sexta-feira, julho 31, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Painel de azulejos, Alcoutim

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro

Se seguir um velho princípio muito apreciado e defendido pelos magistrados segundo o qual devemos confiar na justiça, terei de concluir que Fátima Felgueiras, que a acusação que lhe foi dirigida pelo Ministério Público foi uma falsidade ou um erro e que a autarca de Felgueiras foi vítima de uma perseguição por parte dos magistrados do Ministério Público. Isto se o princípio tanto se aplicar nos casos de culpa, como nos casos de inocência, embora alguns magistrados mais mediáticos o usem com mais frequência quando os cidadãos desconfiam dos processos.

Há outra interpretação possível do resultado do julgamento do Ministério Público, a de que Fátima Felgueiras é mesmo culpada e o Ministério Público foi incapaz de o provar. Nesse caso ou a autarca foi mais inteligente do que os magistrados ou estes foram incompetentes ou mais burros que Fátima Felgueiras. Como neste caso os sindicalistas não se queixaram de pressões, falta de meios e tentativa de influência por parte do poder político e o caso não envolvia teias complexas de offshores terei que concluir que os magistrados fizeram o que puderam. Pelos vistos não provaram a culpa da autarca o que significa que não tinham provas consistentes.

Começa a ser tempo de Pinto Monteiro se deixar de vaidades na comunicação social e explicar porque razão o Ministério Público falha tantas vezes, porque motivo ó Ministério Público condena tão facilmente cidadãos na praça pública e depois é incapaz de provar a sua culpa em tribunal.

Seria interessante saber quanto é que o Processo Fátima Felgueiras custou ao país, quando o senhor Palma vier falar de falta de meios atirávamos-lhe à cara o custos dos falhanços do Ministério Público.

O MARTINHO DA ARCADA VAI FECHAR?

A verdade é que se o Martinho não fechar por causa da Carris vai acabar por morrer com a Baixa, é o resultado das megalomanias autárquicas concebidas por gente que parece querer correr com os lisboetas da Baixa. O argumento é o trânsito mas a verdade é que não há nenhum autarca que vá para o emprego a pé, andam sempre atarefados demais, essa coisa de governante ter tempo para respeitar as regras de trânsito ou andar a pé é coisa de nórdicos.

As alterações ao trânsito na Baixa visaram correr com os lisboetas com esta zona de Lisboa, o que se passa na Rua da Alfândega é uma vergonha, tudo foi feito a pensar na Carris cujos autocarros circulam a alta velocidade, houve uma total falta de respeito pelos comerciantes e pelos peões. As esplanadas foram transformadas em infernos e atravessar a rua tornou-se um risco de morte pois o senhor presidente da Câmara esqueceu-se de instalar passadeiras e sinais de passagem de peões.

Depois de terem transformado a Baixa em residência dos sem-abrigo chegou a hora de correr com os lisboetas incómodos, a Baixa foi reservada para os turistas dos paquetes que ali vão passear e ver os indígenas e pouco mais compram do que uma água, se não a leva do barco ou a compram numa mercearia de um chinês.

AVES DE LISBOA

Patos-reais [Anas platyrhynchos]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

Na Tapada da Ajuda

ABJURAÇÃO

«Aquem possa interessar: Eu, Galileu Galilei, filho do falecido Vincenzo Galilei, de Florença, com 70 anos de idade, tendo sido trazido pessoalmente ao julgamento e ajoelhando--me diante de vós, eminentíssimos e reverendíssimos cardeais-inquisidores-gerais da comunidade Cristã Universal contra a depravação herética, tendo frente a meus olhos os Santos Evangelhos, que toco com as minhas próprias mãos, juro que sempre acreditei e, com o auxílio de Deus, acreditarei de futuro, em cada artigo que a sagrada Igreja Católica de Roma sustenta, ensina e prega. Mas porque este Sagrado Ofício me ordenou que abandonasse completamente a falsa opinião, a qual sustenta que o Sol é o centro do mundo e imóvel, e proíbe abraçar, defender ou ensinar de qualquer modo a dita falsa doutrina. ?…? Eu desejo remover da mente de Vossas Eminências e da de cada cristão católico esta suspeita correctamente concebida contra mim; portanto, com sinceridade de coração e verdadeira fé, abjuro, maldigo e detesto os ditos erros e heresias, e em geral todos os outros erros e seitas contrários à dita Santa Igreja; e eu juro que nunca mais no futuro direi, ou afirmarei nada, verbalmente ou por escrito, que possa levantar semelhante suspeita contra mim, mas se eu vier a conhecer qualquer herege ou qualquer suspeito de heresia, eu o denunciarei a este Santo Ofício ou ao inquiridor Ordinário do lugar onde eu estiver. Juro, além disso, e prometo que cumprirei e observarei todas as penitências que me foram ou sejam impostas por este Santo Ofício. Mas se por acaso eu vier a violar qualquer uma de minhas ditas promessas, juramentos e protestos (o que Deus não permita), sujeitar-me-ei a todas as penas e punições que forem decretadas e promulgadas pelos sagrados cânones e outras constituições gerais e particulares contra delinquentes assim descritos. Portanto, com a ajuda de Deus e de seus Santos Evangelhos, que eu toco com as minhas mãos, eu, abaixo assinado, Galileu Galilei, abjurei, jurei, prometi e me obriguei moralmente ao que está acima escrito, e, em fé de que, com minha própria mão, assinei este manuscrito de minha abjuração, o qual eu recitei palavra por palavra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por José Saramago.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VISTE AQUELA PRAIA?

«Gostei da maneira como o meu amigo Maradona justificou não ter comparecido à reunião afiascada do meu amigo Sócrates com a nata da blogosfera portuguesa. O autor do blogue A Causa Foi Modificada é geólogo e, logo, tem uma noção particularmente inteligente do tempo. Por exemplo: à pergunta "Desde quando é que o Mar do Norte separa a Inglaterra da Holanda?", a resposta correcta é: "Foi agora mesmo; há um bocadinho de nada; nem sei como reparaste; não deverias ter recebido esse mail".

Disse Maradona que lhe faltava concentração: "Normalmente consigo estar atento só o equivalente ao tempo que medeia entre a Sharon Stone se ter sentado na cadeira até que se lhe vê a rata". Nem é só porque os geólogos estão muito mal habituados a ver 4 biliões de anos num piscar de olhos.

É por ser fascinante o now you see it, now you don't que é o fundamento do strip-tease mas o ponto fraco da erosão. Ontem tomei banho numa praia abençoada que só existe quando a maré está vazia. O mar põe lá areia de um dia para o outro. Parece que é roubada do Magoito. E mais não digo, para proteger os inocentes.

Estive lá horas no mar; virado para aquela praia linda, embalado, a boiar. Quando saí, fiquei na esplanada a ler e a ver desaparecer o sítio onde tinha estado. Já não havia praia. Só rochas. Teria sonhado?

Era preciso ter prestado atenção, como Maradona a Sharon Stone, para ter dado valor. E, mais do que só acreditar, saber que era assim mesmo.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM CASO FÁTIMA FELGUEIRAS

«O ex-presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, Fontão de Carvalho e Eduarda Napoleão vão a julgamento no caso da permuta do Parque Mayer.

Segundo apurou o CM, o Tribunal de Instrução Criminal acaba de decidir levar os ex-autarcas a julgamento, assim como outros três arguidos do processo. Estão em causa crimes de prevaricação, numa das primeiras investigações relativas à Câmara Municipal de Lisboa, e que foi levada a cabo pela 9ª seccção do Departamento de Investigação e Acção Penal.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Será mais um caso Fátima Felgueiras?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos pelo julgamento.»

MANUELA ADMITE ACORDOS SOBRE ECONOMIA

«A líder do PSD garantiu esta quinta-feira à Associação Industrial Portuguesa (AIP) que pode realizar acordos interpartidários em matérias de política económica e competitividade, mas recusou a possibilidade de pactos formais. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Será que os vai fazer com Jerónimo de Sousa e Louçã?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã e Jerónimo de Sousa se o seu empenho em levar o PSD ao governo é tanto que estão disponíveis para ajudar Manuela Ferreira Leite.»

FÁTIMAS FELGUEIRAS FOI ABSOLIVIDA

«A líder do PSD garantiu esta quinta-feira à Associação Industrial Portuguesa (AIP) que pode realizar acordos interpartidários em matérias de política económica e competitividade, mas recusou a possibilidade de pactos formais. » [Diário de Notícias]

Parecer:

E agora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro se vai assumir toda a responsabilidade pela perseguição e difamação da autarca de Felgueiras.»

CARRIS MATOU MARTINHO DA ARCADA

«Depois de o proprietário do Martinho da Arcada, António Sousa, ter voltado ontem a reiterar a intenção de fechar o café em Dezembro, o secretário-geral da Carris disse ao DN que a empresa "está disponível, para, em conjunto com a autarquia, estudar novas formas de circulação." Luís Vale admitiu assim a hipótese de "estudar outros percursos, como os autocarros voltarem a circular na Ribeira das Naus, o que diminuirá muito o tráfego na zona do Martinho."» [Diário de Notícias]

Parecer:

O que se passa na Rua da Alfândega é uma vergonha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

BEMBA TINHA DINHEIRO NO BPN

«As autoridades judiciais de Cabo Verde estão a investigar, por suspeita de branqueamento de capitais, uma aplicação financeira de 1,7 milhões de euros realizada por Jean-Pierre Bemba numa dependência do Banco Português de Negócios (BPN) naquele país. Jean-Pierre Bemba foi vice-presidente da República Democrática do Congo e está actualmente detido à ordem do Tribunal Penal Internacional (TPI). A localização da verba foi feita durante diligências realizadas pelas autoridades portuguesas para confiscar bens de Jean-Pierre Bemba, a pedido do TPI, de forma a ressarcir as vítimas presumivelmente provocadas pelas suas tropas em 2002-2003, imputação negada pelo arguido. O depósito foi feito no BPN IFI, o braço do BPN em Cabo Verde, que foi determinante para ocultar das autoridades portuguesas a titularidade do Banco Insular, também do BPN.» [Público assinantes]

Parecer:

Este BPN mais parece uma associação de malfeitores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulguem-se os nomes de todos os beneficiados em negócios com o BPN nos tempos da gestão cavaquista.»

OLEG KOSIREV

OMAX LENSES