sexta-feira, julho 18, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Eléctrico, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Stringer/indonesia-Reuters]

«Boys sit on a wooden cart as they transport grass from a hill for their livestock in Pasuruan, Indonesia.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Se o problema era dinheiro não era necessária tanta asneira

Manuela Ferreira Leite descobriu uma nova forma de oposição, considerando que a seguir vai governar acha que agora já deve co-governar para preparar o próximo governo. Só não se percebe como é que Manuela Ferreira Leite tem a certeza de governar, ou como justifica que seja só ela a co-governar. A sua formação democr´tica, talvez por contar com um padrinho em Belém, não lhe permite perceber que isto é uma negação das regras da democracia, um governmo com maioria absoluta deixa de poder executar um programa porque um partido minoritário tem uma hipótese remota de vir a governar.

Mas Manuela Ferreira Leite não quer ser co-governante naquilo que lhe pode dar prejuízo, está preocupada com as obras públicas. O que a preocupa são as obras públicas o que, depois do caso Somague, é caso para suspeitarmos das suas boas intenções. Manuela está preocupada com o futuro do país ou receia ter que vir a executar obras sem que os barões do PSD não tenham recebido das competentes comissões.

Começou por dizer que o dinheiro das obras deveria ser para os pobres, depois veio dizer que não havia dinheiro, mais tarde aproveitou uma dica presidencial e pediu as contas, agora já admite obras desde que também decida, isto é, desde que lhe venham comer à mão. Luís Filipe Menezes defendeu um pacto neste domínio, não precisou de lançar a incerteza, de dizer baboseiras nem de recorrer a informação presidencial.

Depois do caso Somague e sabendo-se que o PSD está falido toda a gente percebe qual é o problema de Manuela Ferreira Leite. Agora só resta que alguém de Belém lembre Sócrates que não se esqueça de Manuela Ferreira Leite, já, que como é óbvio, suspender as obras públicas foi a maior idiotice que algum político já proferiu neste país.

É caso para dizer que se o problema era dinheiro não era preciso ter dito tanta asneira e envolvido a Presidência da República.

NA CAIXA DE COMENTÁRIOS

Um comentário de J. Maurício:

«Na discussão na AR da chamada taxa Robin dos Bosques o PSD achava que a dita taxa deveria ser "Taxa Pinóquio" enquanto para o CDS seria "Taxa Menino de Ouro".

Como se vê aos nossos deputados não falta humor no meio da crise, embora não seja propriamente para palhaçadas que nós os elegemos e lhes pagamos os ordenados.

Por este andar ainda um destes dias Jaime Gama do alto da tribuna, apontando para P. Portas dir á: Tem a palavra Catherine Deneuve ... ou virado para Jerónimo de Sousa " Tem a palavra o deputado Cassete". Também poderemos ouvi-lo virado para os verdes " O Sr. deputado Melancia, verde por fora e vermelho por dentro pode apresentar a sua interpolação à mesa". Ou então avisar o Louçã que não se pode fumar erva no hemiciclo. Bem sei que é um humor rasca mas não deixa de ser mais rasca que a atitude dos senhores deputados cujas imagens na TV são piores que as das claques de futebol e cujos apartes, caretas, gesticulação e comportamentos em geral roçam a ordinarice e ao vê-los nos telejornais comprometem o esforço que fazemos para educar os nossos filhos para os tornar cidadãos dignos e respeitadores.

Depois queixam-se da falta de credibilidade da nossa classe política e do povoleu não ir às urnas.»

INJUSTIÇA INTERGERACIONAL

A redução de 30% das pensões dos funcionários públicos nos próximos 30 anos é, acima de tudo, uma injustiça intergeracional, os mais jovens que terão de pagar mais e trabalhar mais anos terão de suportar os abusos do passado. Os sindicatos protestasm mas esquecem as suas responsabilidades, as conquistas geracionais conseguidas à custa de governos medrosos vão ser pagas pelos mais jovens, aqueles que vão herdar um país mais pobre porque as gerações que os antecederam usaram o poder para se abotoarem, numa lógica de que "quem parte e reparte a não fica com a melhor parte ou é estúpido ou não tem arte".

Só que os velhos abusaram, gente que vai receber mais em pensões do que receberam em salários em toda a vida, são os mais jovens que vão pagar. Basta pegarem nalguns exemplos de gente que se reformou no topo da carreira com cinquenta anos para se perceber isso, é só fazer as contas e percebe-se como essas gerações foram oportunistas.

A QUESTÃO NUCLEAR

O que disse Vítor Constâncio já aqui foi defendido com os mesmos e mais alguns argumentos. Não tenho nada a adiantar. É uma questão de tempo, ainda vou ver os ambientalistas da treta defenderem o nuclear.

MAIS UMA MANIF DA CGTP

Será que Carvalho da Silva ainda não viu que já percebemos que são sempre os mesmos?

A ANEDOTA DO DIA

Manuela Ferreira Leite acha que Constâncio falou do nuclear para desviar a atenção do debate sobe a economia. Para Manuela Ferreira Leite o país não deve discutir os seus problemas mas sim o que interessa à líder do PSD. Não há pachorra!

Mas Manuela não teve tempo de falar com um dos assessores de Cavaco Silva e o Presidente da República defendeu publicamente que a questão deve ser debatida.

COINCIDÊNCIA (1)

No mesmo dia em que o PCP denunciou no parlamento que o Pingo Doce amealhou-se com a descida do IVA a maior distribuidora nacional colocou o seu spot publicitário "Sabe bem pagar tão pouco". Enfim, coincidências que nos mostram como o poder da publicidade é bem maioria do que as acusações públicas.

COINCIDÊNCIA (2)

Numa telenovela da TVI aparece um detective privado a localizar uma personagem graças à geolocalização do telemóvel. Uma coincidência com a realidade que é pura coincidência ou nesta coisa do casamento entre detectives privados e funcionários da operadoras de telemóveis toda a gente sabia menos a PJ?

Pelos vistos o guionistas da TVI tem muita imaginação.

NOTÍCIAS VINDA DO JURÁSSICO

«Esta semana, o editorial do Avante! chamou "fóssil" a um cronista do DN que escreveu sobre a libertação de Ingrid Betancourt. Como o cronista só está referido por escrever "aos domingos" e por ser aquele o tema, fóssil posso ser eu ou Alberto Gonçalves. Não interessa muito quem é, mas a ironia: sobre as FARC e Ingrid Betancourt, o Avante! chamou fóssil a alguém. Para o PCP de Miguel Urbano Rodrigues, o bardo das FARC, fóssil é o outro - o cronista domingueiro do DN. Não receando dizer corda em casa de enforcado, o PCP ousou, no seu Avante!, escrever "fóssil." O partido que ainda não sabe que a URSS acabou chamou "fóssil" a alguém. O partido que gaba a Coreia do Norte apontou o dedo: "Fóssil!" Mas talvez não tenha havido intenção de maldizer, para o Avante! ser fóssil é uma segunda natureza. Não sei o que dirá Alberto Gonçalves disto, eu suspiro de alívio. O PCP chamar-me "fóssil"? Com a mesma lógica, mas pior, seria a Scarlett Johansson ter dito que eu tenho umas belas mamas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«Manuela Ferreira Leite foi ontem à noite ao jantar do grupo parlamentar do PSD com uma nova carta na manga: a partir de agora quer que o Governo passe a informar o seu partido das decisões mais importantes que toma. "Se queremos ser uma oposição responsável, temos que saber dar continuidade às políticas que este Governo está a assumir".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Argumento brilhante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

PADRES MAL PAGOS

«Os membros do clero secular e religioso da Igreja Católica e os ministros de outras igrejas, associações e confissões religiosas declaram à Segurança Social um salário médio de 366 euros, revelou ao DN o Ministério do Trabalho. De acordo com o regime legal que lhes é aplicável, os padres podem escolher o salário que pretendem declarar à Segurança Social dentro de um intervalo que vai dos 285 euros - 70% do indexante dos apoios sociais (IAS) - a 1221 euros - 3 IAS. O rendimento médio declarado de 366 euros demonstra que a maioria opta por descontar sobre o valor mais baixo possível. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Coitado dos padres, ganham menos do que um empregado de mesa em gorjetas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se quanto declara o cardeal.»

CAVACO ACHA QUE A QUESTÃO NUCLEAR DEVE SER DISCUTIDA

«O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que seja «debatida e estudada» a eventual produção de energia nuclear em Portugal, proposta quinta-feira pelo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, noticia a Lusa.

«Na campanha eleitoral, foi-me feita exactamente essa pergunta. Nessa altura, respondi da seguinte forma: A questão deve ser debatida e deve ser estudada, por forma a encontrar o verdadeiro interesse nacional. Hoje não responderia de forma diferente», afirmou Cavaco Silva, em Celorico de Basto, onde se reuniu com os nove presidentes de câmara do Vale do Tâmega, uma das sub-regiões mais deprimidas do país. » [Portugal Diário]

Parecer:

Manuela Ferreira Leite não ouviu estas declarações e foi a Bruxelas dizer asneiras. Enfim, cada cavadela minhoca!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se a caridosa senhora.»

CARLA BRUNI NÃO CONSEGUE VENDER O DISCO E AINDA É ACUSADA DE PLÁGIO

«Carla Bruni no está teniendo el éxito esperado con su primer álbum desde que es primera dama de Francia, " Comme si de rien n' était, y por si fuera poco, ha sido acusada de plagiar el título.

Seis días después de su lanzamiento a bombo y platillo, Comme si de rien n' était no ha vendido más de 5.000 ejemplares en la FNAC, una de las principales cadenas de discos y libros, que copa un tercio del mercado francés, según afirma el diario Le Parisien. » [20 Minutos]

ÁRBITRO A CAIR DE BÊBADO

«El árbitro bielorruso Serguéi Shmolik, que salió al terreno de juego en profundo estado de embriaguez, podría ser sancionado de por vida por la Federación Bielorrusa de Fútbol (FBF).

La FBF han remitido el caso al comité disciplinario, al que ha recomendado que suspenda al árbitro a perpetuidad, según informó hoy la prensa deportiva local. » [20 Minutos]

PS: Mesmo assim estou convencido de que faria melhor do que algum dos nossos.

PJ INVESTIGA SUCATEIROS

«A Polícia Judiciária de Aveiro fez 15 buscas a sucateiras da região Centro. Foram feitas diligências em Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira e Nelas (Viseu), tendo sido apreendidos milhares de documentos. As autoridades suspeitam de que está em causa um sofisticado esquema de fuga ao Fisco, com empresas fictícias a facturarem a empresas reais, de forma a serem reembolsadas indevidamente daquele imposto.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Com tanto roubo de carros, negócios de peças usadas, roubos de cobre e muitos outros crimes que apontam na direcção dos sucateiros a surpresa está no facto de serem suspeitos de fraude fiscal, isso é um sinal de que estamos perante uma nova máfia, a máfia dos sucateiros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. A "Secção do PS de Guifões" deu destaque ao post "sinais trocados".
  2. O "Em Ítaca" gostou dos cartazes publicitários do cubo de Rubick.
  3. O "dar à tramela" e o "Pensamentos" sugerem o post "descascar todas as contas".
  4. O "Pensamentos" acha que a caridosa senhora é uma vergonha.

MAIS UMA APOSTA DO PAPA AÇORDAS

Se pudesse apostava uns cobres no resultado sugerido:

«Como escreviamos em 7/Dez/2007, grande parte (99,9%) dos concursos abertos pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG) e, de um modo geral, por todo o Ministério da Agricultura, são concursos que, à partida, estão viciados.

Assim, e como está mais um concurso na calha, aviso nº 19806/2008 de 9 de Julho, que faz público que se encontra aberto procedimento concursal para recrutamento para cargos de direcção intermédia de 2º grau, vimos denunciar este pseudo concurso e apresentar os virtuais vencedores de tão "disputado" concurso, tal como se fez em 7/Dezembro de 2007, sendo mais tarde confirmado, pela publicação dos "resultados", em 22/Abril/2008.

Deste modo, os vencedores antecipados deste "interessante" concurso, são:

--Divisão de Cooperação e Valorização de Recursos.................... A.M.F.M.
--Delegação Regional de Tavira...................................................... M.I.L.C.P.
--Delegação Regional de Portimão................................................. J.C.L.D.
--Divisão de Apoio à Produção Agrícola........................................ J.C.C.T.
--Divisão de Sanidade Vegetal....................................................... C.C.B.S.
--Divisão de Pescas e Aquicultura................................................. (a indicar em breve)

Não indicamos já o vencedor antecipado da Divisão de Pescas e Aquicultura, porque vai merecer um novo post, dado a exigência para os concorrentes: ser licenciado em Ciências Agrárias! Porque não em cursos ligados às pescas e ao mar como, por exemplo, Biologia marinha? E porque não Veterinária?

Qualquer informação que os leitores acharem de relevante sobre este tema, agradecemos nos enviem para o nosso mail (papaacordas@gmail.com). O anonimato será escrupulosamente respeitado.»

Se o meu amigo da Agricultura acertar, o que sucederia pela segunda vez, vou propor ao ministro que deixe de fazer concursos no ministério da Agricultura, basta pedir ao Papa Açordas que faça a nomeação pois pelo vistos far-se-ão as "escolhas certas" poupando muito dinheiro ao erário publico com concursos de fachada.

HALFMAX

PROCURA-SE LEGENDA PARA ESTA FOTO

"Veja lá se tenho aqui uma ramela..."

EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO

McDUMB AS BUSH

T-SHIRTS

ESPANHÓIS: FRANCO NÃO MORREU, ESTÁ EM BENIDORM! [Link]

BMW USED CARS - "YOU NOW YOU'RE NOT THE FIRST"