terça-feira, junho 01, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Rebento de flor no Parque Florestal de Monsanto

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, pré-candidato presidencial

Cavaco Silva continua a usar o argumento ridículo e maldoso de que não tem tempo para mais nada senão para combater a crise, agitando sempre que pode com o espantalho do desemprego. A verdade é que Cavaco não tem competências na matéria e se quer combater o desemprego deve contribuir, ele e os seus assessores, para a estabilidade política.

«O Presidente da República escusou-se hoje a pronunciar-se sobre o apoio do PS à candidatura presidencial de Manuel Alegre, sublinhando que não se deve desviar a atenção do essencial, que são os problemas concretos dos portugueses.

“Toda a minha atenção está voltada para o contributo que eu posso dar para a recuperação económica e para a criação de emprego”, afirmou o chefe de Estado, quando questionado sobre o apoio dos socialistas à candidatura de Manuel Alegre às eleições presidenciais, que irão realizar-se em 2011.» [i]

O DSMONTAR DO DEDO ESTICADO

«David Laws, o novo secretário de Estado do Tesouro inglês, encontrou no seu gabinete um bilhete do antecessor. É um costume britânico e, geralmente, por ser pessoal só mais tarde a História grava as palavras (John Major deixou para Blair: "É um bom cargo: saboreia-o!".) O bilhete para Laws dizia: "Não há dinheiro." Era uma piada. Mas Laws, imbuído do espírito dos puros e com dedo em riste, tornou o bilhete público, como quem diz: vejam ao que isto chegou... David Laws acaba de se demitir porque se descobriu que fazia o parlamento pagar a sua renda de casa quando ele vivia na casa do seu amante. Já li, com um sorriso, defensores do actual Governo britânico e críticos do anterior a desvalorizarem o erro de Laws (que a renda era baixa, que a situação não é tão evidente...) E não me admira que ainda venha ouvir um trabalhista, também dos puros e com dedo em riste, dizer que isto chegou aqui por causa de trafulhices como as de Laws... Enfim, tudo dentro dos conformes: o dedo em riste dos indignados e como eles amansam as indignações quando lhes toca a culpa. Sorrio, mas não defendo o relativismo moral. Pelo contrário, defendo que as responsabilidades devem ser sempre apuradas: por exemplo, continuo sem saber quem (nome!) inventou que Chico Buarque queria ver Sócrates. Gosto das coisas sabidas. É meio caminho andado para acabar com o dedo esticado dos puros.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HAJA TINO

«Começam a surgir as propostas de reduções do défice orçamental. A Espanha propõe-se reduzir 15 mil milhões em 2011, Portugal 2,1 em 2010, a Itália 12 mil milhões em 2011 e outro tanto em 2012, o Reino Unido já avançou com uma proposta imediata, até ao próximo ano fiscal, de cortar 7,2 milhares de milhões.

A França não adianta metas. Também a Alemanha se propõe reduzir a dívida pública, que alcançará 79% em 2010. Todavia, a Europa financeira não dá sinais de melhorar sustentadamente, após a recuperação brilhante da semana a seguir ao Conselho Europeu.» [z]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PORTUCALE: 11 ARGUIDOS VÃO A JULGAMENTO

«O juiz Carlos Alexandre confirmou esta segunda-feira a acusação do Ministério Público (MP) e decidiu levar a julgamento os 11 arguidos do caso Portucale, relacionado com o abate de sobreiros.

São arguidos Abel Pinheiro, à data dos factos dono da Grão-Pará e responsável pelas Finanças do CDS-PP, António Sousa Macedo, na altura director-geral de Florestas, Carlos Calvário, José Manuel Sousa, Luís Horta e Costa, os três do Grupo Espírito Santo, Manuel Rebelo, ex-sub-director de Florestas, António Ferreira Gonçalves, funcionário da Direcção-Geral de Florestas, Eunice Tinta, funcionária do CDS-PP, João Carvalho, Teresa Godinho, e José António Valadas, funcionário do CDS-PP.» [CM]

Parecer:

Não comento este tipo de notícias por falta de confiança na justiça, apenas acho que alguns dos nossos julgamentos deviam realizar-se na Torre do Tombo por serem peças de interesse histórico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

CAMIONISTAS QUEREM O RABINHO LAVADO COM ÁGUA DE MALVAS

«A iniciativa "Portugal a 40" vai prolongar-se por terça e quarta feira a nível nacional.

Os associados da ANTP reivindicam do Governo a aplicação da directiva comunitária que permite a redução de oito cêntimos no litro do gasóleo e a alteração da lei das contra-ordenações.

Exigem, igualmente, a não introdução de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT), a redução em 13 por cento do custo das autoestradas para os transportes públicos de mercadorias pesadas e a alteração do Código do Trabalho.» [DN]

Parecer:

Por esta lógica quem pudesse fazia chantagem sobre o governo e teria lucros à custa dos contribuintes que é o que pretendem as empresas de camionagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereçam-se garrafões de água de malvas aos camionistas que estão a fazer chantagem sobre o país.»

MONTE STINNETT