sexta-feira, julho 10, 2009

Léxico político de Cavaco Silva

Se Mao teve o seu livro vermelho e Kadafi o livro verde é tempo de começar a dar contributos para o livro laranja de Cavaco Silva. Aqui fica uma proposta de léxico político:

Transparência nos negócios: entregar as poupanças a um amigo presidente do BPN para que este fixe o preço a que compra e vende as acções, dando-se preferência à compra das acções não cotadas do banco do amigo, assegurando-se lucros superiores a 100% para as poupanças do próprio e familiares.

Cooperação estratégica: elogiar as reformas do governo quando este está em alta e fazer silêncio quando as sondagens são adversas ao partido do governo, principalmente se o partido é dirigido por má moeda ou por moeda com cotação inferior às acções da SLN.

Solidariedade institucional: combinar com Manuela Ferreira Leite o que cada um vai dizer na semana seguinte.

Desenvolvimento económico: evolução da economia que se traduz em riqueza, sendo esta indirectamente medida pelo indicador que contabiliza o número de quilómetros de estradas municipais construídos.

Veto político: equivalente presidêncial dos ovos, vendem-se à dúzia.

Carapaus alimados: iguaria preciosa indicada para repastos com clérigos convidados mas que deve ser servida com parcimónia.

Bolo-rei: bolo seco com frutas cristalizadas e por vezes com uma fava que é especialmente indicado para encher a mula e cujos aromas subtis só são devidamente apreciados se comido sem mastigar.

Assessor: variante de agente secreto rasca, mas de grande utilidade para promover a intriga política junto da comunicação oficial, bem como para divulgar as comunicações oficiais.

EPIS: Associação de empresários amigos presidida por Rendeiro, um conhecido empresário modelo da praça, uma autêntica boa moeda do meio empresarial nacional.

Acções: há as boas e as más, as melhores são aquela cujos preços de compra e de venda são fixados por Oliveira e Costa.

Tabu: momento prolongado de reflexão.

Cimento: matéria-prima cuja unidade de medida era o ecu, mais recentemente convertido em euro.

Genros: designação dada aos doentes tratados em hospitais com recurso a cunhas.

Praia: o local mais apropriado para levar os seguranças a passear.

Má moeda: género de políticos que dão excelentes candidatos à autarquia da capital.

Roteiro da exclusão: passeio político equialente a lavar as mãos com água-benta.