quarta-feira, maio 30, 2012

Podridão


É evidente que as secretas estão num estado de podridão, são incompetentes, estão ao serviço de golpes, têm ou tiveram idiotas à sua frente, foram postas ao serviço de interesses privados, poderão ter sido utilizadas em situações que configuram conspirações.
  
São incompetentes porque se não o fossem nada do que está sendo divulgado se saberia, aliás, o seu ex-dirigente é a imagem da incompetência, manda sms a torto e a direito, mistura negócios privados com ambições pessoais e no fim vem tudo escarrapachado nos jornais, parece ser mais fácil saber o que um chefe das secreta o que jantou ontem o presidente da Junta de Freguesia do Castelo.
  
A forma como Bernardo Bairrão foi afastado do governo ainda antes de tomar posse mostra como se misturam informações de secretas com mentiras de empresa para depois se informar um primeiro-ministro por sms, como aconteceu no caso Bairrão onde um sms chegou para acabar com uma carreira política ainda antes de começar. Ainda antes de estar formado um governo já actua com base em golpes alimentados por informação duvidosa e de origem duvidosa.
  
A grande dúvida em relação ao caso Relvas é saber até onde foram as relações entre o chefe das secretas e o agora ministro, bem como saber até que ponto estas relações envolvem Pedro Passos Coelho. Ambos começaram por dizer que mal conheciam o agente secreto, mas pelo menos em relação a Miguel Relvas já se percebeu que poderia estar a mentir e a sua intimidade ser maior do que a resultaria de um encontro casual numa festa de anos. Ninguém imagina o agente secreto a escrever a Miguel Relvas um sms do tipo: “Ói, sou a agente secreto, lembra-se de mim? Conheci-o no aniversário da Tatá. Como deve estar a formar o governo não se esqueça que estou interessado nos Negócios Estrangeiros, mas se não for possível então fico com a Administração Interna, ou mesmo a Defesa. Fico a aguardar a confirmação. Abraço e bjs à Tatá”.
  
O PSD defende-se que o agente secreto foi nomeado por Sócrates o que é verdade, mas isso não significa que o homem seja simpatizante do PS, até para o próprio governo Sócrates nomeou gente simpatizante do PSD. É o caso, por exemplo, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, antes de ir para o governo tinha estado como assessor do ministro da Agricultura de Pedro Santana  Lopes e depois de Passos ganhar as eleições foi promovido a administrador do Banco de Portugal.
  
A verdade é que o domínio das secretas pelo PSD começou há muitos anos, o homem que mandou nelas foi o omnipresente Dias Loureiro, recorde-se que durante muito tempo o senhor das secretas foi um tal Daniel Sanches, amigo de Dias Loureiro que mais tarde foi ministro da Administração Interna e fez o famoso negócio das comunicações da segurança, em três dias despachou o negócio do SIRESPE, adjudicou-o a um a empresa da SLN pagando quatro vezes mais do que pedia a concorrência [Público]. O caso ficou em águas de bacalhau, hoje o país está a ser manado pela troika e a culpa foi só do Sócrates.
  
O problema das secretas não é de sujidade, não se resolve com limpezas como alguns sugerem. É um problema de podridão e como qualquer cancro quisto deve ser extirpado e atirado para o lixo. Ali nada se aproveita, as escolhas de gente foram feitas a dedo e o controlo por parte dos bandidos vai até à terceira geração, até os porteiros poderão ser gente escolhida pelos mafiosos da Ongoing e de outras agremiações que nos últimos anos estiveram muito activas na conquista do poder.
  
Ser amigo de uma destas personagens era símbolo de poder, no fisco temia-se uma personagem porque era destas relações e a verdade é que foi em defesa dessa mesma personagem que o autor deste blogue foi alvo de um golpe baixo por parte do jornal “i”