sexta-feira, julho 25, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

OS FASCISTAS QUEREM CALAR O JUMENTO?

Quem andará tão incomodado com O Jumento que reuniu os amigos para encherem o blogger de cliques a dizer que O Jumento ´tem conteúdos impróprios? Não é difícil de adivinhar, basta pensar naqueles cujos valores democráticos não são suficientes para suportarem críticas. Há muito que aqui defendo que em Portugal há quem esteja a recorrer a métodos fascistas para calar os adversários políticos.

Mas têm azar, não vão calar O Jumento, a esses miseráveis, herdeiros bastardos de Estaline e Goebels limito-me a recordar-lhes uma quadra de António Aleixo:

Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado;
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado.

Só lembro a esses idiotas que o que há mais por aí são servidores disponíveis, a maioria deles insensíveis a estes golpes baixos. Vão ter que continuar a suportar os coices deste Jumento.

Actualização:

Já enviei protesto denunciando a situação ao Blogger e, não vá o diabo tecê-las, acabei de criar o domínio "jumento.org" e pagar o aluguer do servidor por dois anos, aproveitando a baixa do dólar sempre ficou um pouco mais barato. Os que pensavam que calavam este blogue enganaram-se, o entulho do Muro de Berlim não dá para emparedar este palheiro, O Jumento vai ficar melhor, é uma questão de estudar as ferramentas do servidor e o código do Wordpress.

Talvez lhes responda na mesma moeda e sugira uma lista de blogs de gente que pensa que o próximo pai dos povos é português para que os amigos d'O Jumento lhes façam uma visitinha...

Obrigado aos muitos que têm manifestado solidariedade por mail.

FOTO JUMENTO

Pátio no Bairro da Sé, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Mark Ralston-AFP]

«A Chinese tourist eats scorpions on a stick at a street market in Beijing. Beijing's official Olympic restaurants have recently been banned from offering dog meat to avoid offending foreign visitors. » [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Já nem a presença do amigo Chavez é motivo para evitar apupos e assobios a Sócrates, Jerónimo de Sousa e os seus assobiadores anónimos já não sabem distinguir os assuntos caseiros da política externa. Aliás, nem sequer se preocupam com o facto de a assobiadela ocorrer a poucos metros do centro Victória, na Avenida da Liberdade, liberdade que foi mais uma vez manchada por "anónimos".

Jerónimo de Sousa e os seus assobiadores estão-se nas tintas para o facto de estarem a recorrer a uma forma de estar na política mais própria de um partido fascista do que de um partido que se diz de esquerda. E se os que não gostam de Jerónimo de Sousa usarem a mesma estratégia e o perseguirem com apupos e assobiadelas? Aposto que os seus apoiantes vão abafar o ruído chamando fascistas aos que ousarem assobiar e apupar Jerónimo de Sousa. E até teriam razão, só os fascistas tentam silenciar os adversários políticos, mas para Jerónimo de Sousa mais uns votos valem mais do que os princípios e o respeito pelos adversários políticos.

MAIS TEMPO PARA DEBATER O QUÊ?

Jerónimo de Sousa que ainda antes da negociação do pacote laboral já tinha ordenado a Carvalho da Silva que dissesse não quer agora mais tempo para debater. Debater o quê depois de se ter recusado a negociar e de ter aproveitado as negociações do pacote laboral para organizar manifestações com o único objectivo de obter proveitos eleitorais à custa dos trabalhadores portugueses?

É tempo de o PCP se convencer que não representa os trabalhadores portugueses, representa os seus eleitores uma boa parte dos quais pertence à classe média e beneficia de pensões do Estado. Neste processo o PCP limitou-se a uma estratégia oportunista usando os sindicatos para favorecer a sua estratégia em vez de negociar em defesa dos interesses dos trabalhadores.

NO AVANTE DESTA SEMANA

A Festa da Alegria, organizada pelo PCP em Braga, foi o maior acontecimento partidário. Foi sim senhor, até porque tanto quanto se sabe terá sido o único, o editorialista do Avante é que não sabe ou não tem a noção do ridículo:

«A Festa da Alegria, organizada pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP, constituiu a mais importante realização político-partidária do último fim-de-semana. Incontestavelmente.» [Avante]

José Casanova, um verdadeiro fóssil vivo dos tempos do Muro de Berlim anda mesmo irritado com os cronistas do Diário de Notícias que cometeram o pecado mortal de criticar o sagrado PCP. Se a raiva fosse veneno este Casanova estava na "aldeia dos répteis":

«AG celebriza-se aos domingos com textos laboriosamente extraídos das profundezas do reaccionarismo profundo. Quanto a FF, exibe iguais qualidades aos domingos e dias úteis, tendo atingido o cume da celebridade ao introduzir, no recente debate sobre a aparência de Ingrid Betancourt, a já denominada «tese da engorda»: quando algumas pessoas manifestaram surpresa pelo facto de a senhora (em vez de escanzelada e famélica, como todos os DN do planeta nos garantiram que estava) ter aparecido gorda e a vender saúde e energia, FF explicou que a senhora foi propositadamente engordada pelos seus captores para que estes «ficassem bem na fotografia». Sublime!» [Avante]

O Avante descobriu que o direito a férias pagas foi uma conquista da Revolução Russa. É o que diz uma senhora da Comissão Política mas, por ignorância ou hábito de distorcer a história está a mentir, o direito a férias pagas foi conquistado pelos trabalhadores franceses em 1936, muito depois da Revolução Russa, era a França governada pelo governo popular de Léon Blum. No mesmo ano a OIT consagrou esse direito na convenção 52. Aqui fica a correcção desta mentira oportunista do PCP:

«Foi com a vitória da Revolução socialista de Outubro e da constituição do primeiro Estado de operários e camponeses que se criou o direito a férias pagas. Até então, férias eram um luxo reservado a reis e à alta burguesia, que desde sempre reservaram os melhores palácios e paisagens para as suas temporadas de maior ociosidade.» [Avante]

Parece que o TPI incomoda o PCP, talvez por já ter condenado alguns dos seus velhos amigos e preparar-se para julgar outros. Mas defender subtilmente o Sudão na questão do Darfur é mesmo pouca-vergonha:

«Combater a influência «nefasta» da China (uma ameaça para o «padrão» explorador e neocolonial do imperialismo) é outra das prioridades que se insinua na criminosa instrumentalização da desgraça no Darfur. O resto já se sabe: por detrás do «benfazejo» paternalismo humanitário assomam os interesses milionários das multinacionais e o roteiro de novas ingerências, divisão territorial, criação de protectorados...» [Avante]

Fiquei desiludido desta edição do Avante (que como de costume visa limitar o prejuízo da informação sobre os seus militantes daí o extremismo), esqueceu-se dos incidentes ocorridos num bairro que foi obra sua nos tempos em que Loure era um misto de território libertado e de litlle RDA.

"AFINAL A JUÍZA É MESMO MINHA AMIGA"

Esta frase do sargento diz tudo sobre a sua capacidade de manipulação da opinião pública e faz pensar que a criança cujos sentimentos raptou pode ter sido sujeita a anos de manipulação graças à ineficácia da justiça que foi incapaz de impedir a venda de uma criança a preço zero.

IMAGEM SEM LEGENDA

Fotografia tirada no passado dia 7 de Janeiro em Kebera, no Quénia.

SANTANA LOPES ENFIOU O BARRETE ÀS DEVOTAS DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

«A Câmara de Lisboa cedeu dois imóveis devolutos às missionárias da caridade da Ordem de Madre Teresa de Calcutá para a construção de um centro de dia e uma residência para as irmãs. Estes terrenos encontram-se desde 1995 na área que delimita os traçados preliminares da Terceira Travessia sobre o Tejo . Ou seja, quando a escritura foi celebrada, em 2006, não era permitida qualquer construção. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Está tramado, desta vez nem as missas o livram da vingança divina.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um terço novinho em folha a Santana Lopes, vai precisar dele para se redimir deste negócio com o divino.»

CURSO DE MEDICINA NO ALGARVE

«A aprovação de um novo curso de Medicina no Algarve decorre da importância que o próprio em para o país e da sua qualidade, não tendo como objectivo "satisfazer uma região", salienta o primeiro-ministro, José Sócrates.

O curso “é aprovado porque é inovador, tem qualidade e vai contribuir para melhorar a educação de Medicina no país", declarou José Sócrates durante uma sessão dedicada ao tema "Parcerias estratégicas na área da saúde", que teve lugar na Universidade do Algarve e que serviu para apresentar oficialmente o novo curso de Medicina. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Desta vez o autarca de Tavira ficou calado, parece que o silêncio passou a ser norma no PSD a não ser que ocorra alguma desgraça que possa ser usada para ganhar alguns votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Macário pelas razões do seu silêncio, ele que gosta de falar como um galo da Índia.»

FISCO PRESSIONA OS QUE SE "ESQUECERAM" DE PAGAR

«A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) deu ordem aos serviços de finanças para que intensifiquem a pressão sobre os contribuintes com dívidas fiscais. As ordens foram enviadas na passada segunda-feira para todas as repartições de finanças do país depois de os serviços centrais terem verificado que os objectivos de cobrança relativos ao primeiro semestre estavam abaixo do previsto.

Maior celeridade na realização de penhoras e na venda dos bens penhorados; maior frequência no contacto por e-mail e telefone com os contribuintes com dívidas para que estes regularizem a sua situação tributária; e maior atenção aos grandes devedores e às dívidas que resultam da não entrega ao fisco de impostos retidos, são algumas das instruções enviadas às repartições pela Direcção de Serviços de Gestão dos Créditos Tributários (DSGCT) num documento a que o PÚBLICO teve acesso.» [Público assinantes]

Parecer:

Faz muito bem, só não entendo porque a comunicação social não se informa sobre os métodos da banca em situações idênticas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se, os impostos são para pagar e cobrar as dívidas é assegurar justiça aos que pagam voluntariamente e são obrigados a concorrer com os faltosos.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Cogir" também concorda que a política externa não pode ficar condicionado ao romantismo de quem anda de barriga cheia.
  2. O "Speakers Corner" concordou com o comentário a propósito dos emigrantes ucranianos.
  3. O "Varal de Idéias" gostou de cartazes publicitários da APPC.
  4. O "Ideal Social" também acha que os processos de adopção deveriam ser mais céleres.
  5. O "Terra dos Espantos" sugere a leitura do post "Poção mágica"

NACHO KAMENOV

VODKA [imagem]

iBEER

CRUZ VERMELHA