sexta-feira, agosto 08, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Maçarico na Praia dos Três Pauzinhos, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Ahmad Masoud/Associated Press]

«Afghan children sat in the trunk of a taxi as they travel through the streets of Kabul.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Garcia Leandro

Garcia Leandro, presidente do Observatório da Segurança, decidiu dar uma entrevista a propósito do assalto com reféns a uma agência do BES, em Lisboa. Até foi para elogiar a capacidade das polícias, mas convenhamos que o melhor que tinha a fazer enquanto o rapto prosseguia era aguardar em silêncio, deixando o protagonismo para mais tarde.

O "CAMARADA" MUGABE SAFOU-SE

Mugabe, um velho amigo e camarada do nosso avô Boca Doce e defendido sistematicamente no Avante, não negociou o seu regime nem os seus princípios, usou as armas compradas à China e o bando de assassinos seus apoiantes para negociar a impunidade, uma amnistia por todos os seus crimes. Seria interessante se o Avante publicasse um artigo sobre o desfecho da crise do Zimbabué, o mesmo Avante onde há pouco tempo o avô Boca Doce criticava os que exigiam a divulgação dos resultados eleitorais.

O PRESIDENTE DA GALP ESTÁ DE PARABÉNS

Os portugueses sofreram e continuam a sofrer com o aumento do preço dos combustíveis, o país quase entrou em recessão mas o presidente da GALP é um homem feliz, revelou-se um gestor eficaz e aumentou os lucros. Usou e abusou do quase monopólio, fez os preços com base nas compras futuras quando as cotações do petróleo subiram e com base nos preços de aquisição quando as mesmas cotações desceram.

Agora só falta ver Cavaco Silva dar-lhe a condecoração por mérito industrial. Começa a ser tempo de questionar o monopólio da GALP, se esta empresa não foi desmembrada então que se promova a instalação de outra refinaria em Portugal para assegurar concorrência no mercado.

MANUELA FERREIRA LEITE NÃO VAI À FESTA DO PONTAL

A próxima festa a que a líder do PSD deverá ir está agendada para daqui a um ano, é a do primeiro aniversário do João.

PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR, EIS A QUESTÃO

«Mais. Nem uma palavra, nem uma notícia, a informar que a Colômbia é campeã do mundo em assassinatos de sindicalistas e de jornalistas: mais de metade dos sindicalistas assassinados em todo o mundo. Trinta só este ano. Será porque na sua maioria são índios? Será por não terem aquele "charme discreto da burguesia" a que se referia Luís Buñuel? Porque sim para Ingrid Betancourt e porque não para Guillermo Rivera Fúquene? Porque sim para a publicação dos relatórios da Amnistia Internacional sobre a China e porque não para os sobre a Colômbia?» [Público assinantes]

Parecer:

Por Sérgio Vilarigues.

PS: Parece que há quem defenda que os crimes da extrema direita dão direito a "créditos" aos criminosos da extrema-esquerda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por se tratar de propaganda, ainda por cima o seu autor não se identifica como militante do PCP apesar de reproduzir no Público o que já se leu no Avante.»

FERREIRA LEITE SÓ FALARÁ EM SETEMBRO

«Manuela Ferreira Leite recusou o convite do PSD/Algarve para discursar no encerramento da tradicional Festa do Pontal. A nova líder do partido informou que prefere a Universidade de Verão do PSD, que irá decorrer em Setembro, para proferir os seus discursos políticos, por isso não marcará presença na festa social-democrata em Quarteira, no próximo dia 14.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É certo que durante o mês de Agosto o PSD não vai mudar de posição a propósito das obras públicas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL se está de férias ou se só fala de mês a mês.»

ZIMBABUE VAI TER PALHAÇO PRESIDENCIAL

«Um projecto de acordo para o futuro do Zimbabwe, divulgado ontem, prevê que a oposição assuma o poder em Harare, passando Morgan Tsvangirai, actual líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), a encabeçar um governo de transição destinado a preparar novas eleições legislativas no país, onde quase metade da população passa fome.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Triste, o Zimbabue vai ter um presidente honorífico que é assassinou ou mandar muitos cidadãos do seu país e agora esconde-se atrás de uma amnistia negociada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao avô Boca Doce se vai à posse do seu velho camarada agora palhaço presidencial do Zimbabue.»

ÂNGELO CORREIA CRITICA FERREIRA LEITE

«Mesmo sem a presença de Manuela Ferreira Leite, a tradicional Festa do Pontal vai ser mesmo a rentrée do PSD, a 14 de Agosto. Depois da recusa da líder em participar neste encontro, o presidente da distrital do partido do Algarve, Mendes Bota, vai ter como orador principal o histórico Ângelo Correia. "Aceitei com muita honra, porque senti a obrigação de não deixar o partido no vazio criado pela actual direcção".» [Diário de Notícias]

Parecer:

A ausência de Ferreira Leite vai notar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

VOLTOU O ESTADO DE SÍTIO À VOLTA DE CAVACO SILVA

«O Presidente da República (PR) está em férias no Algarve e, por razões de segurança, mandou reservar o espaço aéreo na região de Albufeira. Por cima da sua casa, localizada da praia de S. Rafael, ninguém voa. As aeronaves, não autorizadas, têm de passar a uma distância de uma milha (cerca de dois quilómetros). Para as empresas de aviação, que no Verão vêem aumentar substancialmente o seu volume de negócios, sobretudo no mês de Agosto, a situação é de desespero: fotografia aérea e publicidade estão proibidos desde a praia da Galé até à marina de Albufeira. A presidência da República, contactada pelo DN, disse que, "por razões de segurança", não comentava.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta preocupação de Cavaco Silva chega a ser ridícula, ao menos não manda evacuar a praia onde vai tomar banho. Será por medo ou por mania das grandezas. De qualquer das formas se alguém quiser atingir Cavaco nada o impedirá pois nãohá caça que consiga interceptar um avião que esteja a uma milha da sua casa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a um assessor anónimo do presidente.»

ATLETAS PEDEM RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS NA CHINA

«Mais de 120 atletas que estão nos Jogos Olímpicos de 2008, assinaram hoje uma carta aberta dirigida ao governo chinês, encorajando-o a respeitar os direitos humanos e a liberdade religiosa, em particular no Tibete.

Ao surgir na véspera da cerimónia de abertura da competição, a missiva marca um novo embaraço para a nação anfitriã, que também enfrenta comentários críticos por parte de George Bush e renovados protestos na Praça de Tiananmen. » [Público]

Parecer:

Coitado do PC chinês.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao avô Boca Doce porque não foi convidado para a abertura.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Câmara de Comuns" partilha da opinião d'O Jumento a propósito da forma como a autarquia de VRSA foi parar às mãos do PSD.
  2. O "Alcáçovas" gostou da fotografia do anormal da Coreia do Norte.
  3. O "Politikae" gostou do post sobre a questão dos prémios ao mérito no ensino.
  4. O "Dops Azul Anis S" questiona a censura do Blogger.

ELIARA

SHS