domingo, abril 10, 2016

Semanada

 photo Soares_zpsdzgrktxt.jpg

Em Portugal os Panamá Papers foram transformados em Panamá Tretas, quem teve acesso aos ficheiros usa-os de forma a transformar a informação num reality show gerido em função das audiências da TVI e do Expresso. Com o argumento de que as actividades em off shores podem ser legais os jornalistas da TVI e do Expresso vão decidindo quem na opinião deles deve ser queimado na praça pública. Tanto quanto se sabe nada do que foi dito sobre a off shore constituída pelo presidente da BIAL constitui qualquer indício de prática de crimes e mesmo o que se divulgou em relação a Ricardo Salgado pouco mais foi o que tretas. 
  
També foi por causa de uma treta, neste caso de uma ameaça da treta publicada no Facebook que o herdeiro da família Soares se espetou poucos meses depois de ter tomado posse como ministro da Cultura. Parece que João Soares aprecia a linguagem do debate político dos velhos tempos e decidiu desafiar os que o criticam para um duelo de bofetadas. João Soares não percebeu que um governo não pode ser queimado na praça pública com tretas do Facebook e chamar a este tipo de pequenas alarvidades liberdade de expressão é mais uma treta.

E por falar em tretas o que Mario Draghi foi dizer aos membros do Conselho de Estado, essa espécie de armário da colecção das bonecas de porcelana, foi pouco mais de tretas. Designar por reforma o que o governo anterior fez é uma treta, o presidente do BCE sabe muito bem que as grandes reformas que a direita deseja são aquelas que não teve a coragem de enumerar. Foi penoso ouvir conselhos do presidente do BCE sobre regras constitucionais ou reformas, convenhamos que o país já evoluiu um bocadinho desde o tempo do homem do Neandertal. Há quem na Europa avalie a inteligência dos povos pela dívida soberana.

Foi necessário que Marcelo voltasse a ter poderes para dissolver o parlamento para que Passos acabasse com a pantomina do primeiro-ministro no exílio que exigia eleições antecipadas. Depois de ter ganho um congresso que por mais ninguém o ter querido ganhar não passou de um congresso da treta, Passos Coelho também deu o seu contributo para esta semana de tretas e foi para o parlamento apresentar 35 medidas da treta como alternativa ao plano de reformas do governo. Passados vários dias já ninguém se lembra das 35 tretas que propôs.