quarta-feira, julho 29, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Beja

JUMENTO DO DIA

Patinha Antão

O melhor que o porta-voz do PSD conseguiu dizer de um estudo que demonstra as responsabilidades do PSD no avolumar do défice público foi constar que o défice existe há muito tempo. Deus nos livre desta gente.

AVES DE LISBOA

Galinha-d'água [Gallinula chloropus]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico Tropical

PROMETER EMPREGOS

«Ainda assim, se olharmos apenas para a criação líquida de emprego de indivíduos com habilitações equivalentes ao secundário e superior, temos uma surpresa. Mesmo face à crise, há hoje um saldo positivo superior a 200 mil postos de trabalho. Ou seja, o país está a perder muitos empregos, mas está a conseguir criar empregos novos mais qualificados. Mesmo no meio da crise, estamos a assistir a alguma modernização do mercado de trabalho.

Moral da história: nenhum Governo deve prometer o que não depende apenas de si cumprir, pois, mesmo se tiver algum sucesso, não poderá recolher os louros.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ARGUIDO DO CASO BPN SAI DA PARPUBLICA

«O arguido do caso BPN, José Neto, sócio do ex-ministro da Saúde Arlindo Carvalho na imobiliária Pousa Flores, apresentou à Parpública, sociedade tutelada pelo Ministério das Finanças, a demissão do cargo de presidente da Quimiparque, empresa pública responsável pela gestão dos terrenos e instalações dos antigos parques industriais da Quimiparque, no Barreio, e da Siderurgia Nacional, no Seixal.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A dúvida está em saber quem o nomeou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Economia quem no passado nomeou este sócio de Arlindo Carvalho.»

UM EM CADA TRÊS ESPANHÓIS ACEITARIAM A UNIÃO COM PORTUGAL

«Um estudo da Universidade de Salamanca concluiu que um em cada três espanhóis aceitaria uma união entre Portugal e Espanha.

O objectivo principal do inquérito efectuado pelo Centro de Análises Sociais da Universidade de Salamanca (CASUS) era entender o conhecimento que ambos os países têm um do outro, assim como a opinião sobre a hipótese de formar um país ibérico único.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É porque não sabem o que por cá se passa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao El Pais que faça uma entrevista ao Alberto João e ao Pedro Santana Lopes.»

ROQUETE DIZ QUE NÃO PAGOU NADA A NINGUÉM

«Como a documentação que estará na posse das autoridades certamente deixará claro, não paguei, nem ao Dr. Dias Loureiro nem a ninguém, qualquer comissão pela venda da Plêiade", garantiu José Roquette, em comunicado divulgado hoje.

O empresário explicou que compra da participação de Dias Loureiro na empresa ficou liquidada no início de 2001, após receber o pagamento da SLN e que foi o "o único vendedor das acções da Plêiade à SLN" e "o único responsável pelas garantias, incluindo a garantia do balanço", que estão no contrato de venda da empresa ao grupo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Da parte que me toca confirmo que está a falar nada, infelizmente a mim não pagou nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas investigações ainda que seja muito provável que não levem a nada.»

O SILÊNCIO RUIDOSO DE JOANA AMARAL DIAS

«A ex-deputada e militante bloquista Joana Amaral Dias, que está no centro de uma polémica entre o líder do BE, Francisco Louçã, e o primeiro-ministro, José Sócrates, manteve-se ontem incontactável.

Ouvir Joana Amaral Dias tornou-se obrigatório para esclarecer a situação que, sábado, levou Francisco Louçã a acusar Sócrates de favorecer o "tráfico de influências" em estruturas do Estado - e depois o primeiro-ministro, bem como vários dirigentes do PS, a negar qualquer tentativa de aliciamento da militante bloquista.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se calhar apanhou a mesma gripe de Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomendem-se as melhoras.»

A DONA DO MONSTRO

«O PS acusou hoje o PSD de ser responsável pelo maior aumento do "monstro" da despesa do Estado, contrapondo que foi o actual executivo o único que reduziu a despesa, em referência à altura em que a actual presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, era ministra das Finanças.

"Os portugueses ficam a saber a partir de agora a quem devem e a quem não devem entregar as suas poupanças", declarou o porta-voz do PS, João Tiago Silveira, em conferência de imprensa. As posições do porta-voz do PS basearam-se num ensaio feito sobre a evolução da despesa do Estado em Portugal entre 1985 e 2009, da autoria do professor da Universidade de Columbia (Nova Iorque, Estados Unidos) Ricardo Reis - estudo que foi hoje publicado pelo jornal "i".» [Público]

Parecer:

E não cumpriu com a promessa do famoso choque fiscal...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se cópia do artigo à engripada.»

ZAWADZKI

BBDO