domingo, agosto 08, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Andorinha-das-chaminés [Hirundo rustica]
Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

JUMENTO DO DIA

Luís Filipe Menezes

Quando Pedro Passos Coelho mete o seu projecto de revisão constitucional e vai de férias eis que aparece Luís Filipe Menezes a defender o mesmo projecto dos ataques da esquerda, omitindo que o primeiro ataque veio de Santana Lopes e que desde Portas a Adriano Moreira ouviu-se uma chuva de críticas.

Mas Menezes, um dos líderes falhados do PSD, é um optimista e acha que Pedro Passos Coelho não só consegue defender o seu projecto de revisão como consegue reverter o debate a seu favor. Presunção e água-benta cada um toma a que quer.

«José Carlos Vasconcelos, no seu editorial desta semana, analisava a proposta de Revisão Constitucional do PSD concluindo: com esta proposta o PSD não só abre o jogo quanto ao essencial do seu projecto governativo como aliena um eleitorado central determinante para se vencer eleições. Finalmente afirma que as opções sociais-democratas não são empurradas por necessidades conjunturais mas sim por claras opções ideológicas neoliberais.

Trata-se de uma opinião avalizada mas reconhecidamente engagé. É, aliás, já esse o mote da abordagem crítica e simplista dos porta-vozes socialistas, e será essa a cartilha do discurso anti-PSD dos próximos meses. Previsível. Inevitável. Cabe ao PSD contraditá-lo a seu favor, o que não me parece sequer complicado. » [DN]

GOZAR COM O PAÍS

("roubado" ao Câmara Corporativa, texto de José Manuel Serrão)

É uma pena que ao contrário do que sucede com as investigações em que qualquer um se pode constituir como assistente no caso das baixas médica tal não seja possível. Se o fosse pediria para me constituir assistente da baixa médica de Manuela Moura Guedes, que como se pode ver na imagem está em tratamentos.

Resta saber quanto é que custa ao país esta baixa médica.

PS: ainda bem que ainda não me cruzei com esta senhora nos meus passeios pela praia, corria um sério risco de apanhar um grande cagaço.

OS OSSOS DO ATLETA POBRE

«O normal, na América, são os lugares estranhos. O uísque Jack Daniel's faz-se em Lynchburg, no Tennessee, um condado ainda sob a Lei Seca (é proibido beber álcool). O próprio dos lugares americanos é agitarem-se, nem que seja com trocadilho: Reno, no Nevada, apresenta-se como "a maior pequena cidade do mundo!". Antigamente ninguém parava numa vila mineira na Pensilvânia que ainda não se chamava Jim Thorpe. Depois, em 1953, a cidadezinha comprou à viúva de Jim Thorpe o direito de ficar com o túmulo e o nome do atleta - e atraiu turistas. A Associated Press acabara de eleger Jim Thorpe o maior atleta da primeira metade do século. Índio mestiço, ele foi ouro no pentatlo e no decatlo, nos JO de Estocolmo, em 1912. Mas em 1913 retiraram-lhe as medalhas por não ser amador puro. Quando estudante tinha ganho 35 dólares semanais num campeonato liceal... Thorpe morreu em 1953, na miséria e sem as medalhas (que só seriam devolvidas aos filhos em 1983). Ontem, o Times de Londres contava que os filhos queriam também recuperar os ossos do pai para levá-lo para a terra natal no Oklahoma. Ele nunca tinha vivido na cidade a que deu o nome. O milionário Avery Brundage ficou 6.º no pentatlo, em 1912. Enquanto foi presidente do Comité Olímpico Internacional, nunca permitiu que as medalhas de Jim Thorpe lhe fossem devolvidas. Brundage está sepultado no cemitério que quis, em Rosehill, Chicago.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS DA PÓVOA DO VARZIM DEFENDE BONS COSTUMES

«O Partido Socialista da Póvoa de Varzim insurgiu-se este sábado, em conferência de imprensa, contra a prática de alegados "actos sexuais" na praia da Estela, frequentada há vários anos por naturistas.

Renato Matos, vereador socialista no executivo camarário, avançou que nada tem contra a prática do naturismo, mas 'aqui há um conjunto de pessoas que, e ao abrigo desta capa [nudismo], utilizam este espaço público, não classificado, para práticas sexuais'. » [CM]

Parecer:

Será que o vereador só vigia praias de nudistas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

ROUPA SUJA

«A informação foi confirmada por uma fonte do colégio do Eurojust, o organismo Europeu que organizou o encontro entre portugueses e ingleses. Confrontado com esta informação pelo DN, o procurador Vítor Magalhães responde que "é verdade que eu sempre defendi, e continuo a afirmá-lo, que quem deveria ter participado na reunião de Haia eram Maria Alice Fernandes e Carla Gomes e não a Directora Cândida Almeida". O magistrado sublinha ainda que "ninguém conhecia melhor o caso do que a equipa de investigação de Setúbal".

Na reunião em Haia, e contrariamente ao que é regra nas mediações do Eurojust - onde estão presentes dois representantes por país - Portugal enviou a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, acompanhada pelos magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria, enquanto a PJ enviou Pedro do Carmo e Moreira da Silva, directores adjuntos. Os ingleses fizeram-se representar pelo magistrado titular do processo e por um responsável do Serious Fraud Office (SFO).

Segundo apurou o DN, magistrados e polícias terão viajado separados, alojando-se em hotéis diferentes, sem nunca se reunirem previamente: enquanto os primeiros organizaram a viagem através do Eurojust e foram recebidos e acompanhados em Haia por Lopes da Mota, os segundos pediram apoio à delegação holandesa da Europol e só apareceram no encontro com os ingleses. » [DN]

Parecer:

Como não conseguiram destruir Sócrates parece que o processo ficou armadilhado para promover a suspeição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo triste proporcionado pelo MP.»

PROCURADORES QUEREM DINHEIRO

«A proposta de alteração ao estatuto do Ministério Público defende aumentos salariais para os procuradores que têm entre mãos os casos mais complexos. Este projecto dá à Procuradoria poder para fiscalizar a actividade dos órgãos da polícia criminal e a PJ passa a ser inspeccionada, e alvo de inquérito, por parte dos serviços do Ministério Público.

Estas são algumas das propostas do ante-projecto da revisão do estatuto do MP, elaborado por uma comissão nomeada pelo Procurador-Geral e que o Ministério da Justiça aguarda desde Abril. O Diário Económico sabe que a versão final do documento será discutida e votada na primeira reunião do Conselho superior do Ministério Público (CSMP) depois das férias judiciais, que está marcada para a primeira semana de Setembro. Depois de ser aprovada segue para o Governo e para a Assembleia da República.» [DN]

Parecer:

No caso dos investigadores do Caso Freeport nem deviam ter recebido o ordenado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se um garrafão de água de malvas para os procuradores.»

SOFIG