quinta-feira, maio 31, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Luís Montenegro, advogado da autarquia de Vagos

O bem sucedido advogado da autarquia de Vagos vem dizer que os deputados do PSD foram pressionados para votar a favor da despenalização da eutanásia. Se calhar foi por isso que muitos optaram pela abstenção em vez de votarem a favor. E o que terá feito Passos Coelho e Cavaco Silva, que mesmo reformados vieram fazer pressões, com o mais próximo da eutanásia natural quase a fazer ameaças?

«Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD e assumido opositor de Rui Rio, acusou o presidente social-democrata de ter pressionado os deputados sociais-democratas a votarem favoravelmente a despenalização da morte assistida.

No espaço de debate que divide com Carlos César na TSF, o social-democrata criticou a gestão que Rio fez de todo o processo.

[O líder do PSD] acusou não sei exatamente quem de estar a pressionar os deputados do PSD, com isso estando ele próprio a fazer uma pressão direta sobre os seus deputados para seguirem a posição dele”, afirmou Montenegro.

O social-democrata chegou a mesmo a dizer-se “indignado” com “a forma desajeitada, desastrada, como o líder do PSD enfrentou o debate nos últimos dias”. “Ouvir Rui Rio dizer que estava a fazer um enorme esforço para não impor a disciplina de voto é para a nossa história um atentado”, condenou o ex-líder parlamentar do PSD.» [Observador]

 O pessoal do Observador 



«Além das luzes verdes mergulhadas no mar, a fotografia da NASA também mostra um foco de luz branca. De acordo com a legenda feita pela agência espacial, esse foco é Bangecoque, a capital da Tailândia. Logo ao lado está Phnom Penh, a capital do Camboja: por ser menos urbanizado e por ter grande parte da população a viver em regiões rurais onde a eletricidade é um bem raro, as luzes deste país parecem muito mais apagadas em relação à capital do país vizinho.» [Observador]

Quando se copia corre-se um sério risco de meter o pé na argola. Os jornalistas do Observador gostam muito de copiar, mas desta vez a pressa foi tanta que não reparará no pontapé que deram na geografia, o texto está certo, mas certamente a imagem era outra.

Na foto vê-se a zona de Bangecoque, mas pela escala é mais do que óbio que o Cambodja não aparece na foto. Bastaria irem ao Google Maps para perceber na imagem aparece apenas a capital e sul a costa de Pattaya.

Enfim, valeu pela imagem das luzes verdes dos barcos dos pescadores. Mas já que os jornalistas do Observador nada percebem de pesca, fiquem a saber que não é só na Tailândia e na América do Sul que os pescadores usam luzes para atrair o peixe. Se forem aqui bem mais perto, na costa de Sines, vão ver as luzes dos barcos à pesca de carapau.

Este jornal da extrema-direita chique copia que se farta e percebem tanto do que escrevem como nós de lagares de azeite!

 Cobardia

Ser deputado, ser a favor da eutanásia, mas votar na abstenção para chumbar algo com que concordamos foi um dos momentos mais indignos da carreira de alguns deputados do PSD. Acabou aqui a minha consideração pessoal e humana por esses deputados. São mero lixo político, os que votaram contra por ser essa a sua posição merecem tanto respeito e consideração como os que votaram a favor ou os que se abstiveram por terem dúvidas, os outros são pura merda.

 Isto está a ficar mal

Há não sei quantos anos que tive de deixar de comer criancinhas, já me diverti a matar seres humanos antes de nascerem e agora queria matar velhinhos, mas juntaram-se todos para me impedir, isto está a ficar mesmo mal.

Bom, bom era quando o papa na sua imensa bondade nos mandava fazer cruzadas e passar pela pela espada todos os judeus, mouros e outros cristãos que fossem encontrados, pelo caminho ainda se aproveitava para fazer uns petiscos. Mas agora já só posso comer salmão de aquacultura e se quiser matar saudades dos passarinhos tenho de encomendar mas codornizes, mesmo assim não posso abusar, ainda me crescem as mamas e depois ainda me obrigam a mudar de nome.

Agora que me preparava para me divertir a matar velhinhos veio a Cristas, o cardeal e mais o Jerónimo de Sousa e acabaram com a minha brincadeira. Já me imaginava na Rua Augusta a selecionar velho, ou ir às igrejas da aldeia e arrebanhar velhos como quem apanhas pardalinhos à poça, mas estragaram-me o divertimento. Os tempos são outros, os velhinhos já não morrem à fome mas com o conforto espiritual da extrema unção, vão deixar de morrer nas filas de espera das urgências.

Já li notícias de velhinhos de 80 a baterem nas mulheres porque estas não tinham como dar vazão aos impulsos do viagra, já imagino uns cuidados paliativos tão bons que aquilo vai ser um regabofe, antes de se deitarem as enfermeiras vão dar umas pastilhas azuis aos velhotes e depois é só correrias nos corredores entre as enfermarias masculinas e as femininas.

Se a Cristas, o negrão e o Jerónimo lançaram a geringonça dos velhos é garantido que os cuidados paliativos vão ser tão bons que o pessoal até vai exigir que no caso de faltarem utentes as enfermarias sejam temporariamente alugadas para colónias de férias.

Quem diria que um dia ia ver o cardeal a elogiar o Jerónimo ou a bancada do PCP cheia de vontade de juntar os seus aplausos aos da direita. Enfim, por este andar ainda vou ver o Jerónimo de Sousa a dar palestras sobre a defesa da vida nos retiros espirituais da Opus Dei ou o Bernardino Soares a garantir que Portugal devia imitar o sistema de cuidados intensivos da Coreia do Norte, com o cardeal de Lisboa a aprovar a ideia.

Mas se voltarmos a ver uma geringonça a ser com dois pares de pedais, uns para o Jerónimo e outro para a Cristas, se voltar a ouvir o cardeal a dizer que o Jerónimo e os seus são a reserva de bom senso do parlamento e a ver o Cavaco Silva a apelar ao voto no PCP concluímos que a eutanásia já está em vigor e não começou pelos velhinhos que a Cristas e o Jerónimo tanto apreciam, somos todos nós os eutanasiados com doses de cavalo de hipocrisia e oportunismo.

      
 Nasceu com o rabo virado para a Lua
   
«A chuva fraca, as oscilações nas temperaturas mínimas e máximas e as neblinas ou nevoeiros matinais vão continuar a fazer-se sentir pelo menos até ao início da próxima semana, disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão. De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até ao início da próxima semana estão previstas oscilações diárias de temperatura, vento, neblina ou nevoeiro, céu muito nublado e pouco nublado e chuva.

“Hoje vamos ter um dia com céu muito nublado em todo o território, mas com condições para tornar-se pouco nublado a partir da tarde. Durante a manhã há condições para haver neblinas e nevoeiros em muitos sítios e pode ocorrer alguma precipitação fraca”, adiantou.» [Observador]
   
Parecer:

Com as chuvas a entrarem por junho adentro a direita deverá estar já a roer as unhas, este anos não vão ocorrer assaltos a Tancos porque depois de casa roubada em Tancos trancas à porta, pela forma como as chuvas entram pelo mês de junho adentro só vão ocorrer incêndios se chover gasolina a cântaros.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Informe-se o Rui Rio que não precisa de manter um gabinete de crise à espera de incêndios e falsos suicidas.»
  
 António Guterres vai fazer dieta
   
«"O Ramadão [mês sagrado dos muçulmanos] é uma época de paz e de reflexão. Em solidariedade com os muçulmanos de todo o mundo, junto-me hoje a todos e a todas que vão jejuar hoje aqui, no Mali. Ramadão Mubarak [Abençoado]", escreveu Guterres, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Durante o dia, o secretário-geral da ONU não poderá comer ou beber desde que o sol nasce até que o sol se põe. Só depois do pôr do sol é que poderá fazer uma interrupção do jejum e consumir alimentos ou bebidas.

Guterres chegou na terça-feira a Bamako, capital do Mali, país de maioria muçulmana e que nos últimos anos tem enfrentado vários grupos extremistas islâmicos, para prestar homenagem aos soldados das missões de paz da ONU, conhecidos como "capacetes azuis", por ocasião do Dia Internacional dos Soldados da Paz e dos 70 anos de existência destas operações.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:

A esta hora o Marcelo deve estar a pensar "Ora bolas, não me lembrei dessa!". Agora parece que vamos ter um sec retário-geral da ONU dos afetos... o espetáculo populista está ganhando adeptos.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada e proponha-se a Guterres que cumpra o ritual durante todo o Ramadão, sempre fica mais elegante.»

 É preciso parar a carnificina de baleias do Japão
   
«Mais de 120 baleias-anãs grávidas foram mortas durante a caçada anual promovida pelo Japão na Antártida no verão do ano passado, de acordo com um relatório técnico da International Whaling Commission.

Ambientalistas exigem que o país pare com o programa baleeiro que descrevem como "abominável", apesar de o Japão alegar que cumpre objetivos científicos.

Das 333 baleias-anãs capturadas durante a expedição de 2017 e que durou 12 semanas, 181 eram do sexo feminino e 53 ainda não tinham atingido a maturidade. Os números revelam ainda que das 128 fêmeas adultas capturadas, 122 estavam grávidas.» [DN]
   
Parecer:

Há uma única forma que os japoneses percebem, boicotar as suas exportações e todas as suas iniciativas internacionais.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sugira-se.»

 Marcelo livrou-se de boa...
   
«O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, continua sem se pronunciar sobre a eutanásia, que terça-feira foi a votos na Assembleia da República, tendo sido chumbados os quatro projetos apresentados a favor da despenalização da morte clinicamente assistida.

"Como não chegou nada para me pronunciar, não me vou pronunciar", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas na sessão de encerramento da conferência "Transformação digital e Mulheres", organizada pela Associação de Mulheres Embaixadoras, que aconteceu esta quarta-feira, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O PCP - decisivo no chumbo, com os seus 15 deputados, que se somaram aos 19 do CDS e mais de 80 do PSD - já disse que não vai mudar de ideias (como mudou, por exemplo, do "não" para o "sim", na adoção de crianças por casais gay, alterando o destino final da lei).» [DN]
   
Parecer:

Marcelo livrou-se de ter de dar a cara.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Vamos ficar sem o belo mono do Rato?
   
«As obras do discutido prédio de habitação do Largo do Rato, em Lisboa, foram iniciadas há poucos meses, mas estão suspensas por decisão judicial. O Ministério Público (MP) entrou com uma ação no Tribunal Administrativo para declarar a "nulidade do ato de licenciamento” do edifício (situado no gaveto formado pelas ruas do Salitre e Alexandre Herculano), afirmou ao Expresso fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A ação interposta no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa tem como réu o município de Lisboa e como parte contrainteressada a promotora da obra (a empresa Aldiniz). No entender do MP, a licença atribuída pela autarquia padece de “várias nulidades”.

O juiz que tem o processo em mãos já instruiu a promotora para “o dever de suspensão imediata dos trabalhos”. Já as entidades fornecedoras de água, energia elétrica e gás foram notificadas para suspender o fornecimento dos respetivos serviços.

O licenciamento, inicialmente aprovado em 2005, foi deferido pela Câmara de Lisboa há oito anos (quando António Costa presidia ao Executivo), num processo de avanços e de recuos dentro da autarquia, acompanhado em paralelo por discussões na opinião pública e entre especialistas. As obras de construção do prédio de habitação tinham a duração prevista de dois anos.» [Expresso]
   
Parecer:

É uma pena.  Enfim, até parece que seria o único mono da cidade.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se e questione-se o MP se só agora conta com procuradores especializados em arquitetura e por isso já se pode preocupar com monos de betão..»

 Pescadores sem regras
   
«A GNR apreendeu, na Lota de Peniche, 660 kg de sardinhas, pescadas acima do limite diário de captura imposto às embarcações, foi esta quarta-feira anunciado, uma semana depois de a pesca àquela espécie ter sido autorizada.

Os militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche "detetaram no cais de descarga sardinha capturada irregularmente por ter sido excedido o limite diário de captura, no âmbito de uma fiscalização dirigida às atividades de pesca profissional, armazenamento e comercialização de pescado", refere o comunicado da GNR.

Após ser submetido a inspeção higiossanitária, o pescado apreendido foi doado a instituições de solidariedade social do concelho, no distrito de Leiria.

A embarcação incorre em perda de pontos na licença de pesca, que podem levar à suspensão ou proibição da atividade, e a uma multa entre os 250 e os 25.000 euros.» [Expresso]
   
Parecer:

É tempo de acabar com abusos na delapidação dos nossos recursos pesqueiros.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»