segunda-feira, agosto 23, 2010

Quem cala consente

Ao sugerir que os portugueses escolhessem o país para passarem férias Cavaco Silva deu por abertas as hostilidades de Verão, todos sabem que Cavaco Silva tem a sua casa de férias no Algarve, de Passos Coelho dizia-se que nem sequer passaria férias tão preocupado que estava com o país e que o malandro do Sócrates costuma passar férias no estrangeiro. As férias de Sócrates não foram notícia e o país soube, graças a um paparazzi do Expresso que fotografou Passos Coelho a redigir o discurso do Pontal, que Passos Coelho optou pela modesta Manta Rota (onde fica uma discoteca muito in que pertence à astróloga Maia e foi financiada pela CM de Vila Real de Santo António).

Só que o amigo Botas tem bons informadores e soube onde Sócrates estava a passar férias, algo que nem é difícil pois estando eu também na modesta Vila Real de Santo António soube-o no primeiro dia. Eis que surge mais uma oportunidade de apresentar Passos Coelho como um Enver Hodja luso, enquanto o líder do PS passava féria num hotel de luxo o líder do PSD optou por aquilo que a crer na opinião de Mendes Botas está entre um bairro da lata e um bairro social.

A coisa correu mal, todos viram o vídeo do “homem de Massamá” e aquilo que parecia um trunfo transformou-se em mais uma anedota incómoda para Passos Coelho. Logo descobriram que a esquerda manhosa inventou Massamá por ter preconceitos de classe, coisa que vem do tempo da luta entre um Soares aristocrata e um Cavaco gozado por causa do BX, de Boliqueime da bomba de gasolina.

Enquanto a ideia de que “poor is beautiful” passava ninguém se lembrou de corrigir o disparate de Mendes Bota, era mais uma provocação a Sócrates, opunha-se o líder de gostos simples e origens humildes que defende uma revolução de direita, ao burguês que se diz de esquerda. Que melhor argumento para destruir o SNS e a escola pública do que exibir um líder que vive entre os pobres, contra um primeiro-ministro que prefere estar entre os ricos?

O problema é que tanto na direita como na esquerda há muita gente que não gostou de se sentir menorizado porque não vive em Massamá e até os daquela localidade terão gostado de se verem exibidos como espécie protegida. Também eu, que passava férias no meu concelho, o mesmo que da Manta Rota, não gostei muito de ver a minha terra menorizada face a Albufeira só porque o idiota do Mendes Bota se lembrou de bufar dizendo onde Sócrates passava férias.

Mendes Bota foi triplamente idiota, porque rebaixou o país ao defender que o primeiro-ministro deve passar férias num hotel com poucas estrelas, ao encontrar em Massamá uma virtude rara do líder do PSD quando, ainda por cima, o homem mora em Odivelas e ao menorizar um concelho do seu distrito. O que é certo é que Passos Coelho ficou embevecido com tão bom argumento político e calou-se, tudo o que serve para rebaixar Sócrates e promover-lhe o culto da personalidade é bom e calou-se.

Não venham agora acusar os que gozam do “homem de Massamá” de preconceito de classe só porque a campanha deu para o torto, a verdade é que Passos Coelho calou-se e como se diz por cá quem cala consente. Passos Coelho poderia ter corrigido o desvario de Mendes Bota mas optou por não o fazer, sentiu-se bem a ser comparado com José Sócrates, agora aguentem-se, Passos Coelho nunca deixará de ser "o homem de Massamá", nem que mude de residência para o Sheraton Pine Cliff.