terça-feira, agosto 17, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula], Cidade Universitária, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Manuel João Ramos, da ACA-M

Não sei muito bem quem elegeu Manuel João Ramos para representar os portugueses em matéria de condução automóvel, bem como não entendo a razão porque esta associação mantém um alinhamento político claro nas suas posições. Mas pedir a demissão de um ministro dia sim, dia não começa a ser ridículo.

Quem anda na estrada sabe que o problema não se resolve com mais polícias e repressão, resolve-se com meios sofisticados para identificar quem não deve andar na estrada e com mais civismo.«A Associação de Cidadãos Auto-mobilizados (ACA-M) defende a demissão do ministro da Administração Interna. Rui Pereira é considerado o principal responsável pelo facto de os condutores se sentirem impunes face às infracções rodoviárias que cometem. Essa alegada impunidade é uma consequência do desinvestimento da GNR nas acções preventivas, acusa.

A posição da ACA-M foi avançada ontem ao PÚBLICO pelo dirigente Manuel João Ramos quando instado a comentar o facto de, no período de uma semana, terem morrido nas estradas portuguesas 22 pessoas e mais 56 terem sofrido ferimentos graves. No ano passado, em todo o mês de Agosto, morreram 74 pessoas em acidentes de viação.

"Seria muito justo que este ministro se demitisse por omissão de acção. O seu desempenho enquanto responsável está a causar mortos e feridos", disse Manuel João Ramos, lembrando que o ministro, "não sendo o responsável pela extinção da Brigada de Trânsito, também nada tem feito para que a mesma volte a ser reactivada e para que assim possa ser dado um passo para resolver o problema da sinistralidade".» [Público]

AS FÉRIAS DE PASSOS COELHO

Um dos lados mais curiosos da acção das agências de imagem é a capacidade de transformarem qualquer líder partidário um pequeno Kim il-Jung luso, é o que está a suceder a Passos Coelho. Alguém se lembra da ementa da festa do Pontal do ano passado? É evidente que não, ninguém soube o que se comeu ou o que se disse, a festa apenas valeu pela ausência de Manuela Ferreira Leite.

Mas como este ano lá esteve o glorioso líder tudo é importante, desde a cor dos sapatos aos quilos de carne comida pelos três mil militantes ansiosos por ouvir as palavras do líder. Comeram quinhentos quilos de carne, cento e cinquenta de bacalhau, acompanhados por seiscentas garrafas de água e outras tantas de vinho. Bem, esperemos que não tenham abusado no sal pois com tanto calor até se pode concluir que houve austeridade nas bebidas.

O mais curioso é o nome do cozinheiro, coincidência ou não as iguarias foram cozinhadas por um tal Michel Cavaco que, coincidência das coincidências, é de Boliqueime e como não há duas sem três ainda há outra coincidência, tem um restaurante chamado Museu.

Mas os pormenores da passagem do glorioso líder pelo Algarve não se ficam por aqui, ficamos a saber que foi de férias para Manta Rota para ler jornais, apenas vai à praia ao fim da tarde. Com um tempo tão bom de Levante e água do mar nos vinte e sete graus o glorioso líder consegue passar uma boa parte do dia a ler jornais e só vai à praia ao fim da tarde. Que grande seca!

OS PRINCÍPIOS E O BOM SENSO

«A dois quarteirões das Twin Towers, o imã Feisal Abdul Rauf quer construir uma mesquita. Algumas associações de familiares das vítimas do 11 de Setembro protestam. Há dias, Obama disse: "Isto é a América, e o nosso compromisso com a liberdade religiosa deve ser inquebrantável." Para ele, os muçulmanos, tal como as outras religiões, têm direito de construir os seus lugares de culto onde querem, logo que cumpram as leis locais. É o caso: o projecto da mesquita foi aprovado pela Câmara de Nova Iorque. O Presidente americano colocou-se, como devia, no domínio dos princípios - só isso garante a equidade, a igualdade para todos. Já o imã Feisal Rauf devia reger-se por outro valor, o bom senso, tão útil para a convivência entre os cidadãos como a aplicação dos bons princípios. Os atentados do 11 de Setembro foram cometidos em nome do Islão. Evidentemente, só uma minoria os aplaudiu. Mas todos aqueles terroristas eram islâmicos e foi nessa condição que actuaram. Seria sábio da parte do imã pensar que o seu inalienável direito pode ofender o luto dos familiares das vítimas. Também o Rei das Costeletas de Nova Iorque tem o inalienável direito - alicerçado no princípio do livre comércio - de grelhar os porcos que quiser. Por isso poderia abrir lojas à volta da futura mesquita. Mas reza o bom senso que o Rei das Costeletas procure quarteirões onde não ofenda os vizinhos.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALFREDO, O PESCADOR-EMPRESÁRIO

«Primeiro nas artes de emalhar, depois no palangre. Conheceu toda a costa ocidental africana, chegou mesmo a dobrar o Cabo Tormentoso, como Bartolomeu Dias, raras vezes pondo o pé em terra. Sofreu, sobreviveu e registou mil histórias de aventuras, umas verdadeiras, outras nem tanto, para contar e recontar aos amigos e à família que por cá tinha constituído nos intervalos das viagens.

Em meados dos anos 80, o seu armador reuniu a tripulação e anunciou-lhe o fim das lides marítimas. Recebera um bom subsídio comunitário para desmantelar os seus três barcos - "Sabem, esta vida não compensa e os meus filhos já não estão para aqui virados", disse-lhes - e optara pelo conforto da terra firme. Com os cobres que lhe couberam no quinhão, Alfredo pensou, pensou, e decidiu-se a comprar um casebre sobre a costa para assar sardinhas e experimentar um negociozito.

A coisa correu-lhe bem. Estava ainda em idade produtiva, conhecia as guelras do pescado como poucos e a Dores, sua mulher, tinha a energia e o mando certos para dirigir as operações. Da sardinha passou ao sargo, depois ao robalo e ao lavagante. Ampliou as instalações, alindou-as à sua maneira, fez crescer o negócio, contratou empregados, passou a ter contabilidade organizada e a aceitar marcações para os almoços. Naturalmente, aumentou os preços e os lucros, comprou uma carrinha BMW e uma vivenda. A Dores virou loira e uma presença regular no café central. Doze anos volvidos, o casal adquiriu um chalé num "resort" do Nordeste brasileiro.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Luís Nazaré.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

IRMÃ DE BECKHAM PEDE "RENDIMENTO MÍNIMO" PARA SOBREVIVER

«A irmã mais velha do multimilionário futebolista inglês David Beckham está a pedir um subsídio estatal de 164 libras esterlinas (200 euros) semanais para assegurar a sobrevivência dos seus três filhos menores, visto que está desempregada.

Lynne Beckham, de 38 anos, tem em andamento um processo de divórcio e já está a viver com um homem que conheceu há três semanas na rede social Facebook e que é acusado de violência doméstica por uma ex-namorada.» [CM]

RÚSSIA: METADE DO PIB VAI PARA OS CORRUPTOS

«Metade do Produto Interno Bruto da Rússia vai parar às mãos dos funcionários corruptos, afirma a organização não-governamental Associação de Advogados pelos Direitos Humanos num relatório hoje publicado.

Esta organização, citando dados do Departamento da Segurança Económica do Ministério do Interior da Rússia, escreve que o "suborno médio" na Rússia na primeira metade de 2010 foi de 44 mil rublos (cerca de 1500 euros), o dobro do registado no ano passado. » [DN]

Parecer:

Isto sim, é corrupção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o Eng. Cravinho para a Rússia, com urgência.»

FUNDOS DAS REGIÕES DESVIADOS PARA LISBOA

«Segundo avança a edição de hoje do Jornal de Notícias, a quantia dada pela Comissão Europeia às regiões mais pobres de Portugal será investida em Lisboa, ao abrigo das execpções às regras dos fundos comunitários. Assim, em Junho deste ano, os fundos destinados ao Norte, Centro e Alentejo, e que serão contabilizados como se lá tivessem sido gastos, serão investidos na capital do País.

As regras negociadas com a Comissão Europeia permitem que o Governo possa usar em Lisboa o dinheiro das regiões mais pobres em três situações: modernização da Administração pública, formação da Função Pública e apoios a consórcios de investigação e desenvolvimento, em que um dos parceiros esteja na capital, adianta ainda o Jornal de Notícias.» [DN]

Parecer:

Sobre os outros destinos nada posso dizer, mas em relação à formação da Função Pública é uma imensa treta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»

CAVACO SILVA ENGOLE MAIS UM "SAPITO"

«O Presidente da República acaba de promulgar a lei das uniões de facto que reforças as garantias de quem vive neste regime.

Numa mensagem colocada na página da Internet da Presidência, Cavaco diz que "o acto de promulgação de um diploma legal não significa necessariamente a adesão do Presidente da República à totalidade das soluções normativas nele consagradas". Isto é, tal como aconteceu com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o Presidente aprova mas discorda. » [DE]

Parecer:

O veto do primeiro projecto só serviu para empatar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ANDAM A FAZER AMOR NA PRAIA DA ESTELA?

«Maria Ribeiro brinca com os netos em cima da toalha, à entrada da Praia da Estela, na Póvoa de Varzim. Mesmo a algumas centenas de metros, consegue alcançar com o olhar os corta-vento da polémica, uma zona frequentada por naturistas que está longe de reunir o apoio dos locais. A voz de Maria é a primeira a elevar-se contra os nudistas: "Se querem fazer isso vão para um sítio isolado. Acho que todo o mundo se devia opor e tirá-los daqui para fora!"

Só no ano passado, o nadador-salvador da Praia da Estela, que não se quis identificar, viu "pelo menos três vezes pessoas a fazerem sexo" nas dunas. Ao i, defende que se "arranje um local" específico para os naturistas. Na Praia da Estela, "é impossível" devido à "falta de condições". "Por algum motivo só há seis praias oficiais de naturismo, todas a sul do Tejo", refere.» [i]

Parecer:

Este país chega a ser ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a devida gargalhada.»

OLIVEIRA MARTINS VAI À UNIVERSIDADE DE VERÃO DO PSD

«A Universidade de verão do PSD, que marca a "rentrée" oficial do partido, recebe este ano o presidente do Tribunal de Contas para debater a corrupção e conta com a presença habitual do ex-líder Marcelo Rebelo de Sousa.

Ao contrário da edição do ano passado, que recebeu três ex-líderes do PSD, - Marques Mendes, Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa - este ano apenas o comentador político marca presença, já habitual, com uma intervenção com o tema "A Social Democracia como força de mudança", no dia 31. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Pelos vistos os PSD já se esqueceu dos comentários que fez à escolha de Oliveira Martins para presidente do TC.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso amarelo.»

NO "PEDRO SANTANA LOPES"

O post "Do Pontal ao Funchal":

«A Festa do Pontal onde vai o Presidente do PSD será a mesma a que Marques Mendes recusou ir, com aplauso da opinião bem - pensante? Será a mesma onde Manuela Ferreira Leite não pôde ir, para gáudio, também, da ilustre opinião dominante? Já não é «populista e bacoca»? O Mendes Bota que organiza já não é o mesmo?A sério, mesmo! Gostava que me explicassem estas mudanças. Como acredito na Opinião livre e independente, não tenho a miníma dúvida de que é só coincidência as constantes coincidências de posições com as de grupos económicos. Deve ser maçador fazer tais figuras...

Toca o telefone da agência:« Olha que o homem vai ao Pontal fazer uma intervenção de fundo sobre Justiça...»Resposta:»Ao Pontal? Mas essa não é do Bota?» Diz a agência:«É!» «Então é má, não é?»... Da agência, outra vez:«Era. Já não é. O Bota agora é bom. Pelo menos, já não é mau.» Nova pergunta: «E as sondagens?» A agência, outra vez:«Eu sei. Fazes bem em falar nisso. Não puxes muito, que isto está muito estranho.Mas o Pontal, agora, é para dizer bem...Bota é fixe.»

Bota é bom! E, com as sondagens, já a seguir, também, Jardim. Por mim, sem comparar. Mas querem ver que ainda alguém vai pedir para ir visitar Chão da Lagoa, para uma homenagem ao verdadeiro espírito social - democrata ? »

POP.OFF SERGEY