segunda-feira, agosto 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pernilongo [Himantopus himantopus] Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

A semana passada Vila Real de Santo António foi notícia por maus motivos, o acidente no estádio de futebol, ou menos bons, a praga de mosquitos. De qualquer das formas o autarca social-democrata local que conseguiu das cataratas com a ajuda dos camaradas cubanos, já deve ter resolvido estes problemas, pelo menos é o que parece pelas entrevistas que deu.

Se a má construção do estádio é um problema recente, o dos mosquitos é antigo e insolúvel, Vila Real de Santo António está rodeada de água e de sapais, o Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo António Situa-se a Norte e a Este estão os esteiros de Espanha, uma zona pantanosa que vai do Guadiana a Isla Cristina. Quando nascem muitos mosquitos tudo depende da direcção do vento, se soprar fraco de de Norte ou de Este as picadelas são inevitáveis.

Na minha infância o espectáculo do fim do dia era ver as avionetas pulverizarem DDT do outro lado do Guadiana, mas com a condenação deste insecticida tal deixou de suceder. Curiosamente, há muitos anos que os mosquitos tinham deixado de incomodar. O que aconteceu este ano não é mais do que era normal no passado.

Mas no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António não existem apenas mosquitos, é uma reserva única pela fauna e pela flora, situada na rota das migrações que se dirigem para África é um autêntico santuário ornitológico.

A ave da imagem, um pernilongo, é o símbolo desta região.

JUMENTO DO DIA

Bagão Félix

Bagão Félix diz que fez tudo pela Casa Pia quando foi ministro, não me recordo de ter recompensado as muitas vítimas de abusos que não serviram ao processo judicial, designadamente, os que andaram na prostituição e os que foram vítimas de abusos no interior da própria Casa Pia. Também não me recordo de o ver responsabilizar os directores dos colégios que se considerarmos a afirmação muitas vezes feita por Catalina Pestana, ela também uma ex-directora, as vítimas não conseguiam segurar as fezes, assim sendo era impossível aos directores ignorar os abusos.

«Bagão Félix tutelava a Casa Pia quando rebentou o escândalo de pedofilia. A notícia chocou o então ministro que, sete anos depois, considera que fez o que podia: começou a mudar a instituição e tentou compensar as vítimas.

Sem comentar o processo Casa Pia, cuja leitura da sentença está marcada para o próximo dia 3 de setembro, Félix reconheceu que, em 2002, nunca imaginou que o caso se arrastaria por sete anos. «Objectivamente, é muito tempo, até porque sete anos na vida de uma criança ou adolescente é diferente do que num adulto. Significa, nomeadamente, que deixou de ser criança e adolescente», salientou. » [Diário Digital]

SERÁ CORRUPÇÃO?

Como se explica que alguns patrões insistem em manter abertos jornais que só dão prejuízos? Só pode haver uma explicação, a corrupção da informação em favor dos interesses desses patrões. Talvez isso explique que alguns dos jornais que dão prejuízo sejam precisamente os que estão mais emprenhados em manipular a opinião pública em favor de uma mudança de governo.

FINALMENTEPERCEBO

A razão porque Pedro Passos Coelho anda há muito tempo a pedir a cabeça do Procurador-Geral da República, sempre achei a desculpa das escutas do caso Face Oculta muito frouxa.

SACANAS

Sócrates nunca foi ouvido nem teve a oportunidade de responder às insinuações vindas de dentro do processo Freeport. São precisamente aqueles que nunca o ouviram porque não quiseram e que assistiram serenamente às violações manhosas do segredo de justiça que para justificarem a sua incompetência lançaram novas suspeitas para que os seus comparsas da comunicação social possam prosseguir a campanha suja.

PERGUNTAS DE CALHANDRICE

O RUIR DE UMA LENDA ANTIGA

«O jornal The Wall Street Journal dedicou um artigo a notas. E dedicou-se logo às maiores, de 500 euros. De 2007 para cá, desde a pré-crise, as notas de euro em circulação cresceram 11%, mas as de 500 cresceram 26%... O artigo explica que o aumento de notas de 500 ajudou a fortalecer o sistema financeiro da Zona Euro (tem a ver com uma coisa que se chama seigniorage, privilégio que têm os bancos centrais, com a qual não vos maço) mas também preocupa as autoridades policiais. A Europol (a agência policial da União Europeia) suspeita de boa convivência entre as notas roxas e os criminosos. A nota mais alta de dólar é de 100, o que quer dizer, à conversão de hoje, que são precisas seis delas para valer o mesmo que uma só de 500 euros. Ensinou-me The Wall Street Journal: um milhão de dólares, em notas de 100, pesa 10 quilos, e o mesmo valor em notas de 500 euros só pesa 1,6 quilos. De toda a história retive o seguinte: Frank Sinatra está inocente! Corre uma lenda de que o grande cantor, nos finais da década de 40, levou uma maleta (daquelas à diplomata) onde transportava dinheiro para Lucky Luciano, o capo da Máfia que vivia em Havana. Valores que a lenda repete: 3,5 milhões de dólares, em notas de 50. Ora isso dá em peso o seguinte (sei agora): 3,5 milhões vezes o dobro de notas de 50, vezes 10 quilos - igual a 70 quilos. Lenda falsa. Arquive-se.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PILOTO DE TESTES

«O proselitismo liberal é a versão actual da vulgata marxista, que esteve muito em voga na passagem dos anos 60 para os 70. Como acontecia com quem então padecia da doença infantil do comunismo, também os nossos liberais tendem a moldar a realidade à sua construção teórica, ao mesmo tempo simples e com resposta para tudo. Ao fazerem-no esquecem, por um lado, a complexidade dos ajustamentos nas políticas públicas e, por outro, o país que realmente existe, feito de portugueses bem diferentes daqueles que conhecem ou projectam. O mantra "menos Estado" tornou-se, aliás, um novo "amanhã que canta", combinando as mesmas doses de optimismo e de normatividade com uma subjugação da realidade aos arquétipos de partida. Mas a realidade tem sempre razão. Talvez tenha sido o choque com a realidade que levou Passos Coelho a dizer, primeiro, que esperava que o PSD não recuasse nas suas insólitas propostas de revisão constitucional (o que, vindo do líder do partido, não deixa de ser estranho) e, já esta semana, que no fundo tudo isto não tinha passado de um teste - imagina-se para ver se o país estava preparado para o receber, devidamente acompanhado da sua doutrina. Há, contudo, um risco. Passos Coelho, que encontrou circunstâncias muito favoráveis para se afirmar politicamente, com um governo frágil e uma situação económica débil, arrisca-se ele próprio a ser apenas mais um piloto de testes, juntando-se à longa lista de líderes do PSD que nunca chegaram a primeiros-ministros.» [i]

Parecer:

Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OUVIRAM DIZER QUE SÓCRATES É CORRUPTO

«Não foi só o facto de ficarem 27 perguntas por fazer que fez cair a tese de envolvimento de José Sócrates no caso Freeport. É que, de acordo com o despacho, todas as onze testemunhas que assumiram ter conhecimento que "titulares de cargos públicos, incluindo o ministro do Ambiente, haviam recebido quantias em dinheiro", a propósito do Freeport, sabiam-no apenas "por ouvir dizer".

Segundo concluíram os procuradores do processo, os depoimentos destas testemunhas - que inclui, por exemplo, a ex-funcionária da Smith & Pedro Mónica Mendes e o ex-ministro de Pinto Balsemão e advogado da RJ McKinney Augusto Ferreira do Amaral - "não assentam em conhecimento directo dos factos, mas sim do que se ouviu dizer a pessoas determinadas".» [DN]

Parecer:

O difícil em Portugal é ouvir dizer bem de Sócrates, as máquinas de propaganda dos partidos da oposição ao mesmo tempo que os seus líderes se armam em gente de princípios distribui milhões de emails em que Sócrates é difamado de todas as formas, já recebi milhares de emails, de gay a corrupto vale tudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se que a justiça amplie boatos em vez de fazer justiça.»

PREÇOS DOS GENÉRICOS VÃO BAIXAR

«A partir de hoje, quase três mil genéricos vão passar a estar mais baratos nas farmácias. De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), são 2708 as apresentações dos medicamentos com preços mais baixos, representando 95% do mercado em valor. E as reduções serão, em média, de 4,45 euros por embalagem. A indústria calcula que Estado e utentes poupem 90 milhões de euros/ano.

Depois da redução dos remédios de marca, a 1 de Julho, os genéricos vão ter de custar menos 15% do que medicamentos originais, com excepção da sinvastatina (colesterol) e omeprazol (doenças gástricas", que podem baixar 35%. Por isso, aos remédios de marca juntam-se agora 2708 apresentações, que incluem diferentes versões do mesmo medicamento. Segundo o Infarmed, haverá 11 596 apresentações no mercado, mas fontes da indústria dizem que "os remédios que baixaram representam 95% do mercado em valor".» [DN]

Parecer:

Mas parece que poucos se importam, a oposição está mais apostada em desvalorizar os últimos indicadores económicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

JERUSALÉM: DESFILE DE BURROS CONTRA PARADA GAY

«O vice-presidente da Câmara de Jerusalém, Yitzhak Pindrus, pediu autorização policial para organizar uma manifestação de burros na cidade no mesmo dia da parada do orgulho gay, pois, em sua opinião, tanto os gays como os burros são "animalizados".

Pindrus, de linha judaica ultraortodoxa, pretende levar dezenas de burros às ruas na próxima quinta-feira, dia 5 de Agosto, enquanto a comunidade lésbica, gay e transexual marcha rumo ao Parlamento num desfile que provoca todos os anos uma forte rejeição nos setores religiosos e conservadores da cidade santa, informou a agência de notícias israelita Ynet.» [Expresso]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

AFGHANISTAN, JULY, 2010 [Boston.com]

CLEANING DALIAN HARBOR [boston.com]

VIRGILIJUS SKUODAS