quinta-feira, julho 17, 2008

Sinais trocados


Quando Durão Barroso era primeiro-ministro uma das principais tarefas da sua ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, era tentar encontrar sinais de retoma, dia sim dia não a rigorosa ministra anunciava ao país os famosos sinais de retoma ou, pelo menos, assegurava que iriam ser visíveis dentro em breve.

Todo e qualquer indicador servia para a ministra assegurar “ora, aí estão os sinais da retoma”, mesmo com a despesa pública a aumentar, financiada por aumentos de impostos, vendas de imobiliário ou mesmo de dívidas incobráveis, prescritas ou mesmo inexistentes, Manuela teve sempre azar, os malditos sinais de retoma nunca apareceram.

A ministra esforçou-se quanto conseguiu, adiou reembolsos do IVA aos exportadores para ajeitar as contas do défice, anunciou grandes obras públicas, foi a Óbidos anunciar um tão grande investimento na investigação imaginei que quando os americanos voltassem à Lua iriam encontrar por lá portugueses a fazer uma sardinhada. O país imaginou TGV por todo o lado, investigação científica a partir do ensino básico e de sinais de retoma nada.

Imaginação não lhe faltava, tudo era um sinal de retoma, se chovia eram os sinais de retoma porque as colheitas iam bem, se o PSI20 subia eram os sinais de retoma porque as empresas acreditavam, se a execução orçamental aldrabada com adiamentos de reembolsos de IVA e IRS apresentava números simpáticos ora aí estavam os primeiros sinais da famosa retoma.

Entretanto Durão Barroso pirou-se e os sinais de retoma nunca apareceram.

Agora que apesar de tudo a economia ainda cresce, eis que Manuela Ferreira Leite, agora candidata a líder da oposição se Sócrates não tiver uma maioria absoluta, deixou-se de sinais de retoma e especializou-se em sinais de recessão.

Com o mesmo afinco com que dantes procurava sinais de retoma procura agora os sinais da recessão. Se o dólar desce aí estão eles, se o euros sobe já faltou mais, se o preço do crude aumenta agoira é que vai mesmo ser, se o endividamento dos portugueses atinge níveis preocupantes já não nos escapamos, se a economia espanhola para é inevitável.
Mas parece que Manuela Ferreira Leite é tão boa vidente a ver os sinais de recessão como o foi na busca dos sinais de retoma, deve ser azar, há quase seis anos que Manuela Ferreira Leite não acerta. Pobre mulher, anda há seis anos com os sinais trocados.