domingo, setembro 26, 2010

Semanada

Com o processo Face Oculta, talvez porque não há provas de que Sócrates não comeu a posta do meio de um dos robalos oferecidos pelo sucateiro a Armando Vara, o país judicial concentrou no grande enigma que consiste em saber que matou o Jaime “Ovelha” de Proença-a-Velha, um caso que tem apaixonado o Correio da Manhã. A história resume-se a pouco, o Jaime é uma personagem odiada pela população porque tem a mania de comer tudo quanto é bicho mas de forma pouco ortodoxa. Apesar do apelido parece que o Jaime “Ovelha” prefere as galinhas, até o senhor José Rocha se queixou ao CM de que o Jaime lhe levou uma ovelha e devolveu-a uns dias depois muito maltratada. Mas foi a violação de um burro (que como se pode ver na imagem está a ser tratado com "mini Sagres", uma promoção da Centralcer) que acabou por ser a gota de água que levou ao homicídio de Jaime “Ovelha” que agora está sob aturada investigação da Polícia Judiciária que até já ouviu o pároco local, o padre Luís Moreira Bernado. Um popular garante ao CM que ninguém sabe quem matou o Jaime “Ovelha”, para descanso da bicharada, acrescenta que "nós apenas podemos dizer quem era o Jaime, as tropelias que fazia e como se relacionava connosco. Não podemos indicar nomes de suspeitos da sua morte porque ninguém viu nada na altura em que morreu".

Que ainda não se pronunciou sobre o assunto foi o mediático Senhor Palma, presidente do sindicato dos magistrados, não se percebe muito bem se porque as pistas ainda não apontam na direcção do primeiro-ministro ou de algum dirigente do PS, ou porque entende que a violação de ovelhas, burros e galinhas não é matéria sindical na perspectiva dos magistrados do Ministério Público. Igualmente em silêncio têm estado o líder sindical dos juízes bem como o presidente da Associação de Juízes para a Cidadania, apesar de os portugueses estarem ansiosos pelas suas palavras sábias. Em contrapartida, os sindicalistas dos magistrados públicos reuniram-se na Cúria para se preocuparem com questões laborais que os afectam, como a nomeação do vice-procurador-geral. Digamos que a cúria sindical dos magistrados do Ministério Público reuniu-se em conclave sindical na Curia para mais uma vez exorcizar o diabo do Sócrates, o curioso é que tendo lá estado 81 sindicalistas sou levado a pensar que no Ministério Público só o Pinto Monteiro é que não é sindicalista, talvez por ser da carreira dos juízes.

Enquanto o país se mantém preso ao desenrolar do enigma de Proença-a-Velha, onde não há testemunhas que ajudem a polícia judiciária a esclarecer o complexo imbróglio, em Lisboa Pedro Passos Coelho também anda à volta de um problema semelhante, anda em buscas de testemunhas que o acompanhem nas reuniões com Sócrates, se em Proença-a-Velha foram as galinhas a serem comidas, na capital a moda está em comer coelhos, não me admiraria nada se um dia destes Sócrates passe a ser conhecido por Zé “Coelho”, tantas são as vezes que tem “comido” o líder do PSD!

Quem parece ser também um grande glutão é Cavaco Silva que nas últimas sondagens tinha 71% de intenções de votos nas últimas presidenciais, isso sem sequer se ter dado ao trabalho de dizer que é mesmo candidato. Por este andar vamos ver Manuel Alegre a juntar-se a Francisco Louçã a cantar o “eles comem tudo e não deixam nada”. Com alguma sorte ainda vão ter ao lado o Passos Coelho a quem Cavaco Silva e Sócrates estão a “comer” 'com pêlo e tudo'.

Quem deixou de comer foi o Manuel Carrilho que vai deixar o cargo de embaixador político na Unesco, esqueceu-se de que sendo um embaixador político é nomeado e demitido por razões políticas, esqueceu-se e foi para o Expresso dar conta das suas posições. Coincidência ou não deu a entrevista e publicou um livro na mesma ocasião, talvez convencido de que Sócrates não quereria ter o professor Carrilho ao lado do professor Charrua a clamar contra o autoritarismo do primeiro-ministro. Tramou-se, vai deixar Paris o que, convenhamos, nem é má ideia, tem bons motivos para estar em Lisboa, sempre pode matar saudades do cozido à portuguesa e de outras coisas boas que pode comer em Portugal.

Enfim, esta foi uma semana de Jaimes e de “Ovelhas”…