quanto custa como perguntar como se vai pagar.

Infelizmente as contas públicas deixadas por Manuela Ferreira Leite não eram tão transparentes como poderia fazer crer a imagem de rigor que a caridosa senhora pretender agora dar. Como se sabe o défice oculto era demasiado elevado para que o responsável pelo mesmo tivesse sido Pedro Santana Lopes, a má moeda que mal chegou a aquecer o lugar e que acabou por pagar as contas da incompetência do trio constituído por Durão Barroso, Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite.

E se Cavaco quer as contas direitas deve começar pelo negócio obscuro feito por Manuela Ferreira Leite (e o seu contabilista Vasco Valdez) no final de 2003 para ajeitar o défice orçamental. Deve questionar os termos do negócio entre Manuela Ferreira Leite e o Citigroup, pelo qual foram titularizadas as dívidas ao fisco e à Segurança Social. Os termos desse negócio nunca foram nem explicados nem tornados públicos aos que através dos impostos que pagam estão a suportar a factura.

Com este negócio Manuela Ferreira Leite obteve 1,76 mil milhões de euros a troco da titularização de 15,2 mil milhões de euros. No momento em que Ferreira Leite fez o negócio muitas das dívidas não existiam, já tinham prescrito ou eram incobráveis, aparentemente até parecia ter enganado o Citigroup. Só que sem se saber muito bem como e com que critério as dívidas incobráveis foram sendo substituídas por outras frescas e até ao momento o Estado português já pagou ao banco um montante próximo do valor adiantado.

Quantos milhares de milhões vai o Estado pagar pelos 1,7 mil milhões emprestados? Que taxa de juro irá ser suportada pelos portugueses? Quando é que esta dívida vai ser paga?

Se Cavaco está tão preocupado com o que se vai gastar também tem a obrigação de perguntar como se vai pagar e para que se consiga saber isso ter-se-á que determinar qual a parte das futuras receitas fiscais que vai ser destinada a cumprir com este negócio de Manuela Ferreira Leite. Se Cavaco é tão imparcial como veio dizer, depois de se ter percebido que Manuela Ferreira Leite pode ter tido acesso a informação privilegiada parta questionar Sócrates sobre os custos das obras públicas, deve ser consequente e ajudar os portugueses a conhecer todos os podres das contas públicas.

Já se percebeu que Manuela Ferreira Leite está pouco disponível para explicar este negócio, não o explicou quando o fez e recusa-se agora a dar explicações aos jornalistas [Correio da Manhã]. Talvez Cavaco Silva esteja mesmo interessado em saber quanto temos e quanto vamos investir e questione o governo sobre o negócio obscuro feito entre Manuela Ferreira Leite e o Citigroup com o objectivo de cumprir o limite do défice, já que a sua incompetência e falta de rigor nas contas públicas não o permitiram conseguir durante três anos, período em que teve de recorrer à venda de património, a um perdão fiscal e a este negócio estranho.

O desafio está feito, será que Cavaco está interessado em conhecer todas as contas ou apenas faz perguntas ao governo para que os seus assessores andem nos bastidores a fazer intriga na comunicação social ou a ajudar Ferreira Leite a compor a sua agenda política?