terça-feira, agosto 19, 2008

E apesar de tudo temos medalhas


Ouvir os comentários sobre a participação dos nossos atletas nos Jogos Olímpicos ajudam-nos a compreender o país e o povo que somos, até o raspanete do presidente do Comité Olímpico Português foi um bom contributo para a compreensão das nossas lideranças.

É divertido ouvir os portugueses, um povo convertido à playstation e a outras práticas que desportivas exigentes, encontrarem culpados para os nossos males olímpicos. Desde logo o nosso campeão dos comentários, o autarca de Sintra, que fala de equipas olímpicas como se fossem jogadores de um clube da liga de honra. Vê-se logo que o homem é uma enciclopédia desportiva, lê “A Bola” de manhã e fala de cátedra à noite.

As desculpas são muitas, os culpados são outros tantos e, inevitavelmente, lá vem o culpado número um dos males do país, a escola.

A única excepção foi Vanessa Fernandes, que até ganhou uma medalha de prata que afirmou peto no branco que «A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais.».

A verdade é que os nossos atletas olímpicos são o que todos nós somos, um povo que tem por lema que o “óptimo é inimigo do bom”, um povo que no desporto, como na economia ou no ensino não se esforça por fazer o melhor, arranjando sempre um culpado para não conquistarmos “medalhas” nos mais diversos domínios da sociedade. Medalhas temos muitas, mas em domínio em que deveríamos ficar envergonhados, mas aí encontramos sempre culpados, é a escola, são os políticos, é o vizinho de baixo ou o vizinho de cima.

Somos um povo que anda sempre a encontrar domínios em que somos os melhores, por exemplo, somos os melhore a pronunciar línguas estrangeiras mas só falamos português, somos os melhores a encontrar soluções de improviso mas passamos a vida enrascados, somos os emigrantes mais trabalhadores mas por cá cheira a cera que tresanda. Somos os melhores em quase tudo, eu diria mesmo que somos os melhores em tudo menos naquilo em que há competição, seja a economia ou os jogos olímpicos.

A verdade é que apesar de sermos um povo que beneficia ao máximo de um bom clima ainda há por aí uns atletas que não se queixam de não terem condições, de não terem sido fruto de uma política desportiva nas escolas, que não foram bafejados pelas medidas de um responsável político competentíssimo, e apesar de tudo isso conseguem medalhas.

Apesar de tudo ainda conseguimos ganhar medalhas, ou melhor, temos atletas que se esforçam em ganhar medalhas já que não fui eu que dei o litro durante quatro anos, não me sujeitei a nenhuma dieta rigorosa nem dediquei cinco horas por dia a treinos intensos. Quem o fez foi Vanessa Fernandes, que vive no mesmo país dos falhados, a medalha é dela e não minha mais dos muitos outros que fazem um povo que se fosse um atleta não ganharia medalha nenhuma.