domingo, setembro 17, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Maria Luís Albuquerque, empregada bancária

Porque motivo ninguém se lembrou de procurar a ex-ministra das Finanças e vice-presidente do PSD quando a S&P decidiu retirar a notação de lixo à dívida portuguesa? Era o mínimo que se esperava depois de Passos Coelho ter chamado a si os louros, mas a agora empregada bancária sabe muito bem que quando aquela agência manteve a classificação de lixo com perspetiva estável, isto é, sem prever alteração, a senhora veio a público concordar com essa decisão.

Compreende-se que depois de tantos erros de aritmética esta personagem ande escondida.

      
 Portugal avança para a tributação da economia digital
   
«À saída de uma reunião informal de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual liderou hoje a delegação portuguesa dado Mário Centeno já ter regressado a Portugal, António Mendonça Mendes referiu que, durante a discussão sobre este tema, anunciou que Portugal se junta a uma iniciativa liderada por França, Alemanha, Itália e Espanha, por uma questão financeira mas também de "justiça".

"Estamos a falar de valores muito significativos. No dia-a-dia, o comércio eletrónico passou a fazer parte do nosso quotidiano: todos nós compramos livros pela Internet, todos nós compramos viagens pela Internet, todos nós publicitamos eventos em meios digitais, e por isso estamos a falar de muito dinheiro. E o dinheiro é muito importante, mas também é muito importante este sentimento de justiça: nós temos um setor económico novo, uma nova realidade, e ainda bem que temos essa nova realidade, mas essa nova realidade não está a ser tributada. Portanto, independentemente do valor, é uma questão de princípio", declarou.

O secretário de Estado enfatizou que a questão da tributação da economia digital é "um problema global e uma nova realidade que não pode ser enfrentada por um Estado-membro sozinho" nem tão pouco apenas pela UE.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Não era sem tempo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»