quinta-feira, maio 10, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Barcos tradicionais do Tejo, Amora, Seixal
Imagens dos visitantes d'O Jumento


O carrinho amarelo [A. Cabral]
    
Jumento do dia


Gasparzinho

Já era evidente que o ministro das Finanças era u m aldrabão, agora começa-se a perceber que não mente de forma compulsiva, fá-lo de forma calculista e utiliza a mentira como alternativa à democracia, o que colide com a vontade dos portugueses é decidido com recurso a mentiras habilidosas.

Começa a ser tempo de correr com um ministro que é muito habilidoso mas revela muito pouco apego e respeito pela democracia e pelos seus concidadãos. Passos ainda não percebeu que um dia destes não só será o seu ministro das Finanças a ser corrido por trsiteza e má figura, serão os dois.

«A reposição gradual dos subsídios de férias e Natal a partir de 2015, avançada no documento de estratégia orçamental (DEO) do Governo, é uma "perspetiva técnica" e não uma "decisão política", disse nesta quarta-feira o ministro das Finanças.» [CM]

Há quem tenha amigos com jeito para os negócios


Antes que se esqueçam...


A Alemanha comprou a Praça do Comércio?

Pela forma e ao ritmo a que se gasta dinheiro naquela praça lisboeta até parece que a CML a vendeu aos alemães.

Porque não se deve vestir verde na meteorologia



(via DN)

"1000 Balões/Ideias por Lisboa!"


«A Associação Acredita Portugal juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa irá promover o evento ‘1.000 Balões/Ideias por Lisboa’', no dia 11 de Maio entre as 18h00 e as 18h30 na Praça do Município. Este evento, de carácter inspirador e mobilizador será um dos eventos de encerramento da “1ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa”, e terá o formato de um flashmob que culminará no lançamento de 1.000 Balões com ideia para a cidade de Lisboa.

Não perca a oportunidade de escrever e fazer voar a sua ideia empreendedora.

A abertura do Evento vai estar a cargo da Vereadora Graça Fonseca e Dr. Paulo Soeiro Carvalho, Director Municipal de Economia e Inovação. Mais informações aqui.

Sobre a 1ª SEMANA DE EMPREENDEDORISMO DE LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa está a organizar a 1ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, a decorrer entre 7 a 11 de Maio de 2012. Durante cinco dias Lisboa vai ser o palco de mais de duas dezenas de iniciativas que visam promover o empreendedorismo e que irão ocorrer em vários locais da cidade, envolvendo todos os parceiros que têm vindo a trabalhar com o Município numa ambiciosa estratégia para transformar Lisboa numa verdadeira Start UpCity.

Sobre a ASSOCIAÇÃO ACREDITA PORTUGAL

A Associação Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão 'Fomentar uma cultura da possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses ".  Em termos práticos, a nossa função consiste em divulgar e disponibilizar os meios para que todo o português possa formular, estruturar e implementar o seu projecto. Para tal, construímos um software online, DreamFactory, que ajuda potenciais empreendedores a estruturar o seu plano de negócio de uma forma acompanhada, interactiva e com resultados finais visíveis. Esta ferramenta é disponibilizada no âmbito de Concursos de Empreendedorismo, abertos a qualquer pessoa, independentemente da sua idade, nível de formação ou área do projecto.  Em edições anteriores recebemos cerca de 3.700 projectos de 238 concelhos, batendo por duas vezes o record nacional de candidaturas angariadas em Concursos de Empreendedorismo, consolidando a nossa posição como o maior Concurso de Empreendedorismo em Portugal.»

As metas da troika

Passos Coelho e os seus onze estarolas deixaram de falar em memorando para reafirmarem sistematicamente que vão cumprir as metas da troika. Ora, estamos perante uma mentira, não há metas da troika, o que há são compromissos assumidos no âmbito da troika e medidas acordadas para serem atingidos esses compromissos.
  
Ao ignorar o memorando reduzindo-o a meras metas o que Passos Coelho pretende é prender o PS à sua política sem que este partido tenha o direito de discutir as medidas decididas pelo Vítor Gaspar. Estamos perante uma fraude política.
  
 A solução para a crise grega (e não só)
  
A solução para a crise grega está no pagamento por parte da Alemanha à Grécia das dívidas de guerra acrescidas de juros determinados à taxa aplicada ao resgate da Grécia. A Europa podia aproveitar para em vez de fazer chantagem sobre a Grécia ou de chamar-lhe PIG devolver todos os objectos de arte e arqueológicos que roubaram aos gregos ao longo dos anos e que enchem uma boa parte dos museus europeus. Aliás, seria uma boa oportunidade para os alemães devolverem tudo o que roubaram aos europeus e, em particular, aos judeus durante a guerra.
  
Se a Alemanha quer falar nos termos em que tem falado então que pague tudo o que deve e devolva tudo o que roubou, só assim terá autoridade moral para assumir um lugar de igualdade entre os países europeus.Convém recordar os alemães de que o que têm investido em ajudar países europeus é uma gota de água ao pé da ajuda que receberam no pós guerra e do que ficaram a dever aos países europeus e aos muitos milhões de europeus que perderam a vida durante a guerra.

  
 

Captura de informação

«Ontem, todo orgulhoso, passeei o dia parecido com o Kirk Douglas. Na verdade, eu era só parecido no chapéu, o de Kirk Douglas a fazer de jornalista em O Grande Carnaval, de Billy Wilder. Ontem, eu também andei de chapéu com um anúncio metido na faixa, dizendo "PRESS", em inglês para ser mais notório. Bem ouvi os suspiros e as admirações. Claro, ia ali um jornalista! Isto é, um tipo entre o Batman, o Pimpinela Escarlate e um jovem hacker. Nós, os jornalistas, subimos as paredes, violamos as gavetas e esmiuçamos os computadores para converter os segredos judiciais em manchetes. Sozinhos! Não sou eu a gabar-me, foram os tribunais que o reconheceram. Não leram? O Emídio Rangel sugerira que tudo nos era dado de mão beijada - ele falou de juízes e outros magistrados. Como se nós fôssemos simples pombos-correio aos quais se deita milho! Felizmente, um tribunal, com juiz e outros magistrados, disse que os juízes e outros magistrados não têm nada a ver com o milagre da multiplicação das fugas de informação. Condenou Rangel a pagar 106 mil euros aos magistrados. (É essa a tabela para um condutor bêbado que esmaga uma grávida, não é?) Mas o importante é que ficou a saber-se que os papéis sigilosos vou eu desencantá-los, sozinho. Não há fugas de informação, só capturas. Daí o orgulho do meu chapéu: "PRESS", de arrojado investigador. A partir de agora, só o tiro de madrugada, quando vou ao DIAP vasculhar mais uns processos.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
  
O que quer dizer Mário Soares

«É preciso compreender o dr. Mário Soares. Ele é o último estadista sobrevivente no panorama português. Ele tem a qualidade essencial dos estadistas. O olfato apurado para o perigo. Comparado com ele, quase toda a paisagem atual, partidária e governativa, é composta por iniciados e figuras que nunca passarão da segunda linha. O que Mário Soares quer dizer, quando afirma que o PS deve romper com a troika, não é que o PS deve ir para a rua fazer barricadas, ou assumir uma atitude destrutiva no Parlamento. O que quer dizer é que o PS deve lutar contra a lógica do memorando de entendimento. E essa lógica assenta na ideia falsa de que os países intervencionados são os únicos responsáveis pela situação a que chegaram, e que a austeridade é não só a solução económica mas o indispensável castigo político de povos inteiros que resolveram "viver acima das suas posses". Soares tem dito, e bem, que a crise é europeia. Que a moeda única, sem o suporte de um orçamento e de um governo federais, acaba por ser uma prisão dos países menos competitivos. O PS deve fazer oposição ao Governo português no palco europeu, usando a Internacional Socialista e o Parlamento Europeu. As manifestações não deveriam ser no Rossio, mas no Campo dos Mártires da Pátria, em frente da embaixada alemã, o país que vai perder ou salvar a UE. Só não ouvi ainda dizer a Soares, com pena minha, que o PS tem de enterrar definitivamente o cadáver do socratismo. Sem isso, o PS não reconquistará o respeito dos portugueses.»

Autor:

Viriato Soromenho-Marques.
    

O que seria de nós sem o apoio do Rajoy

«O presidente do Governo espanhol expressou hoje "firme e solidário" apoio às medidas e reformas que o Governo português está a adoptar considerando que na Península Ibérica, como na Europa, se deve "avançar" com políticas de crescimento.» [CM]

Parecer:

Pudera, o ideal é sacrificar os portugueses com austeridade para que os mercados emprestem dinheiro à Espanha e esta depois vir cobrar-nos 4,5% a título de ajuda internacional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Rajoy se tem algum para emprestar a menos de 4%.»
  
Empresário espanhol lança curso de prostituta

«Encontrar emprego em tempos de crise pode ser difícil. A pensar nisso, um empresário e prostituto de Valência, Espanha, decidiu preparar uma formação, no mínimo, insólita. O que Brandom Morales propõe é ensinar os conceitos básicos de como ter sucesso na área da prostituição.» [CM]

Parecer:

EM putas não temos grande coisa, mas para professores de proxenetas não nos faltam catdráticos, é só pedirem que mandamos uns charters para Madrid.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
O PPD já está apaixonado pelo crescimento

«Mas a esquerda fechou a porta. Vitalino Canas, do PS, disse que a chegada do PSD à agenda do crescimento é uma prova "de oportunismo político" quando os ventos da Europa estão a mudar. "Não é amor tardio pelo crescimento."
  
O deputado do PS considerou que "a resolução é medíocre de vacua e omissa". "Nesse caminho o PSD não terá a nossa companhia", avisou antes de desafiar os sociais-democratas a não esperarem por Angela Merkel e juntarem-se à proposta dos socialistas para fazer um protocolo adicional ao tratado orçamental do euro.» [DN]

Parecer:

É o chamado golpe do baú.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada mandando-se os ilustres senhora à bardamerda da forma mais educada possível.»
  
Passos Coelho receia que a Grécia se mude para África

«O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, manifestou-se hoje apreensivo com a situação política resultante das eleições legislativas gregas e acrescentou que espera que a "Grécia permaneça dentro da Europa como um país que respeitará os seus compromissos".» [DN]

Parecer:

Convenhamos que a linguagem é típica de um mecânico de automóveis e o recado aos gregos revela o parão de educação de um taxista.

Istoe de se alguém se armar em galo-da-Índia da capoeira da senhora Merkel dá nisto!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»
  
TGV dos repolhos só em 2018

«Portugal e Espanha comprometem-se hoje a concluir até 2018 a ligação ferroviária de mercadorias em bitola europeia entre Lisboa e Irún (fronteira franco-espanhola), com passagem por Sines, Caia e Madrid, segundo a declaração da XXV Cimeira Luso-Espanhola.» [DN]

Parecer:

Mas o nosso grandioso primeiro-ministro não dizia que era já?

Este é um compromisso e podia muito bem ser inscrito num guardanapo para que Passos Coelho pudesse limpar a face com ele.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada e pergunte-se a Passos Coelho se vai adiar as legislativas devido a algum desvio colossal.»
  
Um bom princípio

«O Santander Totta admite aceitar a entrega da casa para pagamento da totalidade da dívida do empréstimo em casos pontuais, revelou o presidente do banco, António Vieira Monteiro, na apresentação de resultados do primeiro trimestre.» [DN]

Parecer:

È pena que nesta situação não tenha sido a CGD a dar o exemplo, o que mostra que não são os vencimentos baixos que torna mais sensíveis os administradores do banco público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se e elogie-se o Santander.»
  
Acidente com novo avião russo  Sukhoi Superjet 100
   
  
«O aparelho desapareceu do radar quando sobrevoava a região de Bogor, a sul de Jacarta, tendo sido iniciadas buscas para encontar o avião que transportava 46 pessoas a bordo.
  
O Superjet 100 (SSSJ100), que acabou de receber a sua certificação para a Europa, "perdeu altitude, passando dos dez mil pés (três mil metros) para os seis mil pés (1800 metros), e após esta perda de altitude inexplicada, perdeu-se todo e qualquer rasto do avião", explicou o porta-voz da agência de operações de socorro indonésia.» [DN]
   
É presidente e "grande" economista mas desconhece os números

«Presidente da República prefere manter-se afastado da "polémica" dos números do desemprego que o governo enviou para Bruxelas.

"Não conheço novos números sobre o desemprego. Os novos números só irão sair em meados deste mês", disse hoje Cavaco Silva, quando questionado pelos jornalistas sobre os números que o governo enviou para Bruxelas no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), e que apontam para um nível de desemprego mais elevado que o anteriormente previsto pelo governo.

"Portanto, temos que esperar até meados deste mês para saber quais os números que o INE vai revelar para o desemprego em Portugal, até lá são meras especulações", acrescentou.

Confrontado sobre se esta situação poderá prejudicar a relação entre o PSD e o PS, depois da troca de acusações esta manhã, na audição do ministro das Finanças, Vitor Gaspar, o presidente da República preferiu deixar as "polémicas político-partidárias" entregues aos partidos.» [DE]

Parecer:

Este país está bem entregue, está!
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tenha-se dó do homem, está velhote e trémulo.»
  
Alemanha e Finlândia queriam fazer chantagem

«Os governos da zona euro autorizaram hoje o pagamento da primeira fatia dos empréstimos do segundo resgate a Atenas - no montante total de 130 mil milhões de euros -, apesar da oposição de alguns Estados-membros, no rescaldo das eleições deste domingo, avança a Reuters.
  
O Wall Street Journal (WSJ) avançou hoje que a Alemanha e a Finlândia, entre outros países, queriam adiar o pagamento da primeira tranche a Atenas, que deveria ser entregue amanhã. Tudo devido aos receios de que o futuro governo grego não cumpra os termos do acordo com as instituições internacionais, no contexto de um forte sentimento anti-UE/FMI dominante entre os políticos gregos.» [DE]

Parecer:

Isto vai terminar com a Alemanha a pagar as dívidas de guerra com juros a 5%.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
Alemanha adia votação do tratado que impôs à Europa

«A coligação de Governo de centro-direita na Alemanha adiou as votações do Tratado Orçamental e do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE) no parlamento federal, que estavam agendadas para 25 de maio, foi hoje anunciado.

"As votações serão atrasadas por algumas semanas", disse hoje, em Berlim, o líder do grupo parlamentar dos Liberais (FDP), Rainer Bruederle, depois de conferenciar com o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble.

Vários analistas políticos disseram, entretanto, que face aos últimos desenvolvimentos na política europeia, na sequência das eleições em França e na Grécia, o executivo de Angela Merkel prefere esperar pelo resultado da cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, a 23 de maio, em Bruxelas, ou mesmo pelo Conselho Europeu em finais de junho, antes de submeter o Tratado e o MEE ao Bundestag.» [i]

Parecer:

Pobre Passos Coelho, vai acabar por fazer figura de urso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Quem não quer ser urso que não lhe vista a pele.»
  
Soutien geladinho para refrescar o corpo
  

«A conhecida marca de lingerie, Triumph, lançou um soutien que vai ao frigorífico. O "Super Cool Bra" foi criado para que as mulheres se sintam frescas no Verão.» [i]

Parecer:

É uma excelente solução, a ministra Cristas até pode obrigar as funcionárias do ministério da Agricultura a usá-los, poupam no arrefecimento. O risco está na possibilidade de a ministra da Justiça se enganar na prateleira do frigorífico e misturar os soutiens com as meloas gália, ainda aparecia na reunião do conselho de ministros equipada com duas meloas e o Marinho Pinto aparecia logo a dizer que a ministra era burra porque andava armada em Pamela Anderson.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um às nossas queridas ministras, agora que o tempo vai aquecer dá jeito, sempre poupam no ar condicionado.»
  
Este Rosalino anda muito simpático

«Os funcionários públicos que forem colocados noutro organismo, durante um ano, a mais de 60 quilómetros de casa (mobilidade interna temporária) podem vir a ganhar cerca de 900 euros por mês em ajudas de custo. A notícia é avançada pelo Diário Económico, que adianta ainda que as ajudas de custo serão pagas por inteiro.

A proposta inicial do Governo, entregue em Abril aos sindicatos, o pagamento total aconteceria apenas no primeiro mês, passando a metade nos meses seguintes. No entanto, o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, admitiu a alteração da proposta para que as ajudas sejam pagas a 100% durante todo o ano.» [i]

Parecer:

Quando a esmola é grande até o pobre desconfia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
Parece que há quem ande a ler o Mário Soares

«O empresário Francisco Van Zeller alertou hoje que "o PSD não pode tratar o PS como se fosse uma entidade descartável", considerando que o "azedar das relações" pode por em causa a credibilidade nacional.


"O PSD tem vindo a ser avisado, incluindo pelos empresários, que não pode tratar o PS como se fosse uma entidade descartável", disse hoje o ex-presidente da Confederação Industrial Portuguesa (CIP), à margem do 9.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, em Lisboa.» [i]

Parecer:

Não deve ser o caso do Gasparzinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a Segure que se desvincule das medidas adoptadas pelo Gaspar baseadas em mentiras, em cenários económicos falsos e sem qualquer negociação prévia.»