quarta-feira, setembro 29, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor da Quinta das Conchas, Lisboa

IMAGEM DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Algeroz, Santiago do Cacém (Imagem de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Nogueira Leite, vice-presidente

Questionado sobre os juros que estão a ser impostos à dívida portuguesa o Prof. Nogueira Leite manifesta concordância e por pouco quase defende que quanto maiores melhores, mesmo quando muitos economistas de craveira mundial falem de um ataque ao euro.

Quando é confrontado com as posições do secretário-geral da OCDE o Prof. Nogueira Leite quebra o verniz e fala do dirigente da OCDE em termos pouco próprios para quem é vice-presidente do PSD, isso porque a OCDE e não apenas o secretário-geral deitou por terra os seus argumentos contra a subida de impostos e a redução abrupta da despesa. Será que se o secretário-geral da OCDE e a própria OCDE dessem razão ao Prof. Nogueira Leite este teria reagido desta forma menos própria? Duvido.

Acho que o PSD e Nogueira Leite devem um pedido de desculpas ao secretário-geral da OCDE, isto tendo em consideração as vezes que o PSD de Pedro Passos Coelho já exigiu pedidos de desculpas ao PS .

«O economista António Nogueira Leite considera "absolutamente inaceitáveis" as palavras do secretário geral da OCDE na segunda feira em Lisboa e acusou Angel Gurria de fazer "um péssimo serviço" à organização.

"São palavras absolutamente inaceitáveis de um senhor que fez parte de um Governo que durante 70 anos teve o México sob mão de ferro, naquilo a que muita gente apelidou da ditadura perfeita, esse senhor de facto não tem nível para estar no lugar que está", afirmou o conselheiro do PSD, à margem da reunião de Pedro Passos Coelho com 20 economistas, que decorreu hoje em Lisboa.

Nogueira Leite afirmou ainda que partilha da ideia de que "as negociações [para o orçamento] devem ter lugar, a haver, no Parlamento" e, não querendo adiantar o que foi discutido durante a reunião de hoje, aproveitou para lançar farpas a José Sócrates.

"O doutor Passos Coelho, em relação a alguns outros líderes, tem a grande capacidade de não se irritar quando as pessoas têm opiniões diversas e isso permite que lá dentro façamos de facto um discurso bastante aberto", adiantou o economista.

Nogueira Leite reagiu ainda à nova subida dos juros exigidos pelos investidores nos mercados internacionais para comprarem os títulos de dívida portugueses, que no caso da dívida com maturidade a dez anos continua a ultrapassar máximos históricos, acusando o Governo de ser o responsável por esta situação.

"Estão [a subir os juros] porque o Governo não tem governado. O Governo fez um ajustamento, de que o senhor primeiro ministro se gabou aqui há uns tempos, que foi um ajustamento com a despesa corrente primária a crescer de 38 para mais de 41 por cento do produto, Portugal é um pais hoje que tem uma dívida externa que em percentagem do produto é a maior dos países da zona euro", afirmou. » [DN]

SEPARADOS À NASCENÇA?

Quando estava tranquilamente a ver o jogo entre o Braga e o Shakhtar Donetsk fui surpreendido pela presença de Valter Lemos, secretário de Estado do Emprego, no banco da equipa ucraniana. Pensei cá para mim que depois de ter votado numa assembleia municipal contra uma proposta apresentada pelo próprio, de ter sido secretário de Estado da Educação e de ser secretário de Estado do Emprego o homem é capaz de fazer de tudo um pouco, até mesmo treinador de futebol.

Mas depois caí em mim e não, os homens apenas foram separados à nascença e não ocorreu nenhuma remodelação governamental, aliás, se tal sucedesse é bem provável que Valter Lemos passasse para os Assunto Fiscais ou para a Saúde. O senhor da esquerda é treinador do Shakhtar Donetsk, é romeno e dá pelo nome de Mircea Lucescu. Sorte a dele, senão teria de sofrer a vingança do professor Marcelo que parece ter tanta sorte com os seus prognósticos em relação ao Braga como tem tido na política.

A DIREITA, OS INDICADORES E OS RELATÓRIOS INTERNACIONAIS

Há poucos dias os especialistas de imagem de Pedro Passos Coelho deram-lhe mais uma dica, que o governo fala dos indicadores quando são positivos e ignora-os quando não lhes interessa, sentiam a necessidade de desvalorizar os sinais positivos que vinham da economia de forma a que não resultassem em benefícios eleitorais. Compreende-se a estratégia.

Estes mesmos especialistas que correm a comunicação social estrangeira em busca de críticas a Portugal não perdem a oportunidade de encontrar nos relatórios de organizações como o FMI ou a OCDE alento para as suas propostas. Mas desta vez tiveram azar, depois de andarem semanas a dizer que só deixariam passar o orçamento deram com a OCDE a defender propostas simétricas às suas.

Agora a estratégia é a mesma, desvalorizar a OCDE como se pode ver aqui. Azar, os economistas da OCDE não partilham das ideias de Nogueira Leite.

Esta mesma direita que nos tempos de Durão Barroso até nos boletins meteorológicos descobria sinais de retoma, anda agora a desejar que todas as desgraças se abatam sobre o país para que um fraco salvador nos ajude.

PASSOS COELHO TEVE AZAR

Reuniu os economistas amigos do PSD e até arranjou um economista "próximo do PS" para confirmarem as suas exigências orçamentais mas, azar dos azares, veio o secretário-geral da OCDE e estragou-lhe a festa, disse exactamente o contrário. A vida é assim, nem sempre os relatórios das organizações dizem o que queremos ler.

O PROBLEMA GRAVE DO ORÇAMENTO

«Tenho dito - e repetido - que confio no bom senso dos políticos do PS e do PSD e que acredito que haverá, ainda agora, um acordo que garanta a passagem do Orçamento na Assembleia da República. Refiro os dois maiores partidos e não o PCP e o Bloco de Esquerda porque estes instalaram-se na situação fácil, mas que não conduz a nada, de meros partidos de protesto. Não compreendo, aliás, com que objectivo, visto que se auto-excluem da área da governabilidade. Para quê? Só se sonham, ainda, em voltar ao famigerado PREC. Num mundo em regressão óbvia - que espero não dure muito -, com a China a falar na necessidade de reformas políticas de sentido democrático e Fidel Castro a reconhecer que o sistema económico cubano falhou e que é preciso despedir quinhentos mil funcionários, que estão a mais, como seria isso possível?!» [DN]

Parecer:

Por Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ORDEM DOS ADVOGADOS NÃO ACEITA LICENIATURAS DE TRÊS ANOS

«Numa mensagem colocada na página da Ordem na Internet, o bastonário Marinho Pinto afirma que na semana passada o tribunal indeferiu a acção dos licenciados, uma "intimação" para "obrigar a Ordem dos Advogados a aceitar a sua inscrição sem antes efectuarem o respectivo exame nacional".

Marinho Pinto lembra que a acção indeferida "foi precisamente a mesma" de dois outros licenciados deferida há cerca de seis meses.

O bastonário frisa que os licenciados completaram os seus cursos "já depois da entrada em vigor do chamado Processo de Bolonha" e que a admissão de estagiários foi definida nos estatutos da Ordem quando as licenciaturas duravam cinco anos e não três, como actualmente.

"Não podemos aceitar que nenhum dos novos licenciados em Direito possa ser magistrado, mas todos, sem excepção, possam ser advogados", reitera Marinho Pinto, lembrando que os licenciados pós-Bolonha não são aceites pelo Estado nos cursos para procurador ou magistrado do Centro de Estudos Judiciários. » [CM]

Parecer:

Parece-me que Marinho Pinto tem razão, só que a Ordem dos Advogados parece ter esquecido a necessidade de alterar os estatutos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se quantos anos estudou antes de se escolher um advogado.»

QUAL O CRITÉRIO DO GOVERNO PARA RESPONDER A PERGUNTAS?

«O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, disse hoje acreditar e esperar que vai haver Orçamento do Estado para 2011 porque o país "precisa" dele, reafirmando o PSD como "parceiro natural" para a sua viabilização.

Questionado pelos jornalistas na inauguração da Loja do Cidadão de segunda geração de Santo Tirso, Pedro Silva Pereira foi peremptório: "Eu acredito e espero que vamos ter Orçamento do Estado para 2011 porque o país precisa deste orçamento".» [DN]

Parecer:

Há alguns dias Sócrates recusou-se a responder a jornalistas que o 'Portugal Tecnológico' lhe fizeram perguntas sobre questões que nada tinham que ver com a feira. Parece-me que Pedro Silva Pereira não seguiu o critério do primeiro-ministro e responde a questões sobre o OE e ainda por cima antecipando-se às posições de um partido que não é o seu.

O governo não pode inventar e reinventar critérios dia sim, dia não para controlar as respostas que quer ou pode dar, ainda por cima para atirar achas para a fogueira de um debate que começa a saturar os portugueses, dando continuidade à verdadeira intoxicação que tem sido promovida por Pedro Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pedro Silva Pereira qual o critério seguido pelo governo na escolhas das perguntas dos jornalistas que merecem resposta.»

EX-MINISTRA FRANCESA SABE POUCO DE ECONOMIA

«Durante um programa de televisão emitido no sábado pelo Canal+, a ex-ministra da Justiça francesa Rachida Dati trocou acidentalmente a palavra "inflação" por "felação". Ontem, em declarações à rádio RTL, a eurodeputada justificou-se dizendo que "falou um pouco depressa de mais". Dati não perdeu o sentido de humor e afirmou que, pelo menos, o engano serviu para "fazer rir toda a gente". » [DN]

OCDE DÁ RAZÃO ÀS PREOCUPAÇÕES DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO

«A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta que Portugal deve reduzir as elevadas taxas de retenção de estudantes no seu sistema de ensino, assim como reforçar os mecanismos que apoiam os alunos que têm maior risco de abandonar mais cedo os estudos, não cumprindo o ensino obrigatório.

Em causa estão taxas de retenção de 20,1% dos alunos nacionais no secundário ou de 15% dos estudantes no 3.º Ciclo.

Apesar de alguns elogios ao que tem estado a ser feito pelo Governo português, a organização aconselha que a educação tem de permanecer no topo das prioridades nas medidas políticas dos governantes, para que, dessa forma, se possa continuar a impulsionar a produtividade nacional.» [DN]

Parecer:

Onde estão os que criticaram a ministra quando esta abordou o problema dos repetentes?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procurem-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou esta manhã fundamental evitar a crise. “Não podemos perder mais tempo, outros querem criar crises e zaragatas, nós queremos apresentar soluções”, afirmou à saída do encontro com o Presidente da República em Belém. Questionado sobre se está disponível para viabilizar o Orçamento do Estado, Louçã não se comprometeu. Disse que “tudo faremos para evitar a crise” mas sob condições: “apoiaremos políticas que respondam ao país e combateremos políticas que prejudiquem o país”. Leia-se “aumento de impostos, redução do subsídio de emprego e cortes nos apoios à saúde.” » [i]

Parecer:

Por outras palavras, Louçã apoia o OE se for parecido aos de 75 e 76, aliás, mais ou menos o que exige o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

24.000 NOS TRANSPORTES PÚBLICOS EM APENAS SEIS MESES

«O número de contraordenações por falta de título de transporte ascendeu a 24 mil no primeiro semestre deste ano, avançou hoje o presidente em exercício do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Jorge Batista e Silva disse que as 24 mil contraordenações correspondem “ao número de passageiros multados por não terem título” de transporte.»
[i]

Parecer:

Enfim, tal como os borlistas da auto-estradas cada um tem direito à sua SCUT.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aumente-se a fiscalização.»

JAPÃO TEM UM MESSI DE SAIAS


«Chama-se Kumi Yokoyama e é internacional sub-17 pelo Japão. No Mundial da competição, que terminou no domingo, a atleta sul-coreana saiu do banco para brilhar. Frente à Coreia do Norte, nas meias-finais da competição, Yokoyama pegou na bola no ataque e evitou cinco adversárias (uma delas mais do que uma vez) até marcar o golo que garantiu o triunfo por 2-1.» [i]

CATROGA CHEGA À CONCLUSÃO DE LA PALISSE

«Eduardo Catroga disse hoje, na reunião de duas dezenas de economistas com o PSD, que “o relatório da OCDE tem de ser lido na íntegra. Isto é, a variável de crescimento económico determinante e as políticas conducentes ao crescimento económico não passam pelo aumento da carga fiscal”.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Pois é, mas sem correcção do défice também não haverá crescimento económico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lembre-se ao porfessor o que é prioritário.»

APLICAÇÃO PARA iPHONE IRRITA A ITÁLIA

«Uma aplicação para iPhone, iPad e iPod, que descreve Itália como o país da “piza, da máfia, da pasta e da Vespa”, está a causar indignação no governo italiano.

Alertada por uma publicação da associação “Osservatorio antiplagio”(observatório anti-plágio), a ministra do Turismo, Michela Vittoria Brambilla, afirmou que se trata de uma “representação ofensiva e inaceitável” de Itália.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esqueceram-se de acrescentar que Itália é também o país de Berlusconi e das suas orgias na quinta da Sardenha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

APARELHO DO PSD JÁ ATACA CAVACO SILVA

«De acordo com relatos da reunião feitos ao PÚBLICO, vários dirigentes distritais, entre eles o de Aveiro, afirmaram, em tom irónico, que o partido já estava habituado a atitudes de Cavaco Silva que, no passado, prejudicaram o partido em fase vésperas de eleições ou em campanhas para as legislativas. Falava-se do orçamento e da ronda de audições que hoje começam por, na leitura de alguns dos presentes, poderem prejudicar o partido que Cavaco liderou. Embora não tivessem sido referidos, dirigentes sociais-democratas lembram-se as declarações de Cavaco Silva sobre os benefícios das maiorias absolutas nas campanhas de 1995 e 2005.

Na reunião, o líder do partido acabou por defender o ex-primeiro-ministro desta hostilidade laranja, afirmando que o que está a fazer, ouvindo os partidos, é o que qualquer Presidente – ainda mais em vésperas de presidenciais - faria nesta fase de crise política iminente.» [Público]

Parecer:

É bonito ver Passos Coelho ser forçado a defender um Cavaco que não simpatiza nada com ele.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso amarelo.»

DIREITOS INCONSTITUCIONAIS SÃO INCOMPATÍVEIS COM A CRISE, DIZ BARRETO

«O sociólogo António Barreto afirmou segunda-feira à noite, em Coimbra, que os direitos dos cidadãos inscritos na Constituição Portuguesa "não são compatíveis" com o período de crise económica que o país atravessa.

Em declarações à agência Lusa, no final de uma palestra sobre "Desenvolvimento Regional de Cidadania", promovida pelo Rotary Club de Coimbra/Olivais, o antigo ministro disse ser necessário fazer uma distinção entre direitos fundamentais e direitos sociais e económicos.

"Vamos à Constituição e vemos que o cidadão português tem todos os direitos e mais alguns. Tem direito à saúde e educação de graça, à habitação", disse António Barreto, considerando que estes direitos "não são compatíveis" com o actual estado das finanças públicas.» [Público]

Parecer:

Tem alguma razão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o assunto.»

NO "CLUBE DAS REPÚBLICAS MORTAS"

Porpõe-se a redução da despesa publica extinguindo-se institutos que já foram extintos há mais de 10 anos. Já percebi como é que Pedro Passos Coelho reduziria a despesa...

BORISOV DMITRY