quinta-feira, julho 31, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

IDIOTAS

Pensar que no século XXI é possível abafar ideias é próprio de idiotas, de gente que simpatiza com regimes liderados por paranóicos como o da Coreia do Norte, gente que em público gosta de ouvir a "Pedra Filosofar", de António Gedeão, mas em privado sonham com o dia em que só eles terão direito a dizer o que pensam, porque se julgam o homem novo, quando não passam de fósseis vivos, entulho do Muro de Berlim.

Aqui acabaram as tréguas com esta farsa, em que se permite que gente que não respeita a liberdade anda por aí a dizer quem é de esquerda ou democrata e, pior do que isso, a apropriar-se da democracia, tentando confundir o Abril com uma antecâmara da maravilhosa ditadura do proletariado.

Graças a estes idiotas O Jumento ficou conhecido por muito mais gente, alargou a sua cadeia de amizade e até vai melhorar. Sou obrigado a agradecer aos que tentaram silenciar O Jumento, têm tanto de idiotas como de sacanas e deram um empurrão a'O Jumento.

FOTO JUMENTO

Calçada de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Franka Bruns / AP]

«Un cóndor real en el zoo de Berlín.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Rita Bastos, presidente da Associação dos Professores de Matemática

Quando os alunos passaram a matemática os professores ficaram indignados e sugeriram que tinha havido facilitismos com objectivos políticos, agora que os alunos chumbaram fez silêncio. Será por não quererem assumir a sua quota de responsabilidades.

O SILÊNCIO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Sejamos claros, se a generalidade dos alunos chumba a responsabilidade não é só deles, dentro de uma sala de aula ensina-se e aprende-se, se os alunos chumbam a responsabilidade é partilhada. Quando s resultados dos exames foram positivos os professores de matemática ficaram indignados, agora que a média foi negativa ficaram em silêncio. Porquê? Porque o resultado positivo serviu para atacar Sócrates, mas não convém discutir os resultados negativos, eles são reais e os professores são co-responsáveis.

BARACK, BROWN E COMO É IMPORTANTE TER UMA BOA ESTRELA

«."As estrelas alinham-se no céu de Barack Obama", escrevia o Times de Londres a propósito do périplo internacional do candidato democrata. Eugene Robinson, no Washington Post, dizia que "foi como se houvesse uma conspiração para oferecer a Barack Obama o género de photo op que um director de campanha não se atreveria sequer a sonhar". Aterrou no Afeganistão no momento em que toda a gente começou a compreender o que andava a dizer há meses: que é essa a guerra que a América e a NATO não podem perder. Nouri al-Maliki, o primeiro-ministro iraquiano, resolveu dar uma entrevista à Der Spiegel na véspera da sua chegada a Bagdad, apoiando o seu calendário para a retirada americana, enquanto o próprio George W. Bush se via obrigado pelos acontecimentos a admitir mais ou menos a mesma coisa. Atravessou incólume o terreno minado do conflito israelo-palestiniano. Na Europa, não podia ter tido uma recepção mais triunfal. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS JOGOS DA REPRESSÃO

«O legado dos Jogos Olímpicos de Pequim não será positivo para os direitos humanos na China, conclui um relatório da Amnistia Internacional (AI) ontem divulgado, em que se traça um quadro pessimista sobre a repressão política no país que acolhe as XXIX Olimpíadas de hoje a oito dias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se alguém imaginava que o PCC alguma vez melhoraria a situação dos direitos humanos na China desenganou-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao avô Boca Doce.»

O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLTOU À NORMALIDADE

«A tendência para os bons resultados nos exames de Matemática - que na 1.ª fase tinham chegado aos 12,5 valores de média e aos 14 entre os alunos internos - não se repetiu na 2.ª fase das provas. Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação, nesta segunda etapa das avaliações, que decorreu este mês, os alunos não foram além dos 8,9 valores de média. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Agora sim, sindicatos e associações de português estão contentes, houve uma negativa a matemática. É evidente que a culpa não é dos professores, é das políticas de Sócrates, da burrice dos alunos, dos encarregados de educação de todos menos dos que ensinam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à associação de professores se acham que são apenas os alunos que chumbam, se um chumbo colectivo não será também um chumbo dos professores.»

BIGADINHO TÓ SOUSA

«Os parquímetros de Évora e Beja estão bloqueados, à excepção de um parque, por decisão da ASAE, desde a última sexta-feira, por não cumprirem a redução de um ponto percentual na taxa de IVA.

De acordo com uma notícia divulgada pelo Expresso Online, a acção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em Évora deveu-se ao facto de a cobrança do estacionamento aos utentes continuar a ser processada à taxa de IVA de 21 por cento, não reflectindo a descida para 20 por cento, em vigor desde o início de Julho.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não sei se hei-de rir ou ficar agradecido apesar de não estacionar o carro por aquelas paragens. E eu que pensava que a ASAE tinha por competência atazanar a vida dos pequenos comerciantes...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se o inspector-geral da ASAE a ministro.»

HÁ HISTÓRIAS CURIOSAS

«A história de amor que encantava Nova Iorque terminou. Um homem descobriu o amor, que julgava de uma vida, no metro e usou um desenho posto na Internet para tentar encontrar a mulher por quem se embeiçou. Paixão à primeira vista, que agora fechou os olhos.

O Romeu e Julieta dos tempos modernos começou no metro de Nova Iorque. Patrick Moberg, um desenhador de páginas web, descobriu o amor na primeira vez que pôs os olhos numa jovem morena de cabelos castanhos. » [Jornal de Notícias]

A ANEDOTA DA TEMPORADA

«Qualquer gesto que possa ser interpretado como uma "situação mais íntima" nas praias algarvias está proibido, por ordem do Comando Marítimo do Sul (CMS). Pedir ajuda para espalhar protector solar nas costas, ainda vá que não vá, mas se o movimento deslizar para uma prática que possa ser interpretada como massagem, a Polícia Marítima avança para aplicar uma coima, não vá algum turista queixar-se de atentado ao pudor. » [Público assinantes]

Parecer:

Enfim pode-se fazer tudo desde levar o cão a fazer o serviço à beira-mar até jogar à bola, mas massagens nem pensar porque a praia não é local para sem vergonhices.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada que faça levantar o cachão.»

PROFESSOR CHINES PRESO POR DIVULGAR FOTOS DO TERRAMOTO

«Um professor chinês foi detido por colocar fotos de escolas destruídas no terremoto que atingiu a província de Sichuan na internet, segundo um grupo de direitos humanos.

O grupo Direitos Humanos na China disse que Liu Shaokun foi detido por "disseminar rumores e destruir a ordem social" e condenado a um ano de "reeducação através do trabalho".» [BBC Brasil]

ÍNDIA: CÃO É LEVADO A TRIBUNAL POR ALTERAR A ORDEM PÚBLICA

«En uno de los casos más raros en la historia de los tribunales, un perro acusado de alterar el orden público ha comparecido ante una corte de la región oriental india de Bihar. 'Chhotu' ("pequeño" en hindi), un can doméstico de siete años, se sentó en el banquillo de los acusados el pasado 24 de julio en una corte de la localidad de Purnea, y su abogado tuvo que defender que el animal no era violento y peligroso para sus vecinos. » [20 Minutos]

O "MAGALHÃES JÁ É NOTÍCIA

«La multinacional Intel, primer fabricante mundial de procesadores, producirá en Portugal sus ordenadores baratos destinados a escolares de pocos recursos que el gobierno luso distribuirá gratis o a un precio máximo de 50 euros.

Los computadores serán ensamblados en Portugal y distribuidos con el nombre de "Magalhaes" (Magallanes) en honor del navegante que gestó la primera vuelta al mundo, según un proyecto presentado hoy por el primer ministro luso, José Sócrates, y el presidente de Intel, Craig Barrett.» [Finanzas.com]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. o "Notícias d'Aldeia" sugere uma reflexão com base no post dedicado à pobreza.
  2. O "Farpas da Madeira" também espera que Ferreira Leite apareça aos pastorinhos.
  3. O "Cogir" também acha que em Portugal se financia a pobreza.
  4. O "Café Margoso" oferece um café no Mindelo (a viagem fica por conta do premiado) a quem der a melhor legenda a uma fotografia pescada no Palheiro.
  5. O "Não há mal que não se cure" e o "Planetas Politik" concordaram com o comentário a propósito da exclusividade dos médicos do SNS.
  6. O "Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos" também sentiu vómitos com a prosa de Pedro Namora.
  7. O "Varal de Ideias" pescou uma fotografia d'O Jumento.
  8. O "Câmara de Comuns" também tem saudades do tempo de fartura.
  9. Nunca imaginei que a reacção à censura d'O Jumento viesse de tantos blogues, algo reconfortante pois é uma chapada sem mão aos idiotas que em vez de discutirem ideias recorrem à tentativa de abafar quem os incomoda com o mero uso da liberdade. Um obrigado aos blogues: "Café Margoso", "Branco no Branco", "Último Pingo", "Kitanda"

OLEGITO STUDIO

CRISTIANO RONADALDO

PROIBIDO [imagem]

JANELA EM MADRID

GREENPEACE: FOREST LOVE