segunda-feira, julho 27, 2009

O vírus da influenza política

Embora a Organização Mundial de Saúde não lhe tenha prestado atenção e a ministra da Saúde não o considere uma prioridade a verdade é que em Portugal temos assistido a estranhas manifestações do vírus da influenza. Desde que chegou à liderança do PSD Manuela Ferreira Leite tem apresentado sintomas atípicos da gripe, o último dos quais a obrigou a um recolhimento.

Aliás, alguns destes vírus têm tido a capacidade de infectar em simultâneo Cavaco Silva e Ferreira Leite, não é raro assistirmos ao curioso fenómeno da gripe simultânea, quando a Manuela espirra o Cavaco fica com tosse e vice-versa.

Talvez seja tempo de começar a designar estes vírus com uma letra própria, como sucedeu com o vírus da gripe dos porcos que passou a designar-se por AH1N1.Não faria sentido, por exemplo, designar um deste vírus como o vírus dos Cavacos ou das Ferreiras. Assim, proponho desde já uma tipologia para os vírus que mais têm incomodado a líder do P”SD”:

BH1N1 – Um vírus que costuma atingir Manuela Ferreira Leite no pico do Verão, por ocasião da festa de Chãs da Ladeira. Este vírus obriga os doentes a uns dias de descanso, não sendo recomendável que façam viagens de avião, principalmente se forem com destino ao Funchal. Os médicos também aconselham a evitar a medicina popular, assente na ingestão do mata-bicho pelo que, condenam em especial a ingestão de ponchas.

CH1N1 – É um vírus sazonal sem periodicidade regular que costuma ocorrer em épocas de grandes ajuntamentos públicos, como boicotes a lotas ou manifestações de camionistas. Os médicas não obrigam ao recolhimento dos doentes mas aconselham-nos a não falarem em público e evitarem grandes preocupações sugerindo-lhes que se abstraiam da realidade.

DH1N1 – Trata-se de um vírus que parece tornar os doentes afónicos durante longos períodos, obrigando-os a um total recolhimento. Os portadores deste vírus deixam de ser vistos durante semanas.

EH1N1 – Um vírus que costuma ser frequente em épocas eleitorais que se caracteriza por uma incapacidade dos doentes de raciocinarem em termos de futuro. Os médicos sugerem aos doentes que façam uma vida normal mas que evitem a formulação e apresentação de programas e projectos para o futuro.

O problemas destas estirpes de gripe reside no facto de ser a Manuela Ferreira Leite a apresentar os sintomas e ser o país a ficar com a gripe.