segunda-feira, junho 14, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Abelhão (bombus terrestris) no Parque do Monteiro-Mor, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva recorda que foi um bom aluno, tão bom aluno que gastou muitos milhões de euros em formação profissional sem que um único trabalhador tivesse aprendido o que quer que fosse.

«Numa altura em que Portugal é conhecido como um dos PIGS - o grupo de países europeus com as contas públicas fora de controlo -, Cavaco Silva recordou os anos 1990, quando ele era primeiro-ministro e o País foi chamado o "bom aluno" da Comunidade Europeia. A polémica citação de Jacques Delors foi um dos recados deixados ontem pelo Presidente no discurso sobre os 25 anos do tratado de adesão de Portugal à CEE. » [DN]

DOIS PSDs

Neste momento há dois PSDs, o de Passos Coelho que tenta ganhar as próximas legislativas, e dos cavaquistas que querem vingar a derrota que sofreram nas últimas legislativas, conscientes que estão que foram mais eles do que o próprio PSD que foram derrotados. É o cavaquismo a tentar sobreviver à história.

O FUTEBOL É UM MUNDO E NÓS ELE

«Ontem podia ter havido um dramático Inglaterra-Estados Unidos. É que não era só um jogo de futebol (ou soccer, segundo o campo), mas um embate dentro da velha aliança que se desfaz com o avanço da mancha da British Petroleum (BP) nas praias americanas. Dias antes, o Times de Londres fizera um cartoon com Obama pontapeando uma bola em forma do símbolo da BP. Ontem, o Wall Street Journal tinha na manchete a advertência de David Cameron a Washington: chega de culpar a BP! E, mesmo só como jogo de bola, o de ontem teve também um daqueles momentos em que todo o peso do mundo se estampa no olhar de um homem: no de Green, o guarda-redes inglês, depois de um frango aflitivo... Mas não, o Inglaterra-Estados Unidos de ontem não podia ser um jogo dramático. Porque dramático - dramático, mesmo - já tinha havido um outro, e definitivo, Inglaterra-Estados Unidos. Os ingleses esnobaram os três primeiros Mundiais, mas foram ao do Brasil, em 1950. E, aí, perderam 1-0 com os EUA. Uma das maiores surpresas de sempre do futebol ("choque e horror", chamou-lhe ontem o Guardian). Isso é sabido. Isto, talvez pouco: os americanos jogaram com Ed Souza a ponta-esquerda e John Souza como patrão da equipa. Não eram familiares, mas tinham afinidades: Eduardo Souza-Neto e John Souza Benevides jogavam no Ponta Delgada FC, em Fall River, pátria da emigração portuguesa na América. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RONALDO: OS GOLOS SÃO COMO O KETCHUP

«"Os golos são como o ketchup, quando aparecem vêm todos de uma vez. Não estou nada preocupado. Trabalho da mesma forma desde sempre. Deus sabe quem trabalha e quem merece. Estou perfeitamente tranquilo", disse, sobre a sua ausência nos golos, referindo sentir-se "em grande forma". » [CM]

Parecer:

Este Ronaldo anda muito espirituoso, só é pena que na selecção não recorra ao tempeiro à base de tomate.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se o sorriso de circunstância.»

CUBA LIBERTA PRESO POLÍTICO PARAPLÉGICO

«A libertação de Sigler, 46 anos, oficialmente por razões de saúde, é a primeira a ser decretada pelo governo de Raul Castro depois da morte na prisão em finais de Fevereiro do dissidente Guillermo Farinas, 48 anos, na sequência de uma greve de fome.
De acordo com jornalistas na capital cubana, Ariel Sigler, que se encontrava hospitalizado em Havana desde agosto de 2009, foi transportado em ambulância até sua casa em Matanzas, cerca de 100 quilómetros a leste de Havana. »
[CM]

Parecer:

Em Cuba ninguém escapa à cadeia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Jerónimo de Sousa.»

EXISTIRAM LUVAS NO NEGÓCIO DOS SUBMARINOS?

«A Escom, Ltd, sediada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, terá ocultado, segundo o Ministério Público, os beneficiários de eventuais comissões ilegais no negócio dos submersíveis.» [CM]

Parecer:

Não acredito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos magistrados se já estão a investigar eventuais ligações do negócio dos submarinos ao Freeport, pode ser que tenha sido Sócrates a recebe-las. Se não foi sempre dá para fazer render o caso Freeport durante mais uma legislatura.»

O NEGÓCIO DOS EXAMES NO SECUNDÁRIO

«O Ministério da Educação vai desembolsar quase 1,8 milhões de euros para assegurar a correcção de 356 127 exames do secundário previstos. Segundo despacho do secretário de Estado Adjunto da Educação, Alexandre Ventura, cada professor que corrigir uma prova de exames nacionais do 10.º ao 12.º anos tem "direito à importância ilíquida de cinco euros".

O valor é igual ao do ano passado, mas irá implicar um aumento da despesa, dado que o número de estudantes inscritos no secundário cresceu. Há 161654 alunos em prova, mais 4794 que em 2009.» [DN]

Parecer:

Um bom negócio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mário Nogueira se tem alguma razão de queixa.»

PCP DIZ QUE AS ESCUTAS NÃO TRAZEM NADA DE NOVO

«Pacheco Pereira considerou-as "avassaladoras", João Oliveira, deputado do PCP, nem por isso. Foram os únicos que consultaram as escutas telefónicas do processo "Face Oculta" enviadas para a Comissão Parlamentar de Inquérito ao negócio PT/TVI. Depois da apresentação do relatório, João Oliveira foi o único elemento da CPI a admitir propor a inclusão da palavra "mentira" no relatório final. Já Pacheco Pereira, na declaração de voto do PSD, vai recorrer às escutas, ainda que não directamente, para contar a outra verdade dos factos.

"As escutas telefónicas não trazem substancialmente nada de novo", declarou, sexta-feira, ao DN João Oliveira, à saída da reunião da CPI, que serviu para a apresentação do relatório feito pelo deputado João Semedo. Mas, mesmo sem as escutas, João Oliveira foi o único deputado da CPI a admitir vir a propor a utilização da expressão "o primeiro-ministro mentiu" no relatório final da comissão. João Oliveira, no final da reunião de sexta-feira, defendeu que José Sócrates faltou à verdade e admitiu fazer propostas de alteração que "possam ir mais longe" do que a proposta apresentada por João Semedo. "Vamos perceber que classificação podemos fazer. Se for verdade que o primeiro- -ministro sabia do negócio [quando afirmou não saber], então essa classificação [de mentira] é uma decorrência", disse. » [DN]

Parecer:

É evidente que Pacheco Pereira joga na ignorância para lançar a suspeita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos magistrados de Aveiro.»

"PROVAS DA VERDADE": CARLOS CRUZ DENUNCIA O PROCESSO NA INTERNET

«"Há mais de sete anos fui 'metido' de forma absurda, inexplicável, mentirosa e perversa, no chamado Processo Casa Pia." É desta forma que Carlos Cruz, apresentador de televisão e um dos arguidos do processo da Casa Pia, se apresenta aos internautas que, desde ontem, podem aceder a www.processocarloscruz.com. Uma página na Internet através da qual o apresentador pretende dar a conhecer todo o processo da Casa Pia.

Acusado de cinco crimes de abuso sexual de crianças e um crime de actos sexuais com adolescentes, os últimos sete anos da vida do apresentador estiveram, praticamente, confinados ao processo. Desde que foi detido, em 2003, passando pela acusação do Ministério Público à pronúncia e ao julgamento (que decorre há cinco anos, com a leitura da sentença marcada para o próximo dia 9 de Julho), o mundo de Carlos Cruz resume-se ao processo.» [DN]

Parecer:

Um site a acompanhar:

«Acabado de chegar ao Algarve para um fim-de-semana com a minha família, à porta da casa dos meus sogros, fui detido com o argumento de que havia indícios de ter cometido dois crimes de abuso sexual. Podiam ter-me prendido duas horas antes em minha casa. No dia seguinte, a versão oficial era a de que eu ia em fuga, não sei bem para onde: sem passaporte, sem Bilhete de Identidade, uma muda de roupa na mala e um computador portátil.

A minha "fuga" é das maiores ficções do Processo Casa Pia mas ela era também o início de toda uma história construída com mentiras, invenções, fábulas. Não há nenhum indício de tentativa de fuga. Um inspector diz que tinha a informação de que eu me preparava para fugir. Não se sabe de onde vinha tal informação.

Como era preciso que o povo acreditasse nessa enormidade, uma "fonte" informa o jornal Público de que eu tinha transferido todo o meu dinheiro para o Brasil. O jornal publica, sem qualquer indagação pelo menos junto do Banco para onde eu teria feito a transferência. Nos dias a seguir sucederam-se notícias falsas (a sua falsidade acabou reconhecida pelos próprios jornalistas, que se recusaram a revelar as fontes): "Contas a Zero comprometem Cruz", "Escutas e vídeos comprometem Cruz"; "Cruz na lista de pedófilos do FBI", "Contradições entre arguidos" (sem nunca ter sido ouvido) etc, etc.

Perante tal massacre estava criada a histeria colectiva e condenatória típica deste tipo de processos que são muitos, em vários países. Junte-se-lhe 15 meses de prisão preventiva, mais alguns de prisão domiciliária a seguir e depois proibição de sair do Concelho onde resido e facilmente percebi o veredicto do julgamento na praça pública: CULPADO!»

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Visite-se.»

FRANÇA: MAIS UM A CORTAR NA DESPESA PÚBLICA

«O Governo francês anunciou este fim-de-semana um plano para cortar o défice em 100 mil milhões de euros.

O objectivo, explicou o primeiro-ministro François Fillon, é “assumir o compromisso de reduzir o défice de 8 para 3% em 2013”, um valor dentro do previsto nas regras comunitárias.Com as novas medidas de austeridade, o governante espera emagrecer o défice recorde do ano passado para 6% em 2011, 4,6% em 2012 e, finalmente, 3% em 2013.» [DE]

Parecer:

Afinal havia mais porcos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Cavaco Silva de que há mais insustentáveis.»

MIKE GALLO

LYNX