quarta-feira, julho 02, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Arraiolos

IMAGEM DO DIA

[Mark J. Terrill/Associated Press]

«Natalie Coughlin swam to a new world record time at 59.03 during the women's 100-meter backstroke preliminaries in Omaha at the American swimming trials for the Olympics.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Porque no te callas Manuela?

Depois de ouvir a entrevista de Manuela Ferreira Leite cheguei à conclusão de que líder do PSD nunca correrá o risco de ouvir a pergunta que Juan Carlos fez a Chávez, já fala e diz tão pouco que a pergunta não faria sentido. Ficou evidente que Manuela Ferreira Leite recuou naquilo que disse no congresso, acabando por vir defender nas obras públicas o pacto proposto por Luís Filipe Menezes. Se a pergunta de Juan Carlos não faz sentido há uma outra que faz sentido: se não tinha nada a adiantar porque te candidataste?

Até nos pontos em que divergia de Menezes mudou de opiniões, como é a defesa da não descida de impostos. Mas agora, que é candidata a governar já não é por não haverem condições, é por causa dos investimentos públicos. Enfim, o rigor e a honestidade intelectual segundo Manuela Ferreira Leite. Só que se o argumento das obras públicas serve poderíamos chegar à conclusão de que os altos impostos que pagamos resultam das obras públicas do tempo de Cavaco Silva.
Sobre a entrevistas da presidente do PSD mais algumas notas:

Uma pergunta: já que deu uma cambalhota para agora apenas querer saber quanto vão custar as obras públicas, então a ex-ministra das Finanças deveria dizer-nos porquê as condições em que vendeu as dívidas ao fisco a um banco internacional foram mantidas secretas.

Um argumento inacreditável: Manuela Ferreira Leite acha que antes de se fechar um serviço se deveria lançar o novo para as pessoas perceberem que esse é melhor e optarem por ele. Aquilo que é válido para os centros de saúde, dos hospitais à escola, portanto a rigorosa Manuela Ferreira Leite acha que o país é rico para mater os serviços em duplicado até os cidadãos escolherem. E se escolhessem o antigo serviço? Está-se mesmo a ver, destruía-se o novo e aplaudia-se a escolha.

A anedota do dia: Manuela Ferreira Leite quer a maioria absoluta, engasgou-se ao dizê-lo mas disse.

AS PREOCUPAÇÕES DA JS

Num tempo em que a juventude é confrontada com uma sociedade onde não tem lugar, enfrentando o desemprego e uma infinidade de problemas resultantes da crise económica, suportando os custos dos desvarios de gerações que de forma oportunista deixaram às novas gerações uma pesada factura, o candidato único a líder do PS apresenta-se com uma moção quase exclusivamente dedicada às reivindicações gays.

Esta preocupação da JS com um pequeno grupo, que nem é exclusivamente jovem, esquecendo todos os outros problemas sociais, começa a ser ridículo. Até parece que os jovens estão todos eles preocupados com estas reivindicações, o que não é verdade.

THE PORTUGALS E A LÍNGUA PORTUGUESA

«Eu sou filho, tanto como esses rapazes, de uma cultura imensamente marcada pela língua inglesa - e gosto muito. Mas é suposto haver uma certa distância entre aquilo que nos entra pelos ouvidos e aquilo que nos sai pela boca. É certo que há casos de portugueses a tocar com americanos, formando bandas transatlânticas, mas essas são excepções: o resto é mesmo pessoal da Brandoa a fingir que é de Bristol. E isso é bem mais grave, e mais sintomático da falência do português, do que o abate das consoantes mudas. Porque, das duas uma: ou se reduz uma canção à sua melodia, o que já por si diz muito da decadência das palavras, ou então não se percebe como é que um artista português, para se expressar publicamente, deixa de fora a língua que usa na rua, nas conversas de amigos, nas declarações de amor. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIAS LOUREIRO EMOCIONADO POR CAUSA DE JOSÉ SÓCRATES

«Um risco por se tratar de uma obra inacabada e o retrato de um homem "de afectos", "generoso", "trabalhador", com capacidade de "estratega" e que liga aos detalhes. Foi esta a síntese que Dias Loureiro, antigo ministro de Cavaco Silva e social-democrata, fez ontem da obra "[José]Sócrates – O Menino de Ouro do PS", da autoria da jornalista Eduarda Maio.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Lágrimas de crocodilo...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um lencinho ao famoso banqueiro.»

OS SAPATINHOS DO PAPA NÃO SÃO PRADA, SÃO DE CRISTO

«"O Papa não usa Prada, usa Cristo", garantiu o Osservatore Romano. O jornal do Vaticano pôs assim fim a três anos de especulação sobre a origem dos sapatos vermelhos que Bento XVI nunca dispensa. No artigo, o jornal cita Guido Marini, que desde Outubro de 2007 é o responsável pelas celebrações litúrgicas do Vaticano, para esclarecer que as escolhas do Papa em termos de acessórios não são uma questão de vaidade. Bento XVI pretende assinalar "a continuidade com as celebrações que marcaram a história da Igreja", explicou o padre cuja figura esguia se perfila sempre por trás do Papa durante as celebrações religiosas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Sócrates tem mais sorte do que o papa, os seus são mesmo Prada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um par de sapatos ao para, porque os de Cristo já devem estar um pouco velhos e sem condições para meias-solas.»

MAS QUE GRANDE CONVERGÊNCIA

«O PCP reafirmou ontem "o seu propósito de convergência com todos os que estão empenhados num projecto claro de ruptura com a política de direita", mas Jerónimo de Sousa recusou a ideia de que esta possa ser feita com o BE ou com parte do PS.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Conclusão: Jerónimo de Sousa vai convergir consigo próprio!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se perdeu a noção do ridículo.»

O MILAGRE DE PONTE DE LIMA

«A funcionária administrativa de Ponte de Lima que reclama reforma antecipada por uma alegada doença degenerativa está a ser alvo de um processo disciplinar por faltas injusti- ficadas apesar de, apurou o DN, estar a tentar um processo de reintegração laboral. Segundo anunciou ontem o presidente da Junta de Vitorino de Piães, entidade patronal de Ana Brandão, o processo disciplinar foi legalmente instaurado a 23 de Junho, pelo que a funcionária administrativa está "suspensa" e, portanto, impedida de regressar ao trabalho enquanto o mesmo não for concluído. "Se se concluir que há razões para despedimento, será despedida", explicou o autarca Luís Lima.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para quem tem uma doença degenerativa é caso para dizer que regenerou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a comunicação do milagre para efeitos de santificação dos pastorinhos de Fátima.»

AUMENTAM CASOS DE RENDIMENTO MÍNIMO

«Desde o início do ano até Maio, há mais sete mil famílias com Rendimento Social de Inserção (RSI). Em relação a Maio de 2004, o número de famílias é 17 vezes superior. O Norte continua a liderar o ranking - das 119 mil famílias beneficiárias, 43 mil estão concentradas no Porto.

A medida de apoio foi implementada há 11 anos pelo Governo socialista de António Guterres, com Eduardo Ferro Rodrigues a tutelar o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Chamava-se então Rendimento Mínimo Garantido. A designação foi alterada para RSI, em 2002, pelo Executivo de Durão Barroso (coligação PSD/CDS-PP); as regras da sua atribuição, também. Hoje, depois de o PS ter novamente recuperado algumas regras, é o ministro José António Vieira da Silva quem irá presidir às comemorações do RSI, no auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, numa cerimónia onde irá ser debatida a pobreza e os novos desafios da intervenção social.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É bom recordar que esta medida foi adoptada pelo governo de Guterres e que Durão Barroso e a agora caridosa Manuela Ferreira Leite fizeram campanha contra ela, depois até lhe alteraram o nome.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário à caridosa líder do PSD.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Planeta Politik" pescou uma fotografia d'O Jumento que bem poderia ser da porta do ministério das Finanças caso a caridosa Manuela Ferreira Leite ganhasse.
  2. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Andrei Starchenko.
  3. O "Pensamentos" ficou a saber que os narco-guerrilheiros da Colômbia vão ter uma base na Festa do Avante, ao mesmo tempo que mantêm um preso um americano de origem portuguesa.
  4. O "Vento quente de mudança" gostou do post dedicado aos valores democráticos de Manuela Ferreira Leite.
  5. O "Cogir" sugere o post dedicado aos nossos gestores.
  6. O "Portugal dos pequeninos" acusa-me de estender o manto diáfono do jacobinismo ao laicismo do Estado. Não me parece que tenha razão, Cavaco não foi a Roma em peregrinação familiar, foi enquanto Presidente da República e tenho todo o direito de enquanto português exigir-lhe que me represente, bem como aos muitos portugueses que não partilham dos seus valores religiosos. Tenho esse direito, não tenho?

O SENHOR LUÍSQUEIXA-SE DOS BURACOS DE LISBOA

«O Algarve continua lá. Leia-se, lá em baixo, no fim de Portugal, perto da selecção nacional. O Mar do Algarve também anda por lá perto, mas mais morno.

No Algarve há mais casas à venda que em todo o resto do País. Casas novas, a inaugurar, casas em segunda mão, compradas com o dinheiro dos bancos, o mesmo que paga os bólides que viajam para e do Algarve a velocidades proibitivas, como as que fazem haver tantas casas com anúncio para venda no Algarve.

E Lisboa continua cá. Leia-se, cá para cima, no meio de Portugal, perto dos passeios atulhados de lata reluzente e anúncios de bodo com gingas. Os buracos de Lisboa também andam por cá perto, mas maiores.»

NO CÂMARA CORPORATIVA: " A VIDA CUSTA A TODOS"

«Comecemos pela parte aborrecida. Paulo Rangel teve um problema de saúde. Segundo o luminoso Sol, o ex-secretário de Estado de Santana Lopes “optou pela suspensão [do mandato de deputado] e não por uma baixa médica porque o tratamento a que se ia submeter não era incompatível com o trabalho, mas sim com as deslocações a Lisboa. Sendo do Porto, Rangel preferiu abandonar temporariamente o Parlamento, mantendo o trabalho no gabinete de advogados e proceder aos tratamentos perto de casa.”Passemos à parte boa. Ainda segundo o luminoso Sol, quando se aproximam as férias parlamentares, Paulo Rangel (1) suspende o tratamento, (2) retoma o lugar no hemiciclo, (3) entra de férias e (4) passa a receber o vencimento de deputado. Aconteceu duas vezes:

• “pela primeira vez, a 26 de Abril de 2007, retomando o lugar a 25 de Julho do mesmo ano — mesmo antes das férias parlamentares”;

• “Cinco meses depois, voltou a pedir a suspensão. E desta vez Paulo Rangel esteve afastado do Parlamento por um período mais longo, desde o dia 5 de Dezembro de 2007 até 5 de Junho de 2008.”

É compreensível, neste contexto, o que andará a bailar na cabeça de Ferreira Leite: — Dr. Rangel, Vossa Excelência não vai querer ser presidente do grupo parlamentar do PSD só durante o período das férias parlamentares, pois não?

O luminoso Sol informa-nos de que “Rangel garante assiduidade”. Até nas questões de ética, mais vale tarde do que nunca.»

TEMPESTADE

DENIS BUCHEL

A CAROCHA MUDOU DE PELE?

AMNISTIA INTERNACIONAL