sábado, setembro 25, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cartaxo-comum [Saxicola torquatus], Barroca d'Alva

IMAGEM DO DIA

Duas perspectivas do Rio Douro (Imagens de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre, candidato ausente às eleições presidenciais

Enquanto Cavaco Silva ganha pontos como candidato não assumido à presidência, o candidato Manuel Alegre deve andar a tentar conquistar os votos dos peixinhos do Rio Águeda, desde o princípio do Verão que quase não tem uma intervenção pública, por maior que seja a crise que a vida política atravessa.

Quando seria de esperar uma posição de Manuel Alegre, pelo menos apelando aos partidos para encontrarem um entendimento que não exponha o país à especulação dos mercados financeiros, o candidato opta pelo silêncio dando pontos sucessivos a Cavaco Silva.

Entendo o silêncio de Manuel Alegre, prisioneiro do BE e esperando vir a ter os votos do PCP não pode ser solidário com um orçamento em tempos de crise. Assim, prefere não se expor deixando a crise ao cuidado de Cavaco Silva.

De um candidato a presidente espera-se mais coragem política em momentos de crise, só que Manuel Alegre é cada vez mais o candidato do Bloco de Esquerda.

DOUTRINA JORNALÍSTICA

«A semana passada, escrevi neste espaço sobre o Avante!, órgão central do Partido Comunista Português, maravilhando-me com o que nele li sob a forma de notícia, entrevista e opinião. Contudo, na minha ignorância, passei ao lado do fundamental: parte dessas maravilhas foram produzidas por jornalistas com carteira profissional, o que de tão inverosímil nem sob tortura norte-coreana me ocorreria delirar. Alertada, porém, descobri que pelo menos em mais dois órgãos informativos (chamemos-lhes assim) de partidos, o Acção Socialista, do PS, e o Esquerda, do BE, há jornalistas com carteira profissional no activo (de acordo com o assessor de imprensa do PSD, o Povo Livre não emprega jornalistas).


Assente o impensável, acorri a reler a lei que regula a actividade jornalística. E sim, lá está a definição de jornalista ("quem como ocupação principal, permanente e remunerada, exerce com capacidade editorial funções de pesquisa, recolha, selecção e tratamento de factos, notícias ou opiniões") e o que não pode ser considerado jornalismo - funções semelhantes desde que com objectivos de promoção de "actividades, produtos, serviços ou entidades de natureza comercial ou industrial". É certo que não se encontra (estranhamente, de resto) algo específico sobre órgãos de doutrinação, como é o caso dos citados (assim classificados no registo da ERC). Mas referem-se como incompatíveis com o jornalismo as funções de "angariação, concepção ou apresentação de mensagens publicitárias", assim como "de marketing, relações públicas, assessoria de imprensa e consultoria em comunicação ou imagem".

Ora bem: se um assessor de imprensa, cuja função é a de veicular a informação que o seu contratador lhe fornece (geralmente parcial e não raro até falsa), não pode acumular, e bem, essa função com o estatuto de jornalista, alguém me explica como pode alguém que trabalha num órgão de informação com os mesmo objectivos ser considerado jornalista? Mistério. E maior mistério saber como se compagina isso com os deveres de "informar com rigor e isenção, demarcando claramente os factos da opinião", "procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem" e "recusar funções ou tarefas susceptíveis de comprometer a sua independência e integridade profissional". Mas quando se tem como órgão fiscalizador das violações ao Estatuto uma entidade - a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista - que prima pela catalepsia e se sabe que o sindicato dos jornalistas já teve na direcção alguém que fez toda a carreira jornalística (sem aspas, pois) no Avante!, não é de crer que a deontologia corra algum risco de se transformar em doutrina. Não: a doutrina é mais vale tudo - menos, claro, dizer que não pode valer. » [DN]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PORTUGAL TECNOLÓGICO

«Está na moda criticar um tal "deslumbramento tecnológico" que estaria na base do discurso e de muitas iniciativas do atual governo e de alguns setores da nossa vida empresarial e coletiva.

Da distribuição de computadores nas escolas à generalização da Internet na administração pública, tudo serve para lançar alertas contra os malefícios deste alegado súbito fascínio pelo tecnológico.

Para começar, não é certo que exista realmente qualquer tipo de deslumbramento. Viver no nosso próprio tempo não é uma fantasia, mas um imperativo civilizacional. Eventualmente toma-se por deslumbre a adesão imediata a tanta novidade, ou, a insistência na necessidade de mais e mais inovação. Acontece que uma das características das novas tecnologias é precisamente a sua incessante mutação. Ou seja, trata-se de um tipo de conhecimento que só se realiza plenamente através da sua própria superação. Vide, por exemplo, os telemóveis que com uma velocidade vertiginosa passaram de telefone a computador e de computador a interface com múltiplas redes globais.

Por outro lado, estamos perante uma tecnologia que a cada passo abre caminho para um mundo inexplorado de novas possibilidades. Estar atualizado é, por isso, uma condição essencial para se conseguir produzir algo de significativo, ou pelo menos, se fazer parte da conversa. Não se trata de deslumbramento mas de sagacidade e inteligência.

É claro que muita gente se dá mal com esta nova condição tecnológica. Conservadores na política, sobretudo e estupidamente os de esquerda; intelectuais parados no tempo; gente da cultura decadente; meros reacionários de todo o tipo. Contudo, é duvidoso que o asco tecnológico que tanto alimentam possa dar qualquer contributo positivo. Uma reflexão séria sobre as novas tecnologias e os seus efeitos nas vidas e na sociedade só pode ser feita a partir do entendimento pleno dessas mesmas tecnologias. Não é o caso da maioria dos críticos.

Sucede que entretanto os cães ladram e a caravana passa. A Feira do Portugal Tecnológico, que se encontra atualmente na FIL, em Lisboa, é bem reveladora do muito que se tem conseguido fazer, não com deslumbramento, mas com ambição, empenho e conhecimento. O salto é impressionante. Em poucos anos Portugal, de país dependente das ideias dos outros, passou a ser capaz de se colocar na vanguarda da inovação tecnológica em muitas áreas.

Muitas das ideias, invenções e produtos apresentados nesta Feira são inovações em qualquer parte do mundo. A maioria tem, por isso mesmo, vocação global. São, aliás, processos que envolvem empresas, universidades, investigadores e, amiúde, indivíduos e grupos simplesmente com uma boa ideia. Não só portugueses mas em cooperação com parceiros de todo o planeta, pois não há outra forma de realmente inovar. O caldo heterogéneo e combinatório é essencial para a evolução tecnológica atual. Nesse sentido, estas tecnologias são um contributo decisivo para quebrar o isolamento e contrariar a visão nacionalista e fechada que desde Salazar continua a afetar alguma mentalidade local, à esquerda e à direita.

Mas é no plano económico que os efeitos positivos são mais evidentes. A crise que Portugal atravessa, sendo financeira, é sobretudo de modelo de desenvolvimento. A insistência nos velhos mecanismos produtivos já provou que gera mais falências do que riqueza. As dores de adaptação são intensas, mas incontornáveis. Muito do nosso tecido produtivo está obsoleto. Muitas das nossas empresas e atividades são francamente anacrónicas. Só a renovação tecnológica permitirá dar o salto.

Enfim, não se trata de ficar deslumbrado com as novas tecnologias, mas de perceber que elas representam uma oportunidade única de modernização do país e sua participação ativa no curso das coisas do mundo. Quanto mais tempo se gasta em hesitações e resistências mais se perde em talento, criatividade e ímpeto civilizacional. Que não nos faltam. Basta visitar a Feira do Portugal Tecnológico.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Leonel Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SE É UMA CRISE POLÍTICA QUE DESEJAM

«O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo não poderá continuar em funções se o Orçamento para 2011 for rejeitado.

José Sócrates falava aos jornalistas nas Nações Unidas, em Nova Iorque, depois de interrogado se o seu Governo se demite caso a proposta de Orçamento do Estado para 2011 seja rejeitada na Assembleia da República.

"Parece-me que decorre do bom senso político que, quando um Governo não tem um Orçamento aprovado, também não tem condições para governar, ainda para mais na actual conjuntura", respondeu.

Em relação aos dois encontros que teve esta semana com o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, o líder do executivo disse que pretendeu que tudo "ficasse bem claro" em relação a essas reuniões.» [DE]

Parecer:

Sirva-se uma crise política a Pedro Passos Coelho e Ângelo Correia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

O PSD SÓ DIZ O QUE NÃO QUER

«O PSD diz que está disposto a negociar o próximo orçamento, desde que o Governo cumpra o que prometeu e não agrave a carga fiscal.

António Nogueira Leite, conselheiro económico do PSD, disse hoje, em conferência de imprensa na sede do partido, que pedir um novo aumento de impostos é "uma falta de respeito absoluto", mas que o PSD "tem a esperança de que o Governo ainda encontre uma réstia de orgulho para cumprir os acordos que fez com os portugueses e com o PSD, e não venha pedir sacrifícios adicionais".» [DE]

Parecer:

O PS que assuma o preço político do que Pedro Passos Coelho quer não não assume.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adopte-se um orçamento de acordo com o PEC e o PSD que assuma as consequências da sua estratégia velhaca.»

NÃO HÁ CARROS NOVOS PARA AS ÁGUAS DE PORTUGAL

«O Governo ordenou a suspensão imediata da renovação da frota automóvel das empresas do Grupo Águas de Portugal.

Numa portaria conjunta do Ministério das Finanças e do Ministério do Ambiente a que a Lusa teve acesso é exigida a suspensão de "imediato, em todo o universo de empresas pertencentes ao Grupo Águas de Portugal, o plano de renovação da frota automóvel", abrindo, no entanto, uma porta para "situações excepcionais de carácter urgente e inadiável, susceptíveis de comprometer a eficácia do desempenho operacional da empresa".

O grupo fica ainda obrigado a apresentar até dia 15 de Outubro de 2010 "um plano detalhado de necessidades de renovação da referida frota, incluindo designadamente as denominadas viaturas de serviço, respectivos impactos em termos de custos anuais e plurianuais, critérios de atribuição de viaturas de serviço personalizadas e regulamentação da respectiva utilização".» [DE]

Parecer:

Se a empresa não explicar bem a decisão o presidente do grupo deve apresentar a demissão ou demitir-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apresente-se a exigência.»

PSD JÁ FALA EM APROVAR O ORÇAMENTO

«O líder do PSD repetiu esta tarde que o partido está disponível para aprovar o Orçamento do Estado para o próximo ano, desde que o documento não introduza um agravamento de impostos.

O “PSD está disponível para viabilizar o Orçamento do Estado desde que não traga mais impostos para os portugueses, mas sim aquilo que o governo já devia ter feito: medidas sérias e inequívocas de corte na despesa”, afirmou Passos Coelho, citado pela SIC Notícias.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Está a brincar com o país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se Pedro Passos Coelho para um sítio malcheiroso.»

CAVACO CHAMA PARTIDOS

«O Presidente da República vai receber na terça e quarta feira "em audiências sucessivas" os partidos com assento parlamentar para uma auscultação sobre a "situação política, económica e social do país", anunciou a Presidência da República.

"Com vista a uma auscultação acerca da situação política, económica e social do país, o Presidente da República vai receber, na próxima semana e em audiências sucessivas, os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar", lê-se numa nota da Presidência da República.» [DN]

Parecer:

Mais um ponto para a sua candidatura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

MANUEL PINHO ADORA ESTAR EM NOVA IORQUE

«"Foi importante ter sido ministro cinco anos, mas agora estou a adorar a minha vida em Nova Iorque", declarou Manuel Pinho à agência Lusa, depois de ter assistido na primeira fila a um discurso do primeiro ministro, José Sócrates, sobre energia, na quinta feira ao fim da tarde, na Universidade de Columbia.

Nesta universidade, Manuel Pinho começou este mês a leccionar uma cadeira de mestrado na área das energias renováveis, tendo cerca de 80 alunos.

"Dou aulas quatro horas seguidas e, como já não sou nenhum menino, ao fim dessas quatro horas já me sinto um pouco cansado. Preparo as aulas com pormenor e levanto-me às 05:30 todas as manhãs para que a coisa corra bem", acentuou, enquanto entrava num dos refeitórios da Universidade de Columbia, local onde aproveitou para virar a agulha da conversa, elogiando o clima de "informalidade a todos os níveis" entre alunos, professores e funcionários.» [DN]

Parecer:

É bem melhor do que andar por cá a aturar Bernardinos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Manuel pinho se não tem mais uma vaga.»

PENSIONISTAS AÇAMBARCAM MEDICAMENTOS

«Ana Maria Gonçalves, 57 anos, saiu da farmácia com 24 embalagens de medicamentos. Metade delas são de Omeprazol, um dos medicamentos para tratar úlceras de estômago mais vendidos no País. As restantes eram de Sinvastatina, uma substância que reduz o colesterol. Não pagou nada. Mas a partir de Outubro pagará 25,8 euros pelas mesmas receitas. "Para quem tem a reforma mínima, 200 euros, todos os cêntimos contam", afirma ao DN.

Este é apenas um dos muitos exemplos que encontrámos nas várias farmácias contactadas em Lisboa e no Porto. Há estabelecimentos que - apurou o DN - nos últimos dias duplicaram o valor normal que cobram ao Estado pela comparticipação. Isto por causa da "corrida" dos pensionistas que, até agora, levam medicamentos gratuitos para casa, e daqueles que consomem remédios que vão perder comparticipação e pelos quais passarão a pagar o dobro a partir de 1 de Outubro.» [DN]

Parecer:

E os médicos devem estar a ajudar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela factura.»

FENPROF ARMA-SE EM INPECÇÃO BUFA

«A Inspecção-Geral da Educação (IGE) vai investigar a constituição das turmas e a elaboração dos horários nas escolas do País. A averiguação é feita habitualmente no início do ano lectivo mas este ano a Fenprof já entrou ao organismo uma lista de irregularidades encontradas em vários estabelecimentos.

Há escolas em que as turmas têm mais alunos do que o número máximo (28) permitido ou mais do que dois alunos com necessidades educativas especiais, diz o secretário-geral da Fenprof. "Como sabemos que a IGE faz sempre nesta altura o levantamento das falhas para regularizar as situações quisemos alertar para alguns casos que não estão a respeitar a lei", diz Mário Nogueira.» [DN]

Parecer:

A dúvida está em saber se "inspeccionou" todas as escolas, incluindo as dirigidas pelos amigos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Mário Nogueira sobre se a sua denúncia abrange todas as escolas em situação irregular.»

GOVERNO BRITÂNICO RECUSOU-SE A AJUDAR A RAINHA A PAGAR A ÁGUA E A LUZ

«A rainha Isabel II solicitou há seis anos um subsídio social estatal para pagar as contas de electricidade e de gás dos palácios reais, mas o pedido foi negado pelo Governo, divulgou hoje a imprensa britânica.

O subsídio solicitado então pela casa real britânica está vocacionado para a ajudar famílias carenciadas, hospitais ou associações comunitárias.

Segundo documentos, datados de 2004, hoje publicados pelos jornais The Independent e Daily Express, os conselheiros da monarca referiram que o consumo de electricidade e de gás nos palácios reais tinha duplicado e superava um milhão de libras (cerca de 1,2 milhões de euros). Um montante "insustentável", segundo os mesmos conselheiros.» [DN]

Parecer:

Imaginem se Cavaco Silva viesse pedir o rendimento mínimo...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SERGEY SERDYUK