sexta-feira, setembro 29, 2017

Umas no cravo e outras na ferrdura



 Jumento do Dia

   
Luís Filipe Natal Marques, presidente da EMEL

Se tiver que escolher um sinónimo para EMEL é "prepotência". Esta empresa municipal está a transformar-se num monstro, certamente graças a uma cultura de abuso e prepot~encia que só pode vir de cima e quando se diz de cima estamos a referirmo-nos ao seu presidente. Fale-se com qualquer cidadãos sobre a EMEL e só se sente ódio, aversão e desprezo.

Com o argumento da mobilidade os agentes da EMEL são verdadeiros para-polícias a perseguir os cidadãos da capital como se fossem presas de caça, os lisboetas mal podem cometer a mais pequena infração que são logo multados a torto e a direito. Chega-se ao ponto de o mesmo agente voltar ao mesmo local menos de 24h depois de ter passado uma multa para passar outra pela mesma infração.

Aind hoje foi notícia que a EMEL mandou bloquear uma viatura da campanha de Assunção Cristas porque esteva mal estacionado. É uma decisão absolutamente legal, mas a verdade é que ainda ontem, quando Medina fez campanha em Alfama ao lado do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, todos as carrinhas Mercede castanhas que estavam ao serviço do candidato estavam mal estacionadas e não vi nenhuma multa, nenhum bloqueador e muito menos um para-polícia da EMEL.

Isto significa que se pode sugerir que o presidente da EMEL manda perseguir uns candidatos e diz aos seus para-polícias para permitirem tudo aos outros. Se o Presidente da EMEL permite que uma campanha esteja condicionada pela falta de lugares de estacionamento enquanto outros candidatos podem ignorar a lei, está não só a fazer uma figura triste como revela falta de civismo e de condições éticas para o desempenho do cargo.

Não me parece que Medina precise deste tipo de ajudas para ganahr as eleições, antes pelo contrário, pelo seu comportamento abusivo e prepotente o verdadeiro líder da oposição na capital é o senhor Presidente da EMEL. Vou votar Medina mas a pensar nessa personagem terei de tapar os olhos quando inscrever a cruz o boletim de voto.

«Uma carrinha de propaganda da candidata do CDS à Câmara de Lisboa foi bloqueada esta quarta-feira, pelas 12:00, na zona de Santos.

O caricato da situação é que a mensagem de campanha inscrita na carrinha faz apelo precisamente à necessidade de mais estacionamento na cidade.

Ontem, a candidata do CDS-PP à Câmara de Lisboa defendeu um "estatuto de benefício" no estacionamento para moradores embrulhado num panfleto semelhante a multas da EMEL.» [DN]

 Os abusos da EMEL

Na América Latina são comuns as milícias para-militares, em Lisboa há uma coisa parecida. Agentes da EMEL sem qualquer formação desde que podem multar a torto e a direito comportam-se como forças para -policiais e já nem respeitam as regras do Código da Estrada, pra eles não há regras de estacionamento  nem limites de velocidade. Já em, relação aos cidadãos de Lisboa promovem uma caça à multa que roça o doentio, multam mais de uma vez pla mesma infração de estacionamento em menos de 24 horas.

É uma vergonha que a CML diga aos cidadãos que deixem o carro e circulem de transportes públicos e depois a EMEL ande com uma fita métrica, verificando se um carro ultrapassa o limite da passadeira em meia dúzia de centímetros, para que o seu Presidente depois mostre em multas as receitas que não consegue em consequência da sua gestão.

A partir de agora não darei descanso aos atropelos desta força-para policial, por isso mandei este e-mail à EMEL. Duvido que o senhor presidente da EMEL responda, mas ele que fique descansado que vai mesmo responder porque Portugal é um Estado de direito e há leis a que ele terá de respeitar mesmo que os seus para-polícias só se lembrem do código da estrada para espoliar os cidadãos de Lisboa.
 Finalmente!

Quando um dirigente do Estado, seja chefe de divisão, diretor de serviço, subdiretor-geral ou diretor-geral não respondem a um requerimento de um cidadão ou de um funcionário só porque sabendo que o cidadão ou funcionário tem razão e querem recusar-lhe um direito fazendo um indeferimento de gaveta, na esperança de que o cidadão não tenha recursos para impor os seus direitos recorrendo aos tribunais não estão cometendo uma infração grave?

Os dirigentes do Estado são useiros e vezeiros em despachos de gaveta nestes estratagemas, usando muitas vezes a prepotência em o absuso para recusar direitos a cidadãos. Conheço um caso em que os dirigentes de uma grande instituição do Estado não respondem a requerimentos sucessivos desde há anos, recusaram-se a cumprir um acórdão do tribunal Constitucional, insistem em não responder a requerimentos e nem sequer respondem a insistências sucessivas por parte do Provedor de Justiça a quem os lesados pela prepotência e incompetência compulsiva recorreram.

O fato de o inspetor-geral do Trabalho estar a ser alvo de um processo disciplinar é uma boa notícia para a democracia e para sa saúde do Estado de Direito. Esperemos que não seja caso único e que os dirigentes do Estado passem a ser demitidos quando atuem com prepotência e à margem dos seus deveres legais. Pessoalmente considero que todos os dirigentes do Estado envolvidos em decisões ou ausências de decisões que visem de forma prepotente e arbitrárias para prejudicar cidadãos ou prejudicando cidadãos deveriam ser demitidos por incompetência e se for caso disso perseguidos judicialmente.

Uma coisa é cometer um erro técnico ou uma qualquer negligência, outra é atuar à margem da lei de forma abusiva e apenas por sacanice.

 Toma lá disto ó pobre criatura do Ventura



 O futebol do Benfica

O SLB joga sempre bem, o problema é que ás vezes tem um azar. Já teve azar com o Portimonense, teve azar com o Rio Ave, voltou a ter azar com o Boavista e agora teve um grande azar. A equipa é bem treinada, joga à Benfica, teve o melhor início do campeonato desde há muitos anos, os jogadores são sempre os que estão em melhores condições, a tática é científica, o problema é o raio do azar. É o azar de um mesmo jogador já ter provocados várias grandes penalidades porque tem um qualquer fetiche que o leva a armar-se em guarda-redes nos jogos da Champions e desta vez foi para a rua, é um azar o Samaris acabar de cumprir um castigo e levar outro porque gosta de dar galhetas aos adversários quando pensa que ninguém vê, é tudo azares do caraças.

      
 O senhor Inspetor-geral ainda não se demitiu?
   
«A dirigente considera “inaceitável” que a ACT, um organismo que tem como missão proteger os direitos dos trabalhadores, “tenha exposto a vida privada de uma funcionária, violando a lei laboral”. “Isto configura uma situação de assédio moral gravíssima”, acrescenta.

“Andamos nós a fazer campanhas de combate ao assédio moral nos locais de trabalho e depois temos uma direcção que faz isto aos seus funcionários”, afirma Carla Monteiro.

Em Agosto deste ano, Pedro Pimenta Braz mandou divulgar junto de todos os funcionários da ACT um despacho do secretário de Estado do Emprego a contrariar uma decisão sua, juntamente com o processo de recurso hierárquico de uma inspectora, onde é possível identificar a pessoa em causa e conhecer com detalhe o seu estado de saúde e situação familiar.

A inspectora apresentou uma queixa ao Ministério do Trabalho, que a encaminhou para a Inspecção-Geral do Ministério, que, por sua vez, abriu um processo disciplinar contra o dirigente máximo da ACT.» [Público]
   
Parecer:

É teimoso!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma esferográfica ao pobre senhor.»
  
 Além de piegas somos parvos
   
«O presidente do PSD afirmou esta quinta-feira que o candidato do partido a Loures "não defendeu a pena de morte", quando André Ventura diz compreender quem a defende e questiona quem se lhe opõe.

Na entrevista à TSF, Pedro Passos Coelho declarou que André Ventura "não defendeu a pena de morte" e que o PSD também "não defende a pena de morte. Ponto final".

Esta afirmação contrasta com o que a generalidade dos observadores e atores políticos - mesmo do PSD, como Luís Marques Mendes - interpretou das declarações de André Ventura: uma defesa clara da pena de morte, pelo menos no plano pessoal.» [DN]
   
Parecer:

Estamos todos fartos de ouvir o Ventura.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «mande-se Passos à fava e se quer apoiar Ventura que tenha a coragem de ir a Loures.»

 Há caranguejos-azuis no Guadiana
   
«Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve descobriram no estuário do rio Guadiana exemplares de caranguejo-azul, uma espécie com alto valor comercial característica da América do Norte, foi esta quinta-feira divulgado.

A espécie (Callinectes sapidus), também conhecida como "siri" e considerada uma iguaria, é nativa da costa leste da América e foi encontrada pela primeira vez no Guadiana, a mais de sete mil quilómetros de distância do habitat original, em junho, o que surpreendeu os pescadores locais, revelou o CCMAR em comunicado.» [DN]
   
Parecer:

Os caranguejos que se cuidem, o autarca de VRSA ainda vai vender a sua exploração á empresa dos parquímetros durante os próximos cinquenta anos!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 A Dra. Teodora está a ficar generosa
   
«O Conselho de Finanças Públicas melhorou as suas previsões sobre a redução do défice em 2017, projetando agora que o desequilíbrio orçamental fique em 1,4% - abaixo dos 1,5% projetados pelo governo em abril no Programa de Estabilidade. E estima que a economia cresça 2,7%.» [DN]
   
Parecer:

Terá batido com a cabeça nalgum lado? Faz previsões mais simpáticas do que as do governo e ainda dá opiniões construtivas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»