quarta-feira, maio 16, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento 


"Revolta-te!", Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Descanso [A. Cbral]
    
Jumento do dia


Vítor Gaspar

O ministro das Finanças está de parabéns, são poucos os economistas que se podem orgulhar de em cima das medidas duras de austeridade impostas por organizações internacionais ter optado por ser ainda mais troikista e promovido o empobrecimento dos seus concidadãos ao ponto de ter promovido níveis brutais de recessão só em três meses.

Parabéns dr. Gaspar.
  
«O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 2,2 por cento nos primeiros três meses de 2012 por comparação com o mesmo período de 2011, mas a recessão abrandou nos primeiros três meses deste ano.

No final de março, a queda do PIB face ao último trimestre do ano passado foi de 0,1%, contra uma queda de 1,3% do PIB, no quarto trimestre de 2011 face ao terceiro.

Segundo uma estimativa rápida das contas nacionais hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação do PIB no terceiro e no quarto trimestre de 2011 foi pior do que se julgava inicialmente: quedas de 2 por cento e 2,9 por cento, respetivamente, uma décima menos do que as estimativas anteriores.» [DN]

Uma pergunta a Passos Coelho

E porque razão hão-de os portugueses querer ou ser obrigados a mudar de vida. Desde os tempos da II Guerra Mundial que não se ouvia um político europeu falar dos seus concidadãos da forma que fala Passos Coelho.

Clippings

O país ficou a saber que gasta impostos com agentes secretos para que estes se entretenham nos gabinetes a recolher recortes de imprensa que depois enviam a amigos e conhecidos. A segurança nacional depende das notícias tornadas públicas e Portugal só não terá sido alvo de atentados porque os nossos atentos agentes secretos souberam através de um jornal londrino que Bin Laden teria comprado um bilhete de avião na loja online da TAP num voo com destino a Lisboa.

Graças a Deus temos agentes secretos, o que seria de todos nós sem o seu precioso trabalho?

Belmiro 1 - 0 Merceeiro holandês


O merceeiro holandês ainda vai abrir as mercearias no Dia de Natal com descontos de 50% para concluirr que os portugueses gostam mais de um entrecosto barato do que do menino Jesus!

Pobres gestores

No país onde os trabalhadores vão ser obrigados a dar mais quatro dias de trabalho à borla porque está à beira do colpaso económico, é o que dizem os governantes, os gestores das empresas cotadas na bolsa ganharam mais 5,3% em 2011.

Querem melhor definição de filho da puta?

 Saída ordenada do euro?


O cinismo da direita europeia não tem limites, agora é a senhora Christine Lagarde, que conseguiu o tacho no FMI à custa do golpe que alguém deu no DSK, vem dizer que se for para a Grécia sair ordenadamente do euro até dão dinheiro aos gregos à Lagardère! Para resgatar e fazer de conta que estavam a ajudar a Grécia era só condições e austeridade, pare se verem livre deles sem consequências já pagam sem colocar condições.

Digamos que a saída da Grécia do euro não é controlada, é à Lagardère!
 
 Hollande já reuniu com Merkel
 
A partir desta quarta-feira começa a mudança de Vítor Gaspar em direcção ao keynesianismo e o Passos Coelho até vai descobrir que o SD de PSD quer dizer social-democrata.
 
 

Variações sobre o que é mudar de vida

«Pensava eu, burro, que os governos que elegemos servem para definir políticas que resolvam os problemas que a sociedade encontra. Julgava, burro, que um dos deveres do governo, com os meios que possui, era providenciar a melhor vida coletiva possível. Estava convicto, burro, repito, que um Governo toma medidas. Afinal, constato, não é assim.
Um Governo dá, pelos vistos, conselhos aos eleitores. Por exemplo, aos desempregados, em vez de acenar com pacotes legislativos, formações profissionais, subsídios, empréstimos ou bilhetes de lotaria, Passos Coelho limita-se a dar recomendações, perspetivas de vida, sonhos.

Cito dos jornais: "Estar desempregado não pode ser um sinal negativo. Despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma. Tem de representar também uma oportunidade de vida. Tem de representar uma livre escolha, uma mobilidade da própria sociedade."

Tentei descortinar onde teria buscado o primeiro-ministro tanta inspiração. Admiti, já que o homem é da minha geração, de gente que na juventude lia pouco mas ia muito à discoteca, haver um toque de António Variações passado à hora do Rock em Stock da Rádio Comercial, geração Ana Bola. Estou a lembrar-me do Muda de vida, que os Humanos recentemente regravaram..

Imagino mesmo Passos Coelho, que pauteia num grupo coral e tem uma bela voz - parece que de barítono -, a cantar uma adaptação aos tempos desta nova crise daquele antigo hino da libertação pessoal, agora em versão de libertação governamental:

Muda de vida, o Governo pede-te um jeito
Muda de vida, a 'troika' chegou para te cobrar
Muda de vida, o trabalho está contrafeito
Muda de vida, no desemprego podes brilhar
Ver-te a sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de mim, mas penso que tens... de ser assim
Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de mim mas penso que tens... de ser assim
Olha que a vida não, não é o que tu queres ser
É um castigo que tu terás que viver
Muda de vida, o Governo pede-te um jeito
Muda de vida, a 'troika' chegou para te cobrar
Muda de vida qu'isto está tudo contrafeito
Muda de vida, no desemprego podes brilhar.» [DN]

Autor:

Pedro Tadeu.
  

Desde que tomei posse

«“Desde que tomei posse nunca tive nenhum contacto, nunca recebi qualquer SMS de Jorge Silva Carvalho.” Na sua última intervenção na comissão de Assuntos Constitucionais, que decorreu esta terça-feira, no Parlamento, o ministro dos Assuntos Parlamentares garantiu ainda que nunca recebeu relatórios do ex-director do SIED.» [CM]

Parecer:

E antes de tomar posse, que relações mantinha com o homem da Ongoing.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Relvas.»
  
Condenados por pertencerem às Novas Oportunidades

«Cartas a ordenar o encerramento de dezenas de Centros Novas Oportunidades (CNO) chegaram nas últimas semanas às escolas onde estes funcionam, com a indicação expressa de demitir os técnicos até ao passado dia 11. Mas o processo pode estar ferido de legalidade: muitos directores de escolas já contestaram e os técnicos prometem recorrer à Justiça.» [CM]

Parecer:

Este governo parece ter um ódio de morte às Novas Oportunidades, terá alguma relação com o facto de Passos Coelho se ter engasgado durante a campanha eleitoral?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»
  
 Estão a transformar a justiça em negócio para os amigos

«No final da audiência, no Palácio de Belém, com o Presidente da República para discutir o projeto do novo mapa judiciário, Marinho Pinto alertou para um novo fenómeno semelhante ao registado na área da saúde: a "privatização" de serviços da justiça.

"Está a criar-se em Portugal condições para a prosperidade de negócios pouco claros para a indústria da justiça", denunciou o bastonário, garantindo que existem "pessoas que hoje estão a trabalhar sub-repticiamente para que a justiça se transforme num bom negócio para certas entidades e empresas privadas. E a Ordem está contra isso".» [DN]

Parecer:
Não seria a primeira vez.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»
  
Que pena o escolhido não ser Passos Coelho

«A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, vai "substituir" o Presidente da República, Cavaco Silva, na entrega do troféu de vencedor da Taça de Portugal de futebol, no domingo, após a final entre Sporting e Académica.» [DN]

Parecer:

Porque será que ninguém vê Passos Coelho junto as grandes multidões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se volta a passar férias na Manta Rota.»
  
Gente que não é piegas e muda de vida

«Cansou-se de bater à porta da Junta, da Câmara ou da Segurança Social. Cansou-se de apelar à caridade e de ficar sem resposta. Agora, Teresa Barros deixou de pedir ajuda. "Vou-me aguentando como puder. Enquanto puder", desabafa.

Os cerca de 700 euros mensais que recebe, no total, do Rendimento Social de Inserção e da pensão do marido, mal dão para pagar as despesas da casa e remediar comida para sete. Ainda esticam o suficiente para comprar os remédios dos filhos mais novos, de 15 e 12 anos, ambos com distrofia muscular de Duschenne, uma doença genética incurável que os deixou presos a uma cadeira de rodas.» [Expresso]
   
A anedota do dia

«Miguel Cadilhe, último presidente do BPN antes da nacionalização, está hoje a ser ouvido pelos deputados da Comissão parlamentar de inquérito ao BPN.

Numa intervenção inicial, o ex-banqueiro manifestou alguma perplexidade por, volvidos mais de três anos após a nacionalização, ainda não terem sido apuradas as responsabilidades pelo que se passou no BPN. “Não está julgada a responsabilidade da situação do BPN privado. Quem infringiu a lei. Quem fez gestão ruinosa. Também não está apurada a responsabilidade pela gestão do BPN durante a nacionalização”, afirmou.» [i]

Parecer:

Cadilhe tem razão nalgumas coisas que diz, mas esquece-se de que pediu 400 milhões de euros ao Estado para resolver os problemas no BPN. Compreende-se que proteste contra a nacionalização, se tivesse recebido os que pediu seriam mais uns milhões para estarem enterrados no BPN e agora diria que Sócrates fez tudo o que podia.

Só que o raciocínio de Cadilhe é maldoso e manhoso, ele sabe que os crimes do BPN cabem à justiça e basta olhar para os sindicatos do magistrados para se saber ao serviço de quem está, já quanto à nacionaliszação Cadilhe espera que o parlamento condene Sócrates e o elogie enquanto presidente da SLN.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
Odem dos Médicos defende "pequenos agricultores"?

«Segundo José Manuel Silva, a OM tem informações de que está a ser praticado "dumping" nos preços de alguns medicamentos genéricos, uma situação “ilegal e preocupante” que foi comunicada na semana passada à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

“É fundamental que sejam investigadas as eventuais práticas de 'dumping' no preço dos medicamentos, que poderão levar a que alguns laboratórios se retirem do mercado, nomeadamente marcas portuguesas, por incapacidade de concorrer com preços que estarão a ser praticados abaixo do custo”, disse.» [i]

Parecer:

A ternura dos médicos com os pequenos laboratórios portugueses é de nos levar às lágrimas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Chore-se enquanto se aguardam as conclusões da competente investigação da ASAE.»