sábado, maio 12, 2018

CAMPANHAS


Muito se tem pensado e opinado ao longo dos anos sobre as vantagens ou desvantagens de se realizarem eleições quase simultâneas, sempre que o fenómeno ocorre discute-se sobre a vantagem de atos eleitorais simultâneos. Aqui a que o país nunca tinha assistido nem os fundadores da democracia poderiam ter imaginado é que às eleições da democracia se juntassem a escolha de um procurador-geral como se de uma eleição presidencial se tratasse.

Ainda nem se conhecem os candidatos às próximas eleições europeias, os partidos ainda não tÊm estratégias para as eleições legislativas, mas a democracia já está a ferro e fogo por causa da escolha do próximo Procurador-geral. Aquilo que em 40 anos foi um processo normal, está a transformar-se numa das maiores batalhas políticas da democracia. Até vemos senhoras da extrema-direita irem a entrevistas combinadas na RTP para fazerem campanha pela recondução da atual procuradora-Geral, uma verdadeira Joana d’Arc da Rua da Escola Politécnica.

Já se vive em ambiente de pré-campanha, se na política esta faz-se com outdoors e tempos de antena, a campanha pela recondução da Procuradora-geral parece-se fazer-se com processos desencadeados por sindicalistas, manobras de deputados de Mação nas reuniões do grupo parlamentar do PSD e pré-anúncios de constituição de arguidos.

Não nos poderemos admirar se em vez de comícios venhamos a ter detenções, buscas, primeiras páginas dos jornais do costume e muito daquilo a que estamos habituados. Alguns setores da sociedade, com muita extrema-direita à mistura, vão tentar tudo para deterem o mir poderoso órgão de soberania, aquele que pode destruir a democracia prender todos os outros titulares eleitos ou destruir relações com países amigos. É um poder que nem Salazar teve.

A dúvida está em saber se essas forças lutam pela recondução da atual Procuradora-geral ou se esta é a lebre atirada opara depois se sugerir a escolha de Mari José morgado, que ou chega ao cargo agora ou atinge o limite de idade sem alcançar o sonho. Vertemos quantos detidos, arguidos e buscas vi custar a “eleição do ou da próxima procuradora-geral.