quinta-feira, agosto 07, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Camaleão, Praia dos Três Pauzinhos, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Manuel Silvestri / Reuters]

«Al fresco. Un gondolero trata de mitigar el fuerte calor en el Gran Canal de Venecia.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

António Sousa, inspector-geral da ASAE

É evidente que Sócrates fumou a bordo de um avião português, é igualmente evidente que a ASAE tem a responsabilidade por velar pela aplicação desta proibição, da mesma forma que também é evidente que o inspector-geral da ASAE optou por não aplicar a multa a Sócrates, apesar do primeiro-ministro ter pretendido pagá-la.

Não estamos perante uma questão de jurisdição mas sim de subserviência, a ASAE tinha passado o auto e depois logo se via o que ia suceder. A verdade é que para António Sousa sempre que a proibição de fumar se aplica ao poder fica baralhado com a lei, já tinha sucedido com a sua própria cigarrilha e sucedeu mais tarde com José Sócrates. Porque razão o governo não demite alguém que se baralha com tanta facilidade?

O ANORMAL

Não resisto a colocar esta fotografia do anormal do Kim Jong-il durante uma visita a uma unidade militar. Dedico-a aos militantes do PCP que acreditam num mundo melhor e por isso não só abraçam um ideal, mas que aceitam-se a catequeses da versão desse ideal proporcionada pelo Bernardino Soares, um confesso admirador do regime anacrónico da Coreia do Norte, e do avô Boca Doce.

Gostaria de imaginar como gente inteligente consegue aceitar que os países comunistas se tenham transformado em monarquias ou como explicam um país paranóico como o dirigido pelo anormal da fotografia.

A presença por perto do grande Satan não explica tudo e muito menos os muitos norte-coreanos que já morreram à fome, número que só não é maior porque o grande Satan envia comida a troco do nuclear.

MANUELA FERREIRA LEITE ESTÁ DE FÉRIAS?

Como a líder do PSD quase desapareceu desde que foi eleita ainda não percebi se está desaparecida mais uma vez ou se meteu férias. Estará a passar uns dias na Vivenda Mariani, preparando a agenda política para a rentrée? Por aquilo que temos visto a agenda de Ferreira Leite é a mesma de Cavaco Silva, com uma antecipação média de três dias.

DISCURSO SOBRE A INVEJA

«E, entre outras, uma dúvida persistente instalou-se na minha malvada curiosidade: como o dr. Júdice não selecciona o português despeitado do que, eventual e dubitativamente o não é; como o dr. Júdice pluraliza a medonha acusação, e escreve, firme e sólido: "os portugueses", - será que admite, com doce humildade, e contrito remorso, ser, ele também, um invejoso irretorquível, macerado pelo êxito alheio?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FOI-SE, NÃO VOLTA MAIS

«Não adianta procurar a virgindade perdida debaixo da cama. É uma verdade universal e da política. Estranho que só o Bloco de Esquerda não saiba disto.

Há um ano, o Bloco de Esquerda fez um acordo na Câmara Municipal de Lisboa para possibilitar a colaboração entre António Costa e o vereador independente do BE José Sá Fernandes. Pessoalmente, acho que fizeram muito bem, mesmo tendo em conta que o PCP e a lista de Helena Roseta não quiseram entrar nesse acordo.

Um ano depois, o acordo existe. Para o BE, esta já não deveria ser uma questão de "se" nem "quando" perder a virgindade política. Foi-se. Não volta mais.

José Sá Fernandes nunca foi consensual; há neste momento gente a observar atentamente todos os seus movimentos e qualquer erro que ele cometa. Talvez fosse aconselhável o BE distanciar-se dele? Não, não é.

Em primeiro lugar, José Sá Fernandes é um independente. Enquanto o Bloco de Esquerda constituía a sua personalidade, foi importante para demonstrar abertura e capacidade de diálogo com que se distinguisse o novo partido, por exemplo, do PCP. Pois bem: quem fica com os cómodos leva os incómodos. Se o BE se afastar de Sá Fernandes, será legítima a pergunta: os independentes só lhe interessariam enquanto não traziam problemas, ou não são verdadeiramente independentes?

Claro que, neste momento, é Sá Fernandes quem transporta o ónus de uma câmara municipal em que a única grande notícia é que acabou o caos e a corrupção anterior. Isso nunca basta e ainda bem; as pessoas querem ver a sua cidade a progredir. Para quem tenha tentações maquiavélicas, dir-se-ia que é Sá Fernandes quem tem mais a perder com uma ruptura. Errado. Um segundo depois de acontecer, o BE seria denunciado como calculista, e com razão.
Mas parece que o PCP e especialmente Helena Roseta têm uma vida mais sorridente na oposição. Bom para eles; e bom para nós todos, se a oposição for bem feita. Mas ambos já perderam a virgindade política há muito tempo e o PCP até governou Lisboa durante uma década com o PS. O presidente da câmara dessa época, Jorge Sampaio, até foi candidato a primeiro-ministro pelo PS. E daí? O PCP encolhia os ombros e dava a resposta certa: estava a trabalhar para Lisboa e os lisboetas.

As pessoas podem respeitar um partido por estar na oposição; as pessoas podem respeitar um partido por estar no poder. Podem respeitar um partido que está no poder numa cidade e na oposição no país - que dificuldade há em entender isso? Mas nunca respeitarão um partido que está no poder como se estivesse na oposição. Num momento dirão, é certo, que Sá Fernandes não passa de uma muleta do PS em Lisboa; caso o BE sucumbisse a esse canto da sereia, no momento seguinte diriam que uma ruptura foi pura irresponsabilidade e desrespeito por um compromisso.

Estas são apenas as razões negativas, assim alinhadas de forma um tanto cínica, para confrontar quem ande à procura da virgindade debaixo da cama. Mas há também razões positivas para não o fazer.

Ou melhor, é uma só, mas bem grande: governar, ainda que sectorialmente, uma cidade e poder experimentar as suas ideias é uma das coisas melhores que um partido pode fazer. Aproveitem enquanto dura. Vão ver que até se divertem.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SÓCRATES QUIS PAGAR A MULTA

«Um deputado perguntou ao Ministério da Saúde se é permitido fumar em voos fretados e se, caso não seja, José Sócrates devia ser multado. A resposta foi clara: é ilegal fumar a bordo. Mas nem a ASAE nem ninguém quis multar.

O caso remonta a Maio passado, num polémico voo do primeiro-ministro até Caracas, Venezuela. Sócrates foi 'apanhado' a fumar a bordo, levantando a polémica em Lisboa. De curta duração: é que o primeiro-ministro logo pediu desculpa pelo ocorrido, prometendo parar de fumar.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Estão a ver António Sousa, que foi apanhado a fumar no casino, aplicar uma multa a Sócrates?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o senhor da ASAE.»

SOARES TAMBÉM VETOU UM ESTATUTO DOS AÇORES

«Para o então Presidente da República, ainda no seu primeiro mandato, a questão prendia-se com uma norma da qual derivava um tratamento equivalente entre a bandeira dos Açores e a bandeira nacional. "Foi um veto político, que resultou de uma diligência feita pelos altos comandos militares que foram recebidos em Belém", lembra Mota Amaral, evocando ainda que Soares fez uma comunicação ao país. O hino nacional marcou o início e o fecho da intervenção presidencial. Corria o mês de Setembro. » [Público assinantes]

Parecer:

Soares esqueceu-se ou a situação é diferente? De qualquer das formas, o país não ficou em suspense como sucedeu com a comunicação de Cavaco Silva.

PS: Porque razão o Público publica a notícia sem qualquer comentário do visado? Critérios jornalísticos duvidosos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Mário Soares.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Catarse" e o "Câmara de Comuns" dão destaque ao post dedicado à economia paralela.
  2. Ainda a solidariedade com O Jumento: "Blog Chumbo Grosso", "O Melhor e Pior" e "Efeito Multiplicador".

JULIA SHAPOVALOVA (MODELO)

GREENPEACE