terça-feira, julho 15, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Relógio de sol, Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Jesús Domínguez / EFE]

«Árbitro al agua. Mark Koganov sale de la piscina tras caer de forma accidental durante el partido entre Hungría y Croacia dentro del Campeonato Europeo de Waterpolo en Málaga.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Alegre não aceita o novo código do trabalho

Faz muito bem ainda que enquanto deputado não esteja sujeito a ele e com a idade que tem dificilmente começaria a trabalhar.

DESTA VEZ CONCORDO COM O PCP, MAS...

Concordo com o PCP, o Estado português deve proibir a utilização do espaço aéreo português para voos para Guantánamo. Mas não percebo porque o PCP acha que o Estado português não deve apoiar esta situação enquanto o PCP é solidário com as FARC que mantém centenas de prisioneiros em condições iguais ou piores do que as Guantánamo, onde os prisioneiros nem sequer têm direito a julgamento, estão em lugar desconhecido e até são alvo de ameaças por parte das FARC caso o governo colombiano tente libertá-los. Pois, os raptados pelas FARC para obter dinheiro em troca, muitos deles raptados por gangs criminosos da Venezuela, são considerados pelo PCP como prisioneiros de guerra.

PJ CONCLUI QUE ROBERT MURAT NADA TEM QUE VER COM O CASO MADDIE

Então com base em que elementos foi constituído arguido e sujeito a uma processo de difamação à escala mundial? Pelos vistos para o nosso Ministério Público basta ser vizinho para ser constituído arguido, uma vergonha!

TRIBUNAL ACEITA PROVIDÊNCIA CAUTELAR INTERPOSTA PELO BOAVISTA

Por este andar ainda vou ver Pinto Monteiro a arbitrar o próximo Benfica-FCP!

A SOMBRA DAS ELEIÇÕES

«Portugal tem uma funesta tradição de gente que desconfia das eleições. Chamemos-lhes democépticos. Não são forçosamente antidemocráticos, evidentemente, ou até pelo contrário. Simplesmente, consideram que nada é mais prioritário do que reformar o país segundo as reformas sempre urgentes do consenso técnico. Nada é mais importante do que reformar o país - nem mesmo o próprio país.

E pouco nos damos conta de como o democepticismo pertence à nossa cultura. A ponto de se tornar discreto, quase invisível, como um hábito. A recente tomada de posição da Sedes sobre o estado da Nação estava impregnada desta desconfiança, às vezes passando como mera constatação de facto. A primeira frase da sua conclusão, com toda a tranquilidade do mundo, falava da "sombra das eleições".

A sombra das eleições: nada é mais urgente do que fazer as reformas, mas as eleições, esse empecilho, podem pôr as reformas em risco. A sombra das eleições: o povo, o Governo, os partidos arriscam-se a perder a cabeça e deitar tudo a perder. A sombra das eleições: esta sensacional escolha de palavras deveria obrigar toda a gente sisuda e responsável deste país - e ela é tanta - a lembrar-se que é preciso ler com muito cuidadinho qualquer texto antes de lá escrever o nosso nome. Mesmo quando vem da Sedes.

Talvez o democepticismo da Sedes seja justificado, talvez ele seja impensado, mas a questão está precisamente aí. Não chegamos a saber. Ele ali aparece, sem elaboração nem justificação nem consequência, pois não passa de um penduricalho dos tiques e manias nacionais. Não parece que os autores do documento queiram seguir o seu próprio raciocínio sobre "a sombra das eleições". Nem sei se eles acham que as eleições de quatro em quatro anos atrapalham as coisas. Provavelmente não acham. Sei que se limitam a falar como se isso fosse verdade.

Em nenhuma outra área pode ser tão útil a opinião publicada como no questionar dos próprios pressupostos que nos regem. Os pressupostos são estes: as eleições são ruído, o povo escolhe quem lhe oferece facilidades, ninguém quer encarar a realidade, a geração actual é mais ignorante do que a anteriores, já gastamos muito em educação, o país está condenado à mediocridade, nada mudou desde os tempos do Eça, não há dinheiro não há vícios nem investimentos, o único caminho é a retracção, o cavalo do espanhol estava quase a ficar competitivo antes de morrer de inanição. Podemos achar tudo isto pouco nocivo: mas são pressupostos iguais aos de uma caridosa ditadura. Ouvem-se por todo o lado.Pelo contrário, em nenhum lado se ouve: as eleições são um grande momento de definição de prioridades, o povo escolhe quem lhe oferece um discurso persuasivo, sem passar por isso nem as reformas estariam mandatadas democraticamente, país onde é preciso reformar tudo perdeu o sentido das proporções, para ultrapassar uma crise o primeiro passo é manter o que está bem, se retraímos as protecções sociais a crise bate mais forte e é mais duradoura.

Sabem que mais? Nenhuma reforma seria tão bem-vinda como a reforma das banalidades que nos regem. Banalidades sobre as reformas, banalidades sobre a crise, banalidades sobre o país. Repetimo-las tanto que elas se tornaram no nosso mundo.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CNVM PREOCUPADA COM PAROLICE BOLSISTA

«Um terço dos portugueses que investe em mercados financeiros é reformado ou desempregado, só tem a 4ª classe ou menos e admite que tem pouco conhecimento sobre a bolsa. Cerca de 25% investiu com o mercado em alta, a maioria depende da informação prestada pelos bancos, tem carteiras de risco e pouco diversificadas e quase só compra acções em Portugal. Uma fotografia feita pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no Relatório Anual de 2007, publicado este mês, e que ganha maior relevância em plena crise bolsista. » [Diário de Notícias]

Parecer:

A questão está em saber se estes investidores vão para a bolsa por usa iniciativa ou estimulados pelos bancos que visam ganhar comissões, senão mesmo a venda das suas próprias acções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

EMPRESAS QUE DESLOCALIZARAM A PRODUÇÃO PARA A CHINA ESTÃO DE VOLTA

«A empresa alemã Steiff, que inventou os ursinhos de peluche, fez regressar a Portugal parte da produção deslocalizada há apenas cinco anos para a China. E não é caso único - em outros sectores da economia, como o calçado, as grandes marcas estão de volta, devido às dificuldades logísticas e ao aumento dos custos de transporte resultante do agravamento do petróleo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

De vez em quando ouvem-se boas notícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se o regresso de mais empresas.»

A ANEDOTA DO DIA

«O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, afirmou ontem, no concelho do Porto Moniz, que é ele a "verdadeira oposição" ao Governo da República."Não chamo oposição àqueles que, quando o Governo diz que é verde, dizem que é verde escuro. Chamo oposição quando o Governo diz que é verde e eu digo que é vermelho, salvo seja", disse Jardim, no âmbito da 53ª Feira do Gado do Porto Moniz.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O Alberto é oposição a tudo e a todos, até a ele próprio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à caridosa senhora.»

PCP CEDEU NA DEFESA DOS MÉTODOS DAS FARC

«O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) afirmou que a sua força política rejeita «qualquer criminalização da resistência» e que não aprova os «métodos» utilizados pelas Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC).

Em declarações aos jornalistas no final de um encontro, em Lisboa, com Renato Rabelo, seu homólogo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Jerónimo de Sousa sustentou, porém, que, criticar os métodos das FARC não implica a «glorificação do regime proto-fascista» do Presidente colombiano, Alvaro Uribe. » [Portugal Diário]

Parecer:

Jerónimo de Sousa percebeu que era melhor fazer de conta que mudou de opinião.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Basta ler o 'Resistir' para se perceber que esta é uma mudança apenas por questões cosméticas.»

PROSTITUTAS ITALIANAS FAZEM PROMOÇÃO: PAGUE TRÊS E GANHE UM

«As prostitutas na região do Veneto, no nordeste da Itália, lançaram uma campanha para manter a fidelidade dos clientes: para cada três programas realizados, o quarto é oferecido de graça.» [BBC Brasil]

PRÓXIMA EDIÇÃO DA "THE NEW YORKER" MOSTRA OBAMA DE TURBANTE

«La imagen, así, está sacada de contexto. El próximo número de la revista The New Yorker trata sobre las políticas del miedo. Y el miedo que están metiendo a los estadounidenses es que “Obama es un musulmán y además amigo de los terroristas”. Ese es el triste y abominable paralelismo en el que se basa el miedo. Los medios conservadores, los blogs situados en el ala más radical de los republicanos y todo el aparato mediático puesto al servicio de la llamada “guerra contra el terrorismo” y de los neocon, atacan con esto a Obama. Y Obama, no solo sino también por esto, pierde fuerza y según un sondeo de Newsweek se sitúa por delante de MacCain a tan solo tres puntos, cuando la ventaja al final de las primarias era de 15. Puede que el miedo haya comenzado a ser un componente importante de esta campaña. Ante esto, Obama tiene que tener respuesta.» [Guerra y Paz]

UMA DÚVIDA

Já há algum tempo que foram deslocados algumas dezenas de funcionários do fisco de outros distritos para cobrarem dívidas fiscais em Lisboa, o que suscita uma dúvida: porque motivo a Direcção de Finanças de Lisboa não foi capaz de cobrar estas dívidas? E porque só agora esses funcionários vieram em força?

Das duas uma, ou os recursos humanos são insuficientes ou na Direcção de Finanças de Lisboa pouco se fez para cobrar as dívidas. Tanto quanto se sabe a Direcção de Finanças de Lisboa nunca justificou o seu fraco desempenho com a falta de funcionários.

Cada um que tire a conclusão que bem entender.

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Largo das Alterações" quase me deixou sem fala: «Por também ter sido educado e ainda hoje respeitar nas atitudes mais simples, esses princípios construtivos de um quotidiano qualitativamente enriquecido e de um amanhã mais promissor e verdadeiramente "moderno", aqui fica a minha admiração por quem, mesmo que de quadrantes políticos diferentes, sabe estar e intervir, com respeito e fazendo-se respeitar.».
  2. Ao "Mala Aviada" nada vindo de Cavaco o surpreende. Nem a mim.
  3. O "PS Lumiar" também procura a caridosa senhora.

BLOGGER MAIS IDOSA DO MUNDO MORRE COM 108 ANOS

«Uma mulher australiana de 108 anos, considerada a blogueira mais velha do mundo, morreu segundo informações no próprio site da blogueira.

Olive Riley morreu no sábado, no abrigo para idosos onde morava em Nova Gales do Sul, no sábado.

Ela já tinha escrito mais de 70 posts a respeito de sua própria vida desde o início de seu blog em fevereiro de 2007.» [BBC Brasil]

"MIGUEL, 15 AÑOS EN LA CALLE - UM BLOG PARA VOLVER A PINTAR"

«Me llamo Miquel Fuster. Soy profesional del cómic y pintor y he pasado 15 años de mi vida en la calle. Quiero volver a ganarme la vida pintando y espero que este blog me ayude a ello.»

"WELCOME TO BEIJING"

VISTA PANORÂMICA DE HONG-KONG [imagem]

VISTA AÉREA DE VENEZA [Link]

ARCO-ÍRIS [imagem]

FILGRAY

CUIDADO COM O GOOGLE EARTH!

ESPANHA "EL CORTE CHINO" [imagem]

ACIDENTE DE MOTARD [Dani Pedrosa]

PONDO OS CACHORROS A DORMIR

AMNISTIA INTERNACIONAL