sábado, agosto 14, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Borrelho-de-coleira-interrompida [Charadrius alexandrinus], Praia do Cabeço

JUMENTO DO DIA

Leite Campos

Este professor de direito especializado em bons clientes do fisco acha mesmo que sabe alguma coisa de economia e assume o papel de comentador económico do PSD. Agora descobriu que Portugal está em estagnação e como se isso não assusta os portugueses veio alertar para os problemas dos ataques à banca e à dívida, isto depois de Portugal ter tido acesso a crédito internacional com juros decrescentes.

O professor comete um erro de palmatória mais próprio de um aluno do primeiro ano, confunde a realidade com a sua opinião ou, pior ainda, confunde-a com o seu desejo. Calem este homem, é um mau comentador e era mais útil quando aparecia nas televisões como economista independente para defender os interesses da banca sempre que estes eram atingidos por medidas governamentais.

«Leite Campos sublinhou que o país deverá preparar-se para "ataques" à banca e à dívida pública externa e afirmou que "está ameaçado" o défice que devia baixar este ano para sete por cento.

"A desconfiança que há em relação à Grécia, se isto continua assim, vai-se instalar em relação a nós. É normal que se instale a desconfiança perante um membro mais fraco, infelizmente lanterna vermelha, de uma equipa que está a crescer", afirmou Leite Campos, na sede do PSD, em Lisboa.

"A Europa está a crescer, países mais sólidos financeiramente que estão a crescer. Dos 27 da União Europeia, 23 estão a crescer mais do que nós. Nós estamos ao lado da Espanha e temos dois abaixo, a Grécia e a Letónia", argumentou. » [DN]

EXPROPRIAR TERRENOS?

Talvez por causa do calor o ministro da Agricultura disse um disparate dos grandes, expropriar terrenos invocando negligência dos proprietários conduziria, no mínimo, a um nó cego. Só um ministro que não conhece a cultura do nosso meio rural pode ter tal ideia.

Mas se o ministro pretendia dizer que é necessário penalizar de forma drástica todos os que provocam incêndios obrigando-os a suportar os prejuízos resultando dos seus actos, sejam culposos ou negligentes, tem toda a razão. É tempo de adoptar medidas duras contra quem provoca incêndios.

O NOSSO HOMEM EM OUTROS MUNDOS

«Ruy Duarte de Carvalho nasceu em Santarém, para onde voltou aos 19 anos para estudar Agronomia, já o Ribatejo era para ele um lugar de exílio. Ele era do deserto de Moçâmedes, onde chegou garoto e que o tornou definitivamente um cidadão angolano. Poeta, romancista, antropólogo e viajante, ele voltaria sempre ao seu Sul de Angola, de onde nunca saiu. Mesmo quando plantava café nas matas tropicais do Uíje ou se doutorava na Sorbonne ou perseguia a memória de Richard Burton (não o actor, mas o grande viajante do séc. XIX) pelo brasileiro rio São Francisco acima. Ele viveria sempre entre Vou Lá Visitar Pastores, título do seu livro sobre os kuvale, povo pastoril do deserto angolano com os quais vivia cinco meses ao ano. Notícia de ontem, Ruy Duarte de Carvalho morreu em Swakopmund, na Namíbia. Cidadezinha costeira, cercada pelo deserto e as brumas da corrente fria de Benguela, Swakopmund tem casas coloniais alemãs e guarda um monumento que consiste numa locomotiva de rodas largas de ferro. Nos finais de 1800, os alemães, não sabendo como avançar nas dunas, trouxeram o engenho movido a vapor, "o boi alemão" para puxar carroças. Nunca houve suficiente água e carvão para a pôr andar, e a locomotiva virou monumento a um desencontro. Eu gostaria de ter ouvido a conversa, que decerto houve, entre Ruy Duarte Carvalho e os seus pastores kuvale sobre a locomotiva de Swakopmund.» [DN]

Parecer:

Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PJ PODE INVESTIGAR DUARTE LIMA

«A Polícia Judiciária pondera investigar a morte de Rosalina Ribeiro, a amante do milionário Lúcio Tomé Feteira, caso as informações das autoridades brasileiras indiciem o seu advogado e ex-deputado Duarte Lima como suspeito do homicídio.

"Foram solicitadas ao oficial de ligação brasileiro, em Portugal, informações sobre a investigação ao homicídio ocorrido em Dezembro no Brasil", disse ao DN uma fonte da Polícia Judiciária. A decisão foi tomada após a divulgação, por vários meios de comunicação social, de que a polícia brasileira teria levantado suspeitas sobre o ex--líder parlamentar do PSD Duarte Lima.» [DN]

Parecer:

Ainda bem que os jornalistas e comentadores não usam com Duarte Lima os critérios que adoptaram noutros processos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

PASSOS COELHO QUER APOIO DAS BASES À REVISÃO

«Passos Coelho volta amanhã à arena política com discurso na festa--comício do Pontal. Duas semanas de férias serviram ao líder do PSD para afinar a estratégia e a resposta ao primeiro recuo nas sondagens. O plano está fechado: primeiro, conquista as bases do partido para o seu projecto; depois, parte à conquista do País.

A intervenção na festa do Algarve é considerada uma oportunidade decisiva para explicar o projecto de revisão constitucional e algumas das suas propostas mais polémicas e que lhe valeram o rótulo de "o Liberal" - exemplo disso foram o fim da "justa causa" nos despedimentos e da gratuitidade no acesso à saúde e educação.» [DN]

Parecer:

Vai enterrar-se ainda mais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

NO 'CÂMARA CORPORATIVA'

O post "os incendiários":

«Há-os na floresta. Mas também na cidade.Diogo Leite Campos, que nos media passou directamente de "economista independente" a "vice-presidente do PSD, é um dos que olimpicamente transporta a chama.

A propósito da projecção do INE para o PIB do 2.º trimestre deste ano (crescimento de 0,2% face ao trimestre anterior e de 1,4% em relação a 2009), o que este "economista" prevê é da ordem do sobrenatural:

1. "A desconfiança que há em relação à Grécia, se isto continua assim, vai instalar-se em relação a nós". Acontece que o problema grego, que chegou a contaminar outros países da zona euro, incluindo Portugal, tinha a ver principalmente com a dívida soberana. E quanto a isso, os números não poderiam ser mais claros: Os juros da dívida portuguesa estão em queda acentuada. Em Julho, registaram mesmo a maior descida entre os países periféricos da Zona Euro, e a tendência mantém-se, com a "yield" das obrigações do Tesouro a 10 anos a baixar mesmo a fasquia dos 5%. Está no nível mais baixo dos últimos três meses.

2. "Os 600 mil portugueses que estão desempregados não encontrarão emprego a curto prazo", acrescenta o "economista". Em contraciclo, pois, em Junho, o desemprego em Portugal desceu pela primeira vez em 2010.

É, pois, impressionante como, a partir dos dados de um trimestre - cujos indicadores até são positivos, sob qualquer perspectiva -, alguém pretensamente com responsabilidades consegue debitar uma projecção tão sombria. A não ser, claro, que, em vez de análise, esteja apenas a manifestar um desejo. »

DANAPRA